Estou transferindo um marinho de 175l para um aquário de 360l padrão (120cump. x 60alt. x 50 larg.).
Pretendo usar o seguinte projeto, mas gostaria da opinião de vocês pois não tenho nenhuma experiência com um verdadeiro REEF, apenas aquas marinhos com poucos peixes, zoantus, etc.
DISPLAY: Padrão, com 7~10 cm de halimeda e com "pleno" composto por 2 placas de FBF sobrepostas (cerca de 3cm). Pretendo dessa forma ter o sistema jaubert. Alguma sugestão?
CIRCULAÇíO: Além dos 4600l do recalque (que alguns afimam não poder ser utilizado como circulação - ainda analisarei o assunto), 2 Sunsun JVP- 101b 3000L/H ou 2 NY Koralia 3 - 3900L/H.
ILUMIMNAÇíO: Já providenciei um conjunto de leds de alta potência. deverá chegar em alguns dias e criarei também um tópico sobre a montagem.
FILTRAGEM: O aqua tem furo de descida e subida (descida 2" - subida 3/4"). Usarei desde o início o sistema de zeolitos + vodka difundida pelo Júlio Monteiro.
O projeto propriamente dito:
Não tem muito segredo, na verdade é bem simples. A água descerá direto para uma Bombona de 50 litros (aproximadamente 60cm de altura - sistema aberto). Na marca de 30 cm haverá um furo na bombona que mandará a água para o SUMP. Assim, a bombona será preencida com +- 25cm de aragonita + halimeda (Deep sand bed - DSB) + 500 bioballs em sistema dry wet. Antes de tudo haverá uma tela com espuma e perlon, para evitar que a bombona se transforme em uma caixa de decantação e, assim, uma sobrecarga de matéria orgânica no DSB.
Ou seja, a bombona fica metade cheia. Nesta metade, será o DSB, na metade de cima será o dry wet.
Depois a água cai para o SUMP, onde existem 3 compartimentos, no primeiro terei apenas o Skimmer e providenciarei um reator de zeolitos. Segunda etapa para carvão e terceira para 2 bombas de recalque 2300 l/h.
PS: Skimmer boyu dt 1516, é novo e tocava bem o aqua de 175, mas nesse acredito que deva trocar em breve! Alguma sugestão?
Como não pretendo usar reator de cálcio (pelo menos por ora), verificarei se o nível de cálcio e reserva alcalina serão satisfatoriamente repostos pelo DSB e o Sistema Jaubert. Alguma sugestão ou experiência a compartilhar?
Fiz um super design gráfico no paint (pãts, desculpem, foi uma piada), mas logo providencio fotos.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraço a todos, Renato.
Ps: essa é minha primeira postagem, não sei se inclui da forma correta a foto.