🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

NO3 - Problemão, preciso de ajuda....

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Biguzzi

NO3 - Problemão, preciso de ajuda....

#1 Mensagem por Carlos Biguzzi »

pessoal, sou novo no forum, mas já tenho meu aqua marinho a muito tempo, entretando como não fiz TP a uns 4 anos as tachas de nitrato estão nas alturas +100. Existe algo que eu possa fazer para baixar isso? Alem é claro de roca parcial.....
Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: NO3 - Problemão, preciso de ajuda....

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Começa com uma boa TPA.

Outros métodos de baixar nitrato podem ser usados, em conjunto com TPAs

Existe o reator de enxofre (rápido, eficiente, porém precisa de acompanhamento constante).

Também pode usar midia de remoção de nitrato, ou mesmo adequar um refúgio bem cheio de macro algas.

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Vini

#3 Mensagem por Vinicius Reis »

Sem TPA a 4 anos??? Oo poxa...

Fernando Cunha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando Cunha

#4 Mensagem por Fernando Cunha »

Colega,

A dica do Renato é válida, mas como seu reef está nesta condição a 4 anos, sugiro começar com TPA's semanais de 10%, pois desta forma faremos a melhora de forma mais lenta, e portanto mais saudável.

Lembre-se: Toda mudança mesmo que para melhor deve ser lenta.

Boa sorte !
Fernando Cunh@

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Pessoal pra dizer o bem da verdade, não curto muito a historia de TPAs, tenho procurado alternativas que reduzão ao maximo ou melhor a nada as tpas. EStava tendo sucesso, utilizando sistema Jaubert, mas tentei fazer a retirada do skimmer ( big mistake) e agora em um unico mes o aqua esta definhando......... ahhhhhhhh.........
Ja voltei o skimmer..... infelizmente vou fazer uma TPa de uns 40L ( a ultima foi em 01/10/2006) rsrsrsrsrs. Mas gostaei da ideia do refugio com macro algas...... acho que seria bem legal..... mas aonde encontro macro algas para iniciar a plantação.....rsrsrsrsrs
Valeu pelas dicas até aqui....
Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Pedro Augusto

#6 Mensagem por Pedro Augusto »

:roll: Carlos, qual o problema em fazer TPA?

Gilson Franzoni
Apelido: Franzoni
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

#7 Mensagem por Gilson Franzoni »

Concordo com TPA , porem como foi dito ,de maneira gradual, para que as modificaçoes sejam lentas, o retorno do skmer e outras providencias mostrarão efeitos a medio e longo prazo.

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Pedro, acho as TPAs um processo pouco natural, e no meu caso, tenho muita dificuldade de faze-las devido ao local onde esta o aqua. Talves se fosse mais facil eu teria feito pelo menos 1 por ano.... rsrsrsrsrsrsrs

Hoje fiz uma TPa, mas acho que o negocio tava feio mesmo, o nitrato ainda esta acima do 100, ate o fim da semna que vem pretendo fazer mais uma...... vamos ver se funciona...... kkkkk

Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Pedro Vitorino
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Pedro

#9 Mensagem por Pedro Vitorino »

Oi Carlos,

Pelo que já li TPA´s de pequeno volume ( 5%-10 % ) não conseguem reduzir o nivel de nitrato em um aquario de maneira satisfatoria.
Somente grandes TPA´s seriam eficazes.

Achei um grafico que demontra isso.

Imagem

abraços

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#10 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Bom, se for seguir o grafico, fico em duvida em relação ao impacto disso nos peixes e invertebrados.
Hoje estou com Amonia e Nitrito praticamente zerado, fosfato alto e Nitrato alto
Dureza esta baixa ap. 7 ph 9,5.
Densidade 1.021/22

Se fizer esta TO de 50% posso ter problemas????? A Ultima TP que fiz ontem foi de 30% e não resolveu nada.......
Pedro, acho que o grafico esta mais do que correto por isso penso que vou ter que partir para a ignorancia (50 a 70%) mas meu receio é causar um choque nos animais.....
O que vai mudar bastante será o fosfato e espero eu o nitrato e a dureza.......
O que acham??????
Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Recebeu Curtir: 58 vezes

#11 Mensagem por Julio Monteiro »

Carlos,
eu faria TPA´s mais constantes de 25% no máximo (2x/semana) e colocaria resinas removedoras de fosfato e nitrato.

O problema que eu vejo é o PH que está bem alto. Uma troca parcial de 50% tende a alterar o PH e isso pode causar problemas. A alcalinidade com 7 está Ok (entre 6 e 8 são valores ideais, não é necessário ser maior do que isso).

abraço

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#12 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Tenho um Pastor Alemão aqui no quintal da minha casa... O que acham de eu ficar uns 04 meses sem coletar o coco dele e jogar fora? acho que tem tudo para dar merrrrr... :evil:

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Eduardo Basilio
Curtiu: 2 vezes

#13 Mensagem por Eduardo Basilio »

Olá Carlos,
Ter um aquario é ter paciência e constância.
Eu não sei qual é o tamanho do seu aquario mas é necessário fazer tpa's a cada 30 ou 40 dias.
Meu aqua tem 100 litros então pra mim é muito fácil. tenho uma caixa tipo tapeware com 30 litros a uma altura de quase 1,80 metros do chão. preparo a agua já no local, faço testes de sal, ph e temperatura. Quando esta ok, retiro a agua do aqua com um balde e utilizo uma mangueirinha de ar de aquario para recolocar a agua no aquario. Como esta bem alto, a agua cai por gravidade, demora até 2 horas, mas como a melhor forma é a forma lenta, meus corais nunca sentem as tpas.
Agora, minha caixa de reposição fica a mais de 10 metros do aqua e isso não é um problema. Com criatividade resolvemos as adversidades do dia-a-dia.
Espero ter ajudado.
abç.
Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente finge que é, para ver como seria se ela fosse.

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#14 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Nixon entenda, existe uma grande diferença entre sua colocação e que o eu estava fazendo, quando montei esse aquario montei baseado no sistema Jaubert pleno, mas resolvi apos alguns dias de montado colocar um skimmer so para garantir, durante o tempo que não fiz as Tpas eu monitorei as propriedades da agua mensalmente e não tivem nenhum problema com seus parametros, acontece que a aprox. 3 meses eu retirei o skimmer para verificar se o sistema já estava maduro o suficiente para que ele fizesse o que a teoria diz que faz..... em um unico mes os niveis de NO3 subiram dos patamares de 25 ppm para mais de 100 ppm, então o problema não foi a falta de TPa mas sim a falta do skimmer o que simplesmente comprovou para mim que o sistema Jaubert é funcional na teoria mas na pratica necessita de Skimmer e TPas. Não estou aqui querendo criar uma afronta a vc., mas o seu comentario me fez dar muitas risadas........ :lol: :lol: :lol: :lol:

Eduardo, estou fazendo as Tpas para sanar o problema, mas tem sido bastante dificil, pois as lojas que eu conhecia em SBCampo, fecharam e agora tenho que comprar agua em Sto. Andre ou SCaetano. Quando preparo a agua aqui em São Bernardo, por não ter os equipamentos adequados ela não fica muito boa NO3 em niveis 12ppm e fosfato a 0,1 ppm. Por isso comprar é a melhor solução..... mas a pior em termos de distancia e tempo......... para agravar a situação o aquario fica no trabalho...... Mas a gente chega lá....... rsrsrsrsrrs

Julio, já fiz uma troca de 30%, no fim de semana passado, 10% na terça e 10% hoje(sexta), pretendo fazer uma troca de 50% assim que os parametros equalizarem.....

Gostaria de saber o que os colegas acham do uso da vodka a curto e medio prazo ?????
A DEUS toda a Gloria!

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Recebeu Curtir: 58 vezes

#15 Mensagem por Julio Monteiro »

Pessoal,
O sistema Jaubert foi criado com a proposta da não utilização de skimmmer e sem trocas parciais. O que nosso amigo Carlos está fazendo é apenas tentar seguir os passos do prof. Jaubert.
Existe um aquário em Monaco com o sistema Jaubert completo montado (camada realmente alta no fundo - um hiper Deep Sand Bed) que nunca recebeu TPA e nunca utilizou skimmer.

Na prática, porém, nunca vi relatos de aquaristas que tiveram sucesso realmente sem um bom skimmer e sem TPA. Por isso, a maioria que utiliza DSB com plenum acaba também colocando um skimmer e montando um sistema hibrido.

abraço

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#16 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Por tudo que já li e testei até hoje ( + 13 anos ) JAUBERT só funciona se tiver dois parâmetros:

O Aqua tem de ser monstruoso e com poucos animais ( 01 )

Tem de ser montado na ALEMANHA! no Brasil nunca dá certo! ( 02 ) rssssssssss

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Alex Correa
Apelido: Alex Correa
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

#17 Mensagem por Alex Correa »

Carlos Biguzzi escreveu:Pedro, acho as TPAs um processo pouco natural, e no meu caso, tenho muita dificuldade de faze-las devido ao local onde esta o aqua. Talves se fosse mais facil eu teria feito pelo menos 1 por ano.... rsrsrsrsrsrsrs

Hoje fiz uma TPa, mas acho que o negocio tava feio mesmo, o nitrato ainda esta acima do 100, ate o fim da semna que vem pretendo fazer mais uma...... vamos ver se funciona...... kkkkk

Abraços

Trocas parciais são mais próximas ao processo natural nos recifes e áreas litorâneas do que muitos pensam.
Se não fossem pelas "trocas parciais" (correntes) nas áreas litorâneas os hábitats não teriam os ciclos naturais e importação e exportação de principalmente alimentos e nutrientes, incluindo recifes coralinos.

Em qualquer tipo de aquário (doce ou salgado) trocas parciais são importantíssimas e necessárias, não importando qual tipo de montagem, organismos mantidos ou sistema de filtragem aplicados. Você sabia que até os rios apresentam trocas de água? Logicamente...

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Douglas Pacifico
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 01 Jun 1980
País: Alemanha

#18 Mensagem por Douglas Pacifico »

Não é possível comparar sistemas pequenos e fechados com a monstruosidade e complexidade que é o oceano, mesmo quando restringimos ís áreas recifais.

Ou seja, são necessários sim artifícios para procurar reproduzir - e manter - condições semelhantes í natureza.

Como o Julio disse, o sistema do Dr. Jaubert propõe o uso de uma camada caprichada de substrato, adequadamente disposto e preparado, para eliminar as TPA's e o skimmer. Como dito, porém, não se tem conhecimento de aquaristas de menor porte que sucederam com esta técnica por anos a fio. Como o Nixon disse, eu também acredito que o tamanho tem papel importante, não pelo volume de água mas pela complexidade do microssistema que se forma. Ah, e o aquário é em Mônaco, os alemães são mais adeptos do sistema Berlim (com skimmer), por motivos óbvios dado o nome do mesmo ;)

Carlos, prossiga com as TPA's semanais de 25%, mantenha o skimmer e quando estabilizar em níveis mais adequados, pode pensar sim em usar Vodka. Eu não recomendo o seu uso enquanto não melhorar através das TPA's o seu nível de Nitrato e, principalmente, o pH, que está 10 vezes mais alto que o recomendado!

Abraços!
Douglas Sozzi Pacifico
dougpacifico@gmail.com

Alex Correa
Apelido: Alex Correa
Contato:

#19 Mensagem por Alex Correa »

Douglas Pacifico escreveu:Não é possível comparar sistemas pequenos e fechados com a monstruosidade e complexidade que é o oceano, mesmo quando restringimos ís áreas recifais.
...

Sim, é possível no que diz respeito a "trocas parciais". Principalmente em relação ís áreas recifais.
As correntes SIMBOLIZAM as trocas parciais em sistemas marinhos fechados.
As propriedades e complexibilidades dos aspéctos naturais vs artificiais não são compatíveis, mas a idéia geral de mantimento como por exemplo a importação/exportação de nutrientes e complexibilidade bio-química vem como fato.
Isso é só uma idéia bem básica sobre o assunto.

Trocas parciais são realmente necessárias em qualquer sistema marinho ou de água doce (plantado ou não).

O aquarista que evita trocas parciais está tentando mascarar uma das necessidades principais do sistema.

Qual a minha sugestão? Por favor procure entrar num esquema de trocas parciais de água mais freqüentemente.
Você vais ficar feliz com os resultados. 8-)

:)
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Marcio Soares
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: marcio soares

#20 Mensagem por Marcio Soares »

Não sei qual skimmer vc tem mais se for dos bons coloca vodka, mais antes da uma lida nesse artigo. Eu uso no meu reef a um bom tempa e meus parametros estao todos bons.

Vodka:

Primeiramente este método para redução de nutrientes não é recomendado para principiantes tampouco para aquaristas de fim de semana pois a sua utilização requer observação diária dos animais e muita disciplina; os riscos pela utilização deste método são de inteira responsabilidade do usuário cabendo ao autor deste texto sómente repassar a experiência que vem tendo com ele. Método idealizado por Jorge Kokot e Michael Mrutzek ( mais informações consulte ( www.elegancereef.com/smf/index.php?topic=841.0 ) em inglês. O método defende o principio que o carbono orgânico contido no álcool etanol da Vodka ( normal sem aditivos aromatizantes ) serve de combustível para a reprodução de bactérias do aquário e que para o ciclo reprodutivo delas se completar precisam ainda consumir os nitratos e fosfatos presentes na água.

Como este método turbina o crescimento sem controle de todas as bactérias é de fundamental importância um excelente skimmer para remover rapidamente do sistema o excesso delas e seus sub produtos assim como manter estável o nível de oxigênio do tanque que é muito utilizado no processo.

NOTA:

Vinagre, pinga, whisk , etc não agregam a molécula de carbono orgânico por isso não pode sem usado no lugar da vodka; o açúcar contem carbono orgânico entretanto não existe nenhum experimento conduzido com este produto e portanto não é aconselhável seu uso em aquariofilia de reef.

Método da Vodka:

- primeiros 3 dias:

Manter fixa uma dose de 0,1 ml para cada 100 litros de água total do aquário

- próximos 4 dias:

Manter fixa uma dose de 0,2 ml para cada 100 litros de água total do aquario

- 2ª semana:

Adicionar 0,5 ml sobre a dose usada no ultimo dia da primeira semana, mantê-la fixa durante todos os dias da segunda semana

- 3ª semana em diante:

Adicionar 0,5 ml sobre a dose usada no ultimo dia da segunda semana, mantê-la fixa durante todos os dias daqui pra frente. O aumento exagerado da dose levará a um estouro de bactérias no aquário tornando a aqua turva, fruto do crescimento descontrolado das bactérias; os relatos não indicam morte de peixes e corais simplesmente demonstra que o aquário chegou ao limite suportável de bactérias e após dois ou três dias a água voltou a ser cristalina novamente. Nestas condições a dosagem foi suspensa por alguns dias e reiniciada e mantida com a dose utilizada na terceira semana.

Caso o aquarista deseje parar com o método depois de algum tempo é necessário ir reduzindo a dose as poucos , não deve parar repentinamente sob risco de causar um colapso ao sistema. Do uso adequado deste método os primeiros resultados positivos aparecem depois de 30 ou 40 dias quando primeiramente as algas começam a morrer por falta de nitratos e fosfatos , neste ponto fazendo-se uso de testes de boa marca os resultados indicariam ambos os nitratos e fosfatos tendendo a zero.

A dosagem deve continuar pois, a partir deste ponto, os sps também passarão por um processo de adaptação a um ambiente pobre de nutrientes forçando-os a utilização da alimentação só pela fotossíntese; naturalmente nesta fase haverá uma redução de zooxantelas pela falta de nutrientes (nitratos e fosfatos) e por isso exigindo a introdução de amino ácidos e vitaminas na forma liquida para suplementar a alimentação deles; por aqui só encontramos e com muita dificuldade o Seachem Reef Plus, lá fora tem o Korallen-zucht (alemão) e da Polyplab (canadense) Uma vez os sps adaptados a este novo ambiente eles se darão ao luxo da produção de mais pigmentos de cor, o principal objetivo deste experimento. Dizem ser um processo lento que poderá levar meses para ver a sua eficácia e que se a sua dosagem não for diária os resultados não serão atingidos, por isso este método está ligado a uma dura disciplina.

O autor deste texto vem usando regularmente o método há aproximadamente 60 dias, com resultados muito satisfatórios sob seu ponto de vista, e continuará a dosagem sem interrupções.

sobre troca parcial.

TPA:

Trocas parciais de água: As trocas parciais de água se aliadas í utilização de um bom skimmer faz a diferença. Recomenda-se a troca de 10% do volume total, semanalmente. Sugere-se deixar a água em processo de oxigenação pelo menos 48 horas antes de seu uso. Hoje em dia o mais comum é a utilização de água preparada a partir de sais de ótima qualidade que o mercado oferece entretanto para aqueles que podem capturar águas oceânicas tambem é uma excelente opção; sómente águas da costeira não são recomendadas devido í poluição que os rios acabam levando para o mar.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”