Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Eu de novo... Tem uma coisa que está me incomodando bastante no meu aquário... as algas. Não é filamentosa, é a alga marrom mesmo. A cada dois dias estou limpando os vidros. O substrato todo marrom. Antes que alguêm fale que é a água de reposição, troquei ha um mês a membrana do RO. Comprei um TDS e está marcando zero. Fosfato e Silicato?? Pelo meu teste da Salifert zerinho... dá até gosto de medir. Estou desconfiado que seja minha iluminação. Meu aquário é novo (7 meses) e as luminárias são da Dymax e as lâmpadas tb, tudo original. Fotoperíodo de 10 horas. E ai, pode ser mesmo a iluminação? Obrigado
Alga marrom = Silicato, o teste deve estar dando errado
Como é o seu RO? Tem pré-filtro e pós-filtro?
É interessante colocar resina mista e resina tapwater depois do RO, RO por sí só não adianta muito porque existem moléculas dissolvidas na agua que são menores que as moleculas de agua, ou seja, passam pela membrana...
Nilo Otaviano escreveu:Como é o seu RO? Tem pré-filtro e pós-filtro?
Nilo, meu RO tem somente pré filtro... não tem pós. Vou fazer outro teste de silicato e posto depois aqui.
Matias Gomes escreveu:mas qual é a iluminação? já pensou em colocar uma cobertura transparente e abrir isso ai? ou colocar solatube?
Matias, tenho 10 HQI´s de 250 w e mais 10 actinias. Não penso em fazer um solatube por dois motivos: 1- $$$$ 2- Vou ver meu aquário somente de fim de semana. Eu saiu de casa para o trabalho ís 6:30 da manhã e volto depois das 19h. Obrigado
Mede o silicato na agua de reposição e veja se consta alguma coisa.
Se está crescendo alga, é porque tem nutrientes para ela. Ou sendo inseridos no sistema (reposição, ração, etc) ou sendo liberados por algo dentro do sistema.
Iluminação não acho que seja.
Boa Sorte!!!
Também estou começando a ter o mesmo problema. . Mas o meu foi puro descuido. (Viagem de negocios e esposa cuidando do aquario por 2 semanas)
Parágrafo Único : Se existe alga, há excesso de nutrientes. Ponto.
1) O teste de fosfato da Salifert consegue detectar somente 0,1 ppm de fosfato, o que é bastante fosfato.
2) Quando acontece uma explosão de algas, o ortofosfato (que é medido nesses testes) se transforma em fósforo orgânico (não medido) com extrema facilidade e rapidez. As diatomáceas são especialmente efetivas em fixar fosfato. Isso mascara o problema, pois você faz o teste e o fosfato vem baixo, mas seu aquário está lotado de algas. Não precisa fazer teste nenhum! Quando você olha um foco de algas, você está vendo o fosfato a olho nu.
Existe como fazer testes de fósforo total, mas tem de levar para um laboratório.
Por algum motivo ou você está administrando muito fósforo ao seu sistema (alimento, água, sujeira) , ou não está conseguindo exportá-lo com eficiência (skimmer, vodka).
Uma boa maneira de resolver esses problemas com nutrientes é utilizar filtros de macro-algas e rizoforas que estas ultimas por sinal puxam muitos desses nutrientes ajudando na sua exportação, como são vegetais superiores não haverá o risco que corremos com as caulerpas de jogarem todo o marterial absorvido de volta no reef, apenas com algumas podas nutrientes do complexo NPK saem de boa!!!
Algas vão surgir, sempre que houver oferta de nutrientes.
Quanto a iluminação, elas precisam de luz, tanto quanto os corais, então, esse não é o problemas, apesar que, depois de 7 meses, as lampadas, dependendo da marca, já reduziram seu potencial de iluminação.
Mas, voltando aos nutrientes, em seu caso, por mais que seu skimmer seja cavalo e toda montagem foi muito bem feita, existe carga organica grande.
Entre alimentar os animais e dispensarem os dejetos no sistema, existe nutrientes no reef, antes que o skimmer ou as bactérias consigam fazer o trabalho, então, existe alimento disponivel para as algas.
Para combate-las, nesse caso, será necessário evitar qualquer ponto de acumulo de nutrientes, bem como, reduzir o rango da galera e também, melhorar a equipe de limpeza.
As algas existem na natureza, em águas perfeitas como o caso da grande barreira, a diferença, é que lá, a natureza encarregou alguns animais a acabar com elas antes que elas prejudiquem o desenvolvimento dos corais.
Voce usa nesse tamanho todo de reef, 4 koralias, é pouco, ainda mais que tem essa barreira de rochas, tente coloca-las de modo a fazer com que a sujeira va para o sump o mais rápido possível.
O fato de ter uma boa quantidade de peixes, por mais que o sistema em si, seja suficiente e de muito bem conta do recado, ainda assim, vai ter momentos de nutrientes a disposição, então, outras formas de combate serão necessárias.
Olá pessoal... obrigado a todos pelas respostas. No meu refúgio eu tenho chaetomorpha. Mais ela não cresce. Alguêm me indica alguma outra macroalga para me ajudar no combate ao fosfato? Renato, eu concorco com você. Minha circulação está fraca. Eu comprei 2 Vortech para instalar, entretanto, meu vidro é muito grosso e não deu certo. Mais a loja que eu comprei ficou de me trazer outras duas. Abraços
Depois da época de chuvas aparece mais silicato na água da torneira...meu nano apareceu marrons.....coloquei a resina tap water em 3 dias sumiu tudo....isso porque tenho um Deltec 701 pra 130L...skimmer nenhum resolve e nem circulação...compra um tap water e coloque no último estágio depois do RO e DI e depois me conta
Muitas vezes alga não é excesso de nutrientes. Nasce alga até dentro da minha água de reposição se deixar muito tempo lá...uso RO + DI + tap water...7 estágios
Também estou com problemas com algas marrom e vermelha no meu nano ... estou tentando reduzir ao máximo a oferta de alimento dando comida na boca do meu palhaço para não ficar nada boiando e vou aumentar as TPAs para semanal. Espero que dê algum resultado em pouco tempo.
só tem como usar o tap water no processo de RO e DI? direto no áqua, tipo carvão ativado, nem pensar?!
Realmente, as diatomáceas são as únicos seres em um aquário que usam sílica, e se você tiver sílica em excesso você as verá em profusão.
Ou seja, alga marrom em excesso é sinal de excesso de nutrientes (no caso, sílica).
Isso sempre associado í uma quantidade de fósforo razoavelmente disponível, até porque diatomácea não precisa só de sílica.
Apenas acho mais lógico usarmos o fósforo como fator limitante para o controle das algas marrons em um aquário, pois o sistema todo se beneficia do controle desse nutriente em específico.
Ao nos preocuparmos com sílica, estaremos nos preocupando com a disseminação das algas marrons. E só.
Acho essa resina muito cara. Com esse preço, vale mais a pena instalar um reator de Phosban, que vai retirar fósforo e sílica de todo o sistema, e não só da reposição.