ola
estou montando um nano 50x35x35 mais sump tarseiro
equipamentos :
skimmer dymax ls10 400l com uma bomba sb 2000
recalque sb 1000
iluminação pl 36 + actineas
5kg rocha viva maturada
substrato halimenda maturanda tambem
a minha duvida é: que altura eu coloco e substrato?
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
SUBSTRATO
- Delmivar Junyor
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: junior
- Curtiu: 1 vez
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Re: SUBSTRATO
Na minha opinião, substrato somente para efeito estético, com camada de no máximo 4 cm.
abraço
abraço
-
- Plectranthias pelicieri
- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Julio Monteiro escreveu:Na minha opinião, substrato somente para efeito estético, com camada de no máximo 4 cm.

Ainda mais se tratando de um nano e com 35 de altura. Acho que camada grossa em nano deixa o display "carregado".
[]´s
R.
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
É que no caso, voce já tem a halimeda, senão indicaria usar outro tipo de substrato mais fino, dando maior área de fixação para bactérias (aragonita por exemplo) e, como o total necessário é pouco, não fica tão caro.
Concordo com o Julio, uma camada meramente estética e de suporte para microvida.
Concordo com o Julio, uma camada meramente estética e de suporte para microvida.
- Apelido: ARQUITETO
- País: BRASIL
Renato Vidal escreveu:É que no caso, voce já tem a halimeda, senão indicaria usar outro tipo de substrato mais fino, dando maior área de fixação para bactérias (aragonita por exemplo) e, como o total necessário é pouco, não fica tão caro.
RENATO, PEGANDO CARONA NO ASSUNTO, EU ESTOU MONTANDO UM NANO COMO ESTE, PENSO REALMENTE EM USAR ARAGONITA....VC ACHA VIAVEL USAR 2 TAMANHOS DIFERENTE!? TIPO, UMA GROSSA EMBAIXO E UMA FINA EM CIMA!?
ABRAÇO!
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768
________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________
viewtopic.php?f=25&t=3768
________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________
- Andre Varella
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Varella
- Recebeu Curtir: 1 vez
Darlan... até pode colocar assim, mas em pouco tempo o substrato grosso vai estar por cima.....
- Delmivar Junyor
- Apelido: junior
Renato Vidal escreveu:É que no caso, voce já tem a halimeda, senão indicaria usar outro tipo de substrato mais fino, dando maior área de fixação para bactérias (aragonita por exemplo) e, como o total necessário é pouco, não fica tão caro.
qual seria o substrato?
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Marcelo Salvo
Cara .. qto montei o meu, coloquei só areia branca finíssima. Tava lindo, mas ficava nevando areia no áqua pq a circulação levantava tudo. Tive q colocar uma camada de halimeda por cima para resolver. Então toma cuidado com substrato fino, mas esteticamente acho muito melhor.
abs
abs