🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dimensionamento e Construção do Sump

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Romano Rocha
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Romano

Dimensionamento e Construção do Sump

#1 Mensagem por Romano Rocha »

Bom dia Pessoal,

Já tenho outro tópico aqui referente a uma montagem de Boyu MT-30 e durante meus estudos e leituras sobre o assunto vi que seria muito muito mais fácil montar um aquário um pouco maior e mais completo, com filtragem adequada e outros acessórios que o Bouy não me permitiria instalar.

Estou pensando em montar um cubo de 40 cm3 com móvel integrado e sump, mas de todas as fontes que pesquiso, nenhuma é muita clara a respeito do dimensionamento do sump e nem de suas divisões.

O espaço interno do móvel, deverá ser ligeiramente menor do aquário, logo, é preferível contar com uns 30 centimento de comprimento, podendo variar bem a altura.

Do que li, algumas coisas são muito importantes, tais como:

* Espaço para um bom skimmer (Quanto seria?)
* Espaço para mídias como Carvão, Cerâmica e outros
* Quebra Bolhas do Skimmer
* Caixa de reposição (Essa não faço menor idéia de como funciona)

Outra dúvida importante, seria como evitar que em dias de falta de energia, que o sump transborde (Isso seria um desastre inimaginável por aqui :shock: )

Se puderem me ajudar, agradeço imensamente, pois conforme já falado no outro tópico, a ansiedade já havia me dominado e o Boyu já está em casa e conforme for, usarei-o como troca para equipamentos.

Muito Obrigado.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dimensionamento e Construção do Sump

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Em geral, a função do Sump é acomodar os equipamentos, fora do display, deixando assim o display mais limpo e com mais espaço.

Além de criar uma area maior de trabalho, onde voce pode aplicar midias de auxilio, como carvão, manter o skimmer e reatores caso seja necessário, o aquecedor.

Também serve para aumentar a litragem do sistema, quanto mais litros (isso é meu entendimento) mais fácil a manutenção dos parametros. No nosso primeiro reef, (300 litros) e exigia muito mais atenção que o atual (1000 litros).

O sump, em geral, é dividido em tres partes, a primeira, recebe a água que vem da caida (overflow) do display, nela, se consegue manter o nível constante, por isso, é onde mantemos o skimmer, dessa repartição, a água vai por gravidade para um segundo espaço, formando uma queda, com espaço onde geralmente se coloca o carvão ativado no fundo, e em cima, nessa queda d'água, a lá de perlon. Desse espaço, a água é forçada a passar por um quebra bolhas, algo em torno de tres laminas de vidro, hora a água passa por cima, na segunda por baixo e na terceira por cima de novo, forçando as bolhas presentes na água (injetadas pelo skimmer) a subirem e sairem da água, evitando as microbolhas no display.No terceiro espaço, é a área que, com a evaporação, vai baixar, então, é o espaço adequado para colocar o sensor de nivel (pode ser tipo eclusa eletronica ou bóia mecanica) que vai acionar a reposição de água doce, que, se for por eclusa eletronica, pode ser um galão de 10 litros por exemplo, com água deionizada (DI) ou de Reverse Osmose (RO), que pode ficar ao lado do sump, ou mesmo, apoiado por cima dele, com uma bomba de pequena vazão dentro, que, conforme a necessidade e liberação eletrica, aciona a bomba, que joga água para o sump e mantem o nivel, no tipo mecanico, geralmente é feito de vidro mesmo, e fica apoiado sobre os próprios vidros do sump, com a bóia na parte de baixo dele e em contato com o nível do terceiro espaço, conforme esse baixa, ela libera nova água para o sistema, nesse terceiro espaço vai ficar a bomba de recalque, que vai jogar a água de volta para o display.
Nesse terceiro espaço, ou mesmo no segundo, é interessante para colocar reatores caso va fazer uso, e o aquecedor.

Quanto a transbordo, o sump é feito mais alto do que o uso normal dele, e a água que desce quanto o recalque é desligado, é somente a água que esta acima do ponto de caida, ou seja, pequeno volume, assim, o sump tem condições de absorve isso, vai ser necessário observar isso para determinar qual o ponto de reposição de água doce.

Tenho algumas imagens dos aqui de casa, posto logo logo.

Romano Rocha

#3 Mensagem por Romano Rocha »

Olá Renato, muito obrigado pela ajuda, as explicações já me permitem "esboçar" um rascunho. ;)

Quanto as fotos, seriam de grande valia e vou tentar dimensionar o sump para suportar uma boa qtdade. de água para emergências (por aqui é comum faltar energia, por ser região de serra).

Um outra dúvida importante minha, Como é melhor fazer o recolhimento de água para o sump "por torre" na parte interna ou como no sistema do cubo do Flávio, conf. abaixo ?
Imagem

Muito obrigado e abs,

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Romano Rocha escreveu:Outra dúvida importante, seria como evitar que em dias de falta de energia, que o sump transborde (Isso seria um desastre inimaginável por aqui )

com certeza da forma que está na foto.

Romano Rocha escreveu:Como é melhor fazer o recolhimento de água para o sump "por torre" na parte interna ou como no sistema do cubo do Flávio, conf. abaixo ?

dificilmente o sump não vai comportar a água que desce durante a falta de luz, depois de tudo rodando vc vai calcular a quantidade de água que vai no sump para aceitar o retorno em caso de falta de luz.

Romano Rocha escreveu:Estou pensando em montar um cubo de 40 cm3 com móvel integrado e sump, mas de todas as fontes que pesquiso, nenhuma é muita clara a respeito do dimensionamento do sump e nem de suas divisões.

faça o sump o maior que puder dentro do movel.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Romano Rocha

#5 Mensagem por Romano Rocha »

Obrigado Matias. ;)

Vou tentar rascunhar um pouco por aqui e se puderem postar algumas fotos, agradeço.

Um abraço,

Rogerio Araujo
Apelido: Rogerio
Recebeu Curtir: 1 vez

#6 Mensagem por Rogerio Araujo »

Romano Rocha escreveu:Um outra dúvida importante minha, Como é melhor fazer o recolhimento de água para o sump "por torre" na parte interna ou como no sistema do cubo do Flávio, conf. abaixo ?

Eu prefiro o overflow
Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#7 Mensagem por Matias Gomes »

nesse site http://www.melevsreef.com/allmysumps.html do lado esquerdo mais para baixo vc vai achar os modelos de sump
procure Varied Sumps é só ir clicando nos modelos.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Romano Rocha

#8 Mensagem por Romano Rocha »

Rogério, obrigado pela amostragem, essa também parece ser uma boa idéia e deixa o display mais clean. ;)

Matias, obrigado pela indicação do link. Facilitou demais as idéias por aqui e assim que desenhar algo mais consistente aqui, posto para ver se aprovam, ok ?

Abração pessoal,

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Biguzzi

#9 Mensagem por Carlos Biguzzi »

se vc tivesse um espaço de 2,00 x 1,50 x 1,80 para montar um sump, como vc faria?????
Informações iniciais:
- Aquario com 1600 Litros
- Aquario misto de peixes e corais
- Aprox. 200 kgs Halimeda substrato
- Aprox 200 Kgs RVs
- 8 HQI de 400W 20000k
- 6 VHO Actinic 110W
- Muitos Corais........

Então, como seria o seu sump e que tipo de materiais (marcas e modelos) colocaria nele...... Qual sua opinião?????

Um bom exercicio para mente que vai me ajudar com o prjeto do meu novo aqua............ :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Abraços
A DEUS toda a Gloria!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”