🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CERAMICA X ROCHA VIVA

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#21 Mensagem por Robson Sandrini »

Bom dia Ricardo,

Uma pena vc não querer mais comentar esse assunto, acho muito sensato o modo como vc argumenta. Discussões acabam mal quando se deixa de discutir os conceitos e se começa a discutir as pessoas (uma pena que aconteça, ai o tópico fica inútil e perdemos o tesão). Não conclui que o Sprung ( icon_iCo01 ) acha o siporax inútil, conclui que ele acha desnecessário. Assim como algumas pessoas acham o ozonizador desnecessário, outras acham uma maravilha. O mesmo se aplica ao UV. O mesmo se aplica a alguns reatores. O mesmo se aplica ao siporax. O mesmo se aplica a uma porção de coisas no sistema. Além da quarentena, gosto da filtração adicional (como colocou o Sprung) que o siporax fornece num sistema com uma camada fina de substrato e ilhas magrelas de rochas artificiais. Vc é fã de camadas altas, eu já acho esteticamente medonho (como citei em outra mensgam). Num BB com pouca rocha e muitos peixes, não acho que as rochas darão conta do recado (sim, teoricamente teríamos um belo skimmer pra compensar e uma circulação perfeita pra levar a meleca até o skimmer) mas vejo um papel importante pro siporax ai: mais segurança pros organismos do sistema.

[]´s

R.

Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ledo

#22 Mensagem por Ledo »

Skimmer quando sujo (mesmo Tunze) é fábrica de nitrato e fosfato.

Reator de fosfato sujo é fábrica de fosfato.

Reator de enxofre sujo é fábrica de nitrato.

Siporax sujo não rola. Substrato sujo é uma bomba. Rocha viva suja não dá coisa boa.

O dedo da sua vó, sujo e no aquário, não é bacana.

Aquário sujo é sinônimo de problemas.

Ou seja, a sujeira é quem fabrica de nutrientes.

icon_offtopic Que chatice isso

RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RicardoMiozzo
País: Brasil
Contato:

#23 Mensagem por RicardoMiozzo »

Óbvio!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Berro
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Bernardo Berro »

Pessoal, mesmo com discusoes mais calorosas, fico muito grato pela proporção que o meu topico criou, estou apredendo em dias oq nao aprenderia em anos apenas por experiencia propria. Desde já muito grato a todos!!!

Aquilo que conclui ate o extato momento é simples: Midias sujas geram fosfato e nitrato, simples e objetivo! Agradeço pela dica, naminha cabeça as midias nao deviam ser lavadas com tanto frequencia, pois minha ideia de principiante era de que se eu lavasse a ceramica, esponja e bioballs eu estaria "matando" todas as bacterias que ali foram colonizadas para contribuir com o exito do aquario.

Sobre o siporax, fiquei impressionado com o video e sua capacidade de absorção. Mas uma duvida, para que o mesmo não vire uma maquina de fosfato e nitrato, o mesmo deveria ser lavado com frequencia certo. Mas uma duvida, se eu der uma boa lavada no mesmo (semanalmente, junto com as tpa) eu não estaria retirando as bacterias beneficas ali instaladas? Como eu faria essa limpeza, com a propria agua salgada ou com agua corrente da torneira?

Desde já muito grato a todos!
Prof. Bernardo Berro
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Bernardo Berro
Apelido: Berro
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Bernardo Berro »

Basso,

Mais uma vez grato pela explicação, vejo que todos, mesmo tendendo para lados opostos, possuem base cientifica para tais argumentos. Como eu sempre falo a qualquer atleta que eu treino: A teoria sem a pratica é cega, e a pratica sem a teoria é burra... Ou seja, precisamos de base cientifica para não termos conclusoes desastrosas e incoerentes, ao mesmo tempo temos que levar para o campo pratico para saber sua real eficiencia e não ficar com blablabla de cientista que nunca vez um treinamento de campo...

Como o senhor fabrica as caixas para colocar o siporax? Sim entendi corretamente em qual camara colocar o perlon e por sua vez logo acima as caixas contendo a midia siporax. Outra duvida seria qual diferença faria em colocar o siporax em uma caixa plastica e não nas redes convencionais para midia? Se tiver alguma foto de como sao realizadas as caixas favor me enviar uma foto, inclusive pode mandar para o email da minha empresa no site abaixo.

Grande abraço, Prof Bernardo Berro
www.persoaltrainers.com.br
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Dr. VAVA
Contato:

#26 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Encima do meu sump tem uma caixa coletora com muita resina, saldo do aqua doce, por cima da resina uma camada de perlon. A água captada no tanque principal desce passa por toda a cerâmica e vai desaguar no sump. Esse sim é clean.só bombas.
Meu skimmer é externo, 2000 lts, onde coloco carvão na descida, sofrendo maior pressão.

Agora, suja.suja........Simples........... Qdo uma TPA for feita......junte as cerâmicas num balde enxague e a maior parte da sujeira será removida.

Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#27 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Nesse item.......concordo com o Basso. icon-aplauder
icon_bangin

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: XaPeToNeS
Recebeu Curtir: 2 vezes

#28 Mensagem por Renan Kfouri »

Ou seja, joguei meus 5 saquinhos de cerâmica fora de idiota? icon_thumbsdownsmileyanim icon_thumbsdownsmileyanim icon_thumbsdownsmileyanim

Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#29 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Renan Kfouri escreveu:Ou seja, joguei meus 5 saquinhos de cerâmica fora de idiota? icon_thumbsdownsmileyanim icon_thumbsdownsmileyanim icon_thumbsdownsmileyanim

Eu canso de escrever.......... "aquarismo com menos erros"

E vai ser sempre assim......."Leia, pense, reflita, discuta exaustivamente, tudo tem seus prós e contras.

Caro colega, na vida tudo muda........um dia o açucar é vilão, noutro faz bem.
Alho etc........

Tudo suja no aquário, rocha viva, substrato....cerâmica.

LAVOU TÁ NOVO icon_diablo

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#30 Mensagem por Renan Kfouri »

Mas eu fiz isso, li li li, reli reli, discuti com várias pessoas e ninguém recomendava a cerâmica..

Agora vem vocês e falam que é bom, sei lá, é de deixar louco... icon_headstars

hahahahaha

Paciência, já foi pro lixo mesmo, vou deixar meu sump só equipamentos, vidro e água (e o Perlon que eu troco semanalmente).

Abraços!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#31 Mensagem por Celso Suguimoto »

Qual a diferença no uso de uma ceramica ou siporax do q um substrato fino ou mesmo areia de praia ?

Existe necessidade tanta necessidade de "fixação de bacterias" ?

Eu fiz um teste em outro site de um reator de zeolitos da Fauna Marin... com o uso de uma fonte de carbono denitrificava... mas...até q ponto é significativo em relacao ao resto do sistema proporcionalmente ? Compensa o custo ?

Renan vc percebeu alguma diferença depois q jogou seus 5 saquinhos ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Evaristo Poggetto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#32 Mensagem por Evaristo Poggetto »

Prezado Celso e demais companheiros.

"Quem não observa, não enxerga nada".......Ponto de vista meu.

Aqueles filtros de barro...não vem com vela de cerâmica e carvão????????
Sim.........vem..........
Aqui em casa tab usamos, além de água mineral.
Voltemos ao filtro de barro.......se usá-lo, encher, com água da caixa que já decantou uma boa parcela do cloro e é água potável, a cerâmica ficará escura...........ou seja tem impurezas. Ao ficar suja a Dna espôsa joga fora..... ou retira e lava.
Sim,,,,,,,lava e repõe.....
O que estou discutindo aqui além da eficácia do elemento fitrante é onde deve ser posicionado.
Tem que ser posicionado sobre pressão e fluxo forte. Ai sim, tem o seu efeito potencializado.
É o que penso e faço.
Abraços

Carlos Toledo
Apelido: Carlos

#33 Mensagem por Carlos Toledo »

Gente... o tema era sobre midias filtrantes no SUMP com foco em Siporax.

Eu acredito no Sprung... e garanto para todos que desnecessário e inútil são iguais no texto do Sprung... quem o conhece sabe que ele não vai bater dizendo que é uma bomba... mesmo que seja, mas não vai dizer que é bom sem ser.

Eu estou tendendo a acreditar em todas as conversas que tive até hoje com o Basso, que me levam a dizer que o Miozzo tem toda a razão... Siporax junta sugeira e sugeira é a maior fonte de geração de problemas no aquario.

Desta forma, é um erro usa-lo... invista seu dinheiro em Carvão ativado de qualidadde como Hiidrocarbon ou TUNZe... que ganha mais.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

Evaristo o conceito é outro... é um suporte de fixacao de bacterias....

Pra um aquario equilibrado um bom skimmer, TPAs e um pouco de substrato bastam.

Um filtro é diferente... mesmo pq em marinho quase nao se usa filtros mecanicos... a excessao do perlon e shark bag por alguns.

Vc está se equivocando em relacao ao conceito do uso do Siporax.... ele é uma midia de suporte a bacterias.... o substrato e as rochas vivas fazem a mesma função.
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#35 Mensagem por Renan Kfouri »

Celso, respondendo í sua pergunta, não, não notei nenhuma diferença depois que tirei os saquinhos....

Sei lá, acho que é meio místico esse tema... hahahaha icon_drunk

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#36 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pois é... isso é o q eu quero dizer...

Se nao faz falta pra q usar ? Eu prefiro gastar em outras coisas q considero mais uteis. Fora o trabalho de ficar "lavando" .... Hobby pra mim é pra curtir...

Eu acho engraçado... pela net a gente enconta varios posts de q a altura do substrato nao seria importante, e q um substrato raso bastaria pro suporte das bacterias ... isso a partir de um estudo nao muito conclusivo.... entao pra que adicionar mais uma midia pra dar suporte a bacterias e ainda ter o trabalho de lavar pra nao sujar ?
ReefCelsois III

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#37 Mensagem por Robson Sandrini »

Celso Suguimoto escreveu:.... entao pra que adicionar mais uma midia pra dar suporte a bacterias

Por que dosamos vodka?

Celso Suguimoto escreveu:e ainda ter o trabalho de lavar pra nao sujar ?

Meu tio usa siporax dentro de shark bag, confeccionou umas 5 bolsas com presilhas plásticas removíveis. Tira a mídia de uma bolsa e coloca em outra, uma vez por semana. Não lava o siporax. Deixa a bolsa no cloro (é, as bolsas não duram muito). Nem dá trabalho. Pé no saco mesmo é TPA!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#38 Mensagem por Celso Suguimoto »

Robson.... e se seu tio tirar o siporax ? Será q vai notar alguma diferença significativa ? Algumas coisas tem um fator psicologico muito grande. Não estou dizendo q nao funciona... só estou dizendo q não precisa usar... dá pra ter outros tipos de "suporte pra bacteria"... nao precisa gastar com algo assim....

TPA não é apenas exportacao de nutrientes é reequilibrio quimico... infelizmente mal necessario .... rs
ReefCelsois III

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#39 Mensagem por Robson Sandrini »

Celsão, meu tio introduziu siporax num FO quando fez uma limpeza radical no display: metade das rvs cairam fora. O aqua de 200 litros dele parece uma lata de sardinha, tem mais peixe do que deveria. Gera uma carga biológica pesada. Não acredito que o skimmer [dele] sozinho dê conta de toda a meleca produzida pelos peixes. Se a meleca fica na água, precisamos de bactérias para processá-la, é esse o uso do siporax [+ vodka] no sistema dele.

Concordo com o efeito placebo de algumas coisas no sistema [fica pra outro tópico]. A questão é: qual a quantidade de bactéria necessária pra rodar o nitrogênio de determinado sistema? Se as variáveis envolvidas não tendem a seu favor [skimmer fraco, quantidade inadequada de peixes, circulação ruim, mão pesada pra alimentar etc] ou você faz muita TPA [ icon_barfy ], ou vc usa determinados reatores ou vc investe em carga bacteriana [por que usamos vodka?]. Siporax me permite adicionar determinada quantidade de bactéria por centímetro quadrado que não existiria no meu sistema (3 cm de substrato e duas torres magrelas). Se voltarmos ao tópico: qual a qualidade desejada numa rv, além da estética? Porosidade. Viu a porosidade do siporax mostrada no vídeo? Não vejo como gasto, vejo como investimento icon_assobiando

Abração,

R.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#40 Mensagem por Celso Suguimoto »

É um fish only ? Ele ja mediu o nitrato do sistema ? Bioballs por exemplo em fish only sao excelentes... é comum ver em baterias de lojas, em reefs nem tanto.

A propaganda do SIPORAX diz q denitrificaria entao nao faria sentido a necessidade de usar vodka... apenas seu uso seria o suficiente.

Eu usaria SIPORAX em um aquario hospital / quarentena e talvez em fish only... em reefs acho eu ainda acho que existem outras maneiras muito mais simples e de menor manutenção , como por exemplo o DSB normal ou remoto.

Vou dar um exemplo pratico similar... eu testei o reator de zeolitos com midia da Fauna Marin, zeolitos sao minerais conhecidos justamente pela sua grande porosidade similarmente ao SIPORAX. Realmente denitrificava... mas nao o suficiente pra resolver meu problema de nitrato na época... O topico ja nao existe mais infelizmente.... Resolvi meu problema aumentando a camada de substrato... Tbem nao estou dizendo q zeolitos nao funcionem, apenas q existe meios mais baratos e práticos de resolver isso... Talvez pra ambientes UNLS da vida possa significar a diferença entre 0.02 e 0.01 (chutes), por isso talvez o Sprung tenha dito... desnecessario....
ReefCelsois III

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”