Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
URGENTE - SPS perdendo tecido, preciso de ajuda!
-
RenatoHilkner
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: RenatoHilkner
- País: Brasil
URGENTE - SPS perdendo tecido, preciso de ajuda!
Caros amigos, como vão?
Comprei 4 novos SPS na terça. Foram postados no final da tarde da quarta e chegaram quinta de manhã, acho que menos de 18h de viagem e a água estava fria ainda.
Acontece que um deles perdeu muito tecido de ontem pra hj. Os parâmetros do aquário já estão estabilizados há muito tempo, tenho outros 10 sps que vão indo muito bem, assim como os demais que chegaram ontem, que aparentam estar muito bem.
Há algo que eu possa fazer, ou só dar tempo ao tempo e rezar por melhoras?
Os corais comprados são:
Acropora Acuminatta Mars Attack
Acropora Millepora Superman
Acropora Purple Invader
Acropora Coralineana Banana
A Mars Attack que tá mal!
O aquário tem 360l + 80 sump, uns 380 de volume total. Skimmer Octopus OCTX 200, temperatura entre 26.8 e 27.3, parâmetros 100%, bailling e método zeólito + vodka.
Valeu,
Renato Hilkner
Comprei 4 novos SPS na terça. Foram postados no final da tarde da quarta e chegaram quinta de manhã, acho que menos de 18h de viagem e a água estava fria ainda.
Acontece que um deles perdeu muito tecido de ontem pra hj. Os parâmetros do aquário já estão estabilizados há muito tempo, tenho outros 10 sps que vão indo muito bem, assim como os demais que chegaram ontem, que aparentam estar muito bem.
Há algo que eu possa fazer, ou só dar tempo ao tempo e rezar por melhoras?
Os corais comprados são:
Acropora Acuminatta Mars Attack
Acropora Millepora Superman
Acropora Purple Invader
Acropora Coralineana Banana
A Mars Attack que tá mal!
O aquário tem 360l + 80 sump, uns 380 de volume total. Skimmer Octopus OCTX 200, temperatura entre 26.8 e 27.3, parâmetros 100%, bailling e método zeólito + vodka.
Valeu,
Renato Hilkner
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Re: URGENTE - SPS perdendo tecido, preciso de ajuda!
Se a perda está sendo rapida provavelmente é RTN... ele deve ter sentido o transporte.... A melhor forma q usei pra resolver isso é fragmentar o coral retirando a parte morta...
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
RenatoHilkner

Só pode ser... e vai ser complicado fragmentá-lo, pois tem uns 2-3cm e já perdeu 70-80% do tecido.
Bom, apesar dos parâmetros estarem zerados pra nitrato, nitrito e amônia e os outros corais estarem bem, agora no almoço troquei o carvão e coloquei um saquinho de 350ml de zeólito direto no sump... dosei 0,5ml a mais de vodka hoje (normalmente é 2,8ml, hoje foi 3,3)...
Chegando em casa verificarei se tem alguma parte que ainda dá pra fragmentar.
Valeu!
Bom, apesar dos parâmetros estarem zerados pra nitrato, nitrito e amônia e os outros corais estarem bem, agora no almoço troquei o carvão e coloquei um saquinho de 350ml de zeólito direto no sump... dosei 0,5ml a mais de vodka hoje (normalmente é 2,8ml, hoje foi 3,3)...
Chegando em casa verificarei se tem alguma parte que ainda dá pra fragmentar.
Valeu!
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
- Recebeu Curtir: 1 vez
provavelmente é rtn mesmo, devido ao stresse do transporte e/ou aclimatação na hora de colocar no reef.
vc sabe dizer se o reef que estes sps estavam favia uso de algum método probiótico?
abs
vc sabe dizer se o reef que estes sps estavam favia uso de algum método probiótico?
abs
-
RenatoHilkner

Não sei quanto aos métodos probióticos, mas será que isso influencia?
Não acredito que esses métodos possam causar um impacto tão imediato e devastador. Já ouvi falar em bleaching por falta de nutriente, mas não em morte súbita.
Aclimatação também foi lenta, uns 45min gotejando água do aquário até triplicar o volume da água que veio, ai já foi pro reef. Só tenho quarentena pra corais moles, para SPS acho pouco necessário e é quase impossível ter bons parâmetros em um aquários tão pequenos.
Bom, a noite vejo como ele está, qualquer sugestão será muito bem vinda!
Não acredito que esses métodos possam causar um impacto tão imediato e devastador. Já ouvi falar em bleaching por falta de nutriente, mas não em morte súbita.
Aclimatação também foi lenta, uns 45min gotejando água do aquário até triplicar o volume da água que veio, ai já foi pro reef. Só tenho quarentena pra corais moles, para SPS acho pouco necessário e é quase impossível ter bons parâmetros em um aquários tão pequenos.
Bom, a noite vejo como ele está, qualquer sugestão será muito bem vinda!
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Sim, concordo com o Ronaldo, RTN, e pode ter desencadeado ainda no corte la no reef de origem.
Se conseguir separar uma parte ainda, vale a tentativa, do contrário, é torcer pelos outros mesmo.
Se conseguir separar uma parte ainda, vale a tentativa, do contrário, é torcer pelos outros mesmo.
Marcelo
- Diplectrum formosum

- Apelido: Martche
- Data de Nascimento: 14 Mai 1969
Gente, sou novo por aqui e estou com problemas com minha kenia, ela foi parcialmente comida e acredito que foi uma larva de fogo, será que alguem pode me dar uma dica de como combater essa praga?
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Marcelo dificilmente um fireworm vai comer um coral... o q deve estar acontecendo é alguma necrose no tecido e nao o verme comendo o coral.
O mais pratico nesse caso é remover a parte afetada e desinfetar a área de corte
O mais pratico nesse caso é remover a parte afetada e desinfetar a área de corte
ReefCelsois III
-
Marcelo
- Diplectrum formosum

Valeu Celso, eu já havia feito isso, a coisa aconteceu da noite para o dia e me deixou bastante chateado pois eu a comprei com apenas 3cm e agora ela estava com mais de 10cm, lindissima e muito saudável. Vamos esperar para ver no que dá, estou pensando em montar um nano só pra recuperação dos enfermos. quem sabe não seria melhor né?
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
-
Salvador Sco
- Diplectrum formosum

- Apelido: Sal
- Data de Nascimento: 10 Dez 1980
Olá amigo,
Procure comprar mudas sempre cicatrizadas.
Abraço e boa sorte!
Procure comprar mudas sempre cicatrizadas.
Abraço e boa sorte!
-
Marcelo
- Diplectrum formosum

Ronaldo, boa tarde, sou novo por aqui e tenho uma dúvida, será que pode me ajudar?
O que é a vodka que foi citada na conversa anterior?
O que é a vodka que foi citada na conversa anterior?
- Marcio Gielfi
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: TD
- Recebeu Curtir: 5 vezes
A muda estava feita a quanto tempo ?
Se ela foi feita no dia em que voce comprou, isto aumenta muito a chance de dar problema, pois o coral já sente o corte, fica com tecido machucado na base.
Voce deveria ter dosado menos vodka e não mais ... muito carbono no reef também branqueira coral, pricnipalmente se ele veio de um aquário que não usava carbono.
Se ela foi feita no dia em que voce comprou, isto aumenta muito a chance de dar problema, pois o coral já sente o corte, fica com tecido machucado na base.
Voce deveria ter dosado menos vodka e não mais ... muito carbono no reef também branqueira coral, pricnipalmente se ele veio de um aquário que não usava carbono.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
-
Marcelo
- Diplectrum formosum

Amigos, bom dia,
Sou novo em salgados e gostaria de saber o que é vodka que é citada nos textos, agradeço a ajuda.
Sou novo em salgados e gostaria de saber o que é vodka que é citada nos textos, agradeço a ajuda.
- Ediomar Luzia
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Edinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 9 vezes
- Contato:
Olá Marcelo, a vodka que o pessoal comenta é ela, a boa e velha amiga dos russos e muitos outros amantes de etílicos...sahashash...
O princípio do método é alimentar as bactérias que fazem o ciclo do azoto (nitrogênio) com o carbono proveniente da vodka, ajudando a controlar os nitratos e fosfatos do reef. E também se embebedar...
Veja este tópico, vai te ajudar.
viewtopic.php?f=45&t=921
O princípio do método é alimentar as bactérias que fazem o ciclo do azoto (nitrogênio) com o carbono proveniente da vodka, ajudando a controlar os nitratos e fosfatos do reef. E também se embebedar...
Veja este tópico, vai te ajudar.
viewtopic.php?f=45&t=921