🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ocellaris com Ictio?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Mari
País: Brazil

Ocellaris com Ictio?

#1 Mensagem por Mariana »

[font=Times New Roman]Olá pessoal,
Sou nova aqui, e estou com um problema em meu aquário. Tenho um casal de ocellaris somente, e eles estão com várias pintinhas brancas pelo corpo e nadadeiras, inclusive um deles está bem "pálido", o que eu faço???? icon_crybaby icon_cry_smile Além de terem perdido um pouco de apetite, ocorreu de um dia para o outro. Meu aquário é um nano.
icon_crybaby
Obrigada!
Mariana[/font]

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: Ocellaris com Ictio?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alimentacao farta e estabilidade do sistema OU um aquario hospital.

Como vc faz o controle de temperatura do aquario ?

Peixes saudaveis normalmente nao padecem de ictio.... Poderia ser oodinium tbem cujos sintomas se confundem as vezes... mas ele é mais letal e a morte costuma acontecer mais rapidamente

Uma foto ajudaria a identificar com mais clareza
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

#3 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Mariana, conforme o Celso disse, aumentar a alimentação. Mais não exagerar.
Tive um surto de ictio no meu aquário e não perdi um peixe.
Tem uma ração muito boa. Thera +a.

Boa sorte.

Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Mariana »

Celso, eu não tenho controle de temperatura ainda, estava a adquirir, fazem 10 dias que comprei o aquario completo com o casal, água, substrato, filtro...

Victor e Celso, eu alimento eles 2 vezes por dia, vou colocando aos poucos até que comeam tudo e vou repitindo, mas de segunda pra terça eles do nada não quiseram se alimentar, até achei que meu irmão já tinha alimentado.

Será que foi mesmo oodinium? O que estava pior morreu agora pouco, e o outro está pálido também (ontem não estava), e está no fundo do aquário, irei perder ele também daqui a pouco....estou arrasada. icon_crybaby

Fiz uma TPA no sábado e a temperatura esta alguns dias a 25ºC.
Mas acontece tão rápido assim mesmo? ou eles já podiam estar infectados????
O que pode ter ocorrido? icon_crybaby

Obrigada pela atenção de vocês!
Mariana

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Está tendo um surto de oodinium em varios aquarios... poderia ser... mas ele fica com um aspecto meio aveludado.... uma foto ajudaria...

Agora... se vc está sem controle de temperatura piora as coisas... pq oscilacao de parametros é uma das piores coisas pra recuperacao de um animal... ainda mais por esses dias em q a temperatura está oscilando bastante e em um nano...
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por Mariana »

Desculpem, esqueci de colocar a foto, não sei direito ainda colocar mas está nesse link http://yfrog.com/69dsc01467cj

Ontem dava pra ver melhor as pintinhas brancas, hoje ele não está mais da cor dele normal, já está bem "desbotado", não sei se vocês conseguiram ver.

Celso, então pode ter sido a oscilação da temperatura? rápido assim mesmo? E os sinais que apresentaram de um dia pro outro? é normal?
Desculpa tantas perguntas, é que estou arrasada mesmo. icon_crybaby

Mariana

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ele está beem magro... Oscilacao de temperatura stressa o animal, contribui pra q enfraqueça

A aparencia tá meio estranha.... poderia ser oodinium mesmo... mas nao sei se é apenas apatia.

Imagem
ReefCelsois III

Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Mariana »

As pintinhas brancas que ele estava ontem não estão visíveis hoje, ele está muito pálido. Acabei de perder ele icon_crybaby icon_crybaby
Neste link tem a foto dos 2 quando chegaram. http://img251.imageshack.us/img251/6766/dsc01354v.jpg

Obrigada pela paciência Celso!

Mariana

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Mariana

Deixe o aquario sem peixes por um periodo... isso alem de contribuir pra maturacao do aquario acaba com o resto de parasitas q porventura possam existir.

Aproveite o periodo e instale um controlador de aquecimento / resfriamento
ReefCelsois III

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: XaPeToNeS
Recebeu Curtir: 2 vezes

#10 Mensagem por Renan Kfouri »

Mariana,

Que pena, é chato perder nossos "amigos" né?

Bom, bola pra frente, poste o setup do aquário com tudo que ele tem, bombas, tamanho, etc. Você já tem os testes? São fundamentais!

Onde vc o comprou?

Abraços,
Renan

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#11 Mensagem por Robson Sandrini »

Tá mais com cara de infestação por Brooklynella hostilis que por Amyloodinium. Ocellaris é extremamente suscetível ao parasita, que além dos pontos brancos e inapetência causam a "palidez" do peixe (entre outros sintomas) e mata rápido (em questão de horas em alguns casos). Acho que a Isa teve infestação e várias mortes com esse parasita. O tratamento é a base de metronidazol (o nosso Flagyl).

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#12 Mensagem por Valter Pereira »

Mariana..
Como os amigos disseram, o ideal agora é deixar o aquário vazio por um tempo para aguardar a morte dos parasitas que ai estão..

Poste um tópico sobre o seu aquário, o tamanho, tipo de substrato, quantidade de rochas, iluminação, testes, etc...
Onde todos poderão te ajudar a fornecer uma qualidade de vida ideal para os seus animais.

Mas o mais importante.
NíO DESISTA!

Infelizmente no aquarismo nós aprendemos mais com o que dá errado, pois as vezes está tudo bem e nós não sabemos nem como.. Em situações como essas procuramos mais conhecimento, aprendemos e podemos ajudar a outras pessoas no futuro.

Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por Mariana »

Obrigada a todos que estão me ajudando por aqui! sou muito grata! Esou triste por perder meus "filhos", mas não vou desistir!

Falei com a veterinária do lugar que eu comprei, e ela me disse que era veludo e ictio :-( ...

Bom, deixei o aquário funcionando, não vou desistir;
- os testes eu estava usando emprestado já que faz 10 dias que eu tinha comprado o aquário, mas já estou providenciando os meus, em vista que, eu devolvi hoje mesmo; falado em testes, quais são os mais importantes que eu preciso ter? pH, amonia, nitrito, o que mais???
- vou providenciar controlador de aquecimento / resfriamento (seria o termostato né???)

Os parasitas irão mesmo morrer no aquário funcionando? não precisarei fazer nenhuma TPA enquanto isso? Vou demorar uns dias pra colocar peixes lá, pra ajudar!

Meu aquário:
Boyu JDG - 270 - 19L
Filtro boyu em cascata- WF 2025 - fluxo de 300l/h ( tá certo colocar assim?)
Iluminação boyu - FD - J9, 9W LED.
Substrato - aragonita

É isso, tá certo da maneira que eu passei? Estou aprendendo!

Mariana

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#14 Mensagem por Celso Suguimoto »

Deixe algumas semanas sem nenhum peixe... os parasitas morrem por falta de hospedeiro.

Vc colocou os peixes imediatamente após a montagem ? Aquarios marinhos precisam de um tempo de maturacao.

Da uma lida no material do Julio alguns topicos acima... tem varias dicas boas pra quem ta iniciando no hobby.

Vc precisa de aquecimento e refrigeracao. Aquecimento pode ser um termostato pra refrigerar um controlador de temperatura com uma ventoinha.

O problema de aquarios tao pequenos é q os parametros oscilam muito rapidamente, por isso pra quem tá começando no hobby recomendam aquarios maiores.... é mais facil de manter.
ReefCelsois III

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Renan Kfouri »

Exatamente!

As pessoas confundem achando que aqua pequeno é mais fácil, mas não é! É muito mais complexo.

Agora é ter paciência, e bola pra frente!

Boa sorte!

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#16 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Mariana, Com isto que acomte..eu vc deve está na lona. ( icon_cry_smile ) e vai ter que come...ar do 0000 só espero que até lá estude um pouco mais sobre qualiddade de agua do seu aqua antes de colocar peixes nele denovo. to sem saber o que falar pra vc, unica coisa que posso falar (é) isto que aconte..eu é icon_crybaby. so espero que da pro..ma vez tenha mais sorte. icon_cry_smile icon_crybaby

James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: James Bond

#17 Mensagem por James Torres »

Mariana , eu tive o mesmo problema ressentimente , um peixe que comprei contaminou os outros e todos morreram , a doença era oodinium ...
Agora meu aquario está de quarentena pra acabar com o ciclo da doença , o periodo que tem que ficar sem peixes é de 60 dias , pra vc não correr o risco de por um peixe e o parasita ainda está no aquario ...
Depois desse tempo vc pode voltar a povoar o aquario , não desista . Boa sorte !

Mariana
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#18 Mensagem por Mariana »

Boa noite,

Celso, quando comprei, ele já estava pronto, montado, e só foi desmontado e trouxe pra casa e montei ele aqui, toda a água que foi usada já era de um aquário de onde comprei. Achei o material do Julio, vou ler sim!

Renan: Não sabia que um pequena era mais complicado :-( , mas já estou aprendendo, do pior jeito mas estou...

James: Tenho que esperar 60 dias mesmo??

Obrigada pessoal!
Mariana

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Infelizmente o ideal é esperar esse periodo pra evitar resquicios de parasitas q possam ainda existir
ReefCelsois III

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#20 Mensagem por Renan Kfouri »

Isso se foi oodinum mesmo. Pra mim isso era ictio em estagio avancado, oodinum não da que nem agua assim não...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”