Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
nudibranquio nacional pode comer coral?
-
Rafael A. Gregati
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: rafael
nudibranquio nacional pode comer coral?
Galera, achei em Ubatuba no costão um nudibranquio vermelho, muito bonito!
Infelizmente estou sem camera, mas digo que é cor de fogo mesmo, lindo lindo
O bicho foi encontrado por um aluno de biologia em um curso de ecossistemas marinhos (estávamos no costão rochoso na maré baixa) que eu estava ministrando essa semana, foi coletado levado pro lab e ia ser fixado junto com os outros tantos organismos mas esse eu mantive ele vivo para todos do curso verem. Sei que são complicados de manter, mas é melhor assim do que no formol, sei la. Tenho a opção (mais trabalhosa) de devolver ao mar também.
Trouxe pra casa, coloquei no meu naninho mas to com medo de que possa comer corais. O que acham?
as primeiras horas ele só ficou no vidro, depois vim pra casa. nunca tive um animal destes.
Infelizmente estou sem camera, mas digo que é cor de fogo mesmo, lindo lindo
O bicho foi encontrado por um aluno de biologia em um curso de ecossistemas marinhos (estávamos no costão rochoso na maré baixa) que eu estava ministrando essa semana, foi coletado levado pro lab e ia ser fixado junto com os outros tantos organismos mas esse eu mantive ele vivo para todos do curso verem. Sei que são complicados de manter, mas é melhor assim do que no formol, sei la. Tenho a opção (mais trabalhosa) de devolver ao mar também.
Trouxe pra casa, coloquei no meu naninho mas to com medo de que possa comer corais. O que acham?
as primeiras horas ele só ficou no vidro, depois vim pra casa. nunca tive um animal destes.
Abraços
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Re: nudibranquio nacional pode comer coral?
Rafael é praticamente impossível vc mante-las vivas, e ainda mais difícil é descobrir qual a fonte de alimentação dela.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Rafael A. Gregati

-
Alessandra Assunção

- Apelido: Ale
- Recebeu Curtir: 1 vez
Matias, é praticamente impossível manter qualquer nudibrânquio vivo em um reef? Ou tem algum tipo q podemos ter sucesso?
Abraços.
Alê.
Abraços.
Alê.
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
Esse foi um assunto muito comentado na Palestra do Sprung.............uma infestacão de Hidróides (acho que é esse o nome da "coisa")......me corrijam por favor.......
Essa infestacão é decorrente de um excesso de nutrientes.......devido á Suplementacão Alimentar dos Corais..........principalmente Aminoácidos.........e a solucão foi Nudibranquios
O Julian tava ensinando a Galera coletar esses Nudis no pilares dos Portos........Geralmente aonde tem bastante Craca.......tá cheio desses Hidróides......e o Nudi vai tá lá também......
Isso só adianta se tiver esse alimento para eles no aqua.......e esse alimento para o aquarista é praga indesejável..........
Fora isso eu acho que eles morrem de fome no aqua...........
Mas é um assunto bem legal...........fazer umas coletas......e com certeza tem muita espécie nova por aí para ser descoberta............
OBS: Rafael esse Curso é fechado.....ou é aberto.......se for possível dá um toque.......é muito legal essas saídas de coleta.......com fins científicos.....
Essa infestacão é decorrente de um excesso de nutrientes.......devido á Suplementacão Alimentar dos Corais..........principalmente Aminoácidos.........e a solucão foi Nudibranquios
O Julian tava ensinando a Galera coletar esses Nudis no pilares dos Portos........Geralmente aonde tem bastante Craca.......tá cheio desses Hidróides......e o Nudi vai tá lá também......
Isso só adianta se tiver esse alimento para eles no aqua.......e esse alimento para o aquarista é praga indesejável..........
Fora isso eu acho que eles morrem de fome no aqua...........
Mas é um assunto bem legal...........fazer umas coletas......e com certeza tem muita espécie nova por aí para ser descoberta............
OBS: Rafael esse Curso é fechado.....ou é aberto.......se for possível dá um toque.......é muito legal essas saídas de coleta.......com fins científicos.....
- Matias Gomes
- Administrador
aqui na ilha temos varios tipos e nunca consegui manter nenhum por muito tempo

essa vive na esponja laranjada, eu trouxe ela e a esponja , mas não resolveu

esse vive nas rochas e não sei o que come, mas tb não viveu muito tempo

veja as fotos do Marcelo aqui na ilha
http://www.pbase.com/faustm/buzios_new
essa vive na esponja laranjada, eu trouxe ela e a esponja , mas não resolveu
esse vive nas rochas e não sei o que come, mas tb não viveu muito tempo
veja as fotos do Marcelo aqui na ilha
http://www.pbase.com/faustm/buzios_new
-
Rafael A. Gregati

então Matias, este aqui o aluno chegou com ele na mão:
"prof o que é isso"
parecia uma meleca vermelha, quando me liguei no que era, falei dá um saco limpo e pega agua limpa, fiquei impressionado com a cor. Pedi pra me mostrar onde ele estava, logico, era na agua ainda (estava no costao no pico da maré baixa) entre algumas macroalgas pardas. Nao trouxe as algas junto.
depois farei fotos! Obrigado por enquanto!
"prof o que é isso"
parecia uma meleca vermelha, quando me liguei no que era, falei dá um saco limpo e pega agua limpa, fiquei impressionado com a cor. Pedi pra me mostrar onde ele estava, logico, era na agua ainda (estava no costao no pico da maré baixa) entre algumas macroalgas pardas. Nao trouxe as algas junto.
depois farei fotos! Obrigado por enquanto!
Abraços
- Matias Gomes
- Administrador
tinha um vendedor na rc vendendo umas lesmas laranjadas que chamava de Candy, elas comeram varias mudas de Dunca de um amigo rss
-
Rafael A. Gregati