Carlos Biguzzi escreveu:O grande problema de usar o kalk na reposição é se ocorrer um emperramento de bomba ou boia e a agua com kalk ser adicionada de uma vez no sistema....... o ph vai parar nas alturas e organismos mais sensiveis acabam morrendo........
Por sua vez, acho o gotejamento um...... sc...... entope toda hora..... uma bomba peristaltica vai bem.......
tambem concordo com o Alex..... kalk é melhor que Bio Calcio..... já usei os dois.... são otimos mas acho o kalk melhor.....
Abs
O pH pode subir até 8.4 durante a noite sem maiores problemas.
Num sistema bem equilibrado a diferença de pH normalmente atinge no máximo 0.2 entre o período diário e o período noturno.
Gotejamento pode ser por meio de controlador de soro (hospitalar) ou bomba peristáltica que seja compatível com Kalkwasser.
Controlador de soro é uma opção barata e dura muito tempo mesmo para ser trocado.
Bomba peristáltica não compatível com kalkwasser ou válvula de boia de nível devem ser evitadas para o uso com kalkwasser.
Deixando água corrente no tubo de soro de vez em quando ajuda a limpá-lo e a evitar qualquer emperramento por depósitos da mistura. Outra forma de limpar o tubo é com uso de vinagre.
Por favor lembrem-se de que somente a parte cristalina da mistura descançada deve ser usada para gotejar no aquário, a substituir a evaporação diária.
Mais uma vez: o trabalho constante com a administração de kalkwasser é recompensado com um reef limpo e crescimento normal e sadio dos corais, quando kalkwasser é corretamente administrado e os parâmetros do tanque estão sendo monitorados.
Outros aditivos e trocas parciais podem complementar o quadro sem problemas, mediante a necessidade do sistema.
Mais detalhes aqui:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2009 ... tivos.htmlÉ bom destacar que não existe somente um tipo de controle de nutriente ou adição de cálcio em sistemas fechados. Qualquer tipo de opção para tal objetivo pode ser usado, uma vez que funcione.
O objetivo de minha sugestão com kalkwasser é simplesmente pela facilidade e eficiência em sua administração.
Happy reefkeeping to all!!
Aloha,
Alex Correa.