Com as medidas que você colocou na imagem, o aquário tem cerca de 52 litros..
Filtros hang-on (pendurados, em tradução tosca

), são aqueles que ficam atrás do vidro. Desse tipo:

Pelo tamanho do seu aquário existem vários modelos, mas sugiro algum com capacidade entre 300-400l/h, esse da imagem que postei é um Atman HF0400, um dos que mais gosto...vc tbm pode optar por mini canisters como esse
Independente do que vc opte, o importante é ter uma filtragem eficiente..
Quanto iluminação, levando em conta volume e altura recomendo a iluminação que uso em meu paludário, pois fica bonito e funciona bem, duas pl´s de 27W branca e rosa da azoo..mas pode optar por lampadas mais baratas tbm, desde que tenham cores por volta dos 6400k para melhor fotossintese...eu tbm uso em alguns aquarios lampadas economicas, duas de 26W tbm teriam um bom efeito
Eu não usaria areia de construção, primeiro pq acho feio para [não vou colocar a palavra para não quebrar regra do fórum,rs.], sem contar que areia de filtro de piscina ou outra que seja mais uniforme, o preço naum diferencia muito...e vale a pena...outro belo substrato é o basalto, fica bem bacana, mas sempre sobre a camada fertil como inerte
os testes principais para o aquário seriam pH, amonia, nitrito, KH e GH....fosfato e nitrato são importantes mas não estritamente necessários...o teste de co2 tbm é bom, mas apenas para facilitar sua vida...vc consegue o mesmo resultado usando a tabela de phxkh

espero ter ajudado...