Pessoal,
O kalkwasser tem algumas vantagens que (me corrijam se estiver errado!) o método balling não tem.
Porém, o balling se mostra muito interessante (utilizando sal NaCl free, claro), tanto pela automação, quanto pela maior facilidade de se manter níveis corretos dos parâmetros.
Minha pergunta é: podemos usar os 2 em conjunto?
Por exemplo, diminuir a quantidade necessária de kalkwasser, visando apenas diminuir fosfatos e manter ph.
E utilizar o balling para manter cálcio, ra e magnésio?
De certa forma o kalk vai ajudar nisso, mas o balling funcionaria como um complemento.
Existe alguma contra indicação?
Grande abraço
Daniel
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Adição de hidróxido de cálcio + balling
-
Paulo.Hanashiro
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Paulo Hanashiro
Re: Adição de hidróxido de cálcio + balling
Daniel.
Acho que a redução de fosfato proporcionada pelo kalk é tão pequena que não valeria a pena usa-la para esta finalidade.
Tem algumas pessoas que falam inclusive que é lenda a redução de fosfato com kalk
:mrgreen, pois não conseguiram sentir a redução de tão pequena.
Acho que seria mais util usar os removedores de fosfato junto com o balling.
Abraço.
Paulo
Acho que a redução de fosfato proporcionada pelo kalk é tão pequena que não valeria a pena usa-la para esta finalidade.
Tem algumas pessoas que falam inclusive que é lenda a redução de fosfato com kalk
Acho que seria mais util usar os removedores de fosfato junto com o balling.
Abraço.
Paulo
- Douglas Pacifico
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Douglas
- Data de Nascimento: 01 Jun 1980
- País: Alemanha
- Recebeu Curtir: 1 vez
Daniel, não se deve usar os dois métodos juntos, uma vez que em ambos existe reposição de cálcio, portanto você estaria adicionando duas vezes ambos os elementos, o que traria dificuldades em equilibrar os parâmetros. O método de Balling é mais "completo" e equilibrado em termos de reposição não só do cálcio como de vários outros elementos.
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com
dougpacifico@gmail.com
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
O kalkwasser, possui a função básica de repor Cálcio ao sistema, apesar de algumas pessoas dizer que ele é útil para trabalhar o equilibrio do pH por exemplo, em um aquário de fato equilibrado, o pH não sofre alterações bruscas, em casa, depois que desliguei o reator, ficamos 3 meses sem repor absolutamente nada no reef, apenas TPAs com água natural (não chega a 15% ao mes). E mesmo assim, o pH ficou sempre (sempre mesmo, toda semana rsss) em 8,2 de dia e 8,0 a noite.
Ou seja, o kalkwasser não iria ter essa outra "função", já com o Balling, como bem citou o Douglas voce trabalha vários componentes, claro, dependendo da forma que montar o sistemas, mas, no minimo Calcio + RA + Magnésio vão ser trabalhados.
Ou seja, o kalkwasser não iria ter essa outra "função", já com o Balling, como bem citou o Douglas voce trabalha vários componentes, claro, dependendo da forma que montar o sistemas, mas, no minimo Calcio + RA + Magnésio vão ser trabalhados.
Dan Reef
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Dan
- Recebeu Curtir: 5 vezes
O meu problema de PH é por conta do CO2 aqui em casa.. agora fechada por conta do frio. O aquário está no quarto, espaço pequeno, maior concentração de CO2.
Pensei em colocar pouco kalk.. vou testar, pois resolvi meu ph.
Vou diminuir kalk e balling, um pouco dos 2.
Mas só se não tiver nenhum outro problema, além do controle dos parâmetros.
Abraços
Pensei em colocar pouco kalk.. vou testar, pois resolvi meu ph.
Vou diminuir kalk e balling, um pouco dos 2.
Mas só se não tiver nenhum outro problema, além do controle dos parâmetros.
Abraços