Bom dia Ricardo,
Uma pena vc não querer mais comentar esse assunto, acho muito sensato o modo como vc argumenta. Discussões acabam mal quando se deixa de discutir os conceitos e se começa a discutir as pessoas (uma pena que aconteça, ai o tópico fica inútil e perdemos o tesão). Não conclui que o Sprung (

) acha o siporax inútil, conclui que ele acha desnecessário. Assim como algumas pessoas acham o ozonizador desnecessário, outras acham uma maravilha. O mesmo se aplica ao UV. O mesmo se aplica a alguns reatores. O mesmo se aplica ao siporax. O mesmo se aplica a uma porção de coisas no sistema. Além da quarentena, gosto da
filtração adicional (como colocou o Sprung) que o siporax fornece num sistema com uma camada fina de substrato e ilhas magrelas de rochas artificiais. Vc é fã de camadas altas, eu já acho esteticamente medonho (como citei em outra mensgam). Num BB com pouca rocha e muitos peixes, não acho que as rochas darão conta do recado (sim, teoricamente teríamos um belo skimmer pra compensar e uma circulação perfeita pra levar a meleca até o skimmer) mas vejo um papel importante pro siporax ai: mais
segurança pros organismos do sistema.
[]´s
R.