🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Desequilibrio ou teste ?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Carlos

Desequilibrio ou teste ?

#1 Mensagem por Carlos Toledo »

Bom amigos, vou começar com a seguinte frase:

"Testes são uma droga"

Briguei com meu reator por um mês, me limitando a colocar quaisquer comentários sobre o mesmo por que eu conseguia medir 300ppm de calcio no aquario e 270 na saida do reator.

Comprei um teste novo, e consegui a seguinte medição:

Aquario 350, reator 630.

Parece muito mais correto e condizente com o crescimento de alga calcarea e corais no sistema.

Só que o meu teste de alkalinidade está mostrando 13.5 (no aquario).

Ou seja, se o teste está correto, tenho 350ppm de Calcio para 13.5 DKH de Alkalinidade.

Pergunto... então... já que testes são uma droga...

1- Como noto no aquario um desequilibrio tão acentuado ? quais seriam os sintomas para corais e peixes ?
2- Caso seja real, o que "alem de trocas parciais" pode me ajudar a normalizar ?

Abração.

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Vini

Re: Desequilibrio ou teste ?

#2 Mensagem por Vinicius Reis »

se o aquario não for muito grande, acho que bio-calcio possa fazer a alcalinidade descer pra 10 e o calcio chegar em pelo menos 400ppm...
mas se for grande eh um processo meio... caro hehehe

tente verificar o magnésio tb, ele funciona como um regulador entre kh e calcio, se ele não tiver normal, eh bom deixá-lo por volta dos 1300 a 1450 antes.

Pedro Augusto
Apelido: Pedro Augusto

#3 Mensagem por Pedro Augusto »

Vinicius Reis escreveu:se o aquario não for muito grande, acho que bio-calcio possa fazer a alcalinidade descer pra 10 e o calcio chegar em pelo menos 400ppm...
mas se for grande eh um processo meio... caro hehehe.

Vinícius, acho que o aquário do Carlos é grandinho.
Olha só:
Imagem

:lol: :lol: :lol:

Abraços.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Carlos,

Tive um problema parecido com um teste da SALIFERT!

O ideal é ter sempre mais de um, se der uma diferença grande já é bom ficar esperto!

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Carlos Toledo
Apelido: Carlos

#5 Mensagem por Carlos Toledo »

Amigos, é desequilibrio mesmo...

Provavelmente pelo excesso de bolhas de CO2 no meu reator grandinho...

J[a reduzi...

O erro foi causado por um teste que apontava 350ppm de calcio na saida do reator, que na realidade est[a em 630...

Já arrumei a bagunça...

Abração.

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 3 vezes

#6 Mensagem por Alexandre Talarico »

Fala Carlos como vai?
Fico muito feliz de ver uma foto do seu aquário, e tamanha beleza! Parabéns!

Desculpe a minha intromissão, mas gostaria de dar palpites, já que na minha ultima palestra falei justamente sobre testes.

Basicamente temos dois tipos de testes no mercado, os colorimétricos e os de titulometria ou titulação, estes últimos mais precisos baseados na metodologia mais segura.

Os testes podem ser uma droga ou podem ser muito bons depende do que queremos deles.

O fato e que esperamos uma precisão que na teoria até seria possível, mas na prática torna-se inviável.
Inviável porque, não tampamos os frascos logo em seguida a sua abertura, porque não guardamos ao abrigo de luz por todo o tempo e nem na geladeira, porque eles tem prazo de validade, porque a temperatura ambiente na hora do teste varia, porque a do aquário também, por que a luminosidade do ambiente também varia e principalmente porque a salinidade da amostra varia e porque não existem dois homens iguais!

Ou seja, a nossa casa não é um laboratório, e a leitura e comparação das cores serão feitas pelo olho humano e não por um espectrofotômetro.

Neste caso se quisermos um teste com precisão laboratorial, nunca teremos, por mais dinheiro e disposição de gastá-lo.
Bom então os testes não servem? Nada disso, servem e muito!
Se imaginarmos que os testes usados nas condições que usamos nunca expressarão números absolutos com correção, o que nos resta então?

Restam os valores relativos e as suas variações e os potenciais, que nestes casos sempre serão precisos.
E também as interpretações, pois quem não aprende usando e fazendo testes na água do aquário?

O que nos interessa saber se o aquário tem 430 ou 415 de cálcio? São números que de tão próximos não causam efeito prático na vida do aquário.
Mas é muito importante saber que naquele regime de uso de um determinado tamponador ou reator de cálcio aconteceu uma variação para baixo de 430 para 415 em uma semana, isso sim é importante, e a variação está correta e precisamente medida pelo teste.

A nossa interpretação neste caso é que tínhamos uma quantidade de cálcio dissolvida generosa, que em uma semana ela caiu cerca de 15 ppm e que o potencial de produção ou abastecimento está abaixo do potencial de consumo e ou precipitação.

Com isso sabemos quais atitudes tomar e quanto tempo temos para efetuar a mudança, se recuperarmos estes 15 pontos em uma semana, não romperemos o equilíbrio do sistema e tudo irá bem. Tentem recuperar esta perda que o sistema teve em menos de tempo e me diga o resultado depois?!

Bem , tudo isso com um simples teste?
Mas não queira saber exatamente a quantidade de Cálcio do seu aquário, principalmente comparando marcas e metodologias diferentes, você vai ficar louco por nada.

Os primeiros ensinamentos que recebemos do nosso hobby vem através dos resultados dos nossos testes, e neles reside o poder de investigação do aquarista.
Abraços.

Alexandre Talarico.

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#7 Mensagem por Matias Gomes »

estou sem testes há mais de 2 anos, preciso fazer uma bateria deles rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Gilson Franzoni
Apelido: Franzoni
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

#8 Mensagem por Gilson Franzoni »

Carlos voltando ao Reator de Ca, voce pode sim, com um pouco de paciencia estabilizar a reserva alcalina e o Ca, somente ajustando o reator. O raciocinio é simples, quanto mais CO2 liberado, ou quanto mais tempo em contato da agua, midia e co2, maior a reserva alcalina, pois forma mais carbonatos e fica menos Ca livre. O contrario também é verdadeiro, se voce quer elevar o Ca do aquario, ou voce diminui as bolhas do co2 ou aumenta a vazao do reator para o aquario..............

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”