Além de retirar uma quantidade de nitrato e fosfato bem inferior quando comparada a algumas macroalgas, como o Alex explicou em outro tópico, as rhizophoras tiram da água magnésio, cálcio e alguns metais pesados (como o ferro), além de cloreto e sódio (deve tirar mais alguma coisa mai eu num mi alembro). Mas a taxa de absorção e a quantidade retirada de cada elemento eu não faço idéia. Se tivéssemos esses dados saberíamos se é viável ou não.
[]´s
R.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
- Alex Correa
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Alex Correa
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Re: Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel
Robson Sandrini escreveu:Se não conseguimos um sal sem cloreto de sódio, podemos utilizar rhizophoras pra tirá-lo da água. Tem um artigo véio na internet atribuindo filtragem de 30 a 90% a algumas espécies (das pequenas mesmo). O artigo não diz em quanto tempo isso ocorre mas poderíamos usar essa capacidade de extração a nosso favor. Mesmo que não confiemos nesses valores, por mínima q seja a extração, é uma ajuda, que pode ser compensada em quantidade de planta utilizada. O que acham?
Não tenho conhecimento de tal extração (NaCl), mas sim, exclusão íons de sódio.
É verdade afirmar que existe um mecanismo na planta afim de eliminar íons de sódio. Esse mecanismo é "acionado" através da absorção de magnésio retirado da água onde a planta se encontra, entrando nas células da planta, assim forçando os íons de sódio para fora.
Esse é mais um motivo de minha recomendação para evitarmos a presença de tais plantas em sistemas marinhos (aquários de recife, principalmente) caseiros.
Espero ter ajudado.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- País: Brasil
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Julio Monteiro escreveu:Normalmente, quando se fala de Balling deixo de dar minha opinião... mas vou "quebrar o silêncio" rsrsrs...
Devido í falta desse sal sem cloreto de sódio, sou absolutamente contra a utilização do sistema balling tupiniquim. A relação de cloreto de sódio aumenta com o tempo, o que pode ser observado no aumento da densidade. Mesmo colocando água preparada com densidade menor, a proporção de cloreto de sódio no aquário nunca deixará de ser maior do que a água natural.
Isso, na teoria - agora com relatos na prática - pode levar o sistema a ter um crash.
Todos nós temos a tendência de abandonar conceitos científicos e ficar apegados í prática - muitas vezes desprovida de comprovação a longo prazo. Li sobre o método balling no livro de Daniel Knopp, no qual ele relata a necessidade imprescindível de ter o sal sem cloreto de sódio. Ele até dá a receita de como fazer um sal assim quando não se consegue encontrar o sal sem o NaCl.
Prefiro o reator de cálcio...
abraço
Tenho a mesma linha de pensamento do Julio
Outra coisa... usar esse "sal" sem NACl não é quase a mesma coisa q usar um Biocalcium da vida ?
Há anos atrás o Tadeu usava uma formulacao q chamava de Biocalcium caseiro.. q nada mais era q Cloreto de Calcio + Bicarbonato de Calcio e Magnesio...
Os defensores de bailing dizem q repõe elementos conforme o consumo, mas acabam criando uma necessidade de trocas de água mais frequentes pelo desbalanceamento ionico q o uso causa. Esse "sal" pra mim é apenas uma forma de tentar minimizar esse efeito colateral.
Claro que trocas de água sao sempre beneficas...mesmo assim existem diferenças quimicas em cada marca de sal e as vezes até dentro de lotes diferentes, imagina entao dizer que podemos eliminar as TPAs a partir de adicionar elementos traços de forma desbalanceada ...
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
Paulo Paggioro
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Iq
me parece que este sal [e o produto procurado.
Tropic Marin Pro-Special Mineral
Sodium chloride (NaCl) free sea salt for special applications in marine and freshwater aquariums.
In saltwater aquariums Pro-Special Mineral can be used in combination with raw materials, supplied by you, to create your own custom mineral additive. In freshwater aquariums Pro-Special Mineral alone is often used to guard against deficiency diseases.
Note: not available in the U.S.
http://www.tropic-marin.com/web/english/homepage.html
paggioro
Tropic Marin Pro-Special Mineral
Sodium chloride (NaCl) free sea salt for special applications in marine and freshwater aquariums.
In saltwater aquariums Pro-Special Mineral can be used in combination with raw materials, supplied by you, to create your own custom mineral additive. In freshwater aquariums Pro-Special Mineral alone is often used to guard against deficiency diseases.
Note: not available in the U.S.
http://www.tropic-marin.com/web/english/homepage.html
paggioro