🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

MONTAGEM NOVA

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel PC

MONTAGEM NOVA

#1 Mensagem por Daniel PC »

Olá a todos,
estou montando um aquário 90x60x50, com sump de 80x40x40.
Vou usar um skimmer morato600, duas bombas SB2000 em série para recalque, mais uma de circulação com gira-gira. Substrato com samoa pink, rocha via (já tenho 25kg) que pretendo colocar em forma de ilha no meio do aquário. Para iluminar usarei lâmpadas PL, 110w actinicos e 110 w brancos.
Quantos quilos de substrato? qual granulometria?
Uso plennun ou não?
Necessito de mais rocha? Da forma como montei há boa circulação entreelas, apesar de estarem bem apoiadas umas as outras.
Usando esta iluminação, quais corais poderei manter?
Quais peixes vão bem com esses corais? Quantos?
Acho que por hora são essa dúvidas! Comentem por favor, ainda não montei, então posso escolher melhores opções!
Abraços
Daniel

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: MONTAGEM NOVA

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Daniel.

Primeiro, bem vindo a Brasil Reef, sinta-se em casa, tire todas as dúvidas e também colabore com suas experiências. São sempre bem-vindas.

Quanto a montagem, é interessante voce postar uma foto de como esta essa pré montagem, distribuição das rochas e tudo mais.

As formas de montar o substrato, são variadas e todas dependem da experiência e opção do aquarista, praticamente, muitas opções dão certo igual, porém, o que muda em geral, é custo e tempo de maturação.

Em casa, fizemos duas montagens, e, não usamos plennun, o substrato foi colocado diretamente sobre o vidro, na primeira montagem, com halimeda, um reef de 100x60x50, usei 25 kilos de halimeda, ficou uns 7 cms de camada.

Na segunda montagem, usamos aragonita, mas, com a intenção de fazer uma camada bem fina (estética), fizemos com 3 para 4 cms, mas, depois de 6 meses, aumentamos para 7 cms completando com samoa pink.

Em geral, faça o calculo da litragem a ser preenchida (exemplo, 90*50*5 cms = 22,5) para halimeda, 1 por 1 (22,5 kilos de halimeda) para aragagonita, o ideal é fazer um teste com a granulometria que vai usar, isso nas lojas voce consegue, pegue uma embalagem com um litro, complete com o substrato que pretende usar e pese, eu imagino que 1 litro vai equilibrar com 1,2 kgs de substrato.

Quanto as rochas, voce vai acabar colocando mais, assim, voce consegue alcançar uma altura maior, e com isso, colocar no topo alguns corais mais exigentes quanto a luz.

Para essa iluminação, vai tranquilo os corais Softs, grande parte dos LPS (acanthastreas, favias, trumpets, hammer, torch) e alguns SPS menos exigentes (Montiporas), e alguns que não irão crescer absurdamente (Acropora millepora, Psamocora).

Abraço

Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#3 Mensagem por Daniel PC »

Renato,
obrigado pela recepção!
Ainda não montei nada, estou comprando os equipamentos e o que for necessário. Algumas coisas eu já tinha porque aquarista que não faz mascate com os outros ou já tem tudo que quer ou não conhece tudo que pode ter! Ainda mais depois de 20 anos! hahahahah
As rochas imaginei colocar no centro do aquário formando um circulo, num teste sobraram 15 cm até as laterais do aquário, 20cm ate a frente e a traseira e 5 cm com a superfície. As rochas são bem leves em relação ao tamanho e o formato permite que fique meio oca essa montanha de pedra, permitindo certa movimentação de água.
Valeu pelas dicas
Daniel

Cristiano Sá
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Tiano

#4 Mensagem por Cristiano Sá »

Opa Daniel,

Minha opinião:

Skimmer: se você já comprou está bom.

Mas se você ainda não comprou pode comprar algum com tecnologia mais nova, tipo os recirculantes que o Frederico fabrica tem também os da Octopus ou Bubble Magus, são bons skimmers e com preços parecidos.

Bomba de recalque: use as duas SB2000 ligadas separadas, pois caso uma delas queime sem você estar em casa a outra continuara funcionando e seu sistema não sentira tanto.

Iluminação:

Pelo tamanho do seu reef eu utilizaria só T5 ou HQI + T5, acredito que uma HQI de 150W 10.000K ou 14.000K com um refletor desse tipo Luminark que o pessoal está fabricando e vendendo por ai + duas T5 Actinicas, ficaria perfeito para o seu reef.

Com essa iluminação você poderá ter praticamente qualquer coral, mas se você quiser ter SPS coloridos terá que dar uma melhorada, tipo uma HQI de 250W, mas para corais moles e LPS já estará muito bom.

Substrato:

Samoa pink está excelente para o seu reef, não sei calcular a quantidade, mas coloca uns 8cm de altura que fica show.

Rochas:

Para mim a quantidade de rochas é mais pela estética mesmo, coloque uma quantidade que te agrade e você consiga fazer uma arrumação mais natural possivel.

Peixes:

Com corais você poderá colocar qualquer peixe que seja Reef Safe, tipo: Palhaços, tangs, pseudochromis, Wrasses, Gobis e etc...

Refrigeração:

Se você não for usar Chiller, coloque um controlador de temperatura ligado a uma ou duas ventuinhas.

Abraço,

Cristiano Sá

Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#5 Mensagem por Daniel PC »

Cristiano,
Obrigado pelas dicas!mais uma vez obrigado
O skimmer foi uma troca que fiz, já está comigo!
A iluminação escolhi essa porque é o que já tenho aqui!
A bomba de recalque está quase definida como uma sicce 4000, mas ainda estou estudando!
o chiller estou procurando um a principio usado!

Cristiano Sá
Apelido: Tiano

#6 Mensagem por Cristiano Sá »

Opa Daniel,

Beleza cara, mas pense direitinho no que eu te disse em relação ao recalque, pois usando duas bombas você fica mais protegido contra problemas.

Você pode montar seu reef com esses equipamentos sem problema.

Abraço,

Cristiano Sá

Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#7 Mensagem por Daniel PC »

Cristiano
valeu pela dica!
abraço

Daniel PC
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Daniel PC »

Olá a todos,
Mais dúvidas,
Andei cotando as HQI, e além disso, acho que consigo instalar uma no espaço que tenho.
A dúvida então seria:
1 Coloco só uma HQI (de 70 ou 150)?
2 Coloco uma HQI de 70W mais 2 PL 55w, metade branca, metade actinica?
3 Melhor continua com a idéia das 4 PL 55w, metade branca, metade actinica?
obrigado maisl uma vez!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”