Após muitos anos de espera, finalmente pude montar meu "reef".
O aquário começou a ciclar no dia 15/07 (10 dias atrás). Logo no dia seguinte foram adicionadas 6 ampolas de BioDigest.
Um dia depois inseri MicroMec, Purigen e Phosguard.
No dia 19/07 realizei os primeiros testes:
PH = 8.4
Amônia = 0.05
Densidade = 1025
Como utilizei rochas Sansibar na montagem, inseri no dia 21/07 uma RV que estava em um outro reef a mais de 8 meses (e que estava visualmente "cheia de vida") para acelerar o processo.
Refiz os testes hoje (25/07) e obtive os resultados abaixo:
PH = 8.4
KH = 8.5
Nitrito = 0.0
Nitrato = 0
Amônia = 0.00
Fosfato = 0
Densidade = 1024
Os testes de densidade estão sendo realizados com um densímetro Red Sea (que fica mergulhado na SUMP, em um ponto onde não haveria formação de bolhas). Achei estranho a densidade alterar sem a realização de TPA. Estou esperando o refratômetro chegar para realizar testes mais "apurados" para a densidade.
Continuando... com 10 dias de ciclagem ainda não houve o crescimento de algas (nem marrons, nem verdes). Pelo que li, para a inserção da equipe de limpeza as algas já devem estar presentes. Encomendei os paguros, nishs e turbos para o próximo sábado (dia 31, quando a ciclagem terá completado 17 dias). O que a experiência de vocês diz? Será que até sábado as algas terão "aparecido"? É prudente inserir os animais sem a constatação da "existência" das algas? Com quanto tempo elas normalmente aparecem? Lembro vocês que a iluminação está desligada (exceto nos poucos momentos em que a ornamentação as RVs estava sendo realizada, uns poucos minutos em alguns dias).
Segundo o meu cronograma, quando a ciclagem completar 15 dias será adicionada mais uma ampola de BioDigest. Alguma indicação contrária?
Existe algum teste adicional que eu deva realizar por estes dias? Sei que, por estarmos na fase de ciclagem, os parâmetros podem variar buscamente. Mas como "aparentemente" os resultados dos últimos testes foram bastante satisfatórios (com os valores dentro do aguardado), vocês acham que vale a pena tentar mantê-los estáveis nesta fase?
Devo realizar uma TPA de 20% logo no fim da ciclagem, antes de inserir os demais animais? Ou devo realizar uma TPA "maior" que 20%?
A partir de que momento devo começar com a iluminação? Quando estiver faltando uma semana para o fim de ciclagem, gradativamente? Ou apenas no fim da ciclagem, já com o "foto-período" de 12 horas?
Desculpem-me pelo tamanho do texto.
Agradeço antecipadamente!
Um abraço!