Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Instalei o novo reator com controlador de PH, bomba dedicada pra ele e está havendo muita ocilação entre o número de bolhas de CO2. Pelo noite deixo 60 BPM e amanhece 33BPM e depois aumenta de novo sozinho.
As únicas probalidades pra isso, elenco: 1ª) válvula solenóide ( que esquenta bastante ) em função de dilatação, pode fazer alterar a passagem de CO2 2ª) a torneira de ajuste do gotejamento estar colocada na saída (conforme manual) e não antes da entrada como muito usuários fazem. Alguém já passou por isso?
obrigado Mathias, Vou aproveitar e desisntalá-lo, ele só está lá para medir ORP, não estou injetando ozônio.
Quanto ao reator, pra vocês terem um idéia, ontem a noite estava 112BPM, PH em 6,57, Kh em 23. Estava tudo bem. Hoje pela manhã, apenas 24BPM e Ph 7,11. Só pode ser a solenóide, se der tempo, í noite, vou retirá-la pra ver se resolvo o problema.
Ivan Durante a noite, o pH do aquário tende a cair, o que leva o controlador a reduzir a quantidade de bolhas de CO2. Com o acender das luzes o pH torna a subir e o controlador aumenta as bolhas. Esta é a função dele.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.
1- Regulagem da pressão do cilindro - Valvula e Solenoide seriam os provaveis vilões. 2- Aumento da pressão interna no reator - Como a água é injetada no reator ? por uma bomba ? usando a coluna dágua ? - Como a água é travada no gotejamento ? o gotejamento da água está constante ?
Junio: não tem nenhuma tomada ligada no controlador. Ele está apenas medindo o Ph, logo, acredito que o que vem ocorrendo não é mesmo normal.
Ronaldo: se estivesse enferrujada por dentro ou entupida, eu acho que ela simplesmente não deixaria passar tanto CO2 mas não fazer variar a quantidade entre a manhã e a noite.
Carlos: se demorar pra pegar as mudas que te prometi elas vão virar colônias.... hehehe Estou alimentando o reator com uma bomba boyu dedicada exclusivamente pra ele. felizmente, o fluxo de água na saída não está alterando. E Kh do aquário já está subindo devagarinho...
Tirei na solenóide e estou com esperança de que o problema se solucionará. Amanhã de manhã terei a certeza.
infelizmente não deu resultado. O PROBLEMA NíO ERA A SOLENOIDE.
olha que já troquei até de reator pra ver se resolvia.
com o cilindro de 2kg, com outra válvula de topo e a mesma de regulagem fina, o problema também ocorria. mas fico pensando o que muda de uma hora pra outra. Pensemos..... Se a válvula estivesse entupida, isso não faria variar a quantidade liberada de CO2, ok!? Se amanhece com 1/5 da quantidade de bolhas da noite, o que muda para que isso ocorre. Basicamente, iluminação dentro do armário. Em que isso poderia afetar? penso que pode esquentar um pouco a válvula de regulagem fina, dilatá-la de alguma forma, e diminuir a passagem de CO2. Esta noite, não vou ligar a luz do refúgio pra ver se volto a perder liberação.
Eu sempre tenho problema de saída de água... que constantemente altera o fluxo... aí aumenta a pressão e diminui as bolhas... mas isso com o tempo vai normalizando.
Se você acredita que a Bomba Boyu não altera a pressão de água por variação da corrente eletrica, realmente sua única alternativa de solução está na valvula de regulagem do CO2... trocar parece uma boa alternativa.
Fala Ivan, tenho este problema aqui em casa tambem, minha valvula de ajuste é da Farmabras, e ja esta velha, o técnico onde carrego o cilindro, disse que poderia ser ferrujem interna na valvula, pois o fluxo de bolhas varia devido o ferrujem segurar as bolhas como dependem da pressão da bomba e do cilindro,ao segurar bastante bolha ele acaba liberando-as mais rapido, e em seguida começa a segurar de novo. entendeu? abs
entendi Ronaldo. Faz sentido. Vou dar uma chegado no Brás e me informar, embora não parece enferrujada. Você acha que a válvula de topo também pode estar com problema?
Em casa, já aloprei uma vez com a valvula solenoide, depois aloprei com a bomba que alimentava o reator e assim por diante.
Aqui, resolvi quando deixei de controlar as bolhas e passei a controlar apenas o pH na saída, e o cálcio do sistema, com o auxilio de um leitor eletronico para o pH, passei a monitorar isso.
Troquei a alimentação do reator, em vez de uma bomba dedicada, coloquei uma derivação da caida, em um mangueirinha de silicone (pouca água) com um regulador para controlar a saída. A saída do reator passou a ser regular, usava midia Deltec, a saida em 6,7 e o sistema todo em 8,2, oscilava a noite o sistema pra 8,00 e o reator chegou a 7,1, mas, o cálcio nunca baixou de 450 e o pH do sistema nunca oscilou mais que 7,9 e 8,3 isso em semanas.
Agora, desmontei o reator e adequei todo o sistema para Balling, com tres bombas dosadoras peristalticas, injetando em cada uma delas e em horários diferentes, pH estavel em 8,2 (dia) e 8,1 (noite), cálcio em 450 e RA 9.
Tem um mes que não altera absolutamente nenhum desses parametros.
Me parece que dificilmente o pessoal consegue deixar o reator com um "relojinho", será?
Algumas certezas eu já tenho: 1) o problema não está na solenoide. 2) A bomba dedicada está tenda a mesma vazão, independetemente da quantidade de bolhas, durante o dia ou noite. 3) Co2 está oscilando demais e não tem nada de eletrônico alterando.
Ivan, depois de tudo isso, so vejo duas oportundiades:
1- A Bomba varia sim durante o dia e a noite, porém o gotejamento se mantem por que você estrangulou a saida com uma boa torneira. - Quando aumenta a força da bomba, aumenta a pressão e as bolhas diminuem. 2- A valvula reguladora do CO2 está solta ou instável.