🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel

#21 Mensagem por Robson Sandrini »

Além de retirar uma quantidade de nitrato e fosfato bem inferior quando comparada a algumas macroalgas, como o Alex explicou em outro tópico, as rhizophoras tiram da água magnésio, cálcio e alguns metais pesados (como o ferro), além de cloreto e sódio (deve tirar mais alguma coisa mai eu num mi alembro). Mas a taxa de absorção e a quantidade retirada de cada elemento eu não faço idéia. Se tivéssemos esses dados saberíamos se é viável ou não.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel

#22 Mensagem por Alex Correa »

Robson Sandrini escreveu:Se não conseguimos um sal sem cloreto de sódio, podemos utilizar rhizophoras pra tirá-lo da água. Tem um artigo véio na internet atribuindo filtragem de 30 a 90% a algumas espécies (das pequenas mesmo). O artigo não diz em quanto tempo isso ocorre mas poderíamos usar essa capacidade de extração a nosso favor. Mesmo que não confiemos nesses valores, por mínima q seja a extração, é uma ajuda, que pode ser compensada em quantidade de planta utilizada. O que acham?


Não tenho conhecimento de tal extração (NaCl), mas sim, exclusão íons de sódio.
É verdade afirmar que existe um mecanismo na planta afim de eliminar íons de sódio. Esse mecanismo é "acionado" através da absorção de magnésio retirado da água onde a planta se encontra, entrando nas células da planta, assim forçando os íons de sódio para fora.

Esse é mais um motivo de minha recomendação para evitarmos a presença de tais plantas em sistemas marinhos (aquários de recife, principalmente) caseiros.

Espero ter ajudado.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14170
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

Re: Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel

#23 Mensagem por Celso Suguimoto »

Julio Monteiro escreveu:Normalmente, quando se fala de Balling deixo de dar minha opinião... mas vou "quebrar o silêncio" rsrsrs...

Devido í falta desse sal sem cloreto de sódio, sou absolutamente contra a utilização do sistema balling tupiniquim. A relação de cloreto de sódio aumenta com o tempo, o que pode ser observado no aumento da densidade. Mesmo colocando água preparada com densidade menor, a proporção de cloreto de sódio no aquário nunca deixará de ser maior do que a água natural.

Isso, na teoria - agora com relatos na prática - pode levar o sistema a ter um crash.

Todos nós temos a tendência de abandonar conceitos científicos e ficar apegados í prática - muitas vezes desprovida de comprovação a longo prazo. Li sobre o método balling no livro de Daniel Knopp, no qual ele relata a necessidade imprescindível de ter o sal sem cloreto de sódio. Ele até dá a receita de como fazer um sal assim quando não se consegue encontrar o sal sem o NaCl.

Prefiro o reator de cálcio...

abraço


Tenho a mesma linha de pensamento do Julio

Outra coisa... usar esse "sal" sem NACl não é quase a mesma coisa q usar um Biocalcium da vida ?
Há anos atrás o Tadeu usava uma formulacao q chamava de Biocalcium caseiro.. q nada mais era q Cloreto de Calcio + Bicarbonato de Calcio e Magnesio...

Os defensores de bailing dizem q repõe elementos conforme o consumo, mas acabam criando uma necessidade de trocas de água mais frequentes pelo desbalanceamento ionico q o uso causa. Esse "sal" pra mim é apenas uma forma de tentar minimizar esse efeito colateral.

Claro que trocas de água sao sempre beneficas...mesmo assim existem diferenças quimicas em cada marca de sal e as vezes até dentro de lotes diferentes, imagina entao dizer que podemos eliminar as TPAs a partir de adicionar elementos traços de forma desbalanceada ...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Paulo Paggioro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 22 Jun 2009, 09:23
Apelido: Iq
Localização: Ribeirão Preto - SP

Re: Será que balling "brasileiro" ou Two Parts é viavel

#24 Mensagem por Paulo Paggioro »

me parece que este sal [e o produto procurado.


Tropic Marin Pro-Special Mineral

Sodium chloride (NaCl) free sea salt for special applications in marine and freshwater aquariums.

In saltwater aquariums Pro-Special Mineral can be used in combination with raw materials, supplied by you, to create your own custom mineral additive. In freshwater aquariums Pro-Special Mineral alone is often used to guard against deficiency diseases.

Note: not available in the U.S.
http://www.tropic-marin.com/web/english/homepage.html
paggioro

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”