Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
filtro zeolitos vale a pena ?
-
flavio
- Diplectrum formosum

- Apelido: cabral
- País: BRASIL
Re: filtro zeolitos vale a pena ?
a minha duvida é a seguinte , quando se desliga o filtro para o nitrato ser consumido , como as bactérias
vão consumir nitrato se a bomba esta desligada e não tem fluxo de água levando nutrientes para elas
passando pelo filtro.
vão consumir nitrato se a bomba esta desligada e não tem fluxo de água levando nutrientes para elas
passando pelo filtro.
- Alex Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 9 vezes
Consomem o que está dentro do reator!
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"
Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Alex Toledo escreveu:Consomem o que está dentro do reator!
Ou seja, se vc tem um reator com capacidade pra 5 litros (to no chute e já descontando o que as pedras ocupam), quando falamos de nitrato o tratamento se limita a 20 litros/dia?
- Alex Toledo

A ideia é a seguinte:
Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.
Ou seja, o ciclo estaria exportado para dentro do reator.
O Reator funciona 24 horas, com uma bomba proporcional a litragem do reef.
Se seu reef tiver com nitrato muito alto, em pouco tempo (menos de mês) o nitrato torna-se indetectável.
Se está achando isto pouco, já usei reator de enxofre, onde a água passa por gotejamento. Em um mês o sistema tava zerado.
O reator de zeólitos promove a mesma coisa.
No meu caso estou usando os outros produtos indicados: zeobak, zeofood e zeostart2.
[]s
Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.
Ou seja, o ciclo estaria exportado para dentro do reator.
O Reator funciona 24 horas, com uma bomba proporcional a litragem do reef.
Se seu reef tiver com nitrato muito alto, em pouco tempo (menos de mês) o nitrato torna-se indetectável.
Se está achando isto pouco, já usei reator de enxofre, onde a água passa por gotejamento. Em um mês o sistema tava zerado.
O reator de zeólitos promove a mesma coisa.
No meu caso estou usando os outros produtos indicados: zeobak, zeofood e zeostart2.
[]s
-
Robson Sandrini

Alex, achei pouco mesmo. Mas se, no caso, "pouco" é sinônimo de "suficiente", tá ótimo. Onde vc compra os produtos?
[]´s
R.
[]´s
R.
- Alex Toledo

Robson Sandrini escreveu:Alex, achei pouco mesmo. Mas se, no caso, "pouco" é sinônimo de "suficiente", tá ótimo. Onde vc compra os produtos?
[]´s
R.
Como o tópico não é comercial, te enviei onde compro por MP.
-
Robson Sandrini

Obrigado, Alex. Assustei com os preços mas depois que vi o volume fiquei menos assustado. Tem idéia de quanto vc gasta por mês com esse sistema (zeolitos + produtos)?
- Alex Toledo

Custos para meu reef de 300 litros:
Zeobak = 22,45
Zeofood7 = 2,46
Zeostart2 = 11,06
Aminoácido = 13,95
XTRA = 7,49
B-Balance = 5,52
k-Balance = 9,22
Iodo = 3,88
Ferro = 1,90
Zeólitos = 38,63
Total = R$116,56
Zeobak = 22,45
Zeofood7 = 2,46
Zeostart2 = 11,06
Aminoácido = 13,95
XTRA = 7,49
B-Balance = 5,52
k-Balance = 9,22
Iodo = 3,88
Ferro = 1,90
Zeólitos = 38,63
Total = R$116,56
-
Alexandre_Cardoso
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Alex
- País: Brasil
Roberto Denadai escreveu:Flavio,
Minha modesta opinião é que qualquer método funciona desde que vc seja um aquarista dedicado.
O método zeovit é bacana e realmente dá bons resultados, mas o resultado não é igual para todo mundo, como qualquer método. Alguns aquários com zeovit são deslumbrantes, enquanto outros são fracos. O ponto forte de qualquer método é o aquarista, o quanto ele percebe as mudanças e tem sensibilidade para melhorar e/ ou mudar X ou Y no sistema
O ponto fraco do zeovit é que é um sistema caro e um pouco mais trabalhoso
No meu nano, não doso mais nada faz tempo, apenas TPA , uma boa iluminação, circulação e skimmer e manter ca e ra. Simples assim.
Não sei sua experiência no aquarismo, mas quando a gente começa a gente sempre acha que tem algum segredo ou que o método X ou o skimmer Y vai trazer muito mais resultado, e não é verdade. O maior segredo para SPS é o tempo, um aquário maduro, um aquarista dedicado e com equipamentos razoáveis fazem o serviço com excelência
Modesta a parte, creio que minhas cores não ficam muito atrás de vários aquários que usam zeovit, e meu método é extremamente simples
Ai cabe a você decidir o caminho que pretende seguir para manter seu aquário
Abraços
Denadai, poderia passar a configuração das lampadas T5 que vc esta usando nesse aqua?
Grande abraço.
Alexandre.
- Alex Toledo

Redução de zeostart:
Cada sistema tem um skimmer com capacidade limitada.
Nas rochas, água e substrato existe matéria orgânica esperando para ser decomposta. Essa matéria orgânica fica acumulada em forma de fosfato, nitrato e outras substâncias.
Sem alimento especial para as bactérias, elas chegam em um ponto de equílibrio entre a matéria orgânica existente, a matéria orgânica nova que vai entrando via alimentação dos animais.
O zeostart funciona como alimento para as bactérias, de forma que elas se multiplicam acima do equilíbrio do sistema. Resultado: elas passam a decompor a matéria orgânica mais rapidamente, reduzindo principalmente o nitrato e fosfato.
A partir de um certo ponto, quando não há mais matéria orgânica acumulada, as bactérias se multiplicam com o zeostart, não tem material para continuarem se alimentando e acabam morrendo mais rapidamente do que o skimmer consegue retirar.
Se o skimmer não der conta de retirar esse excesso de bactérias mortas, elas retornam para o sistema em forma de fosfato e nitrato. Quando isso ocorre, o nitrato e fosfato tendem a ficar constantes no aquário, sem reduzir mais.
Ao diminuir o zeostart, a quantidade de bactérias será menor, capaz de decompor a matéria orgânica residual sem sobrecarregar o sistema.
Ensinamento do
Júlio Monteiro
[]s,
Alex
Cada sistema tem um skimmer com capacidade limitada.
Nas rochas, água e substrato existe matéria orgânica esperando para ser decomposta. Essa matéria orgânica fica acumulada em forma de fosfato, nitrato e outras substâncias.
Sem alimento especial para as bactérias, elas chegam em um ponto de equílibrio entre a matéria orgânica existente, a matéria orgânica nova que vai entrando via alimentação dos animais.
O zeostart funciona como alimento para as bactérias, de forma que elas se multiplicam acima do equilíbrio do sistema. Resultado: elas passam a decompor a matéria orgânica mais rapidamente, reduzindo principalmente o nitrato e fosfato.
A partir de um certo ponto, quando não há mais matéria orgânica acumulada, as bactérias se multiplicam com o zeostart, não tem material para continuarem se alimentando e acabam morrendo mais rapidamente do que o skimmer consegue retirar.
Se o skimmer não der conta de retirar esse excesso de bactérias mortas, elas retornam para o sistema em forma de fosfato e nitrato. Quando isso ocorre, o nitrato e fosfato tendem a ficar constantes no aquário, sem reduzir mais.
Ao diminuir o zeostart, a quantidade de bactérias será menor, capaz de decompor a matéria orgânica residual sem sobrecarregar o sistema.
Ensinamento do
[]s,
Alex
-
Roberto Denadai
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: denadai
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
Alexandre,
6 x T5 de 24W
Azul
Branca
Branca
Azul
Branca
Fiji Purple
Abraços
6 x T5 de 24W
Azul
Branca
Branca
Azul
Branca
Fiji Purple
Abraços
- Irineu Cechinato Junior
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Zanghief
- Contato:
Então quer dizer que se você colocar um bag no sump de zeolitos de nada adianta se não tiver o reator e os demais produtos?
Obrigado
Obrigado
- Alex Toledo

Irineu Cechinato Junior escreveu:Então quer dizer que se você colocar um bag no sump de zeolitos de nada adianta se não tiver o reator e os demais produtos?
Somente um "bag" sim, de nada adianta, para o sistema zeovit!
Existem vários métodos para reduzir nitratos e fosfatos. O método da zeovit é completo, ou seja: reator de zeólitos, zeólitos, zeobak, zeofood e zeostart. Não veja como poderia funcionar sem este conjunto. E ainda outrso suplementos para memlhoras "cor" e alimentar os corais.
Vc pode usar outros métodos, como biodigest, bioptim, vodka, etc, etc...