Ontem eu fiz a troca de um fotosensor (fotocelula),bom nao sei se era defeito de fabricação ,mas acho que nao,ao ligar o sistema a energia e escurecer a mesma para que ascende-se a luz ,notei que aparentemente ha um atrazo no ligamento da luz ,percebi que vai uns 10-15 segundos para acionar o relé interno da fotocelula
Agora vem a brilhante ideia

O circuito desta fotocelula tem um componete eletronico (eletromecanico) ,este tem dois contatos alternantes NF e NA ,sendo este NA normalmente aberto o usuado para acionamento da carga (luzes),ficando o outro sem uso,mas ele tenho quase serteza que esta lá,minha ideia é usar este contato ,o delay que a foto selula tem ,e uma pequena luz led apontada para o fotosensor
Tá
Tá
Mas pra que isso,bom eu lii em varios topicos sobre o problema de quando falta luz ,e ao retornar ha um transbordamento do skimmer,pois este começou a funcionar antes da bomba de retorno
se a minha ideia funcionar ,o pequeno delay deste sensor pode dar uma resolvida nesta situação
o que os colegas acham desta "monumental ideia

editado
acabei de testa no proteus e vi que nao funciona,foi um erro meu considerar que era possivel,ma como eu abri este topico ,entao vou projetar um controlador basico para fazer esta funcao
manter carga ligada enquanto ha rede
desligar quando nao houver (nao diga

apos o retorno da rede ligar a carga depois de um tempo (vou usar como base circuitos que fazem a ligacao de caixas acusticas apos um tempo ao ser ligado amplificadores potentes)
e só pra facilitar encaicho no projeto uma chave para ligar coisas movidas a bateria quando nao tiver rede