Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Rochas sobre ou sob o Substrato?
- LuizTapia
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: LuizTapia
- Recebeu Curtir: 1 vez
Rochas sobre ou sob o Substrato?
Pessoal,
Boa Noite!
Estou terminando meu Nano (viewtopic.php?f=45&t=3898) e em algum tópico do nosso fórum ou de outro, não lembro, li que não podemos colocar as rochas diretamente sobre o substrato e sim no vidro e cobrir com o substrato em volta da mesma, pois isso aumentaria os níveis de nitrito, nitrato e outros devido a má circulação.
Ai pergunto ao universitários: Isto procede?
Abraços Fraternos!
Boa Noite!
Estou terminando meu Nano (viewtopic.php?f=45&t=3898) e em algum tópico do nosso fórum ou de outro, não lembro, li que não podemos colocar as rochas diretamente sobre o substrato e sim no vidro e cobrir com o substrato em volta da mesma, pois isso aumentaria os níveis de nitrito, nitrato e outros devido a má circulação.
Ai pergunto ao universitários: Isto procede?
Abraços Fraternos!
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Re: Rochas sobre ou sob o Substrato?
Luiz,
Em casa, coloquei as rochas quase que diretamente sobre o vidro, na verdade, ficou uma fina camada de substrato por baixo, depois a rocha.
Coisa de 1 cms de substrato para fazer a base para a rocha, no total, o substrato aqui, deve ter uns 6 cms.
Não foi por efeito em filtragem ou algo assim, fiz dessa forma, porque no reef anterior, um ofiuro insistia em cavar por baixo das rochas, e, era comum encontrar uma nova decoração pela manha, pois, uma rocha apoiada em um ponto, quando retiravam o substrato de baixo dela, rolava, inclusive colocando em risco o aquário, pois, se fossem rochas grandes, ou, desmontasse a pilha principal, arrebentaria o vidro facilmente.
Também não coloco direto direto no vidro, porque voce reduz o ponto de apoio, sem distribuir o peso, isso, somada com a pressão que a água vai exercer, também acho arriscado.
Em casa, coloquei as rochas quase que diretamente sobre o vidro, na verdade, ficou uma fina camada de substrato por baixo, depois a rocha.
Coisa de 1 cms de substrato para fazer a base para a rocha, no total, o substrato aqui, deve ter uns 6 cms.
Não foi por efeito em filtragem ou algo assim, fiz dessa forma, porque no reef anterior, um ofiuro insistia em cavar por baixo das rochas, e, era comum encontrar uma nova decoração pela manha, pois, uma rocha apoiada em um ponto, quando retiravam o substrato de baixo dela, rolava, inclusive colocando em risco o aquário, pois, se fossem rochas grandes, ou, desmontasse a pilha principal, arrebentaria o vidro facilmente.
Também não coloco direto direto no vidro, porque voce reduz o ponto de apoio, sem distribuir o peso, isso, somada com a pressão que a água vai exercer, também acho arriscado.
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
As rochas colocadas diretamente no vidro evitam (ou minimizam) desabamentos infelizes ou alterações involuntárias (no layout) feitas por qualquer organismo que revolva o seu substrato ou pela circulação mal direcionada. Estabilidade.
[]´s
R.
[]´s
R.
- LuizTapia

Renato e Robson,
Quanto a estabilidade, concordo que estando diretamente no vidro, o risco de desabamento por causa de algum inchirio
fica reduzido, mas o que mais me chamou atenção foi a teoria de que estando sobre o substrato aquela região abaixo das rochas iria ter uma circulação prejudicada tendo como consequência a criação de uma região "morta" (não sei se é o termo mais adequado) onde os níveis de nitrito e nitrato poderiam subir muito.
O que acham?
Quanto a estabilidade, concordo que estando diretamente no vidro, o risco de desabamento por causa de algum inchirio
O que acham?
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
É, faz sentido, sob as rochas pode haver acúmulo de matéria orgânica (oq pode acontecer nas "tocas" também). Meu tio colocou uma MP40 no aqua dele (que bomba barulhenta!) saiu MUITA meleca debaixo das RVs. Wavemaker 
- Ledo

- Apelido: Ledo
Depende da área que ficar embaixo das rochas.
Eu montei minhas rochas em cima do substrato, simplesmente.
Me arrependi logo depois.
Mas fazem uns dois meses, apareceu o único foco de aiptasia pallida do meu aquário em um canto de uma das rochas.
A minha montagem me possibilitou simplesmente retirá-la, quebrar a parte com as aiptasias, e colocá-la novamente no exato lugar, como se nada tivesse acontecido.
Ah, o substrato embaixo dela estava limpinho, limpinho.
Eu montei minhas rochas em cima do substrato, simplesmente.
Me arrependi logo depois.
Mas fazem uns dois meses, apareceu o único foco de aiptasia pallida do meu aquário em um canto de uma das rochas.
A minha montagem me possibilitou simplesmente retirá-la, quebrar a parte com as aiptasias, e colocá-la novamente no exato lugar, como se nada tivesse acontecido.
Ah, o substrato embaixo dela estava limpinho, limpinho.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
as minhas ficam sobre o substrato, mas acho interessante fazer umas armações para coloca-las direto sobre o vidro para evitar zonas mortas.
o mais interessante é fazer as armações fora do reef e já colocar tudo certo

o mais interessante é fazer as armações fora do reef e já colocar tudo certo

procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Eu coloco as minhas sobre o substrato e algumas vezes quanto quiz mudar o layout, retirei as rochas com facilidade e embaixo delas estavam super limpas.
Abraço.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
-
Osmar Segato
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: mazinho
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 5 vezes
coloquei 1cm de crushed coral e fiz a arrumação das rochas que serviriam de base para as outras e completei o restante do substrato.
- LuizTapia

Então pelo que entendi a maneira mais correta é colocar a rocha sobre uma pequena camada de substrato (aprox. 1cm) e depois completar o restante conforme a imagem abaixo?

Um dia vou aprender a desenhar....

Um dia vou aprender a desenhar....
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
- Denis Costa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Denis Costa
- Contato:
Já vi alguns aquarios com suportes de rv, mas quem nao tem eles vai no vidro mesmo!
AquaBaSe - Aquarismo Bahia e Sergipe!
- fabio simoes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Fabio
- Data de Nascimento: 09 Nov 1972
- País: brasil
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
coloque as rochas hoje e foram em cima do substrato mesmo:
crushed coral e samoa #1:

crushed coral e samoa #1: