Hoje apresento a vocês meu primeiro aquário marinho.
Na verdade esse aquário esta no quarto da minha filha do meio, de 6 anos e diversas das escolhas estéticas foram ditadas por ela.
Vou descrever o aqua que já tem 4 meses rodando e comentar sobre algumas das escolhas que fizemos.
Display: É um Boyu de cerca de 60 litros com bordas curvas (não me lembro o nome). Ela achou o com quinas feio. Coloquei na época cerca de 50 litros de aqua nele já com rochas e substrato.
Substrato e rochas: Substrato Caribsea bimimi pink. Minha filha que escolheu, é branco com um monte de pedrinhas e conchas. Prefiro totalmente branco mas e ela que manda nesse aqua. Pedras dryrock (a principio “maturada”, ficaram em baris com agua salgada e tal) e uma entupida de algas pink que o lojista aqui perto me deu. O Layout falo depois.
Sump: Não há sump
Uma desvantagem de um aquario sem sump que quero destacar. Apesar da bomba virada para cima e das ventoinhas ligando de vez enquando e sempre mexendo a supefície da aqua ficava uma nata na superfície de alguns cantos do aquário. Pesquisei a achei um filtro de superfície da Eheim que é perfeito para um aqua desse porte e resolveu completamente o problema.
E pequeno, sem ruido, gasta pouca energia e o unico trabalho é trocar de vez em quando a espuminha dentro dele que por sinal fica imunda.
Skimmer: Essa foi uma escolha difícil já que não teria o sump. Pesquisei bastante na internet e vi que seria impossível achar um skimmer maravilhoso para um nano. Parece que o tamanho impede mas tentei achar o mais próximo do ótimo e escolhi o Hydor Nano. O skimmer é muito bem feito (da até gosto de monta-lo dada a exatidão dos encaiches das peças). Aguenta até 220 litros (segundo o manual), parace que foi feito sob medida para altura do meu aqua (com certeza altura planejada para nanos), é incrivelmente bonito para um skimmer e por enquanto está tirando muita sujeira. Tive muita microbolha no inicio mas depois zerou e aconteceu da magueira entre o copo e a bomba dobrar parando as bolhas (talvez única falha de projeto dele que já tinha lido em forums fora mas que e só ajeitar com cuidado que resolve)
Reposição: è um sensor eletrônico Smart ATO, bem carinho por sinal que tinha comprado para um aqua maior mas troquei. Funciona miuto bem
Temperatura: Controlador coel. Termostato submerso 100W (nunca usei aqui no rio). Para resfriar de inicio cai na lábia de um vendedor e comprei dos ventiladoreszinhos de soltam ar frio e ruído zero. Não baixou a temperatura. Acabei colocando duas ventoinhas pequenas Insta que hoje funcionam junto os os ventiladoreszinho cocô e mantem a temperatura sempre entre 25,5 e 26º.
Circulação: A saída do canister fica no fundo do aqua na horizontal e ajuda lá atrás. Tenho também uma Jebao RW4. Fica sempre no modo w1 no mínimo e voltada pra cima mas acho forte mas isso é conversa para depois. A Jebao fica ligada em um nobreak que aguenta cerca de 2horas (testei).
Filtro UV: lâmpada de 5w e uma bomba de 150 l/hora. Montei de acordo com diversas discussões em fórum e artigos que li explicando a relação volume de agua x potencia x vazão da bomba.
Iluminação: Esse foi disparado o item mais caro do Aqua. Uma AI prime de 60w. Não sei se vai fazer diferença para outras lâmpadas e crescimento dos corais e tal mas é realmente um barato. Totalmente dimerizavel os sete canais de cor, tudo pelo iphone com todas as frescuras de amanhecer, anoitecer, tempestade, ciclo lunar e aclimatação de corais. Estou perdido na regulagem mas isso também é outra historia.
Depois posto fotos dele (criei uma tampa com a minha filha e toda uma decoração dele e do móvel) e mostro os primeiros habitantes.
Agora começa a parte mais legal e difícil que é fazer os bichos crecerem (teoria tenho alguma, pratica zero total).
Muitas duvidas que apresento aos poucos, abcs a todos.