🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problema com anêmonas BBT

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Problema com anêmonas BBT

#1 Mensagem por Fagner Delfim »

Caros amigos do BR,

meu aquário está perto de completar 1 ano de montado e em seu quarto mês introduzi uma anêmona BBT. Durante 3 ou 4 meses ela se mostrou bonita (apesar de bem esbranquiçada devido a perda das zooxantelas).

Imagem

Procurei fazer sempre como recomendado por vários amigos mais experientes com esses animais, alimentei-a com pedaços de camarão congelado e sempre que colocava cyclope eeze no aqua, dava um pouco direto na boca da anemona.

Depois desse tempo, começou a acontecer algumas coisas estranhas. A anêmona parou de se abrir como na foto, encolheu totalmente. Abria pouco... cada vez menos... até passar a abrir apenas num diâmetro próximo ao de uma moeda de 1 real. Depois de mais algum tempo, a situação pareceu piorar. Além de abrir pouco, os tentáculos não saíam. Ela ficava lisa, sem sinal dos tentáculos. Achei que pudesse ser algum problema ligado a iluminação e retirei as RVs para removê-la com cuidado e passar para um local mais alto, perto da luz. Não melhorou em nada...

Conversei com várias pessoas e muitas delas indicaram um mesmo possível problema, a perda das zooxantelas. Quando a comprei, a empresa de entrega atrasou 3 dias e meio para entregar a mesma e isso deve ter causado a perda das mesmas. Enfim, seguindo recomendações dos amigos, passei a alimentá-la com maior frequência. Até hoje continuava fazendo isso para tentar recuperá-la. Hoje ela está se abrindo mais do que anteriormente, mas ainda longe de atingir o tamanho de antes... e os tentáculos aparecem, mas pequenos, do tamanho de grãos de arroz mais ou menos (as vezes ficam um pouco maior... muito pouco mesmo)

A uma semana comprei mais uma BBT e desta vez o envio foi no prazo. Ela chegou com uma cor linda... aclimatei de forma cuidadosa, fazendo gotejamento e tudo mais que se faz necessário. Nos 2 primeiros dias... era uma andarilha, foi, voltou, foi de novo... até que escolheu o lugar dela no aqua. Não saiu mais.

Tudo bem até aí... mas assim como a antiga anêmona, ela não está se abrindo totalmente e os tentáculos ficam do mesmo tamanho da outra... bem pequenos!

Não sei o que pode ser o problema, gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum para tentar resolver. Meus parâmetros estão ok... amonia, nitrito zerados... nitrato permanece zerado a maior parte do tempo, as vezes sobre um pouco e chega a 5 ou 10 ppm (raramente)... fosfato oscila entre 0 e 0.25.

Todo o resto está ok... pH, KH, cálcio, magnésio, etc... temperatura controlo com chiller. Estou frustrado com isso, pois não consigo descobrir o que pode ser...

Agradeço desde já se alguém puder me ajudar a tentar resolver o caso.

Grande abraço a todos!

PS: não tenho fotos da situação atual da anêmona... mas vou tentar tirar hoje e posto aqui mais tarde.
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Pelo seus parâmetros não era para as anêmonas estarem tão mal. Todos os testes estão ok? principalmente a reserva alcalina?
Você dosou algum medicamento no reef?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#3 Mensagem por Ramon Brescovici »

Conta pra gente tudo que vc usa no aquario (tudo mesmo, qual sal, quanto de tpa, que produtos/complementos usa), passa a medida exata de alcalinidade e calcio, e tira uma foto. Ou video se conseguir.
Qual a temperatura do aqua? Minima e maxima.
Qual sua iluminacao, e qual a altura do aqua?
Vai ficar melhor de ajudar.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#4 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Bbt é bem resistente.
Como esta a temperatura, varia muito?

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#5 Mensagem por Fagner Delfim »

Márcio Oliveira escreveu:Pelo seus parâmetros não era para as anêmonas estarem tão mal. Todos os testes estão ok? principalmente a reserva alcalina?
Você dosou algum medicamento no reef?


Todos os testes estão ok... no começo desconfiei de meu teste de magnésio e de nitrato, mas testei nitrato em agua deionizada e deu zero... e fiz todos os testes no aqua de um amigo e os resultados foram todos diferentes do meu. Acho difícil estar errado de um jeito muito absurdo... se tiver é algo muito sutil.

Sobre medicamentos eu usei aiptasia X algumas vezes no aqua...

Ramon Brescovici escreveu:Conta pra gente tudo que vc usa no aquario (tudo mesmo, qual sal, quanto de tpa, que produtos/complementos usa), passa a medida exata de alcalinidade e calcio, e tira uma foto. Ou video se conseguir.
Qual a temperatura do aqua? Minima e maxima.
Qual sua iluminacao, e qual a altura do aqua?
Vai ficar melhor de ajudar.


Massa... lá vai a lista:

- Sal da tetra com TPAs semanais de 15 litros

- Balling:
Subst. A - 15 ml divididos em 3 doses de 5 (manhã/tarde/noite)
Subst. B - 30 ml divididos em 3 doses de 10
Subst. C - 15 ml divididos em 3 doses de 5

- Produtos para cores nos corais / suplementos - do Denilson Braatz
2ml de cada um dos 3 aos sábados e só

- Vodka - 2ml por dia

- Dosei algumas vezes o aiptasia X ... usei 3 vezes para aiptasias e depois coloquei camarões bailarinos.
Mais tarde (cerca de 1 mês e meio atrás) dosei 2 outras vezes pra matar pólipos de anthelia (xenia blue que o pessoal costuma chamar) que sobraram pois estavam virando pragas (funcionou!)

Parâmetros
pH 8,2 KH 8,5 Cálcio 440ppm

Temperatura
min. 27 máx. 27,5

O chiller liga a cada 1:45h e demora 15 min. para baixar os 0,5°

Iluminação

Até 3 semanas atrás usava 5 T5's. todas de 39 W. Hoje tenho uma luminária KR90- 40B de LED.

A altura do aquário é de 50 cm, mas a coluna d'água exclui uns 4 cm do aqua. A anêmona ficava próximo ao substrato nesta foto aí q mandei no tópico. Hoje ela está num local a 8 cm mais ou menos da superfície. Mas ela murchou antes de mudar de local... ainda estava no primeiro local citado.

Valeu aos três amigos aí... acho que respondi as perguntas de todo mundo né?

Abraços

PS: não consegui tirar fotos hj, minha máquina tava sem pilha... coloquei pra carregar, amanhã posto foto ou vídeo.
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#6 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Fagner,

Pelo seu relato, a única coisa mudança foi a iluminação.
Vc percebeu alguma alteração no aquario após a instalação dos leds?

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#7 Mensagem por Fagner Delfim »

Victor... a mudança da iluminação não causou nada de incomum. Inclusive a primeira anêmona demonstrou problemas muito antes de eu pensar em comprar os LEDs e a nova anêmona chegou com os LEDs já instalados... acho que não foi isso...

Continuo em busca de descobrir o que está acontecendo... vcs não tem ideia de como isso tem me deixado frustrado e triste!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#8 Mensagem por Ramon Brescovici »

Eu ja tava concordando com o victor... E ai sua resposta.
(to no cel, vai ter erros de digitacao)
Agora me pergunto, vale a pena levar pra frente a questao do led?
O resto esta nos conformes.
Bem, certamente, pare de dosar os produtos para cores nos corais, nao por ser um produto ruim, mas pq vc precisa mudar o maximo de coisas possivel pra tentar acertar uma que seja a causa.
Ainda na tentativa de assegurar o que a anemona precisa, diminui o periodo de luz acesa. Coisa de 2 a 3 horas. (lembra que no seu tempo livre tem q estar acesa quando vc observara a anemona)
Se vc tem periodo curto (6 a 8 horas eh curto), entao experimenta aumentar!
De olho nos sps ou lps caros ao mudar a luz. Perderam cor, volta a como tava antes.
Vc tem certeza q a agua de tpa nao esta a 30 graus quando entra no aqua?
Nao de mais camarao, podem conter condimento que os pescadores botam, esqueci o nome salitre?
Nao use mais aipitacia x nesse periodo.
Reduz uns 3 ml a solucao de calcio, deve ser a A.
A vodka acho q nao tem porque suspender. Mas se o fizrt, reduza apenas, nao pare de supetao.
Usei muito o sal da tetra. Nao pode ser a marca.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#9 Mensagem por Fagner Delfim »

Ramon Brescovici escreveu:Eu ja tava concordando com o victor... E ai sua resposta.
(to no cel, vai ter erros de digitacao)
Agora me pergunto, vale a pena levar pra frente a questao do led?


Ramon... me dá sua opinião sobre o LED. Mudei por alguns motivos... vou te dizer. Primeiro pq muitas pessoas me disseram que mandam bem com corais. Mas realmente vi que outras pessoas acham que não muda tanto assim não.
Mas mudei principalmente por 2 outros motivos: menor temperatura no aqua (pois os LEDs aquecem menos q as T5) e economia de energia (dizem que consome menor).

O primeiro motivo já não me convenceu... o chiller tem disparado no mesmo período de antes e permanecido o mesmo tempo ligado para baixar os 0,5 graus. Ou seja, aquece a mesma coisa. Fiz um teste desligando tudo no aqua, mesmo assim a temperatura atinge os 27,5 do chiller. Mas demora mais pra chegar nisso... mas acho que o q faz subir mais rápido a temp. são as bombas ligadas no aqua e não a luz. Ainda vou fazer um teste melhor num desses finais de semana pra ver quem é o grande vilão da temperatura aqui.

Segundo motivo ainda não foi comprovado. Minha conta ainda não chegou... vou saber no dia 10 desse próximo mês. Se não mudar nada, acho que vou voltar pras T5 mesmo e vender meu LED, sei lá... tava lendo que T5 tem uma penetração muito boa na água... meus softs sempre mantiveram bem com eles, meus LPS tb... coloquei uns SPS agora e vi que algumas pessoas usam T5 com eles e deixam até mais bonitos que LED.


Ramon Brescovici escreveu:O resto esta nos conformes.
Bem, certamente, pare de dosar os produtos para cores nos corais, nao por ser um produto ruim, mas pq vc precisa mudar o maximo de coisas possivel pra tentar acertar uma que seja a causa.


Devo parar o balling também? Não né?

Ramon Brescovici escreveu:Ainda na tentativa de assegurar o que a anemona precisa, diminui o periodo de luz acesa. Coisa de 2 a 3 horas. (lembra que no seu tempo livre tem q estar acesa quando vc observara a anemona)
Se vc tem periodo curto (6 a 8 horas eh curto), entao experimenta aumentar!
De olho nos sps ou lps caros ao mudar a luz. Perderam cor, volta a como tava antes.


Meu fotoperíodo tá assim:
- 8h de luz no mais forte 100% do total da luminária
- 4h de luz média 60% do total
- 2h de luz fraca 15% do total
- 1h de luz fraquíssima 1% da luz tota da luminária

Vou ver se diminuo esse fotoperíodo para 12 h totais, com ajustes dessa variação de força da luz. Aceito sugestões para a programação.

Ramon Brescovici escreveu:Vc tem certeza q a agua de tpa nao esta a 30 graus quando entra no aqua?


Nunca medi a temperatura da agua de TPA, to sem termômetro. Mas já olhei no chiller pra ver o quanto sobe de graus quando reponho rápido. Tipo, sobe 0,2 graus, no máximo 0,3. Acho que pode ser muito né pela velocidade... vou tentar repor mais devagar.

Ramon Brescovici escreveu:Nao de mais camarao, podem conter condimento que os pescadores botam, esqueci o nome salitre?


Sempre pego do camarão cinza, que o pessoal do mercado diz ser congelado apenas, sem produtos... dizem que quando se coloca o salitre o camarão fica avermelhado. Não tenho certeza... mas vou parar de qualquer forma. Substituo pelo q? Ou só cyclope eeze mesmo?

Ramon Brescovici escreveu:Nao use mais aipitacia x nesse periodo.
Reduz uns 3 ml a solucao de calcio, deve ser a A.
A vodka acho q nao tem porque suspender. Mas se o fizrt, reduza apenas, nao pare de supetao.
Usei muito o sal da tetra. Nao pode ser a marca.


Não vou usar mais o aiptasia X... to desconfiando dele mesmo.
Reduzirei a subst. A do balling e a vodka vou reduzir para 1,5ml q mantém o nitrato em 5 ppm (não é zero mas é tolerável).
O sal sempre usei tetra também... falam bem dele e aqui ou é ele, ou alguns de marcas que não confio... tem sal bom, mas caríssimo, não dá pra aguentar no orçamento.

Valeu amigão! Torcendo aqui que dê certo... bem, pelo menos as anêmonas não dão sinal de q vão morrer... a minha mais antiga tá assim tem pelo menos 6 meses e nunca aparentou que ia morrer.

Té mais!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#10 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fagner, pelos relatos pode ser que falte uma adaptação do fotoperíodo. Oito horas a 100% dos leds logo que tirou as t5 pode ter estressado as anêmonas.
Eu incluiria carvão ativado no sistema só pra garantir a possível retirada de algum produto que esteja contaminando a água.

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#11 Mensagem por Fagner Delfim »

Márcio... a adaptação foi feita na primeira semana de LEDs, não coloquei eles exatamente agora.

Além disse, como disse antes... os problemas com a primeira anêmona começaram a muito tempo atrás... qd nem LED tinha ainda.

O fotoperíodo mais longo tb começou agora, qd chegaram os leds, mas tudo seguindo um protocolo de adaptação. Nada de mudança radical. Antes deixava 12h de T5 sendo 10h de luz total + 2h com as luzes azuis.

Como o LED permite deixar com potências variadas, aumentei o tempo de luz e diminuí o tempo de luz forte.

Valeu
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

Nao pare o balling.
O led esquenta menos, e bombas de recalque esquentam sim.
Se vai mudar a conta de luz ou nao depende de quantos watts de led em cimparacao a watts que tinha antes.
Tenho um nano com led, e o aqua com t5, gosto dos dois, mas o azul do led eh sensacional.
Vc ta com 15 horas de luz?? Reduz pra 12.

Alimenta elas com racao mesmo
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Andre Luiz Tetzner
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jun 2013, 21:45
Apelido: Tetzner
Data de Nascimento: 10 Abr 1980
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Londrina

Re: Problema com anêmonas BBT

#13 Mensagem por Andre Luiz Tetzner »

Fagner eu sei que este topico é antigo, mais gostaria de saber como ficaram suas anemonas? conseguiu descobrir a causa do problema?
Estou com um problema parecido, ha 6 meses comprei uma BBT que no inicio estava linda e muito grande, depois de um periodo ela começou a diminuir de tamanho e hoje mal esta abrindo (igual ao seu relato)
Estranho que tenho uma long tentacle que se dividuiu recentemente e estão gingantes e saudáveis.
Ao relealizar os teste de rotina, observei que o KH que estava em torno de 6, os demais parametros estão todos corretos.
Será que pode ser este o problema?

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#14 Mensagem por Leo Cardoso »

tem como postar a foto dessa "long tentacle" que se dividiu?

(pq que eu saiba lts não se dividem em aquários)
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#15 Mensagem por Fagner Delfim »

Minha anêmona se recuperou sozinha... a única coisa que mudei foi a alimentação. Parei de dar camarão congelado pra ela... e puf! Ela recuperou a cor e voltou ao tamanho normal... tá lindona agora!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Problema com anêmonas BBT

#16 Mensagem por Ramon Brescovici »

clapping_02
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#17 Mensagem por Fagner Delfim »

Ah! Agradeço a todos que tentaram ajudar na recuperação da anêmona... valeu Ramon! Segui suas dicas e não parei de fazer balling, nem mudei nada do resto... só mesmo cessei a alimentação.

O mais engraçado é q recentemente tentei dar camarão congelado pra ela e ela após ingerir, regurgitou... não aceitou. Vou parar de dar...
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#18 Mensagem por Leo Cardoso »

sempre dei camarão congelado pra todas minhas anêmonas (inclusive várias anãs que já tive) e nunca tive problema. compro fresco, limpo e congelo.

pergunta q pode parecer idiota: vc tá descongelando totalmente o camarão antes de dar pra ela?
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#19 Mensagem por Raphael Igor »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


PENSEI A MESMA COISA LEO.

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Problema com anêmonas BBT

#20 Mensagem por Enrico Caltabiano »

ñ li o topico topo , mas eu tive problemas com minhas bbts de definharem do nada, e no meu aqua, era o fosfato ...
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”