Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
um coral diferente
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- País: Brasil
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Re: um coral diferente
puts que pena...
vc tentou mudar de lugar no reef?
vc tentou mudar de lugar no reef?
Its not a hobby...its way of life- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
está numa area legal com uma corrente boa e não direta, procurei simular as condições do local de coleta.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Curtiu: 2 vezes
- Contato:
estranho, pois a água teoricamente é a mesma....Só pode ser iluminação né?!?!
Its not a hobby...its way of life- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Peguei a foto na NET, de um site que faz o mapeamento de espécies do Caribe.
Mas, dessas mais claras, tem tido bastante relato na costa do rio, na região de Cabo Frio.
Eu já vi delas mergulhando em Parati.
Mas, dessas mais claras, tem tido bastante relato na costa do rio, na região de Cabo Frio.
Eu já vi delas mergulhando em Parati.
Gilson Franzoni
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Franzoni
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 8 vezes
-
Felipe Katzer
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Felipe
Fala Matias tudo bem? Cara ta parecendo uma variação de jewells, aki no litoral do rio ja vi de algumas cores roxa rosa, esta ja tentei tb manter no meu reef mas nao consegui. Pode ser que tenha desta meio alaranjada tb.
Abraço
Abraço
- Matias Gomes
- Administrador
então mudei de lugar logo depois e eles voltaram a abrir, mas o incrivel é que foi apenas 10cm de lado rsss para poder colocar outro coral, ontem já estavam fechados de novo.
- Alex Correa

- Apelido: Alex Correa
- Contato:
Tentem oferecer alimentos para invertebrados e checar a temperatura. Sejam anêmonas ou corais moles, necessitam de alimentação constante e temperatura relativamente baixa com pouca luz e circulação. Mysis shrimps e planctons são ótimas opções. Alimentos líquidos para invertebrados também. Achar e manter as condições favoráveis é a chave para mantê-los com sucesso por longos períodos de tempo.
A taxa de nutrientes na água não deveria ser a mesma mantida normalmente num sistema tradicional caseiro, porém estável e balanceada, portanto um sistema com pouca exportação de nutrientes (skimmer controlado) e chiller seria aconselhável.
Logicamente esses tipos de organismos não conseguem se acomodar com os mesmos mantidos em sistemas iluminados e de água relativamente morna. Por isso eles enfraquecem e acabam definhando desnutridos.
É necessário saber se são corais duros ou moles/anêmonas. Não estava proibida a coleta de corais duros no Brasil?
Boa sorte.
Aloha,
Alex Correa.
A taxa de nutrientes na água não deveria ser a mesma mantida normalmente num sistema tradicional caseiro, porém estável e balanceada, portanto um sistema com pouca exportação de nutrientes (skimmer controlado) e chiller seria aconselhável.
Logicamente esses tipos de organismos não conseguem se acomodar com os mesmos mantidos em sistemas iluminados e de água relativamente morna. Por isso eles enfraquecem e acabam definhando desnutridos.
É necessário saber se são corais duros ou moles/anêmonas. Não estava proibida a coleta de corais duros no Brasil?
Boa sorte.
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
Meu site de aquarismo:
- Matias Gomes
- Administrador
Alex é proibido coletar qualquer tipo de coral duro no Brasil, um amigo identificou como sendo pequenas anemonas, eles não tem esqueleto calcareo, diferente do Astrangia rathbuni que encontro aqui na ilha.

- Alex Correa

- Contato:
Sim Matias, é o que imaginava. Uma vez que eles colocam a lei não tem volta.
Aí no Brasil ainda se conseguia coletar rochas vivas com permissão comercial, não sei se isso ainda é válido.
Então a situação não está tão ruim. Além disso se tem o que realmente interessa que são os corais importados do Pacífico.
Por algum motivo os corais nas 2 últimas fotos estão definhando, pois eles normalmente não apresentam o esqueleto exposto nos lados, como está. Estão enfraquecendo. Aqui o pessoal aqui fala "derretendo".
Mas tentem oferecer o ambiente (aquário) das anêmonas como citei e as conseguirão encontrar um meio de mantê-las. Seria interessante montar um aquarinho só para os organismos encontrados no litoral brasileiro, legalmente coletados.
Abração,
Alex correa.
Aí no Brasil ainda se conseguia coletar rochas vivas com permissão comercial, não sei se isso ainda é válido.
Então a situação não está tão ruim. Além disso se tem o que realmente interessa que são os corais importados do Pacífico.
Por algum motivo os corais nas 2 últimas fotos estão definhando, pois eles normalmente não apresentam o esqueleto exposto nos lados, como está. Estão enfraquecendo. Aqui o pessoal aqui fala "derretendo".
Mas tentem oferecer o ambiente (aquário) das anêmonas como citei e as conseguirão encontrar um meio de mantê-las. Seria interessante montar um aquarinho só para os organismos encontrados no litoral brasileiro, legalmente coletados.
Abração,
Alex correa.
Meu site de aquarismo:
Meu site de aquarismo:
- Matias Gomes
- Administrador
Alex esse coral eu tirei a foto no dia que coloquei no reef, ele vive longe da luz e mantem a base descoberta mesmo.
Se não me engano apenas uma firma pode coletar rv e no ES.
Se não me engano apenas uma firma pode coletar rv e no ES.
- Alex Correa

- Contato:
Então você não poderia colocar no reef (aquário?), certo?
Hehe...
Alex Correa
Hehe...
Alex Correa
Meu site de aquarismo:
Meu site de aquarismo:
- Matias Gomes
- Administrador
ele veio na parte de baixo de uma rocha com zoanthus que coletei, mas nem tentei pegar mais.
- Alex Correa

- Contato:
Oi Matias,
Na verdade a rocha com o zoanthus também não poderia ser coletada sem permissão.
Mas quem sou eu para julgar ninguém.
Nem estou aqui para queimar. Por favor me entendam. Estou do mesmo lado.
Sou aquarista como você e sinto muito por existirem leis que proibam nossas coletas. E como sinto!!!
Tais leis são necessárias para que não haja futura extinção de espécie(s) ou hábitats.
Logicamente que pagamos um preço por isso. Seria tão bom que individuos pudessem obter permissão de coleta com limites de quantidade, por exemplo. Mas isso não ocorre mesmo.
Meu ponto de vista está voltado principalmente com a divulgação (publicação) de tais coletas, comprovando, e de certa forma, mesmo que não intencionalmente, promovendo tais incidentes. E isso é para o nosso próprio bem, como aquaristas.
As leis, nem os orgãos competentes, querem saber como nos sentimos, nem o quanto amamos esses organismos.
A verdade é nua e crua.
Para simplificar a idéia, o fato é que, se nós aquaristas não promovermos coletas sem permissão, respeitando as leis, estaremos contribuindo com uma ótima imagem aquariofilista. Não tem jeito, pois a lei não será mudada.
No ano 2.000 escrevi uma matéria (Rochas vivas no aquarismo e mais...) onde já previa o reforço pelas autoridades brasileiras sobre as leis de coleta marinha, principalmente com o efeito colateral que isso traria na importação de espécies do Pacífico. Na época o pessoal que freqüentava os fórums realmente pregava a favor de desobedecer as leis e coletar a vontade. Até mesmo alguns biólogos participaram de conversas promovendo coletas (de rochas vivas e corais) nos fórums. A imagem do aquarismo estava mesmo sendo destruida e suja com tudo aquilo. Eu era chamado de ecochato. Também foram promovidas as "semeaduras" (assim chamadas) de rochas vivas artificiais colocadas no mar. Mas qualquer rocha encontrada ou colocada no mar não pode ser retirada sem permissão. Quantas pedras recebi!!
O futuro mostrou o infeliz resultado com as leis sendo mesmo reforçadas e as novas regras de importação que ainda são impecílio aos que se aventuram.
Aquaristas não contribuem para maior destruição de recifes quando coletando conscientemente e exclusivamente para seus aquários, mas sim o comércio excessivo e indiscriminado, quando nos referimos somente ao aquarismo. As leis são para o excesso de exportação de organismos dos recifes. Se o aquarista individual pudesse coletar, os comerciantes também poderiam, vendendo contrabando, de forma legal, individualmente. Por isso existem as leis e controle das permissões.
O fato de mau funcionamento ou negligência dos orgãos não podem ser discutidos, pois além de não levar a conversa a lugar nenhum, não pode-se comprovar legalmente.
Portanto, para nós aquaristas, publicar coletas ilegais sem permissão deveria ser evitado. Leis precisam ser cumpridas para que os aquaristas venham ser respeitados e vistos como amantes da natureza que somos.
Com respeito e carinho...
Aloha,
Alex Correa.
Na verdade a rocha com o zoanthus também não poderia ser coletada sem permissão.
Mas quem sou eu para julgar ninguém.
Sou aquarista como você e sinto muito por existirem leis que proibam nossas coletas. E como sinto!!!
Tais leis são necessárias para que não haja futura extinção de espécie(s) ou hábitats.
Logicamente que pagamos um preço por isso. Seria tão bom que individuos pudessem obter permissão de coleta com limites de quantidade, por exemplo. Mas isso não ocorre mesmo.
Meu ponto de vista está voltado principalmente com a divulgação (publicação) de tais coletas, comprovando, e de certa forma, mesmo que não intencionalmente, promovendo tais incidentes. E isso é para o nosso próprio bem, como aquaristas.
As leis, nem os orgãos competentes, querem saber como nos sentimos, nem o quanto amamos esses organismos.
A verdade é nua e crua.
Para simplificar a idéia, o fato é que, se nós aquaristas não promovermos coletas sem permissão, respeitando as leis, estaremos contribuindo com uma ótima imagem aquariofilista. Não tem jeito, pois a lei não será mudada.
No ano 2.000 escrevi uma matéria (Rochas vivas no aquarismo e mais...) onde já previa o reforço pelas autoridades brasileiras sobre as leis de coleta marinha, principalmente com o efeito colateral que isso traria na importação de espécies do Pacífico. Na época o pessoal que freqüentava os fórums realmente pregava a favor de desobedecer as leis e coletar a vontade. Até mesmo alguns biólogos participaram de conversas promovendo coletas (de rochas vivas e corais) nos fórums. A imagem do aquarismo estava mesmo sendo destruida e suja com tudo aquilo. Eu era chamado de ecochato. Também foram promovidas as "semeaduras" (assim chamadas) de rochas vivas artificiais colocadas no mar. Mas qualquer rocha encontrada ou colocada no mar não pode ser retirada sem permissão. Quantas pedras recebi!!
Aquaristas não contribuem para maior destruição de recifes quando coletando conscientemente e exclusivamente para seus aquários, mas sim o comércio excessivo e indiscriminado, quando nos referimos somente ao aquarismo. As leis são para o excesso de exportação de organismos dos recifes. Se o aquarista individual pudesse coletar, os comerciantes também poderiam, vendendo contrabando, de forma legal, individualmente. Por isso existem as leis e controle das permissões.
O fato de mau funcionamento ou negligência dos orgãos não podem ser discutidos, pois além de não levar a conversa a lugar nenhum, não pode-se comprovar legalmente.
Portanto, para nós aquaristas, publicar coletas ilegais sem permissão deveria ser evitado. Leis precisam ser cumpridas para que os aquaristas venham ser respeitados e vistos como amantes da natureza que somos.
Com respeito e carinho...
Aloha,
Alex Correa.
Meu site de aquarismo:
Meu site de aquarismo:
- Matias Gomes
- Administrador
Alex não discordo de vc, mas temos que levar em conta que a produção de rv artificial com maturação no mar deveria ser liberada e incentivada e claro que acompanhada e fiscalizada, ir atrás de aquaristas o ibama foi, agora ir atrás de industrias que moem rvs para fazer correção de solo não foram, a criação de fazendas de corais deveria ser incentivada, a criação de peixes deveria ter um incentivo e formas mais praticas de licenças, acredito ser mais facil montar uma usina nuclear que uma fazenda de corais rssssss
eu coletei zoanthus pois é facil vc comprovar que não existe a minima possibilidade deles estarem ameçados de extinção aqui nos locais que mergulho, mas depois de ver que não vivem muito tempo no reef não coletei mais.
eu coletei zoanthus pois é facil vc comprovar que não existe a minima possibilidade deles estarem ameçados de extinção aqui nos locais que mergulho, mas depois de ver que não vivem muito tempo no reef não coletei mais.
- Alex Correa

- Contato:
Matias Gomes escreveu:Alex não discordo de vc, mas temos que levar em conta que a produção de rv artificial com maturação no mar deveria ser liberada e incentivada e claro que acompanhada e fiscalizada, ir atrás de aquaristas o ibama foi, agora ir atrás de industrias que moem rvs para fazer correção de solo não foram, a criação de fazendas de corais deveria ser incentivada, a criação de peixes deveria ter um incentivo e formas mais praticas de licenças, acredito ser mais facil montar uma usina nuclear que uma fazenda de corais rssssss
Oi Matias:
Pelo pouco que li já posso ter uma idéia de sua boa intenção e preocupação.
Sei também que existem muitos aquaristas no Brasil com tais qualidades, mas por causa da decepção com as proibições de coletas livres tornam-se revoltados contra as leis. Mas essa iniciativa, quando publicada, torna-se um grande engano.
Novamente deixo aqui a importância do cumprimento das leis de coleta de ornamentais. E digo mais, é uma das melhores "armas" que nós aquaristas temos contra os que nos maldizem e nos criticam como contribuidores da destruição dos recifes. Não estou somente me referindo ís leis de coletas brasileiras, mas também em todo o mundo.
Concordo sim com seus pontos:
Que por sinal, foram muito bem lembrados!
Realmente é lamentável que ainda os pontos citados acima não tenham sido vistos como algo importante para o futuro do comércio de ornamentais, mas infelizmente não podemos fazer nada como aquaristas. O fator fiscalização é tido como principal impecílio na incentivação dos mesmos, pois normalmente não há verba direcionada para tal. Além do mais, os orgãos responsáveis pelas decisões e ações colocam outras prioridades na frente, obviamente.
Esse assunto é mesmo muito complexo e muitas das vezes perda de tempo para uma discussão, pois os orgãos competentes visualizam suas decisões de acordo com as cituações em que trabalham. Por isso é que não podemos também julgá-los. Os nossos pontos de vista são totalmente diferentes dos deles, e isso é um fato que provavelmente nunca irá mudar pela ausência de mútua dependência entre ambos, além da falta de autoridade dos aquaristas.
Aquaristas (como hobbistas) são taxados geralmente de leigos e ignorantes pelos meios científico e legislativo.
Grande abraço
Aloha,
Alex Correa.
Meu site de aquarismo:
Meu site de aquarismo:
-
Gustavo Ramalho

- Apelido: gustavoramalho
Matias.. eu estava dando uma olhada num site sobre a laje de santos e achei uma foto de um coral bem parecido com esse ai que vc estava mostrando, a foto e a identificação foi feita por um biologo: Osmar Luiz Junior dá uma olhada nas fotos ai::
http://www.lajeviva.org.br/images/viewer/5/index.html
na 3ª pagina
segundo ele é um parazoanthus axinellae
http://www.lajeviva.org.br/images/viewer/5/index.html
na 3ª pagina
segundo ele é um parazoanthus axinellae
- Matias Gomes
- Administrador
Gustavo é muito parecido mesmo, diria que é ele mesmo, hoje ele está bem aberto no reef.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Realmente.
Muito parecido mesmo.
A propósito, aquelas fotos da laje de Santos são sensacionais.
Muito parecido mesmo.
A propósito, aquelas fotos da laje de Santos são sensacionais.
Gustavo Ramalho

- Apelido: gustavoramalho