Olá amigos,
Sou iniciante em aquario marinho, e completamente ignorante em relação a mudas, sejam elas plantas, corais e etc. Nem de pé de feijão que a gnt plantava eu entendo.rs
O fato é que possuo uma Kenya que está enorme, mal consegue ficar em pé de tçao grande. Possui vários "galhos" e ramificações. No entanto, me aconselharam a fazer mudas, uma vez que meu aqua possui uma forte circulação de agua e a base mal está aguentando tantas ramificações.
Assim sendo, gostaria da ajuda de vcs para seccionar tais mudas. Minhas dúvidas:
1) O que serias uma muda da Kenya? (acredito que seja lgo que saia do caule secundário, certo?)
2) Como faço essa secção? Posso usar tesoura ou estilete? Qual o melhor?
3) Existe probabilidade de infecção por parasitas, já que ela vai está "machucada", ou seja, aberta para parasitas e etc?
Enfim, toda informação é muito bem vinda.
Fico no aguardo.
Beijos e abraços
Thais
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
COMO FAZER MUDA DE KENYA
-
Thais Rabha
- Diplectrum formosum

- Apelido: Thais
- Data de Nascimento: 14 Mar 1983
- País: Brasil
- Valter Pereira
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Nuno
Re: COMO FAZER MUDA DE KENYA
Bem vinda Thais.
Seguinte.. a muda consiste em um pequeno pedaço do coral.
Que um dia será do tamanho que o seu coral está.
Na verdade, sua Kenya já foi uma muda..
As vezes, a kenya costuma soltar mudas pelo aquário. Ela simplesmente se "desfaz" de um "braço", que vai rolando pelo aquário até se fixar em alguma rocha.
Para fazer uma muda, pode usar um estilete, gilete, tesoura, ou até amarrar uma linha um pouco mais apertada que o coral pode acabar se dividindo.
Mas o ideal é cortar de uma vez só, um corte seco e rápido. Se a tesoura ou estilete estiverem cegos, pode acabar matando o coral.
Sim, o coral corre o risco de infeccionar e vc perder a muda e o coral principal, mas se o aquário estiver bem estabilizado isso fica mais dificil de acontecer. Quando for fazer as mudas, faça poucas, pois assim fica mais fácil do coral se recuperar e cicatrizar bem.
Separe um pote com agua do aquário(pode ser desses de sorvete), coloque o coral nele, corte as mudas (apenas os braços que estiverem sobrando, nunca a base do coral) coloque as mudas no pote. Vc pode adicionar iodo a essa agua e deixar lá por uns 20 minutos. O iodo ajuda na cicatrização. Se quiser, pode aproveitar para já fixar os corais em rochas com um elástico não muito apertado, para não machucar nem dividir mais ainda a muda. Depois de uns 30 minutos volte o coral e as mudas para o aquário e descarte a agua do pote.
Os corais podem babar um pouco quando cortados, por isso deve descartar a agua do pote.
Em aproximadamente 15 dias os corais e as mudas já devem estar cicatrizadas e fixas, e podem ser vendidos, doados ou trocados por outros animais.
Fiz algumas mudas de um Leather Umbrella que detalhei neste tópico aqui.
É praticamente o mesmo princípio.
Sem segredo.
Hj, 6 meses depois, meu coral está quase do tamanho que estava quando eu o comprei, e super saudável.
Qualquer dúvida.. é só falar.
Boa sorte com as mudas.
Abrásss...
Seguinte.. a muda consiste em um pequeno pedaço do coral.
Que um dia será do tamanho que o seu coral está.
Na verdade, sua Kenya já foi uma muda..
As vezes, a kenya costuma soltar mudas pelo aquário. Ela simplesmente se "desfaz" de um "braço", que vai rolando pelo aquário até se fixar em alguma rocha.
Para fazer uma muda, pode usar um estilete, gilete, tesoura, ou até amarrar uma linha um pouco mais apertada que o coral pode acabar se dividindo.
Mas o ideal é cortar de uma vez só, um corte seco e rápido. Se a tesoura ou estilete estiverem cegos, pode acabar matando o coral.
Sim, o coral corre o risco de infeccionar e vc perder a muda e o coral principal, mas se o aquário estiver bem estabilizado isso fica mais dificil de acontecer. Quando for fazer as mudas, faça poucas, pois assim fica mais fácil do coral se recuperar e cicatrizar bem.
Separe um pote com agua do aquário(pode ser desses de sorvete), coloque o coral nele, corte as mudas (apenas os braços que estiverem sobrando, nunca a base do coral) coloque as mudas no pote. Vc pode adicionar iodo a essa agua e deixar lá por uns 20 minutos. O iodo ajuda na cicatrização. Se quiser, pode aproveitar para já fixar os corais em rochas com um elástico não muito apertado, para não machucar nem dividir mais ainda a muda. Depois de uns 30 minutos volte o coral e as mudas para o aquário e descarte a agua do pote.
Os corais podem babar um pouco quando cortados, por isso deve descartar a agua do pote.
Em aproximadamente 15 dias os corais e as mudas já devem estar cicatrizadas e fixas, e podem ser vendidos, doados ou trocados por outros animais.
Fiz algumas mudas de um Leather Umbrella que detalhei neste tópico aqui.
É praticamente o mesmo princípio.
Sem segredo.
Hj, 6 meses depois, meu coral está quase do tamanho que estava quando eu o comprei, e super saudável.
Qualquer dúvida.. é só falar.
Boa sorte com as mudas.
Abrásss...
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Meu problema sempre foi como evitar da Kenya soltar mudas.
aguarde e vera.
aguarde e vera.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
-
Bruno Luiz
- Usuário Comercial
- Apelido: Bruno Luiz
- Data de Nascimento: 26 Dez 1992
- País: Brazil
enquanto umas não soltam mudas e seus donos querem partilas, outras se proriferam pelo aquario vai enteder esta natureza
[align=center]Empório do Aquario
Suplementos - Remedios - Alimentos - Sal Sintetico - Skimmers - Bombas - e equipamentos em geral.
Contato: +55 (11) 8076-3134[/align]
Suplementos - Remedios - Alimentos - Sal Sintetico - Skimmers - Bombas - e equipamentos em geral.
Contato: +55 (11) 8076-3134[/align]
-
Thais Rabha
- Diplectrum formosum

- Apelido: Thais
- Data de Nascimento: 14 Mar 1983
Pessoal,
Mto obriagada pela ajuda!
Fiz exatamente como vc falou, Valter. De início tentei colar a mudinha em rochas c super bonder mas nao dava certo. Ela sempre soltava.Tentei fixar com Durepox, mas também não deu certo. Ela voou.
Enfim, desisti de procurá-la pelo aquário, quando então fui ajeitar umas coisas nele e a achei escondida numa rocha e, pasmem, ela estava fixa.rs
Finalmente, consegui fixar com um elástico e agora vou dar mais uns 10 dias para tirá-lo.
Estou aguardando ansiosamente!!!=))
Beijos em todos
Thais
Mto obriagada pela ajuda!
Fiz exatamente como vc falou, Valter. De início tentei colar a mudinha em rochas c super bonder mas nao dava certo. Ela sempre soltava.Tentei fixar com Durepox, mas também não deu certo. Ela voou.
Enfim, desisti de procurá-la pelo aquário, quando então fui ajeitar umas coisas nele e a achei escondida numa rocha e, pasmem, ela estava fixa.rs
Finalmente, consegui fixar com um elástico e agora vou dar mais uns 10 dias para tirá-lo.
Estou aguardando ansiosamente!!!=))
Beijos em todos
Thais