Pessoal
Buenas
Alguem sabe me dizer se há alguma vantagem em instalar iluminação no sump??
Vejo algumas pessoas com plantas de mangue para remover fosfato...
Sei lá espaço para colocar uma fluorescente eu tenho poderia tentar adequar e estabelecer um foto periodo
Abs
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Iluminação Sump
-
Felipe Sellera
- Diplectrum formosum

- Apelido: Fox
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Re: Iluminação Sump
Em casa, na área do sump, tenho duas luminárias.
Uma comum mesmo (Tashiba) fixa no topo de tudo, que serve para iluminar, quando necessário, todo o ambiente, bem como, quando coloco algum peixe ali de castigo, deixo ela temporizada junto com o refúgio, para o peixe não perder os hábitos noturnos/diurnos.
Outra, uma da boyu com 2 pl (uma que vendem para aquarios de água doce), coloca diretamente sob o refúgio, onde mantemos macro algas (caulerpa e chaetomorpha) com o objetivo de servirem de ambiente para microvida e também, para retirarem da água nitratos e fosfatos.
Antes, não tinha essa luminária direta no refúgio, as algas estavam lá, porém, não aumentavam (mas também não morriam rsss), depois da luminária, elas dobram de volume a cada 2 meses.
Uma comum mesmo (Tashiba) fixa no topo de tudo, que serve para iluminar, quando necessário, todo o ambiente, bem como, quando coloco algum peixe ali de castigo, deixo ela temporizada junto com o refúgio, para o peixe não perder os hábitos noturnos/diurnos.
Outra, uma da boyu com 2 pl (uma que vendem para aquarios de água doce), coloca diretamente sob o refúgio, onde mantemos macro algas (caulerpa e chaetomorpha) com o objetivo de servirem de ambiente para microvida e também, para retirarem da água nitratos e fosfatos.
Antes, não tinha essa luminária direta no refúgio, as algas estavam lá, porém, não aumentavam (mas também não morriam rsss), depois da luminária, elas dobram de volume a cada 2 meses.
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
tem que iluminar sim, mas para usar apenas na hora da manutenção.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Felipe, é sempre bom ter uma iluminação no sump para melhorar a visualização e se você tem um refúgio vai precisar iluminar com foto período inverso do display. Aqui em casa eu uso lâmpadas comuns (fluorescentes) de 6500K tanto para manutenção como para o refúgio onde tenho caulerpa dente de pente e chaetomorpha.
Abraço.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
-
Ronaldo Pinto
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Ronaldo Pinto
- Curtiu: 3 vezes
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Eu uso uma lâmpada PC de 7W que ligo apenas quando vou fazer algo no sump, é de muita utilizade ....
- Denis Costa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Denis Costa
- Contato:
Basta uma 6500k mesmo!
AS rizoforas assim como macroalgas são excelentes exportadores de nutrientes como Nitrato e fosfato1
AS rizoforas assim como macroalgas são excelentes exportadores de nutrientes como Nitrato e fosfato1
AquaBaSe - Aquarismo Bahia e Sergipe!