Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Skimmer - Entrada por bomba ou direto do overflow?
- Flavio Francisco
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Flavinho
Skimmer - Entrada por bomba ou direto do overflow?
Qual vcs preferem e por que?
Existe alguma tabela para se calcular qual deve ser o calibre do over flow, e o tamanho do skimmer?
Existe alguma tabela para se calcular qual deve ser o calibre do over flow, e o tamanho do skimmer?
- Júnio Melo
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Junio
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Re: Skimmer - Entrada por bomba ou direto do overflow?
Flavio
O ideal seria passar toda a água do overflow pelo skimmer, mas colocar uma derivação direto é problemático, porquê oscilações no nível da água levam o skimmer a desregular direto.
O ideal seria passar toda a água do overflow pelo skimmer, mas colocar uma derivação direto é problemático, porquê oscilações no nível da água levam o skimmer a desregular direto.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
-
Diego da Silva Manoel
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Diego S Manoel
porquê oscilações no nível da água levam o skimmer a desregular direto.
colocado uma caixa de reposição de agua, seria mais dificil de oscilar o nivel do aqua, e consequentemente n desrregularia o skimmer. Certo?
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Diego essa oscilação que ele está falando é referente a descida da água que nem sempre é a mesmo, outra coisa são as bolhas muito grandes que a água provoca durante a queda.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Para alimentar o skimmer, eu opto por bombas sempre.
Assim, existe regularidade na entrada de água para o skimmer, fica mais fácil manter uma regulagem e consequentemente, o resultado.
Quando usamos caida pelo overflow para o skimmer, é utópico imaginar que, pelo fato de toda água que cai passa pelo skimmer que, então, toda água foi filtrada.
Mesmo porque, nem toda água que sobe, desce, (estou dizendo a mesma água e não a mesma quantidade) então, se alimentarmos com uma bomba regular, exemplo SB1000 com 1000 litros por hora, em um reef de 700 litros, toda água do sistema passou 34 vezes pelo skimmer e não necessariamente (mesmo assim) toda água foi filtrada pelo skimmer.
Além do que, a caida é irregular, uma oscilação na circulação, faz descer mais ou menos, por exemplo, se uma bomba de circulação interna altera o fluxo de um lado para o outro, quando ela esta direcionada para a caida, aumenta a velocidade da mesma, e quando não, fica mais lento.
Se um paguro ou mesmo um snail para em uma das gradinhas do overflow, já vai alterar a caida também.
Ou seja, hora o skimmer vai ficar espumando sem jogar sujeira para fora e hora vai jogar água para fora.
O que da para fazer, é, como já citado acima, é fazer uma derivação da caida, por exemplo, do cano que desce, uma bifurcação, e nessa bifurcação, uma com saída controlada para o skimmer e o excedente para outra saída, por mais que tenha oscilações, elas serão reduzidas, pois, na parte com menos pressão vai oscilar mais (a parte que não vai para o skimmer).
Assim, existe regularidade na entrada de água para o skimmer, fica mais fácil manter uma regulagem e consequentemente, o resultado.
Quando usamos caida pelo overflow para o skimmer, é utópico imaginar que, pelo fato de toda água que cai passa pelo skimmer que, então, toda água foi filtrada.
Mesmo porque, nem toda água que sobe, desce, (estou dizendo a mesma água e não a mesma quantidade) então, se alimentarmos com uma bomba regular, exemplo SB1000 com 1000 litros por hora, em um reef de 700 litros, toda água do sistema passou 34 vezes pelo skimmer e não necessariamente (mesmo assim) toda água foi filtrada pelo skimmer.
Além do que, a caida é irregular, uma oscilação na circulação, faz descer mais ou menos, por exemplo, se uma bomba de circulação interna altera o fluxo de um lado para o outro, quando ela esta direcionada para a caida, aumenta a velocidade da mesma, e quando não, fica mais lento.
Se um paguro ou mesmo um snail para em uma das gradinhas do overflow, já vai alterar a caida também.
Ou seja, hora o skimmer vai ficar espumando sem jogar sujeira para fora e hora vai jogar água para fora.
O que da para fazer, é, como já citado acima, é fazer uma derivação da caida, por exemplo, do cano que desce, uma bifurcação, e nessa bifurcação, uma com saída controlada para o skimmer e o excedente para outra saída, por mais que tenha oscilações, elas serão reduzidas, pois, na parte com menos pressão vai oscilar mais (a parte que não vai para o skimmer).
Diego da Silva Manoel

Certo, então estou agora afim de testar caindo a agua direto pro skimmer, então esta bifurcação como eu faria
digo qual o projeto basico dela?
- Flavio Francisco

Bom acho que vou optar pela bomba então.
Vou deixar a recirculante fora d'água e só a que injeta dentro.
Vou deixar a recirculante fora d'água e só a que injeta dentro.
- Flavio Francisco

Diego da Silva Manoel escreveu:Certo, então estou agora afim de testar caindo a agua direto pro skimmer, então esta bifurcação como eu faria
Pelo o que me falaram se faz com um "T".
- Flavio Francisco

Matias Gomes escreveu:Diego essa oscilação que ele está falando é referente a descida da água que nem sempre é a mesmo, outra coisa são as bolhas muito grandes que a água provoca durante a queda.
Será que um bublle plate resolveria o problema do tamanho das bolhas?
-
Diego da Silva Manoel

vou bolar um esquema aqui, mas se eu encanar, ja pego meu skimmer e faço outro é só pegar um cano novo e refurar mesmo.
Mas de qualquer forma vou ver isso direito.
Mas de qualquer forma vou ver isso direito.
-
Diego da Silva Manoel

um negocio que eu estava pensando.
Vamos supor temos os skimmer, ae na bomba dela, na subida de agua vem a mangueira de ar.
É possivel tunar esta entrada de ar, tipo enjentando mais ar, vamos supor com uma bomba externa ou ninguem nunca tentou isso?
Vamos supor temos os skimmer, ae na bomba dela, na subida de agua vem a mangueira de ar.
É possivel tunar esta entrada de ar, tipo enjentando mais ar, vamos supor com uma bomba externa ou ninguem nunca tentou isso?
-
Pedro Augusto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Pedro Augusto
Diego, o Fred usa compressor de ar em um modelo de skimmer dele que usa uma SB2000.
Faz isso pois a bomba puxa bem pouco ar quando tem uma coluna de água grande.
Abraços.
Faz isso pois a bomba puxa bem pouco ar quando tem uma coluna de água grande.
Abraços.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Mais ou menos isso.

A caida principal (onde vai gerar mais pressão) direta para o skimmer, regulada por um registro esférico.
O excedente, vai para o sump também.

A caida principal (onde vai gerar mais pressão) direta para o skimmer, regulada por um registro esférico.
O excedente, vai para o sump também.
Diego da Silva Manoel

otimo ja da para saber como vou fazer então.
Espero até o fim da semana eu ja ter terminado o movel com meu pai, e tambem a parte de ventilação do quarto+aquario e as instalações eletricas.
Espero até o fim da semana eu ja ter terminado o movel com meu pai, e tambem a parte de ventilação do quarto+aquario e as instalações eletricas.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
eu colocaria uma torre de equilíbrio antes de entrar no skimmer, ajudaria a diminuir consideravelmente a explosão das bolhas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Diego da Silva Manoel

Matias Gomes escreveu:eu colocaria uma torre de equilíbrio antes de entrar no skimmer, ajudaria a diminuir consideravelmente a explosão das bolhas.
Torre de equilibrio ?