Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Comportamento estranho dos corais
- michelcarvalho
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: michel
- Data de Nascimento: 27 Mar 1980
- País: brasil
Comportamento estranho dos corais
Bom dia, pessoal.
Tenho um aquário montado há 4 meses. É um Boyu TL550, de 130L. Tenho alguns corais e 4 ocellaris nele. Quanto aos corais, alguns deles não estão se abrindo totalmente, o que está me deixando preocupado. Os peixes-palhaço estão crescendo super bem, e se alimentando melhor ainda.
Minha dúvida é se existe alguma forma de fazer os corais abrirem totalmente. Seguem os parâmetros do AQUA:
Ph: 8.2-8.4
Kh: 6
Cálcio: 450
Densidade: 1025
Nitrito e Amônia: ZERO
Nitrato: 10 ppm (escala menor do teste Red Sea)
Fosfato: ZERO
Temperatura: 26 graus, mantida com CHILLER.
Percebo algumas algas marrons no vidro do fundo do display, bem como na superfície das rochas vivas (em algumas regiões). Estou utilizando uma bomba RESUN de recirculação interna de 2000L/h, além da bomba de recalque de 720L/h.
Os corais que tenho: Hammer (pouco aberto), FROG (pouco aberto), TRUMPET(pouco aberto), SUNCORAL(abre-se totalmente), GALAXEA(pouco aberta), CLOVES(bem aberto), MUSHROOM(pouco aberto).
Minha iluminação é de 2PL de 24w, com 10 a 11h de iluminação diária.
Alguém pode me dar uma dica, de como fazer os corais se abrirem ?
obrigado ! e um abraço a todos !!!!!
Tenho um aquário montado há 4 meses. É um Boyu TL550, de 130L. Tenho alguns corais e 4 ocellaris nele. Quanto aos corais, alguns deles não estão se abrindo totalmente, o que está me deixando preocupado. Os peixes-palhaço estão crescendo super bem, e se alimentando melhor ainda.
Minha dúvida é se existe alguma forma de fazer os corais abrirem totalmente. Seguem os parâmetros do AQUA:
Ph: 8.2-8.4
Kh: 6
Cálcio: 450
Densidade: 1025
Nitrito e Amônia: ZERO
Nitrato: 10 ppm (escala menor do teste Red Sea)
Fosfato: ZERO
Temperatura: 26 graus, mantida com CHILLER.
Percebo algumas algas marrons no vidro do fundo do display, bem como na superfície das rochas vivas (em algumas regiões). Estou utilizando uma bomba RESUN de recirculação interna de 2000L/h, além da bomba de recalque de 720L/h.
Os corais que tenho: Hammer (pouco aberto), FROG (pouco aberto), TRUMPET(pouco aberto), SUNCORAL(abre-se totalmente), GALAXEA(pouco aberta), CLOVES(bem aberto), MUSHROOM(pouco aberto).
Minha iluminação é de 2PL de 24w, com 10 a 11h de iluminação diária.
Alguém pode me dar uma dica, de como fazer os corais se abrirem ?
obrigado ! e um abraço a todos !!!!!
- Valter Pereira
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Nuno
Re: Comportamento estranho dos corais
Michel..
O mais provável é que a iluminação esteja fraca para eles..
Se trocar as pls por de 34W ja melhora um pouco, se puder colocar 3 de 34W ficaria melhor ainda.
Quanto tempo faz que está com esses corais? Eles sempre abriram assim?
No mais.. os parâmetros estão ótimos.
Abráss..
O mais provável é que a iluminação esteja fraca para eles..
Se trocar as pls por de 34W ja melhora um pouco, se puder colocar 3 de 34W ficaria melhor ainda.
Quanto tempo faz que está com esses corais? Eles sempre abriram assim?
No mais.. os parâmetros estão ótimos.
Abráss..
- Sued Junior

- Apelido: Sued Junior
Amigo, verifique se não teve nada de cobre na agua, se possível compre um teste, o cobre causa este tipo de problemas em corais mais fracos, o que você citou que não esta abrindo bem por ex.
A iluminação esta fraquíssima, o ideal e 1w por L, eu colocaria 130W de lâmpadas a sua escolha, no mínimo!!, o ideal é 1.5 a 2w por L pra maioria dos corais, abraços
Minha opinião tem cobre na agua, mais pode ser sim a iluminação fraca.
A iluminação esta fraquíssima, o ideal e 1w por L, eu colocaria 130W de lâmpadas a sua escolha, no mínimo!!, o ideal é 1.5 a 2w por L pra maioria dos corais, abraços
Minha opinião tem cobre na agua, mais pode ser sim a iluminação fraca.
A gloria de deus é um milagre!
- michelcarvalho

Valter e Sued, obrigado pelas dicas !!!!
Quanto ao cobre, de onde estaria vindo tal componente ? Utilizo água deionizada nas minhas TPA's quinzenais, além do Red SEa Coral PRO como sal sintético.
Quanto í iluminação, por tratar-se de um aquário PLUG and PLAY, não conseguirei aumentar a iluminação, a menos que remova a tampa que vem com o aquário, coisa que prefiro não fazer. Optei por esses tipos de corais pelo fato da exigência com iluminação não ser EXTREMAMENTE ALTA, segundo relatos aqui no fórum.
Caso dê POSITIVO para COBRE, no teste, qual removedor de CObre vocês me indicariam ? Tenho 4 palhacinhos no aquário, que por sinal estão ótimos, e não quero causar-lhes prejuízo algum adicionando produtos sem indicação de vocês.
MAis uma vez, obrigado !!!!! um abraço
Quanto ao cobre, de onde estaria vindo tal componente ? Utilizo água deionizada nas minhas TPA's quinzenais, além do Red SEa Coral PRO como sal sintético.
Quanto í iluminação, por tratar-se de um aquário PLUG and PLAY, não conseguirei aumentar a iluminação, a menos que remova a tampa que vem com o aquário, coisa que prefiro não fazer. Optei por esses tipos de corais pelo fato da exigência com iluminação não ser EXTREMAMENTE ALTA, segundo relatos aqui no fórum.
Caso dê POSITIVO para COBRE, no teste, qual removedor de CObre vocês me indicariam ? Tenho 4 palhacinhos no aquário, que por sinal estão ótimos, e não quero causar-lhes prejuízo algum adicionando produtos sem indicação de vocês.
MAis uma vez, obrigado !!!!! um abraço
- Sued Junior

Oi Michel, bom na minha opinião é cobre, ate pelo estado dos palhaços, o cobre em pequenas quantidades acaba fazendo bem aos peixes, e dando mais cor. alguns medicamentos sao a base de cobre. removedor de cobre tem o da SEACHEM, que é caro, tem que trabalhar pra remover e fazer uma boa tpa, o problema são as rochas que indiretamente já deve ter sentado cobre nelas, agora fique tranquilo pois se fosse muito cobre, já estaria morto esses corais.
Sobre a iluminacao e um caso serio, pois esta muito abaixo do que os corais precisam ate os menos exigentes.
Abraços
Sobre a iluminacao e um caso serio, pois esta muito abaixo do que os corais precisam ate os menos exigentes.
Abraços
- michelcarvalho

Sued e Valter, obrigado !
Deixei uma amostra da minha água aqui na loja perto do trabalho, e pedi para eles fazerem o teste de Cobre, para ver se há presença de tal composto na água.
Quanto í iluminação... Vou ver o que posso melhorar... Só não entendo o motivo da Boyu de fornecer uma iluminação tão fraca a esses aquários plug and play. Vou ver se nesse carnaval, ponho a mão na massa e faço um UPGRADE TABAJARA
na tampa do Boyu e consigo colocar pelo menos mais uma PL de 36w.
valeu ! e um forte abraço !!!!!
Deixei uma amostra da minha água aqui na loja perto do trabalho, e pedi para eles fazerem o teste de Cobre, para ver se há presença de tal composto na água.
Quanto í iluminação... Vou ver o que posso melhorar... Só não entendo o motivo da Boyu de fornecer uma iluminação tão fraca a esses aquários plug and play. Vou ver se nesse carnaval, ponho a mão na massa e faço um UPGRADE TABAJARA
valeu ! e um forte abraço !!!!!
- Sued Junior

Só uma coisa Michel, se você coloco os corais no aquário e no inicio eles se abriram, e agora parou de abrir pode ser cobre, agora se nunca se abriram completamente, com certeza é a iluminação insuficiente.
-
dletieri
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Daniel
- País: Brasil
Os meus mushs e o frog não gostam de circulação... Eu tenho de posicionar eles meio escondidos da circulação forte se não eles não abrem direito. Isto que uso no aqua só uma bomba comum (não stream) de 1200l/h + filtro atman de 600 (regulado para metade da vasão) + saída do skimmer (tudo não deve passar de 2000l/h para um aqua de 160 litros brutos).
Se não for cobre ou iluminação, talvez seja a circulação... Tente mudar de lugar, ou mudar a posição das bombas...
Se não for cobre ou iluminação, talvez seja a circulação... Tente mudar de lugar, ou mudar a posição das bombas...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef
Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...
Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Varias coisas podem causar isto, podem ser white bugs (Afetam estes corais que estão pouco abertos), pode ser circulação demais (Nenhum dos seus corais gosta de muita circulação), pouca iluminação também pode causar isto.
Mas no meu aquário quando meus frogs e hammers ficam mais retraidos é 90% de chance de ser KH baixo, daí eu corrijo com TPA e buffer. Mas como cada aquário é diferente um do outro, não posso afirmar que seja isto a causa do seu problema. 6Kh não é tão baixo assim mas eu recomendo subir isto para 8~9Kh.
Mas no meu aquário quando meus frogs e hammers ficam mais retraidos é 90% de chance de ser KH baixo, daí eu corrijo com TPA e buffer. Mas como cada aquário é diferente um do outro, não posso afirmar que seja isto a causa do seu problema. 6Kh não é tão baixo assim mas eu recomendo subir isto para 8~9Kh.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- michelcarvalho

Valter, Sued, Daniel e Nilo... valeu pelas dicas !!!!! Vou fazer uma "pequena" mudança na configuração do aquário, seguindo a orientação que vocês me deram.
Vou posicionar as bombas de um modo que não haja muita corrente próxima aos corais, tentarei colocá-los mais próximo í fonte de luz, tirando aqueles que estão colocados no substrato, além de protegê-los entre as rochas...
Vou aumentar a frequência/quantidade de TPA's, para aumentar o nível de Kh.
Quanto ao teste da loja, vamos lá: O teste de cobre deu ZERO. Ou seja, um fator a menos para eu me preocupar. A salinidade deu 1029. Vou baixar, num período de 1 semana, para 1025. O nitrato deu 30... vou ver se alimento apenas 1x ao dia os peixes, até que ocorra o decréscimo acentuado desse nível de nitrato. Amônia e Nitrito ZERADOS, Ph: 8.2, Kh:6, Cálcio: 350, Sílica:ZERO, Cobre:ZERO...
Meus testes iniciais deram um pouco diferente desses resultados da loja... MAs agora acredito que em pouco tempo conseguirei normalizar tudo. Minha preocupação REALMENTE será o UPGRADE da iluminação, pois acredito que será difícil arrumar espaço na tampa do Boyu para adaptar lâmpadas mais potentes.
abraços !!!!
Vou posicionar as bombas de um modo que não haja muita corrente próxima aos corais, tentarei colocá-los mais próximo í fonte de luz, tirando aqueles que estão colocados no substrato, além de protegê-los entre as rochas...
Vou aumentar a frequência/quantidade de TPA's, para aumentar o nível de Kh.
Quanto ao teste da loja, vamos lá: O teste de cobre deu ZERO. Ou seja, um fator a menos para eu me preocupar. A salinidade deu 1029. Vou baixar, num período de 1 semana, para 1025. O nitrato deu 30... vou ver se alimento apenas 1x ao dia os peixes, até que ocorra o decréscimo acentuado desse nível de nitrato. Amônia e Nitrito ZERADOS, Ph: 8.2, Kh:6, Cálcio: 350, Sílica:ZERO, Cobre:ZERO...
Meus testes iniciais deram um pouco diferente desses resultados da loja... MAs agora acredito que em pouco tempo conseguirei normalizar tudo. Minha preocupação REALMENTE será o UPGRADE da iluminação, pois acredito que será difícil arrumar espaço na tampa do Boyu para adaptar lâmpadas mais potentes.
abraços !!!!
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
michelcarvalho escreveu:A salinidade deu 1029
Encontrado o problema! Não pode deixar a salinidade chegar a isso de jeito nenhum. Como você faz pra medir a densidade e pra repor a agua evaporada? Usa agua natural ou preparada?
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- michelcarvalho

Nilo, eu estava usando o densímetro da RED SEA... pelo visto é uma porcaria. A água que utilizo é preparada, com filtro deionizador e misturado com RED SEA CORAL PRO. Costumava misturar com uma colher de madeira grande e, imediatamente, colocava no sump. Já a água evaparoda, eu acrescentava apenas água deionizada, sem sal. ME orientaram, a partir de hoje é o que farei, a misturar osal e deixar pelo menos 10h batendo num balde com uma bomba circulante... Assim terei uma solução mais homegênea. Confere ?
Tenho visto muitos aquaristas mantendo a densidade em 1027. O que vocês me aconselham ? EStou pensando em baixar para 1024-1025, ao longo de 7 dias, com TPAs diárias de 5 a 8 litros...
Tenho visto muitos aquaristas mantendo a densidade em 1027. O que vocês me aconselham ? EStou pensando em baixar para 1024-1025, ao longo de 7 dias, com TPAs diárias de 5 a 8 litros...
-
Ricardo Benfatti

- Apelido: Ricardo
- País: Brasil5
sempre deixei meu aquario em 1022,,sem nenhum problema...eu tenho uma bomba dessa sua de circulação o ideal é vc deixar ela com duas saidas de agua pra não ter um jato só forte direcionado pra um lado só...isso tbm prejudica os frogs,,circulação alta......
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br
- michelcarvalho

Tentarei manter a densidade em 1023... Acho que aí fica bom, tanto para peixes, quanto para os corais. E a circulação, vou ver se deixo um pouco menos intensa. Agora, é rezar para ZERAR o Nitrato e torcer para que a iluminação atual não interfira no desenvolvimento e comportamento dos corais.
abraços !
abraços !
- Sued Junior

Cada um tem sua opinião, mais eu pessoalmente prefiro 1019 1020 é mais fácil de manter, e não da nem um problema no meu aquário em relação a algum organismo não aceitar muito... Por experiência desde que baixei pra este valor nunca mais tive vários problemas que eu tinha no aquário. Vi isso num fórum americano e resolvi fazer e deu certo coloquei em 1019, maissss, isso vai contra o que o pessoal do fórum recomenda é só uma experiência minha.
- Valter Pereira
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Nuno
Sued Junior escreveu:Cada um tem sua opinião, mais eu pessoalmente prefiro 1019 1020 é mais fácil de manter, e não da nem um problema no meu aquário em relação a algum organismo não aceitar muito... Por experiência desde que baixei pra este valor nunca mais tive vários problemas que eu tinha no aquário.
Sued... só por curiosidade... quais problemas vc tinha que amenizaram com os 1019??
Abráss..
- Ediomar Luzia
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Edinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 9 vezes
- Contato:
Aqui a água que coleto vinha em 1026 agora esta vindo em 1028 e esta tudo ok...acho um tema bem interessante para discutir...
- Sued Junior

Amigo, não tenho certeza, pois não sou biólogo nem cientista pra estudar e responder plenamente se os resultados teve ou não ligação com a baixa da salinidade, mais uma coisa que posso afirmar com esta experiência, é que os peixes ficaram menos estressados, a biovida aumentou, as algas sumiram mais, nunca mais apareceu cianos, algas calcarias explodiram, os corais abrem muito mais, ficaram mais coloridos, e não tive mais problema com níveis altos de nada. Esta foi minha experiência 1 semana apos ter baixado a salinidade. Vale apena ressaltar que quem me deu esta dica foi a única pessoa que descobriu a doença do meu YT, onde ninguém conseguiu descobrir apenas com um olhar na foto ele disse é isto e era mesmo! Quando relatei problemas que eu estava tendo ele pediu que eu baixa-se a salinidade pra 1020, e mante-se assim que era mais fácil de cuidar do aquário, mesmo contra muitas regras eu fiz e estou satisfeito, mais realmente não sei lhe explicar o motivo cientifico. Somente minha experiência.
Abraços
Abraços
- Ediomar Luzia
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Edinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 9 vezes
- Contato:
Sued seu relato é bem interessante,por quanto tempo você já mantêm esse parâmetro?
- Sued Junior