🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Corais brasileiros

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Mensagem
Autor
Renato Rodrigues
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Renato_Rod
Data de Nascimento: 27 Nov 1978
País: Brasil
Contato:

Corais brasileiros

#1 Mensagem por Renato Rodrigues »

Pessoal, alguém pode me citar alguns corais nacionais?

Alguém conhece algum temático assim?

Fico no aguardo, abraços!

Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Enrico
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Corais brasileiros

#2 Mensagem por Enrico Caltabiano »

zoanthus , palitoas , esmeraldas, coral dedo , coral fogo , cerebros , algumas faveas, sun coral rs... , actinias eh tipo um mush , fora isso tem a passiflor ne q eh anemona , tem cirianthus e segunda a lenda em santos temuma colonia de 2m x2m de xenia isso a uns 4 anso atras !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Renato Rodrigues
Contato:

#3 Mensagem por Renato Rodrigues »

Legal Enrico, há tempos penso em ter um aqua só com animais brasileiros dos mais comuns.Mas a tentação é grande em colocar algo diferente!

Interessante essa "lenda" em santos. moro perto, vou pesquisar. será que é na laje?

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Renato Rodrigues escreveu:Legal Enrico, há tempos penso em ter um aqua só com animais brasileiros dos mais comuns

Renato o principal problema é que vc vai estar infringindo a lei todos os corais nacionais são proibidos coletar e manter, alem do mais são os animais mais dificeis de se manter e vc vai acabar gastando mais tb na refrigeração, eles gostam de água mais fria e rica em nutrientes.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Fabiano
Recebeu Curtir: 7 vezes

#5 Mensagem por Fabiano Batista »

Tenho dúvidas com relação a este assunto de corais proibidos...

Eu costumo comprar sempre nas mesmas lojas e eventualmente faço algumas trocas de corais com outros aquaristas.

Tenho Palethoas Verdes e Marrons no meu aquário, acredito que sejam nacionais, mas comprei cada uma em uma loja específica para aquários.

Tenho outros corais que não sei se são nacionais ou não.
Como podemos saber quais os animais que são proibidos?

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

Fabiano Batista escreveu:Tenho Palethoas Verdes e Marrons no meu aquário

mesmo que vc tenha comprado em uma loja foi uma venda ilegal, o problema é que os tecnicos do ibama não sabem a diferença de um coral e uma anemona.
Zoanthidios não são corais,
nesse topico tinha as fotos deles, mas a universidade da bahia excluiu a pagina e não aparecem mais, mas pelo nome vc pode ver no google.
viewtopic.php?f=24&t=630
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Fabiano
Recebeu Curtir: 7 vezes

#7 Mensagem por Fabiano Batista »

Matias,

Então estes são os PROIBIDOS ?

Que não podem ser comercializados ?

Qualquer outro pode ?

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Renato Rodrigues
Contato:

#8 Mensagem por Renato Rodrigues »

OK Mathias, realmente é muito dicícil resistir a por um coral de fora. Provavelmente eu vou mesmo colocar importados.
Mas bom censo é pra se usar, aquela técnica de encostar uma rocha num zoanthus e esperar eles "subirem" é uma boa. Outra coisa que eu acho que não afeta em nada seria coletar um sun.
Eu não quero ir pra cadeia!

Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#9 Mensagem por Enrico Caltabiano »

É na laje sim rs ....

qntos aos tecnicos do ibama infelismente eles ñ tem copetencia nem efetivo p/ fiscalizar ...

tirando a passiflora e o sun coral os corais nacionais sao + chatos de cuidar
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

[ ]`s Enrico

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Tirando as restrições e proibições.

A maioria dos corais nacionais são considerados dificeis, ou até mesmo, enviavel de manter em sistema fechado, o motivo disso é que nossos mares, são muito ricos em nutrientes, então, alimento é o que não falta.

Alguns corais (os mais bonitos) gostam de agua com bastante material em suspensão, e isso não é interessante em nossos aquários, corais como cabeço de neon, yemanja e calice esmeralda por exemplo, vão bem nas águas da bahia de todos os santos, que não é um exemplo de visibilidade.

Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#11 Mensagem por Enrico Caltabiano »

mas a suplementação adequada pode suprir essa carencia neh ...

[ ]`s Enrico

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Mauro Becker »

Não é bem assim né

Suplementar a ponto do coral se alimentar adequadamente satura seu sistema. Eu entendo que a diferença das condições naturais são radicais. Como citado pelo Renato nosso mar é muito rico em nutrientes, a suspenção é tão acentuada que a visibilidade fica restrita a metros por muitos dias.

Possível é, mas penso neste custo de manutenção e a metodologia.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

George Aquila
Apelido: George Aquila
Recebeu Curtir: 1 vez

#13 Mensagem por George Aquila »

Então galera,essa questão de lei ambiental sempre acaba sendo bem polêmica...Renato no caso de Sun Coral pode manter sem problemas pois na verdade eles não são de origem brasileira,alguns artigos relatam que vieram para a nossa costa em cascos de navios e se propagaram aqui,hoje eles causam desequilíbrio em vários lugares alguns inclusive afirmam que é um favor ao nosso ecossistema quando esse coral é retirado...Em ilha grande para manter o controle esses corais viram artesanato.dá uma olhada:http://globouniversidade.globo.com/Portal/globouniversidade/pop/tvg_globouniversidade_pop_videos/0,,PGU_04_dezembro_2010,00.html

Já a minha experiência com corais nativos está relatada um pouco neste outro tópico:http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=5884
Na hora de recolher alguns centimetros de zoanthus eu também pensei em lei e tal,mas já há algum tempo vinha observando o local e refletindo sobre a coleta.Neste local já encontrei mais de 5 Zoanthus diferentes que ficam numa praia totalmente urbana,numa praia que nem sequer é indicada para banho e prédios despejam água de esgoto em cima deste ecossistema abertamente e onde há alguns metros dali a Prefeitura de Fortaleza costuma promover festas e Eventos enormes na Beira do Mar poluindo mais ainda o local.Sei que qualquer hora quando voltar posso não encontrar mais nenhum destes corais lá.Então infelizmente é assim no Brasil ...coletar é contra a lei,mas o que estão realmente fazendo para preservar o ecossistema? semelhante a isto cito o caso das nossas Estrelas-do-Mar que são totalmente proibidas no aquarismo,mas que já achei as mesmas estrelinhas laranjas com cerca de 2 cm ainda vendidas desidratadas como ornamento.O IBAMA está corretíssimo em querer preservar mas o quão é eficaz as medidas tomadas?Neste caso preferi fazer o teste e manter uma espécie viva no meu aquário a corer o risco de matarem ela na natureza.Deixo claro que não estou de forma alguma incentivando a retirada destes animais da natureza e ,pelo contrário temos que preservá-los no seu habitat apenas questino a proibição como a melhor e única forma de defender a essa natureza.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#14 Mensagem por Reinaldo Chen »

Apesar de toda a controvérsia sobre a correção ou não da lei. No Brasil temos a venda alguns corais como Porites sp. (dedo) , Montastreas sp (montanha) , Siderastreas sp. (Star , marrom etc) , Scolimia sp. ( esmeraldas) , iemanjá ( Mussimilia sp) , coral placa ( Agaricia sp) , corais cérebro e dedo (Favia sp. Mussimilia sp). Muitos morrem no transporte. Algumas espécies podem viver bem nos reefs que temos próprios para corais do indo-pacífico entre os quais destaco. Montastreas (montanha) e Siderastreas (eram comuns em rochas vivas e ainda pode ser encontrado como pequenas bolas marrons ) podem ser mantidas por anos a fio.
As outras espécies tem cuidado mais delicado e muitos morrem depois de algum tempo em cativeiro.

Uma das dificuldades é a falta de dados e compreensão de como é o ambiente natural desses corais (água fria, com zooplancton relativamente abundante, posição no meio ambiente etc).
Compreendendo mais o ambiente a tendência é a melhoria nas condições de criação. Mas não é tarefa fácil, visto a dificuldade de obtermos alimentos naturais como mysis , zooplancton etc. para alimentar corais. Além disso a temperatura mais baixa necessária aos animais, torna um tanto cara a manutenção desses animais.

O fato é que a criação de corais brasileiros ainda é recente e carece de muitos dados para uma compreensão e cuidados corretos. A venda desses animais é proibida. Mas aqueles que têm acesso por facilidade geográfica e etc, pode tentar a sua criação, mas o faça com consciência e busque oferecer as condições ideais ANTES de tentar. Não tente com muitos animais ao mesmo tempo e faça anotações para que no futuro não repita erros e permita a outros não os cometerem mais erros. Não estimule a coleta e a venda desses animais.

Além dos corais duros, existem corais fogo e gorgonias nacionais que ocasionalmente são colocadas a venda. Algumas vivem anos em aquário mas não se tem muitos dados sobre esse sucesso. Quem tiver sucesso com esses corais, por favor organize seus dados como tamanho do aquário, parâmetros da água, circulação, iluminação etc para que cada vez mais possamos contar com informações adequadas a todos os aquaristas.

Um trabalho interessante sobre os corais nacionais e as condições naturais que vivem podem ser vista nesse trabalho do projeto Abrolhos.

http://www.conservation.org.br/arquivos ... rolhos.pdf

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Mauro Becker »

Sobre a lenda urbana da colonia de xênia na laje de Santos...

Nunca vi e ninguém que conheço relatou similar.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

rafael franco
Apelido: rafa franco
Recebeu Curtir: 2 vezes

#16 Mensagem por rafael franco »

George Aquila escreveu:Então galera,essa questão de lei ambiental sempre acaba sendo bem polêmica...Renato no caso de Sun Coral pode manter sem problemas pois na verdade eles não são de origem brasileira,alguns artigos relatam que vieram para a nossa costa em cascos de navios e se propagaram aqui,hoje eles causam desequilíbrio em vários lugares alguns inclusive afirmam que é um favor ao nosso ecossistema quando esse coral é retirado...Em ilha grande para manter o controle esses corais viram artesanato.dá uma olhada:http://globouniversidade.globo.com/Portal/globouniversidade/pop/tvg_globouniversidade_pop_videos/0,,PGU_04_dezembro_2010,00.html

Já a minha experiência com corais nativos está relatada um pouco neste outro tópico:http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=5884
Na hora de recolher alguns centimetros de zoanthus eu também pensei em lei e tal,mas já há algum tempo vinha observando o local e refletindo sobre a coleta.Neste local já encontrei mais de 5 Zoanthus diferentes que ficam numa praia totalmente urbana,numa praia que nem sequer é indicada para banho e prédios despejam água de esgoto em cima deste ecossistema abertamente e onde há alguns metros dali a Prefeitura de Fortaleza costuma promover festas e Eventos enormes na Beira do Mar poluindo mais ainda o local.Sei que qualquer hora quando voltar posso não encontrar mais nenhum destes corais lá.Então infelizmente é assim no Brasil ...coletar é contra a lei,mas o que estão realmente fazendo para preservar o ecossistema? semelhante a isto cito o caso das nossas Estrelas-do-Mar que são totalmente proibidas no aquarismo,mas que já achei as mesmas estrelinhas laranjas com cerca de 2 cm ainda vendidas desidratadas como ornamento.O IBAMA está corretíssimo em querer preservar mas o quão é eficaz as medidas tomadas?Neste caso preferi fazer o teste e manter uma espécie viva no meu aquário a corer o risco de matarem ela na natureza.Deixo claro que não estou de forma alguma incentivando a retirada destes animais da natureza e ,pelo contrário temos que preservá-los no seu habitat apenas questino a proibição como a melhor e única forma de defender a essa natureza.

George, eu trabalho no projeto coral sol, trabalhamos para conter o avanço da população das duas espécies de coral sol que estão presentes no nosso litoral...
mesmo ele sendo um bioinvasor,somente pessoas com licença de coleta podem retira-lo do mar!
e no momento, somente pesquisadores do projeto tem essa permissão! então, qualquer suncoral que vocês veem vendendo aí, é ilegal!
abraço

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#17 Mensagem por Elder Luis »

Rafael

Muito interessante esse seu comentário, a maioria esmagadora das lojas comercializa esse coral, e pelo jeito, td irregular... ê Brasil... icon_thumbsdownsmileyanim
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

rafael franco
Apelido: rafa franco
Recebeu Curtir: 2 vezes

#18 Mensagem por rafael franco »

na verdade, algumas lojas até fornecem nota fiscal do coral sol.. porém, a venda do T.coccinea (laranja) e T.tagusensis (amarelo) está proibida, e nem a gente do projeto pode vender, mesmo sendo artesanato! então, mesmo com o lojista dando certeza de que "os suncorals dele são legais"... NíO SíO!
abraço

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#19 Mensagem por jose Jorge »

Existe um Livro chamado Corais do Sul da Bahia.........de Bia Hetzel....................

Imagem

Custa Barato.......e é fácil de achar..............

O Conteúdo é muito bom................e tem muitas Fotos.................

Não tem nada há ver com Aquário.........nem Legislação............é pura Biologia...........História Natural................ 8-)

Thulyo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Thulyn
Data de Nascimento: 18 Out 1994

#20 Mensagem por Thulyo »

muito interessante,
vou procurar por aqui ,
tomara q eu ache ..
hehe
Aquarismo Marinho,mais que um hobby, uma eterna paixão.

contato: thulyoterencio@hot...

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”