Montei o meu aqua (200l display, medindo 100x50x40cm - sump 70l) no segundo semestre de 2013, contendo:
- Substrato Fiji Pink (proporção recomendada);
- Rochas naturais (proporção recomendada);
- Iluminação 2 x AI Vega (fotoperíodo de 10h, sendo apenas 2h de pico com 46% da potência, exceto vermelha e verde que deixei em uns 25%);
- Circulação Jebao WP25;
- Recalque Jebao DC4000;
- Skimmer BM Nac6 (de sobra pelas especificações) limpo semanalmente;
- Filtro UV 9W
- População atual peixe: 1 YT, 1 Hepatus, 2 x palhaços pequenos e 2 x palhaços black pequenos
- População atual de corais: Nunca aprendi direito as espécies, mas acredito que tenho soft e lps, verão pelas fotos, apesar de poucas espécies eles cresceram bastante e tomaram praticamente toda a rocha e parte do vidro traseiro inclusive;
- 1 Anêmona BBT Green grande e 1 pequena (dividiu da grande);
- Sal - inicialmente usava Tropic, tudo corria bem, após aprox 2 anos troquei pelo Instant Ocean, peguei uma promoção e resolvi comprar bastante, não sei se coinscidência, mas as coisas começaram a desandar, meu aqua regrediu, alguns corais, acho que lps não abriam como antes, apesar dos parâmetros normais, nunca testei magnesio nem silicato; Atualmente uso sal Seachem Salinity Aquavitro, tb peguei uma promoção e comprei um balde de 29kg. Esse foi o último, se meu aqua resistir até o final desse sal volto pro Tropic kkkkkk;
- Água de reposição e TPA a cada 45 a 60 dias, de aprox 60 litros, do RO, atualmente com 6 estágios, sendo 1º PP 5 micron, 2º PP 1 micron, 3º carvão block, 4º membrana 100gpd, 5º resina mb400, 6º resina mb400. A minha água vem com 0.25 de fosfato, deve ser por isso meu água marca 0.25 de fosfato, que não consegui remover com as tentativas que fiz, talvez consegui diminuir por um tempo, considerando a proliferação das algas verdes e marrons que são os meus parâmetros;
Sempre usei perlon, troco semanalmente, agora comecei a trocar de 3 a 4 dias;
- Nunca usei carvão, exceto uma vez para tentar remover o fosfato, mas como não notei melhora nas algas abandonei o uso;
- Usei Phosban, não notei melhora. Cheguei a comprar um reator da BM pra usar com Phosban, mesmo assim não ajudou e retirei o reator;
- Usei API AlgaeFix Marine, dosado semanalmente, também não notei resultado;
- Usei aquelas bolinhas brancas da Seachem - Phosguard pra remover fosfato, que também não surtiu resultado, pois as algas continuavam e os 0.25 de fosfato tb;
- Fiz um ATS há aprox. 1 ano, o projeto inclusive está aqui no forum: a meu vez foi a única coisa que ajudou a reduzir um pouco as algas, as marrons praticamente sumiram e as verdes permaneceram, porém em menor quantidade e apenas um pó facilmente removido pelo limpador magnetico nos vidros e no substrato, meu grande problema, demorava muito mais para a alga verde começar a cobrí-lo.
Tenho inveja dos aquários com substrato clarinho, livre de algas, o meu nunca foi assim, poucos dias após o sifonamento elas voltavam a cobri-lo.
Enfim, acho que há umas 2 semanas os leds do meu ATS pararam de funcionar, entrou água no sistema, falha de projeto kkkkkk, percebi há 3 dias, e imagino que parou de funcionar há umas 2 semanas pq foi mais ou menos a última vez que o ví funcionando e quando as algas comecaram a aumentar, inclusive marrons agora, que são as predominantes, principalmente no substrato, chega a fazer um carpete de algas verdes e marrons. Percebo que parecem ter algas filamentosas verdes, pois algumas parte do vidro que eu não limpo com o limpador magnético, criam uns fios;
Minha impressão depois que comecei a usar o sal Seachem, há uns 2 meses: meu duncan, trumpet e hammer morreram, eles já não vinham bem desde quando passei a usar o sal Instant Ocean, não abriam tanto, porém paralelo à troca de sal tive uma queda sensível da reserva alcalina que foi pra 6.0 se não me engano, por conta da quebra da bomba de recalque, o aqua ficou uns 5 dias sem circulação e eu não notei, por esse motivo a saúde dos corais que eu mencionei piorou e mesmo após restabilizar o KH e trocar o sal eles viarem a óbito (hehehe - rir pra não chorar).
Concluindo, KH estabilizado, densidade 1026, sempre, nunca varias mais do que 1, ou seja, as vezes chega a 1025, temperatura atual 27,5º, pois não tenho chiller e deixo alta pra nao ter variação e as ventuinhas não ficaram acionadas o dia inteiro, em dias de mto calor, causando mta evaporação de água, mas creio que essa temperatura nunca foi um problema.
Meu sonho: acabar com o fosfato na origem, ou seja, fazer água de RO sem fosfato, pensei até em colocar mais um estágio, ou substituir um de resina ou de PP, por um com algum removedor de fosfato e silicato, não sei se adiantaria.
Nunca medi silicato também, não sei se pode ser o meu problema.
Se não conseguir acabar com o fosfato na água doce, terei que combatê-lo no aqua, mas também não sei se é isso a causa dos meus problemas com algas.
Quero voltar a poder colocar LPS.
Alimentação 1 x por dia em quantidade suficiente para não sobrar, ração flocos e umas bolinhas marrons as vezes.
Vou consertar meu ATS ou comprar outro, pois notei melhora no aqua com ele.
Desculpa a bagunça no texto, mas vou escrevendo conforme vou lembrando.
Espero ajuda de vcs e respondo o que precisar.
Seguem fotos na ordem cronológica:

[img]https://ap.imagensbrasil.org/images/2017/01/27/4.dez2013.2.jpg/[img][img]https://ap.imagensbrasil.org/images/2017/01/27/5.dez2013.3.jpg[/img]