🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda - Nitrificação.

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
César_Aguiar
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: ce

Ajuda - Nitrificação.

#1 Mensagem por César_Aguiar »

Fala pessoal recentemente, com a posagem dos tópicos sobre zeolitos fiquei em casa pensando o seguinte.

No meu reef tenho uma caixa lateral apenas com substrato, para fazer isso de nitrificação e etc. pois bem pelo que li sobre o zeolitos o retor tem que ficar um período desligado para finalizar o processo e transformar nitrio em co2 (acho que é isso).

pois bem, estive pensando sei que na minha caixa também ocorre isso pois vejo as olhas de ar formadas no substrato, mais será que se eu instalar uma válvula de solenoide em um time fazendo a mesma coisa eu não conseguiria o mesmo efeito?

ou pelo menos otmizá-lo?

segue uma foto do aqua e espero a ajuda de todos.

Imagem

agradeço a todos.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda - Nitrificação.

#2 Mensagem por Robson Sandrini »

O processo (explicação grosseira) é: [matéria orgânica] - [amônia] - [nitrito] - [nitrato] - [nitrogênio gasoso].

As bactérias só conseguem consumir o nitrogênio do nitrato e retirá-lo do sistema na forma gasosa em zonas onde não há oxigênio em qtdade suficiente pro metabolismo delas. Não tendo oxigênio, elas usam o nitrogênio. É isso que acontece com o filtro desligado. É isso que acontece nas zonas mais profundas do substrato. Se vc movimentar o seu substrato só vai introduzir oxigênio nas zonas mais profundas e... interromper o o processo.

[]´s

R.

César_Aguiar
Apelido: ce

#3 Mensagem por César_Aguiar »

então robson. entendi o que vc quiz dizer.

a questão é - - - - nessa caixa eu tenho uma derivação do meu retorno. se eu desligar essa derivação por 2 horas por exemplo e religar novamente, durante ssas duas horas eu não terei circulação na caixa, consequentemente eu não terei oxigenação na mesma. por fim iria otimizar o processo.

Será que estou certo?

grande abraço.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#4 Mensagem por Robson Sandrini »

Ah, agora eu entendi a sua idéia, pensei que vc queria movimentar o substrato. icon_bag

Se vc quer transformar compostos nitrogenados em nitrogênio gasoso então falamos de desnitrificação. Existem bactérias aeróbicas, anaeróbicas e as facultativas. Os dois últimos tipos são desnitrificantes. Se vc possui os 3 tipos no seu substrato, quando cortar a circulação (ou a fonte de oxigênio) as aeróbicas não vão metabolizar, as anaeróbicas continuarão o serviço e, teoricamente, as facultativas passarão a metabolizar o nitrogênio dos compostos. O mesmo processo que dizem ocorrer nos zeolitos, até onde li a respeito, mas com uma diferença: os zeolitos atraem amônia. Então a quantidade de composto nitrogenado disponível pras bactérias num reator de zeolitos é maior que a disponível nas zonas do seu substrato onde se encontram as bactérias facultativas. Há quem questione essa capacidade dos zeolitos de desnitrificação e eu não tenho conhecimento suficiente pra formar uma opinião sobre eles mas não acho que vc conseguiria "o mesmo efeito" se aceitarmos a desnitrificação nos zeolitos.

[]´s

R.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
País: Brasil
Recebeu Curtir: 86 vezes

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Existe um tempo para formação de população bacteriana apropriada. Para formar uma zona anaeróbica ou anaeróbica facultativa, o correto é ter uma derivação constante com fluxo bem reduzido (um gotejamento por exemplo). Um fluxo mais forte, ainda q inconstante, faz com que a população não se estabeleça e vc não tenha resultados esperados com a local dessa população.
Usar denitrificação anaeróbica é um tanto perigoso, pois além do mau cheiro, seus compostos preliminares podem ser tóxicos aos animais se liberados no aquário (o que pode acontecer num retorno de fluxo forte por exemplo).
Para a denitrificação efetiva, o ideal é usar um desses métodos mais seguros ... 1 - Denitrificação de semi anaeróbica com alimentação com alcool ou açucar. 2 - Reatores de nitrato com substrato enxofre 3- resinas de captura de nitrato e metabolização em fluxo lento (associado a zeólitos).

O método 1 foi comum entre os anos 80 e 90 com produtos como sera , nitrobox etc. e é relacionado ao uso de vodca nos aquários. O método 2 é o mais usado hj pela segurança, precisão e volumes tratáveis. O método 3 existe há tempos, mas os aprimoramentos em zeólitos ajudaram muito o processo .

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

#6 Mensagem por Julio Monteiro »

Eu utilizo um sistema com zeolitos há mais de 2 anos. Eles atraem amonia e com isso tornam-se uma superfície bastante eficaz para abrigar bactérias. As bactérias facultativas passam a retirar o oxigênio diretamente do nitrato, quando há falta de oxigênio no sistema.

Na sua proposta, a quantidade de bactérias a ser fixada é bem menor do que com zeolitos.

Uma idéia seria a de colocar zeolitos no lugar do substrato.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”