Bom, depois de trocar meu reator de calcio, acabei adicionando uma segunda camara.
Sempre entendi que serve para elevar um pouco o PH da água e aumenta a eficiencia do Reator.
Ontem medi o calcio na saida da segunda camara e na saida do reator... e havia uma diferença de 40ppm (430 x 390) a favor da água que estava saindo diretamente do reator... ou seja...a segunda camara, da forma que montei, estava consumindo parte do calcio que eu produzia.
Como é uma montagem tabajara (usei um reator de fosfato como segunda camara) pode ser que esteja aí o problema...
Alguem já passou por isso ou tem experiência que possa dividir ?
Obrigado.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Reator de Calcio, camara dupla ou camara simples :
-
Carlos Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Carlos
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Re: Reator de Calcio, camara dupla ou camara simples :
Tenho um reator de cálcio de câmara dupla.
O PH se eleva 0,3 entre uma e outra câmara. O PH de saída está regulado em 7,0, ou seja, na primeira câmara, com 6,7. Utilizo a mídia Deltec.
A alcalinidade está em torno de 28 dKH e o nível de cálcio nunca abaixo de 600 mg/l na água de saída.
Utilizo 80 bolhas/minuto de CO2.
Como está a regulagem do seu reator?
Qual mídia você está usando?
Qual o PH de saída?
Qual a alcalinidade na saída?
Como o consumo do meu aquário é muito alto (veja pelas fotos na assinatura que tenho quase que exclusivamente SPS), a mída da Deltec foi a única que me permitiu resolver o problema de consumo de cálcio no meu reef.
Abraço
O PH se eleva 0,3 entre uma e outra câmara. O PH de saída está regulado em 7,0, ou seja, na primeira câmara, com 6,7. Utilizo a mídia Deltec.
A alcalinidade está em torno de 28 dKH e o nível de cálcio nunca abaixo de 600 mg/l na água de saída.
Utilizo 80 bolhas/minuto de CO2.
Qual o PH de saída?
Como o consumo do meu aquário é muito alto (veja pelas fotos na assinatura que tenho quase que exclusivamente SPS), a mída da Deltec foi a única que me permitiu resolver o problema de consumo de cálcio no meu reef.
Abraço
-
Carlos Toledo

60 bolhas/minuto
Misturei Tunze com ARM e aquela media que são corais mortos.
Qual o PH de saída?
6.5 na camara 1 e 7.0 na camara 2
Não consigo medi... comprei um teste barato... desses alta, media baixa...(droga)
Acho que um dos problemas que estu enfrentando dizia respeito a ter mais de 8 litros de água circulando dentro do reator livremente (14 litros total na camara e menos da 1/2 com midia). Ficava dificil baixar o PH. Completei com mais midia e mantive 60bolhas/min.
Vamos ver os resultados hoje !
60 bolhas/minuto
Misturei Tunze com ARM e aquela media que são corais mortos.
Qual o PH de saída?
6.5 na camara 1 e 7.0 na camara 2
Não consigo medi... comprei um teste barato... desses alta, media baixa...(droga)
Acho que um dos problemas que estu enfrentando dizia respeito a ter mais de 8 litros de água circulando dentro do reator livremente (14 litros total na camara e menos da 1/2 com midia). Ficava dificil baixar o PH. Completei com mais midia e mantive 60bolhas/min.
Vamos ver os resultados hoje !
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Sem ver seu reator mas sabendo do tamanho do seu sistema já falo que 60 bolhas/min não dá nem pra começar.
Qual o teste de PH que você está usando ? Se for digital está calibrado ?
Muito estranho conseguir PH de 6.5 com esse tanto de bolhas.
abraço
Qual o teste de PH que você está usando ? Se for digital está calibrado ?
Muito estranho conseguir PH de 6.5 com esse tanto de bolhas.
abraço
-
Carlos Toledo

Fred, obrigado pela ajuda... mas realmente consegui... com uma vazão minima (gotejamento pequeno).
entendi que posso (e vou subir essa quantidade de bolhas)....
Abração.
entendi que posso (e vou subir essa quantidade de bolhas)....
Abração.
- Frederico Ramos
- Acanthurus achilles

- Apelido: Fred
- Data de Nascimento: 09 Abr 1970
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 4 vezes
- Contato:
Beleza, mas com um gotejamento bem pequeno você não vai conseguir suprir esse monstro de reef seu com RA e Ca suficientes.
Experimenta deixar um fio fino e constante saindo do reator e veja quantas bolhas de CO2 vai gastar pra manter o PH em 6.5 na primeira câmara.
abração
Experimenta deixar um fio fino e constante saindo do reator e veja quantas bolhas de CO2 vai gastar pra manter o PH em 6.5 na primeira câmara.
abração