Seguinte... Estou tendo alguns problemas e duvidas em relação ao processo de ciclagem do meu aquário marinho e precisava da ajuda/opinião dos colegas. Vamos la:
Montei e coloquei a água no aquario no dia 21/07. Naquele momento eu ainda não tinha os testes para verificar os parâmetros da agua. Cerca de 3 dias depois, para dar inicio ao processo de ciclagem, optei por colocar essas soluções de amonia que vendem em farmacia. Fiquei com medo de colocar uma quantidade muito grande e contaminar o aquario por isso optei por colocar 1/3 de uma tampinha (deve dar cerca de 3mls). Achei que seria uma quantidade irrisoria para o tamanho de litragem do aquario. Comprei os testes (Marine Care Kit da RedSea) que chegaram no dia seguinte. Fiz os primeiros testes e já nesse dia a Amônia estava com um valor muito superior ao limite máximo do teste. Também nesse inicio coloquei a quantidade adequada para a litragem do meu aquário de Nitribiotic da Tropic Marin. Tentei fazer os testes a cada 3 ou 4 dias. Acontece que os dias foram passando e a amônia estava sempre estourando o limite máximo do teste... Decidi tentar adicionar o Special Blend Microbe-Lift pra ver se acelerava um pouco o processo. Mais uns dias se passaram e comecei a ficar preocupado de ter contaminado o aquario com uma quantidade muito grande daquela solução de amônia então decidi realizar uma TPA de cerca de 15% para ver se abaixava um pouco. Após a TPA a amônia persistiu acima do limite máximo do teste. Aguardei mais uma semana e como não vi mudanças decidi fazer uma TPA agressiva de cerca de 90%. Depois dessa TPA a amônia, apesar de ainda estar alta, baixou para 1.2 e fiquei satisfeito pois assim conseguiria ter uma ideia melhor do que estava acontecendo. Nessa ultima semana percebi algo diferente nos testes... Houve um pico bem agressivo de nitrito e nitrato que até então estavam bem baixos. Além disso a amônia esta subindo novamente.
Algumas informações extras:
- Aumentei gradativamente a potência da iluminação. Na primeira semana 10%. Depois 30% - 50% até que enfim nessa ultima semana aumentei para 100% da potência da luminaria
- Nesse periodo todo não liguei o skimmer.
- Percebi que nessa ultima semana parece ter começado a formar uma certa espuma na queda de agua dentro do sump.

Segue as fotos dos testes de hoje:

Alguns fatos me chamam a atenção e me geram dúvidas:
- Deveria me preocupar com alguma coisa? Ou essa é a evolução esperada?
- Como pode a amônia ainda estar subindo sendo que a principio não tem mais nenhuma fonte geradora de amônia no aquario?
- Já esta completando 1 mês e até agora praticamente não houve surgimento de algas ou qualquer outro tipo de vida no aquario. Pra não dizer que não surgiu absolutamente nada, parece que em um local bem escondido e longe da luz está surgindo uma quantidade irrisoria de algas, muito dificeis de serem vistas. A essa altura do campeonato o aquário ja não deveria mostrar mais sinais de vida e uma quantidade grande e perceptivel de algas?
- Se o esperado era ter mais sinais de vida e até agora isso não aconteceu, qual o motivo disso? Pode ser que eu tenha usado algum produto que esteja impedindo a formação de bactérias/algas?
- Durante a criação do hardscape utilizei superbonder que foi indicada pelo lojista. Ele me disse que poderia usar qualquer uma (mesmo com elas deixando explicito na embalagem que não pode ser usada com animais aquaticos). Além disso também utilizei uma epoxi que enrijece em baixo da agua e que não é especifica para aquarios (utilizei ela fora da agua e só coloquei no aquario quando ja estava bem seca/rigida). Isso poderia ser uma fonte de contaminação?
- Será que ja é hora de ligar o skimmer?
Desde ja agradeço a ajuda dos colegas

Dados do Projeto:
Aquário 150 Litros - 90Cx45Lx37A - Sump Lateral 15cm
Filtragem/Equipamentos:
- Perlon
- Carbon - Aquaforest
- Midia Biologica: 2x NanoBlock Oceantech (supostamente trata até 2.800litros)
- Skimmer: RedStarfish SQ90-Plus (ainda não foi ligado desde a montagem do aquario)
- Termostato: Oceantech X5 200W
- Iluminação: 1x AquaKnight V3 60W
- Sal: Caledonia Coral Salt ReeFlowers
- Kit de Testes: Marine Care Kit - RedSea
- Bactérias: Nitribiotic (Tropic Marin) / Special Blend Microbe-Lift