🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Manu Velloso Nano

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Leo Velloso
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Leo Velloso
Data de Nascimento: 06 Out 1972
País: Brasil

Manu Velloso Nano

#1 Mensagem por Leo Velloso »

Olá a todos.

Hoje apresento a vocês meu primeiro aquário marinho.
Na verdade esse aquário esta no quarto da minha filha do meio, de 6 anos e diversas das escolhas estéticas foram ditadas por ela.
Vou descrever o aqua que já tem 4 meses rodando e comentar sobre algumas das escolhas que fizemos.

Display: É um Boyu de cerca de 60 litros com bordas curvas (não me lembro o nome). Ela achou o com quinas feio. Coloquei na época cerca de 50 litros de aqua nele já com rochas e substrato.
Substrato e rochas: Substrato Caribsea bimimi pink. Minha filha que escolheu, é branco com um monte de pedrinhas e conchas. Prefiro totalmente branco mas e ela que manda nesse aqua. Pedras dryrock (a principio “maturada”, ficaram em baris com agua salgada e tal) e uma entupida de algas pink que o lojista aqui perto me deu. O Layout falo depois.

Sump: Não há sump icon_bangin Não achei nenhum filtro hang on legal e seria difícil colocar mídias. Escolhi o seguinte: A filtragem é feita através de um canister da marca Atman de 1200 /hora. Esse canister tem 3 cestos nos quais mantenho perlon, purigen, carvão, GFO e cerca de 4 litro de sipoprax. Com tudu isso dentro o canister fica com cerca de 10 litros de agua. È justamente essa agua que faço meu TPA semanal (20% do aquario). Troco a agua, o perlon e tiro qualquer sujeira do siporax mergulhando=o em ahua salgada. Pra mim está funcionando muito bem, não perco nem 15 minutos por semana.
Uma desvantagem de um aquario sem sump que quero destacar. Apesar da bomba virada para cima e das ventoinhas ligando de vez enquando e sempre mexendo a supefície da aqua ficava uma nata na superfície de alguns cantos do aquário. Pesquisei a achei um filtro de superfície da Eheim que é perfeito para um aqua desse porte e resolveu completamente o problema.
E pequeno, sem ruido, gasta pouca energia e o unico trabalho é trocar de vez em quando a espuminha dentro dele que por sinal fica imunda.

Skimmer: Essa foi uma escolha difícil já que não teria o sump. Pesquisei bastante na internet e vi que seria impossível achar um skimmer maravilhoso para um nano. Parece que o tamanho impede mas tentei achar o mais próximo do ótimo e escolhi o Hydor Nano. O skimmer é muito bem feito (da até gosto de monta-lo dada a exatidão dos encaiches das peças). Aguenta até 220 litros (segundo o manual), parace que foi feito sob medida para altura do meu aqua (com certeza altura planejada para nanos), é incrivelmente bonito para um skimmer e por enquanto está tirando muita sujeira. Tive muita microbolha no inicio mas depois zerou e aconteceu da magueira entre o copo e a bomba dobrar parando as bolhas (talvez única falha de projeto dele que já tinha lido em forums fora mas que e só ajeitar com cuidado que resolve)

Reposição: è um sensor eletrônico Smart ATO, bem carinho por sinal que tinha comprado para um aqua maior mas troquei. Funciona miuto bem

Temperatura: Controlador coel. Termostato submerso 100W (nunca usei aqui no rio). Para resfriar de inicio cai na lábia de um vendedor e comprei dos ventiladoreszinhos de soltam ar frio e ruído zero. Não baixou a temperatura. Acabei colocando duas ventoinhas pequenas Insta que hoje funcionam junto os os ventiladoreszinho cocô e mantem a temperatura sempre entre 25,5 e 26º.

Circulação: A saída do canister fica no fundo do aqua na horizontal e ajuda lá atrás. Tenho também uma Jebao RW4. Fica sempre no modo w1 no mínimo e voltada pra cima mas acho forte mas isso é conversa para depois. A Jebao fica ligada em um nobreak que aguenta cerca de 2horas (testei).

Filtro UV: lâmpada de 5w e uma bomba de 150 l/hora. Montei de acordo com diversas discussões em fórum e artigos que li explicando a relação volume de agua x potencia x vazão da bomba.

Iluminação: Esse foi disparado o item mais caro do Aqua. Uma AI prime de 60w. Não sei se vai fazer diferença para outras lâmpadas e crescimento dos corais e tal mas é realmente um barato. Totalmente dimerizavel os sete canais de cor, tudo pelo iphone com todas as frescuras de amanhecer, anoitecer, tempestade, ciclo lunar e aclimatação de corais. Estou perdido na regulagem mas isso também é outra historia.

Depois posto fotos dele (criei uma tampa com a minha filha e toda uma decoração dele e do móvel) e mostro os primeiros habitantes.

Agora começa a parte mais legal e difícil que é fazer os bichos crecerem (teoria tenho alguma, pratica zero total).

Muitas duvidas que apresento aos poucos, abcs a todos.
att
Leo Velloso

Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Manu Velloso Nano

#2 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Bem vindo ao fórum, esteja em casa, meu primeiro aquário foi um de 72 litros com canister jebao 635, skimmer um bubble magus e3, externo, nunca me dei bem com canister em água salgada vivia emperrando o impeller, mas tenho saudades dele, sinta -se a vontade de perguntar o que quiser
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

#3 Mensagem por Rodrigopasqua »

Tambem tenho uma filha de 6 anos (em breve vem a segunda) e ela curte muito o aquário! Bem legal sua historia!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Adriano Galvão
Pseudocheilinus hexataenia
Data de Nascimento: 29 Jan 1976
Recebeu Curtir: 3 vezes

#4 Mensagem por Adriano Galvão »

Show qdo temos filhos que acompanham nosso Hobby, parabéns!

Coloca as fts pra gente!

Leo Velloso
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Leo Velloso »

Fotos dele hoje

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
att
Leo Velloso

Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#6 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Que bonito no dia do encontro 25/10 não pude ir porque nasceu minha netinha, espero um dia poder fazer com ela o que você está fazendo com sua filha parabéns em todos os sentidos icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01

Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

#7 Mensagem por Wellington Salles »

Leo Velloso,

Caprichou na decoração enh... o Reef esta Show!!!! Parabens!

Equipamentos tops!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Fernando Antunes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: FanTunes
Data de Nascimento: 11 Dez 1971
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#8 Mensagem por Fernando Antunes »

Cara, muito show o nano, adorei. Parabéns!!!_ icon_joia

Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

#9 Mensagem por Rodrigopasqua »

Lindo aquario, parabens!!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Leo Velloso
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por Leo Velloso »

Obrigado a todos.

2 novos moradores.

O pepino esta embaixo do trumpet.

ImagemImagem

Enviado do meu iPad usando Tapatalk
att
Leo Velloso

Claudio Herrera
Apelido: Claudio_Herrera
Data de Nascimento: 08 Out 1976
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

#11 Mensagem por Claudio Herrera »

Parabens !
Muito show !!! icon_joia

Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#12 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Oi Leo você poderia me passar o nome desse filtro de superfície que tira a nata, desde já obrigado abraços

Leo Velloso
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por Leo Velloso »

Antonio de Melo Antunes Filho escreveu:Oi Leo você poderia me passar o nome desse filtro de superfície que tira a nata, desde já obrigado abraços

EHEIM skim350 surface skimmer

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
att
Leo Velloso

Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri