Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Requalque, o que usar
-
Vinicius Reis
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Vini
Requalque, o que usar
Tou com meu nano montado a alguns meses, e recentemente decidi dar um upgrade
Farei um sump dentro do móvel e partirei para os sps
No entanto, tava pensando em qual bomba usar no requalque. A altura da saída do cano do retorno ficará a 1,2m. Meu nano tem 40 litros, então a dúvida eh como caucular a perda de potencia da bomba relacionada a altura. Por exemplo, uma bomba de 1200 l/h, ficaria com qntos l/h a 1,2m???
Farei um sump dentro do móvel e partirei para os sps
No entanto, tava pensando em qual bomba usar no requalque. A altura da saída do cano do retorno ficará a 1,2m. Meu nano tem 40 litros, então a dúvida eh como caucular a perda de potencia da bomba relacionada a altura. Por exemplo, uma bomba de 1200 l/h, ficaria com qntos l/h a 1,2m???
Editado pela última vez por Vinicius Reis em 07 Set 2009, 12:31, em um total de 1 vez.
- Douglas Pacifico
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Douglas
- Data de Nascimento: 01 Jun 1980
- País: Alemanha
- Recebeu Curtir: 1 vez
Re: Requalque, o que usar
Olá Vinícius,
o cálculo desta perda precisa de informações técnicas do próprio fabricante, várias bombas possuem uma tabela ou gráfico que mostra a vazão x altura da coluna d'água.
No seu caso, por ser um aquário pequeno, uma SB1000 ou equivalente faria bem o serviço, na minha opinião!
o cálculo desta perda precisa de informações técnicas do próprio fabricante, várias bombas possuem uma tabela ou gráfico que mostra a vazão x altura da coluna d'água.
No seu caso, por ser um aquário pequeno, uma SB1000 ou equivalente faria bem o serviço, na minha opinião!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com
dougpacifico@gmail.com
-
Vinicius Reis

Eu havia pensado numa sb1000 mesmo, mas achava que pela altura ela iria ficar inutil...
vou dar uma procurada nesses graficos XD
vlew
vou dar uma procurada nesses graficos XD
vlew
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Sim, geralmente na embalagem das bombas, possue um gráfico com relação altura x litragem.
O que pode fazer, é usar uma SB 2000 e dividila em dois pontos de entrada no display, assim, voce consegue manter a capacidade de retorno, e ainda manter uma boa circulação.
O que pode fazer, é usar uma SB 2000 e dividila em dois pontos de entrada no display, assim, voce consegue manter a capacidade de retorno, e ainda manter uma boa circulação.

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Concordo com o Renato, a SB2000 numa coluna de 1,20Mt vai ficar com cerca de 1000L/H dividindo em duas saídas vai dar uma circulação ótima e o retorno vai ser de mais de 20X...
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Também concordo com a SB2000 para o seu caso, dividindo em 2 saídas.
A circulação ficaria muito boa dessa forma.
abraço
A circulação ficaria muito boa dessa forma.
abraço
-
Vinicius Reis

No caso, o aquario vai ser apenas sps, no entanto não quero um paredão, quero algo bem clean, com alguns sps.
Acabei optando por um substrato mais leve, aragonita #1.
Sei que vou precisar de uma boa circulação e até gostei da divisão em 2 saídas usando uma SB2000. Mas terei meu substrato voando pra todo lado??? ou não?
Acabei optando por um substrato mais leve, aragonita #1.
Sei que vou precisar de uma boa circulação e até gostei da divisão em 2 saídas usando uma SB2000. Mas terei meu substrato voando pra todo lado??? ou não?
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
- Recebeu Curtir: 1 vez
para um reef de sps com esta coluna, eu usaria uma Qo 4.000, ou uma Rio hf26
abs
abs
-
Pedro Augusto

- Apelido: Pedro Augusto
Sou adepto de circulação fraca/moderada no sump, e a circulação do aquário ficar por conta das bombas próprias pra isso.
Uma baixa circulação de água no sump é melhor pro skimmer trabalhar.
Uso uma bomba de 1.200l/h de recalque e penso em trocar por uma com a metade disso.
Abraços.
Uma baixa circulação de água no sump é melhor pro skimmer trabalhar.
Uso uma bomba de 1.200l/h de recalque e penso em trocar por uma com a metade disso.
Abraços.
-
Vinicius Reis

Pedro, eu concordo com vc no ponto que o skimmer trabalha melhor com uma circulação menor. Isso eh iquestionável. Já vi gente que usava não mais que 2x a litragem do sistema no requalque, não só pelo skimmer, mas pelo refúgio tb. No entanto, meu aquario tem apenas 40litros e não pretendo aumentá-lo, então seria bem legal não ter bombas no display, deixaria mais limpo.
Ainda há a possibilidade de não ser usado skimmer nenhum, ao invés disso, trocas de 10. semanais fariam a exportação de nutrientes. Vou me confiar em um rDSB num refúgio do tamanho do aquario ^^, muito carvão ativado e um perlon na descida do overflow.
Tou pensano em usar bioDigest e bioPtim, a melhora é significativa?
Ainda há a possibilidade de não ser usado skimmer nenhum, ao invés disso, trocas de 10. semanais fariam a exportação de nutrientes. Vou me confiar em um rDSB num refúgio do tamanho do aquario ^^, muito carvão ativado e um perlon na descida do overflow.
Tou pensano em usar bioDigest e bioPtim, a melhora é significativa?
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Quanto ao substrato, depois dos primeiros dias de montado, ele vai se acomodar e não vai ficar levantando poeira.
Em casa, usamos aragonita 1 e temos recalque de 4000 lts hora, mais 3 bombas de circulação sun sun 5000 (o reef tem 2 metros) não balança nada o substrato
Em casa, usamos aragonita 1 e temos recalque de 4000 lts hora, mais 3 bombas de circulação sun sun 5000 (o reef tem 2 metros) não balança nada o substrato