Apesar de ser um defensor da industria nacional, tenho que dar o braço a torcer... falo mais do que faço.
No fundo, todos os meus equipamentos são importados, e nos meus 12 anos de aquarismo, sempre foi assim.
Depois de ler algumas coisas e repensar, decidi que na troca do meu reator de calcio (koralin), optaria por um nacional.
Na minha opinião, diferente de Skimmers, o reator de calcio tem um desenho relativamente simples e padronizado, que todos os fornecedores usam, portanto não estaria indo contra meus principios de direito autoral e propriedade intelectual.
Quando troquei de aquario, meu koralin, por mais prestativo que fosse, passou a não dar mais conta do novo ambiente.
Então tomei a decisão de partir para um produto nacional feito por uma fabrica nacional.
Conversei muito com o Rafael Belle e acabei optando por um reator de calcio oceantech, de 14 litros.
Com um reator deste tamanho, entendo que meus 2000 litros de água estejam bem cuidados.
Impressões iniciais:
1- O equipamento chegou em casa dentro do prazo, bem embalado e sem nenhuma avaria.
2- O equipamento chegou pronto para uso, apenas adicionando midia e ligando as conexções necessárias.
3- O material utilizado é bom, com acrilico grosso e capaz de resistir muito bem ao tempo. Acho que a colagem lateral é a única diferença de qualidade que me levaria a fazer uma ressalva com ponto favoravel aos importados, mas para mim isto não faz diferença alguma.
4- Todas as conexções são com material de primeira, fico 100% tranquilo de que não vão deixar vazar água.
5- Falta um manual para que a instalação e configuração / regulagem ocorram facilmente...
Colocando em produção:
Apanhei muito para tentar retirar calcio do reator, mas o erro foi justamente um produto importado... o teste da Red sea que marcava sempre 350ppm de calcio na saida do reator... troquei de teste e descobri que estava saindo 630ppms.
Como levei quase 1 mes para chegar a esta conclusão, acabei colocando bolhas demais no reator e aumentando muito a alkalinidade do sistema, mas agora com o ajuste correto, estou gradualmente elevando o calcio de 330ppms para 400ppms, o que deve levar mais 15 dias, pois farei vagarosamente.
O ponto é que com este reator, em um aquario de 2000 litros, consigo definir facilmente calcio e alkalinidade.
Opinião final:
É um reator bem feito, com bom acabamento e feito exatamente com as características básicas de um reator, mas com um tamanho consideravelmente maior que a média.
Se compararmos o lado estetico, acredito que os koralins, Deltecs e etc... sejam melhor acabados, sem a cola lateral e com acabamentos mais elaborados, mas se compararmos o lado funcional, este reator não deve nada para nenhum destes.
Se analisar o preço do produto, comparado com o que eu pagaria por um reator nos EUA (sem considerar impostos e frete) ele tem um preço bastante competitivo, estando na mesma faixa de preço de reatores menores que suportariam menos litragem. Se considerar os impostos, ou preço que cobram nas lojas para reatores importados, este é muito mais barato, por volta de 1/3 de um reator importado com menos litragem.
Resumo:
estou satisfeito com o produto, e acredito que seja uma excelente opção de reator para os aquaristas.
sei que existem outras marcas nacionais, e até não marcas como o Fred que tem qualidade e preços também excelentes. hoje não vejo sentido algum em se ter um reator de calcio importado.
Abraços.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Teste de equipamento nacional... meu resultado.
-
Carlos Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Carlos
- Luis Ribeiro

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Re: Teste de equipamento nacional... meu resultado.
Posso afirmar que não só reatores mas tem muitos outros produtos nacionais que realmente não devem nada em qualidade aos gringos!! Fico feliz que tenha feito o teste e nos relatando mais um sucesso da indústria nacional! Se mais aquaristas começarem a seguir esta tendência em muito pouco tempo teremos um mercado muito mais diverso e acessível pois a procura maior leva ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos equipamentos por nossos profissionais.
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
tb podemos dizer que uma grande maioria é uma porcaria e dá raiva de usar, então as exceções são ótimas rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Luis Ribeiro

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
É Matias isso é verdade... mas tem muita coisa muito boa, o grande problema é que muita gente que faz ou poderia fazer produtos de ótima qualidade não se preocupa muito com o fato justamente por ter o produto nacional marginalizado não havendo assim um incentivo e uma cobrança real dos consumidores por produtos de qualidade...
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Carlos Toledo

- Apelido: Carlos
veja que não posso falar nada além do que testei...
E até agora, estou satisfeito com ele, diferente dos produtos made in china que já adquiri e me arrependi...
Abraços.
E até agora, estou satisfeito com ele, diferente dos produtos made in china que já adquiri e me arrependi...
Abraços.
-
Ricardo Tolosa
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ric
- Recebeu Curtir: 1 vez
Pessoal,
Também tenho um reator de Ca da Oceantech, é o nano porque meu aqua tem uns 180 L já descontadas as rvs e substrato.
No começo tive um problema identico ao do Carlos, na regulagem de CO2, e o KH acabou ficando muito alto.
Estou bem contente com a performance e o acabamento é bom. Num acidente, quebrei a flange da tampa e o Rafael Bellé esta me providenciando uma flange nova, cola inclusive. Ou seja, atendimento nota 10. Se fosse um importado eu teria que partir para uma solução mais complicada e difícil como mandar usinar uma peça igual.
Também tenho um reator de Ca da Oceantech, é o nano porque meu aqua tem uns 180 L já descontadas as rvs e substrato.
No começo tive um problema identico ao do Carlos, na regulagem de CO2, e o KH acabou ficando muito alto.
Estou bem contente com a performance e o acabamento é bom. Num acidente, quebrei a flange da tampa e o Rafael Bellé esta me providenciando uma flange nova, cola inclusive. Ou seja, atendimento nota 10. Se fosse um importado eu teria que partir para uma solução mais complicada e difícil como mandar usinar uma peça igual.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Na verdade, com raras excessões (Oceantech e Fred) os produtos nacionais são queimados ainda pelo lojista, que recebe o produto nacional, em sua grande maioria, cópia de algum bem sucedido internacional, e, queima o produto de duas maneiras:
1. Coloca a venda com preço muito elevado, quase que equiparando ao similar importado, e, na hora da compra voce fica na dúvida, compro o que ninguém conhece ou por mais 100 Reais voce leva o que todo mundo fala que é bom.
2. Fala mal do produto sem jamais ter utilizado, isso porque, como é nacional, o produto chega com um preço inferior reconhecidamente, e, não pode abusar na margem de lucro, com isso, já queima o produto de cara (eu mesmo já ouvi de lojista, com uns 5 reatores da Oceantech - Se quiser dor de cabeça, leva um desses ai, vou devolver tudo).
Além disso, existe alguns produtos nacionais, que ou pela falta de volume na hora de adquirir matéria prima, ou mesmo, pela baixa rotatividade e venda, acaba tendo valor elevado, e, pagar caro no nacional ou mais caro no importado, muita gente vai para a segunda opção.
De nacional, já usei filtro UV (nunca tive problemas) e meu primeiro skimmer era um morato, o que, para a época, segurava o rojão (e com preço bem menor).
Hoje, vejo lista de preço de lojista, onde um filtro UV da morato, custa mais caro que um da Atman, e a justificativa, esse se quebrar, voce vai ali na fábrica e consegue peça de reposição, paga caro por ter essa tranquilidade. (bla bla bla).
1. Coloca a venda com preço muito elevado, quase que equiparando ao similar importado, e, na hora da compra voce fica na dúvida, compro o que ninguém conhece ou por mais 100 Reais voce leva o que todo mundo fala que é bom.
2. Fala mal do produto sem jamais ter utilizado, isso porque, como é nacional, o produto chega com um preço inferior reconhecidamente, e, não pode abusar na margem de lucro, com isso, já queima o produto de cara (eu mesmo já ouvi de lojista, com uns 5 reatores da Oceantech - Se quiser dor de cabeça, leva um desses ai, vou devolver tudo).
Além disso, existe alguns produtos nacionais, que ou pela falta de volume na hora de adquirir matéria prima, ou mesmo, pela baixa rotatividade e venda, acaba tendo valor elevado, e, pagar caro no nacional ou mais caro no importado, muita gente vai para a segunda opção.
De nacional, já usei filtro UV (nunca tive problemas) e meu primeiro skimmer era um morato, o que, para a época, segurava o rojão (e com preço bem menor).
Hoje, vejo lista de preço de lojista, onde um filtro UV da morato, custa mais caro que um da Atman, e a justificativa, esse se quebrar, voce vai ali na fábrica e consegue peça de reposição, paga caro por ter essa tranquilidade. (bla bla bla).