🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Colagem de vidro com aquario cheio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Daniel
País: Brasil

Colagem de vidro com aquario cheio

#1 Mensagem por dletieri »

Pessoal...
Estou incomodado com a minha trava transversal.... Meu aqua tem 80x40x50 (c x l x a) e uns 12 cm de substrato. Vidro de 6mm...

Quando o cara montou pra mim, ele fez com uma trava transversal, e não francesa. Como já estava feito, não discutí.

Depois de uns dois dias de cheio o aquario, a trava simplesmente descolou!!! Os vidros da frente e do fundo cederam quase meio centimetro cada um, e o vidro da trava estava caido dentro do aquario (sendo segurado apenas por uma das pontas...).

Chamei o cara aqui em casa, e no domingo mesmo ele colou... Ele colou em baixo da trava um filetinho de vidro... vica como se a trava estivesse apoiada nele, sabem? Tá.... Depois de dois dias completei de agua, e depois de uns 4 dias a trava soltou de novo....

Ai fiquei bravo, o cara voltou em um momento em que eu não estava em casa... aí ele pegou um outro vidro e colou em cima daquele que já estava ali. Ficou então duas travas uma em cima da outra.

Hoje, depois de um pouco mais de dois meses de aquario, esta trava está cheia de sal e sei lá mais o que no meio... ela fica esbranquiçada.... horrivel....

Queria muuuuuito poder trocar esta trava por uma francesa... MAS não dá mais pra esvasiar o aquario para isto... O que seria possível é tirar uns 18 cm de agua (quase metade...).

Será que é possível descolar estas travas? Existe alguma técnica? Dá pra fazer uma trava externa de madeira pra segurar o aqua enquanto ele está sem trava em transversal?

Alguém já passou por coisa parecida? icon_crybaby
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Colagem de vidro com aquario cheio

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Coisa parecida muitos devem ter passado.

1º- 6 mm não me parece uma espessura inadequada para seu aquario, mas o fato de ficar descolando me preocupa, verifique a espessura se é 6 mm realmente, parece que esta flechando muito.

2º- A trava transversal deve ser reforçada na area de adesão, assim é muito normal se verificar mais um filete de vidro previamente já colado nesta area, assim o fato de não ter este reforço inicial facilita o descolamento desta trava e o flechamento aparece, se não foi feito, ou por confiança em excesso ou por descuido ou em pior dos casos pouco conhecimento em montagem de aquarios grandes, e neste caso todo projeto pode estar comprometido.

3º- Silicone soltando facilmente, hummm, ou mal colado, ou tensão elevada, ou qualidade, verifique qual a marca.

4º- ele tem travamento inferior?

No seu caso ainda não se tem animais, esgote o maximo possivel de agua, guarde em baldes, retire todo silicone velho com estilete, com cuidado e qualidade, nao deixe residuos, limpe com alcool toda borda, limpe uma dusa tres quatro, quantas achar necessario, termine com um papel toalha seco, se o vidro voltou a posição original, pode ser que de para travar com a francesa, recorte o vidro no tamanho desejado, dois filetes, um sobre a borta superior e outro pela parte interna, use silicone para aquarios siltrade.

se nao for possivel refazer a trava francesa, faça a transversal mesmo, mas faça a ancoragem adequada mais de um vidro, sacou.
espere 24 horas, veja a recomendação de cura total pelo fabricante para encher.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: James Bond

#3 Mensagem por James Torres »

Daniel , tudo blz?
Tenho um aquario de 200 litros ... 130x33x50 , e tirei duas travas transversal enormes e colei umas travas francesas com o aquario cheio ...
Fiz o seguinte , mandei fazer uma trava de aluminio , tipo um L duplo... coloquei a trava de aluminio temporariamente enquanto tirava a trava tranversal e colova a trava francesa ...
Com uma gilete cortei as travas tranversais ... deu trabalho hein ...rsrsrssss
Aí a trava de aluminio segurou o vidro pra ele não abrir ... depois levantei um pouco a trava de aluminio , pois tinha uma curva de uns 5 cm ... e colei uns filetes de vidro de 8mm fazendo o travamento frances ...
esperei uns 30 dias pra ter certeza que o silicone tinha secado e tirei a trava de aluminio que segurava o meio do aquario para o vidro não abrir ...
Prontinho o vidro não abriu mais .... espero ter ajudado ... boa sorte

Imagem

Olha a foto da trava de aluminio segurando o vidro pra não abrir ...

dletieri
Apelido: Daniel

#4 Mensagem por dletieri »

Mauro Becker escreveu:1º- 6 mm não me parece uma espessura inadequada para seu aquario, mas o fato de ficar descolando me preocupa, verifique a espessura se é 6 mm realmente, parece que esta flechando muito.

É... Eu achei que não... Mas.... rs

Mauro Becker escreveu:2º- A trava transversal deve ser reforçada na area de adesão, assim é muito normal se verificar mais um filete de vidro previamente já colado nesta area, assim o fato de não ter este reforço inicial facilita o descolamento desta trava e o flechamento aparece, se não foi feito, ou por confiança em excesso ou por descuido ou em pior dos casos pouco conhecimento em montagem de aquarios grandes, e neste caso todo projeto pode estar comprometido.

A primeira vez não tinha... Ele acrescentou depois da primeira descolagem... A desculpa foi a mudança da marca do silicone (?)... mas sei lá...

Mauro Becker escreveu:4º- ele tem travamento inferior?

Transversal tb...

Mauro Becker escreveu:No seu caso ainda não se tem animais, esgote o maximo possivel de agua, guarde em baldes, retire todo silicone velho com estilete, com cuidado e qualidade, nao deixe residuos, limpe com alcool toda borda, limpe uma dusa tres quatro, quantas achar necessario, termine com um papel toalha seco, se o vidro voltou a posição original, pode ser que de para travar com a francesa, recorte o vidro no tamanho desejado, dois filetes, um sobre a borta superior e outro pela parte interna, use silicone para aquarios siltrade.

Então... Tenho animais sim... tres peixes e vários corais... Camarão, Eqp de limpeza, etc...
Eu acho que a maior dificuldade agora é conseguir retirar: 1 - A segunda trava transversal que foi coloada sobre a primeira, 2- A trava transversal velha e 3 - Os dois filetes...

Com a idéia do James Torres, acho que será possível fazer... Só não sei ao certo agora como tirar... Aff...

Mauro Becker escreveu:
se nao for possivel refazer a trava francesa, faça a transversal mesmo, mas faça a ancoragem adequada mais de um vidro, sacou.
espere 24 horas, veja a recomendação de cura total pelo fabricante para encher.

Eu quero refazer para poder fazer a francesa...
Se der certo, documento td aqui no forum...

James... Gostei da ideia da trava de alumínio... Vou tentar fazer uma igual....

Na hora de fazer a trava, eu posso montar o quadro da trava francesa fora e esperar ele secar, aí só colar o quadro na boca do aquario??
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: James Bond

#5 Mensagem por James Torres »

Daniel , vc pode fazer o quadro de travas francesas fora sim , depois vc coloca em cima do aquario ....
Usei pra colar o metodo com palitinho do Matias , é bem mais facil de colar ...
É só vc colocar uns palitinhos de dentes passar o silicone e depois ir tirando os patinhos pra fazer a colagem ... boa sorte...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”