Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Rochas vivas, vc colocaria no cloro?
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Rochas vivas, vc colocaria no cloro?
estou desmontando meu refugio, ele tem cerca de 300 litros, acabei de tirar o substrato que tinha nele e vou colocar um substrato novo de halimeda que tenho aqui, quanto as rvs estou meio preocupado, devo ter uns 40kg de rv nesse refugio e estou pensando seriamente em clorar tudo, já que quero limpar o refugio não tem muita logica colocar rv cheia de matéria orgânica, outra duvida é quanto ao nitrato residual, ele desaparece quando vc clorar as rvs ou ele continua firme e forte?
Um amigo quando estava montando o reef dele disse que não iria usar rv usada, teria que ser coletada direto e sem nitrato residual, e agora fiquei nessa duvida.
Um amigo quando estava montando o reef dele disse que não iria usar rv usada, teria que ser coletada direto e sem nitrato residual, e agora fiquei nessa duvida.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Fernando Duso
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Fernando
Re: Richas vivas, vc colocaria no cloro?
O que posso dizer comprei rochas vivas ditas vindas direto do mar, e coloquei pra ciclar em uma caixa com skimmer e circulação só zerou nitrato depois de 3 meses fiz 3 trocas parciais de 20% adicionei durante uma semana todos os dias vinagre de colonia rsrsrs aqueles que ardem a garganta dai zerou e não subiu mais, mas fosfato ainda continua em 0,1 mesmo usando hidróxido de calcio gotejando a noite.
Então no meu caso vindas do mar não foi garantia de vir sem nitrato, mas ai pode ser o tipo de rocha a forma que foi coletada e tratada que nunca vou saber rsrsr.
Abraço
Fernando
Então no meu caso vindas do mar não foi garantia de vir sem nitrato, mas ai pode ser o tipo de rocha a forma que foi coletada e tratada que nunca vou saber rsrsr.
Abraço
Fernando
- Matias Gomes
- Administrador
tb tenho a opção de colocar essas de volta no mar e pegar novas, acho que é isso mesmo que vou fazer.
- marcos_matiazzi
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: mmatiazzi
- Recebeu Curtir: 1 vez
eu ia dar essa ideia , coloca essas suas rochas no mar e deixa la por algum tempo (1 mes pelo menos) depois pega de volta.
mas se for usar essas mesmas eu colocaria no cloro, e se possivel lava elas com aquelas lavadores de pressão assim vai dar uma desentupida nos poror rsrsrsr
mas se for usar essas mesmas eu colocaria no cloro, e se possivel lava elas com aquelas lavadores de pressão assim vai dar uma desentupida nos poror rsrsrsr
- Matias Gomes
- Administrador
ontem a noite eu coloquei tudo no cloro, deixei uma boyu wave maker dentro da caixa circulando a água com cloro e hoje de manhã está tudo branquinho, lavei tudo e montei o refugio, dessa vez coloquei uns 40kg de halimeda e nada mais, o refugio vai ficar fechado durante 2 dias para evaporar o resto de cloro que ainda pode ter nas rvs e depois libero a água para o sistema, alem do substrato e das rvs entrou 200 litros de água no refugio.
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Quanto a nitrato residual eu não sei, mas eu sempre cloro 100% das rochas para evitar propagação de pragas .... rocha viva ou oriunda de desmonte nunca mais !!!!
-
Pedro Augusto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Pedro Augusto
Matias, não entendi o que você vai fazer, vai deixar ou não as rochas no refúgio?
Eu usaria essas rochas cloradas, principalmente por você coletar água natural sempre, além de poder usar os aceleradores de biota que você coleta facilmente aí.
Eu usaria essas rochas cloradas, principalmente por você coletar água natural sempre, além de poder usar os aceleradores de biota que você coleta facilmente aí.
- fabio simoes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Fabio
- Data de Nascimento: 09 Nov 1972
- País: brasil
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Eu colocaria no cloro e depois direto no aquário.
Vou fazer isso com as minhas.
Vou fazer isso com as minhas.
- Matias Gomes
- Administrador
mas foi isso que eu fiz, clorei e montei o refugio com elas, mas apenas lavei bem e enchi o refugio e vou deixar rodando por 48 horas para evaporar qualquer resquício de cloro, já tenho 4 rvs fresquinhas para povoar as novas, e vou coletar as algas com copepods e amphipods para dar o starter, tb comprei um jogo de 4 leds que vc deixa grudado do lado do refugio para iluminar as algas, depois mostro p/ vcs como é.
-
Ricardo Tolosa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ric
Mas se clorar as RVs tudo que tiver vida vai morrer........no seu caso, ai do lado do mar não é problema para dar um jeito de repor os bichos, como vc mesmo disse........ mas para quem estiver montando um aqua... como essa vida seria reposta???????? DO nada nãoirá surgir.
Pergunto isso porque estou com essa mesma dúvida. Estou montando um aqua novo e tenho uns Kgs de rvs......lotados daquela alga vermelha que parece uma graminha.
Pensei em limpar sem chegar ao excesso de clorar porque gostaria de manter os bichinhos..........me refiro a pequenos animais que parecem micro ofiuros,,,,,,,,,
Ou seria melhor não ter nada mesmo?
Pergunto isso porque estou com essa mesma dúvida. Estou montando um aqua novo e tenho uns Kgs de rvs......lotados daquela alga vermelha que parece uma graminha.
Pensei em limpar sem chegar ao excesso de clorar porque gostaria de manter os bichinhos..........me refiro a pequenos animais que parecem micro ofiuros,,,,,,,,,
Ou seria melhor não ter nada mesmo?
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
O problema é vir alguma mudinha de bryopsis ou então umas planárias, mojano, etc, etc .....
Eu prefiro clorar.
Eu prefiro clorar.
- Matias Gomes
- Administrador
Re: Rochas vivas, vc colocaria no cloro?
Ricardo para repor a micro vida é só comprar um kit de micro vida rssss

-
Ricardo Tolosa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ric
Mathias,
Descurpa a inguinorança mas.........o que vem a ser isso? hehe
Descurpa a inguinorança mas.........o que vem a ser isso? hehe
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Eu, nem dou opinião.
Com tudo o que tem no display, tirava o refúgio fora e clorava tudo. Mas, como voce já fez, concordo .kkkkk
Sem chance, aqui em casa, rocha, só clorada. (mesmo que demore 5 dias boiando para depois afundar)

Com tudo o que tem no display, tirava o refúgio fora e clorava tudo. Mas, como voce já fez, concordo .kkkkk
Sem chance, aqui em casa, rocha, só clorada. (mesmo que demore 5 dias boiando para depois afundar)
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
-
felipe.senna
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Felipe Senna
Essas rochas após serem cloradas deveriam ficar no sol para liberarem 100% o cloro, pois ele tem efeito residual.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Em casa, o procedimento é meio que padrão. rssss
Lavo bem, deixo dentro de um balde com a solução do cloro durante umas 12 horas.
Depois enxaguo bem para retirar possiveis sujeiras que ainda fique.
Ficam no sol por dois ou tres dias.
Depois recolho e estão prontas para uso, guardo até o momento que precisar.
Abraços
Lavo bem, deixo dentro de um balde com a solução do cloro durante umas 12 horas.
Depois enxaguo bem para retirar possiveis sujeiras que ainda fique.
Ficam no sol por dois ou tres dias.
Depois recolho e estão prontas para uso, guardo até o momento que precisar.
Abraços
- Administrador
felipe.senna escreveu:Essas rochas após serem cloradas deveriam ficar no sol para liberarem 100% o cloro, pois ele tem efeito residual.
aqui como já aconteceu um acidente e caiu 250ml de candida no reef e não morreu nenhum coral, e tb já sei que o cloro é bem volatil e evapora em 24 horas, eu simplesmente lavei bem as rvs e montei o refugio, deixei uma bomba boyu wave maker circulando a água por 24 horas, e liberei a água para o reef.
mas deixo claro que cada um é cada um, alguem pode tentar fazer igual e quebrar a cara, o meu sistema é grande e não tive problemas.
-
saraiva
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: saraiva
Eu utilizo acido muriatico diluido pois ele dissolve a camada superficial das rochas eliminado fosfato e outras substancias que ficam adsorvidas nos poros da rocha.
- Matias Gomes
- Administrador
saraiva qual a diluição que vc usa? se joga ela no acido puro ferve e não sobra nada rsss