🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#101 Mensagem por davidjneves »

Miozzo, muito legal o seu post...posso dar a minha opinião também...

Álias, sou bem novato no aquarismo marinho... então caso queira desconsiderar totalmente minha opinião, tudo bem, já que não tenho 10% da prática de vocês, e nem teoria também. Sou apenas um curioso aprendendo.

Bom.. não posso nem argumentar com vocês sobre o Balling, sei que muitas pessoas usam, mas não as conheço a maioria delas pessoalmente, não acompanho o dia-a-dia mesmo dessas pessoas, mas uma coisa eu posso discordar de você, Balling não é necessariamente cansativo não. É só usar uma dosadora e achar o ponto ideal nas primeiras semanas. A cada 3, ou 4 meses, colocar novamente os elementos nos potes, ou seja, mais ou menos o mesmo trabalho que um reator de cálcio que também tem manutenção periodicamente. Veja só, não estou falando que é seguro o Balling, ou coisa do tipo, mas se feito de algumas formas, não o torna cansativo não, me minha opinião. Pode ser a pior forma de adicionar cálcio, mas não acho a mais cansativa não.

Quem vende um produto caseiro feito no quintal de casa pode vendê-lo também? Ou não?

Se um tanque do mês foi o tanque do mês, por que motivo não podemos analisar e verificar por que aquele tanque foi o tanque do mês? Não é saudável isso? Se realmente os animais ali estão muito bem, e a montagem é interessante, por que não analisar isso? Será que o que estamos usamos aqui, mesmo que funcione muito bem, já pode não ser um pouco desatulizado e custoso? Veja só, não estou afirmando nada, apenas questinando mesmo.

Quanto ís lojas virtuais e compras no exterior, acredito que atualmente é a coisa mais comum mesmo. Se aqui é muito mais caro, eu importo e compro. Até alguns lojistas inclusivem fazem isso. É, fazem sim.
Não vejo problema algum em comprar lá fora. Se a pessoa se acha confortável para comprar lá fora, não vejo problemas. Problemas eu vejo em lojistas não se atualizarem, e ai sim ficamos sem até conhecer outras possibilidades e equipamentos no hobby, já que a maioria dos produtos ainda é importada. No aquarismo plantado acontece muito isso. Existem produtos lá fora que não vende em loja nenhuma por aqui.

Tudo que escrevi, não quero que leve com uma afronta, longe disso, até mesmo porque tenho uma pasta no meu computador com vários artigos seus. Tenho uma revista sua, e tenho seu blog nos meus favoritos. E tenho admiração por você repassar todo esse seu conhecimento ís pessoas.

Eu só acho que as vezes ao invés de fazermos a pergunta do porque das coisas, podemos fazer a pergunta de coisas que jamais existiram e perguntar: "por quê não?".

Só uns exemplo.
Veja só, eu tenho um aquário plantado. Quando comentei que iria usar T5 pela altura do aquário, a única resposta era: não dá certo, ninguém usa assim. Quando comentei que usaria 2 canisters em série, a resposta era: ninguém usa canisters em série.
Tá, mas lá fora muitos usavam da forma que comentei, e estava tudo ok. Montei desta forma, e está ok até hoje. Tipo, por que não?

Já li tempos atrás que alguns corais só vão para frente HQI. Será que atualmente isso continua? Li uns posts antigos, que aquário com corais só com chiller. Tá, mas o chiller estava lá em muitos casos (não em todos os casos) por causa de HQI, e tampa fechada do aquário? Se hoje podemos optar pelos LEDs, e reefs abertos, dependendo do caso, o chiller é realmente essencial?

Pergunto isso, pois gosto de refletir mesmo, pois quando vejo o aquário do Ciro (está aqui no fórum mesmo), vejo um aquário com estrutura e equipamentos um pouco diferentes dos habituais que viamos nos fóruns. Areia de praia, pouco substrato, sexto vidro, reposição automática de água, etc.. Será que o aquário dele não se encaixa do "por que não?"
Se o Balling tem um grande perigo de dar problema tudo bem, mas se aperfeiçoarem a fórmula dele para que não dê problemas, porque não?

Fugi totalmente do tema, mas eu gosto de pensar mesmo em novas possibilidades... pelo menos eu gosto mesmo de questionar, e entender do porque das coisas...

Desculpem se desvirtuei do tópico, apenas minha opinião... tipo... por que não?

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#102 Mensagem por RicardoMiozzo »

davidjneves escreveu:Miozzo, muito legal o seu post...posso dar a minha opinião também...
Obrigado! Claro que pode, responderei com minhas opiniões, mas o post não é meu...
Vou dar minhas respostas em negrito no corpo da sua msg, ok? Acho que facilita para eu não ter de ir e voltar muitas vezes para ver seus comentários, está bem?


Álias, sou bem novato no aquarismo marinho... então caso queira desconsiderar totalmente minha opinião, tudo bem, já que não tenho 10% da prática de vocês, e nem teoria também. Sou apenas um curioso aprendendo.
Eu também sou novato. Estou prestes a montar um aquário novinho em folha que logo vai chegar aqui! Sobre ser novato: Quando eu era um pouco menos novato do que sou hoje em aquarismo, há uns vinte e tantos anos, não existia Internet, por exemplo. Era uma pedreira, rapaz!
Mais um pouco para trás:
Meu primeiro aquário foi montado no banheiro do meu quarto porque era o único lugar que minha mãe deixou. Era de água doce, tinha uns 20 litros e fundo de cascalho de rio com filtro biológico de fundo, torre com pedra porosa e plantinhas de plastico. acho que eu tinha 6 para 7 anos.
Portanto, creio que nós aquaristas somos todos um bando de birutas novatos e curiosos, apaixonados por um hobby espetacular, e que estamos aprendendo sempre.


Bom.. não posso nem argumentar com vocês sobre o Balling, sei que muitas pessoas usam, mas não as conheço a maioria delas pessoalmente, não acompanho o dia-a-dia mesmo dessas pessoas, mas uma coisa eu posso discordar de você, Balling não é necessariamente cansativo não. É só usar uma dosadora e achar o ponto ideal nas primeiras semanas. A cada 3, ou 4 meses, colocar novamente os elementos nos potes, ou seja, mais ou menos o mesmo trabalho que um reator de cálcio que também tem manutenção periodicamente. Veja só, não estou falando que é seguro o Balling, ou coisa do tipo, mas se feito de algumas formas, não o torna cansativo não, me minha opinião. Pode ser a pior forma de adicionar cálcio, mas não acho a mais cansativa não.
Ok. É a sua opinião.
Mas você usa esse método?
Por favor não se ofenda, pois reconheço que tenho o hábito de parecer áspero ao perguntar e responder, ok?

Quem vende um produto caseiro feito no quintal de casa pode vendê-lo também? Ou não?
Na minha opinião, cada um faz o que quer, mas de acordo com a legislação deste País, se for encontrada irregularidade na prática, a pessoa que vende o que produz no quintal pode estar sujeita a penalidades. Como não sou jurista nem advogado, não me encontro na posição de responder a você, apenas dar minha opinião:
Quer produzir qualquer coisa para vender?
Regularize-se perante os Órgãos competentes em cada esfera de sua atividade fim e exerça-a.
Isso implica em abrir uma empresa, recolher taxas, tributos e impostos, e comprar e vender com Nota Fiscal.

Se um tanque do mês foi o tanque do mês, por que motivo não podemos analisar e verificar por que aquele tanque foi o tanque do mês? Não é saudável isso? Se realmente os animais ali estão muito bem, e a montagem é interessante, por que não analisar isso? Será que o que estamos usamos aqui, mesmo que funcione muito bem, já pode não ser um pouco desatulizado e custoso? Veja só, não estou afirmando nada, apenas questinando mesmo.
Não sou contra analisar tanques do mês, mas me oponho í ideia de endeusamento dos tanques do mês.
Principalmente porque um macaco velho feito eu percebe Photoshop e outras "mágicas" em muitos desses TOTMs, como o pessoal lá de fora se refere a eles.
Quanto í desatualização do que se faz no Brasil, discordo de você.
Aqui tem uma quantidade bem razoável de novidades. Aliás, para te dizer a verdade, 99% do que vejo como novidade é coisa que já existia há muito tempo e está sendo repaginada. Isso se tornou comum de uns anos para cá, e verifiquei que boa parte é composta de métodos ou produtos que não funcionaram no passado (infelizmente para os hiper-novatos, que muitas vezes pensam estar vendo algo novo onde nós, os simples novatos, já vimos.)
O próprio método Balling é uma dessas "novidades".
Quanto a custo, se você faz referência aos preços que se cobram pelos animais e produtos, é algo que depende de regime tributário, e não me sinto suficientemente competente para comentar.
Mas vivo o dia a dia da cidade mais cara para se viver das Américas atualmente, que é São Paulo, e minha vida está atrelada ao famoso "custo Brasil", somado ao "custo São Paulo" (tráfego de automóveis pesadíssimo, muito estresse, violência nas ruas, essas mazelas que assolam nosso querido Brasil, mas que parecem superlativas aqui em Sampa).
Por isso tudo, sou favorável a profunda reforma tributária e creio que com isto respondo a você no que posso alcançar.

Quanto ís lojas virtuais e compras no exterior, acredito que atualmente é a coisa mais comum mesmo. Se aqui é muito mais caro, eu importo e compro. Até alguns lojistas inclusivem fazem isso. É, fazem sim.
Não vejo problema algum em comprar lá fora. Se a pessoa se acha confortável para comprar lá fora, não vejo problemas.
Também não vejo problema nenhum em se comprar onde achar mais conveniente, se forem cumpridas as Leis e recolhidos os impostos devidos (no caso de importações).
Dou-me o direito, no entanto, de considerar um verdadeiro absurdo comprar com nota subfaturada desde o fornecedor no país de origem (como já tive a oportunidade de ler em outros locais da internet gente fazendo) e, pior de tudo, pessoas que fazem isso ensinando os outros como fazer para não "ser pego"...

Problemas eu vejo em lojistas não se atualizarem, e ai sim ficamos sem até conhecer outras possibilidades e equipamentos no hobby, já que a maioria dos produtos ainda é importada. No aquarismo plantado acontece muito isso. Existem produtos lá fora que não vende em loja nenhuma por aqui.
Creio que o mercado brasileiro de aquarismo ainda não proporciona escala suficiente de consumo que permita aos importadores arcarem com os lotes de cada produto que os fabricantes exigem.
Nesses casos, recomendo que o aquarista compre o produto no país de origem e recolha os impostos devidos, como exige a legislação tributária deste País.
Apenas como comentário: quando montei o aquário que aparece nas fotos deste tópico, não existia chiller fabricado no Brasil.
Eu contatei o fabricante por fax, passei por uma via-crucis inacreditável em matéria de burocracria, paguei uma verdadeira fortuna pelo chiller, frete e impostos do aparelho de 1/2 HP (que era gigantesco perto de um chiller moderno dessa mesma potência) que pesava 40 quilos.
Naquele ano, eu ia trocar de carro.
Depois de comprar tudo para o aquário no curso de seis meses, não deu mais para trocar o carro por um novo.
Naquela época só existia automóvel nacional, e os valores praticados eram incrivelmente mais altos do que hoje, além do componente "crédito", que também era muito mais escasso que atualmente. Imagine qua a prática mais comum para se comprar um carro era por consórcio. O financiamento bancário era praticamente inexistente para pessoas físicas e caríssimo.
Preferí fazer do jeito "certo" e abrir mão de trocar de carro, evitando o importabando dos produtos que não existiam í venda no Brasil.
Mas veja; isso não faz de mim nenhum santo. Estou só contando algo que aconteceu, para você ver como as coisas eram há vinte anos ou pouco mais em relação a aquarismo e outras coisas no Brasil.

Tudo que escrevi, não quero que leve com uma afronta, longe disso, até mesmo porque tenho uma pasta no meu computador com vários artigos seus. Tenho uma revista sua, e tenho seu blog nos meus favoritos. E tenho admiração por você repassar todo esse seu conhecimento ís pessoas.
Só posso agradecer e procurar ser o mais humilde possível, pois elogios são afagos a meu ego. E reconheço que muitas vezes me pego alimentando-o, tornando-o vergonhosamente inflado, infelizmente. Esse é um controle que ainda preciso aprender.
Pelo elogio, novamente:
Muito obrigado!
Mas, por favor, não nutra admiração por mim porque sou um ser humano repleto de defeitos - um deles acabo de confessar algumas linhas acima.

Eu só acho que as vezes ao invés de fazermos a pergunta do porque das coisas, podemos fazer a pergunta de coisas que jamais existiram e perguntar: "por quê não?".
Concordo plenamente com você, e te digo que eu sou uma dessas pessoas que pergunta "porque não?" o tempo todo.
Mas tenho outra historinha, também relacionada ís fotos deste post:
Num dos bons papos que tive com o inesquecivel Charlie Veron, ele me contou que tinha entre seu corpo de pesquisadores algumas dezenas de excelentes cientistas. A verba anual do Instituto que ele chefiava era colossal, mas quem tinha que escolher a destinação das verbas para as pesquisas era próprio o Charlie.
Sempre que algum dos pesquisadores dele vinha com uma nova proposta de pesquisa, a primeira pergunta que ele fazia era:
Tudo bem, você quer fazer essa pesquisa sobre esse coral, e eu te pergunto:
Para que?
Se você me convencer com seus argumentos, eu libero a verba.
Me contou essa história porque em determinado momento percebeu que muitos de seus pesquisadores estavam mais preocupados em publicar um "paper" do que realmente conhecerem o assunto da pesquisa que estavam propondo.
Boa, essa, não acha?


Só uns exemplo.
Veja só, eu tenho um aquário plantado. Quando comentei que iria usar T5 pela altura do aquário, a única resposta era: não dá certo, ninguém usa assim. Quando comentei que usaria 2 canisters em série, a resposta era: ninguém usa canisters em série.
Tá, mas lá fora muitos usavam da forma que comentei, e estava tudo ok. Montei desta forma, e está ok até hoje. Tipo, por que não?

Já li tempos atrás que alguns corais só vão para frente HQI. Será que atualmente isso continua? Li uns posts antigos, que aquário com corais só com chiller. Tá, mas o chiller estava lá em muitos casos (não em todos os casos) por causa de HQI, e tampa fechada do aquário? Se hoje podemos optar pelos LEDs, e reefs abertos, dependendo do caso, o chiller é realmente essencial?
Em grande parte, você perguntou e ao mesmo tempo respondeu.
Mas em relacão a chiller, posso lhe afirmar com tranquilidade que existem lugares deste País em que é impossível montar um aquário de corais sem chiller, seja lá qual a fonte de luz escolhida.
Aquários com tampo suspenso ou mesmo sem tampo, com luminárias pendentes existem há muitos anos. Aquí, perdí o ponto onde quer chegar. Acho que não entendí.

Pergunto isso, pois gosto de refletir mesmo, pois quando vejo o aquário do Ciro (está aqui no fórum mesmo), vejo um aquário com estrutura e equipamentos um pouco diferentes dos habituais que viamos nos fóruns. Areia de praia, pouco substrato, sexto vidro, reposição automática de água, etc.. Será que o aquário dele não se encaixa do "por que não?"
Se o Balling tem um grande perigo de dar problema tudo bem, mas se aperfeiçoarem a fórmula dele para que não dê problemas, porque não?
Em outro fórum, apenas ví fotos do aquário do Sr Ciro, pessoa que não conheço (se for o mesmo aquário e o mesmo Sr Ciro a que se refere). Muito respeitosamente, posso afirmar que não existe estrutura nova em montagem de vidro de aquários há pelo menos trinta anos.
Sexto, sétimo ou oitavo vidros não foram inventados no Brasil.
Reposição automática de água eu mesmo já usava há vinte anos ou pouco mais.
Quanto a usar areia de praia e pouco substrato de fundo, acho que é retrocesso porque usa-se pouco substrato no aquário e coloca-se uma quantidade enorme de um produto qualquer para gerar área para colonização por bactérias num outro local do aquário, fora da vista do observador. A mim, me soa no mínimo um enorme contra-senso.
Quanto ao método de Balling, acho que já expus meu ponto de vista exaustivamente, e não pretendo repetí-lo.
Minha opinião a respeito está escrita aí para cima, neste mesmo tópico.

Fugi totalmente do tema, mas eu gosto de pensar mesmo em novas possibilidades... pelo menos eu gosto mesmo de questionar, e entender do porque das coisas...
Eu também sou assim. Me lembro de quando era pequeno e via uma lâmpada acendendo. Me perguntava: Como é que isso acontece?
Um carro passava na rua e eu:
Como é que aquilo funiona?
Quando um pouco mais velho, pensava em como encontrar uma maneira de fazer algo pelo que me interessava mais "funcional", ou mais "eficiente" ou "'util". Creio que isso é o que nos faz evoluir - a curiosidade saudável, que acende nossa mente. Nos intriga e impele a procurar soluções. Fazer associações entre nossos conhecimentos para "descobrir" uma forma nova de fazer uma coisa já existente ou "criar" uma novidade! Inventar!

Desculpem se desvirtuei do tópico, apenas minha opinião... tipo... por que não?
Claro! Porque não?
Abs, e obrigado pela oportunidade de colocar minhas opiniões!
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 26 Set 2010, 21:21, em um total de 2 vezes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#103 Mensagem por Roberto Denadai »

David,

Eu posso dizer pra vc, tive a sorte de poder viajar, conversar, ver e fotografar alguns aquários. As cores que vemos nos TOTM, são reais, inclusive modesta a parte obtive algumas delas no meu nano. Eu me amarro neles, e sempre são uma fonte de inspiração.

O fato é , que principalmente no Brasil, onde as pessoas nunca viram algo assim , e nunca conseguirarm obter esses resultados na prática , sempre vem o jargão, é photoshop, isso tá muito bom pra ser verdade e etc

É muito mais fácil dizer, isso não existe , é enganação do que admitir que não consegue ou nunca conseguiu obter bons resultados

Americano é muito mais honesto que Brasileiro, lá quem tenta enganar os outros é punido, excluído, ao contrário do que geralmente ocorre aqui

O aquário do Ciro que vc citou é um exemplo, primeiro aquário dele, nunca teve experiência com aquário marinho, usa areia de praia e olha o resultado, aquário lindo, muito melhor do que o postado nesse tópico, aliás comparar um com o outro é até sacanagem, beira a humilhação. Mas ele seguiu uns conselhos meus, outros conselhos do Basso, do Carlinhos....e claro, ele é um cara muito inteligente, não é bobo e tira as suas próprias conclusões.

Vai a dica para iniciantes , aprenda com quem fez ou faz, quem mostra resultado e ignore quem nunca mostrou um aquário bom.

Abraços

Ciro_Riskallah

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#104 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Miozzo.

Não o conheço, pelo visto você é um excelente teórico, sempre muito didáctico e informado.

Impressiona muito com seus textos, sempre muito informativos, parabéns, e obrigado.



Mas por que???? ---- Aqui também ????



Sempre , Sempre, de forma velada, e voce sabe o que estou dizendo OK

Atacando, arranhando, insiste mesmo em cutucar, quem não esta nem aqui para se defender, como falou o Denadai.

Você também sabe quais pessoas me orientaram e quem idealizou meu aquário, e portanto, por que não atacar tambem.

Com o maior respeito possível, enquanto é possível, peço para viver sua vida, não mexa com quem esta quieto, por favor.!!!!

Ou melhor, quando tiver tempo, capacidade e recursos, monte um aquário, cuide dele, comprove suas teorias na pratica, apresente para nós.

Pois deverá ficar infinitamente melhor que os nossos, principalmente o meu, pois não tenho 1% do seu conhecimento.


Ciro

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#105 Mensagem por Roberto Denadai »

Ciro_Riskallah escreveu:
Ou melhor, quando tiver tempo, capacidade e recursos, monte um aquário, cuide dele, comprove suas teorias na pratica, apresente para nós.

Pois deverá ficar infinitamente melhor que os nossos, principalmente o meu, pois não tenho 1% do seu conhecimento.

Ciro


Falou pouco mas falou tudo

Aliás tava rindo sozinho aqui agora, lembrei de um cara do forum de aeromodelismo. O cara manja tudo de motor, de eletronica, torque dos servos, velocidade, arrasto, manja demais.

Só que quando ele vai voar, ele decola, faz uma curva e cai icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Qualquer semelhança é mera coincidência icon_clap

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#106 Mensagem por RicardoMiozzo »

Caro Sr Ciro,
Não nos conhecemos e repito que não tenho a menor intenção de arranhar, espetar ou cutucar ninguém.
Recentemente passei por experiências desagradáveis suficiente em outro fórum e não desejo repetí-las aqui.
Respeito-o da mesmíssima maneira que respeito todo ser deste planeta.
Por gentileza aceite minhas mais sinceras desculpas se o ofendí em qualquer aspecto com meus pontos de vista sobre aquarismo marinho de corais.
Minhas opiniões não são leis nem regras.
Não passam do que considero pontos de vista sobre vários aspectos do aquarismo, de mesmo peso e proporção de qualquer outro aquarista.
Por isso, não creio que possa ofender qualquer pessoa apenas pelo que escrevo.
Não me dou importância suficiente para me considerar tão influente.
Nunca ví seu aquário a não ser por fotografias.
Desejo do fundo do coração que seu aquário seja lindo por dilatado espaço de tempo e lhe porporcione muita alegria.
Para mim, poucas coisas podem ser tão belas e tranquilizantes quanto um aquário marinho.
Creio que temos, portanto, a mesma paixão por este hobby maravilhoso.
Desejo ao Sr toda a boa sorte do mundo com seu aquário e em sua vida.
Já montei muitos aquários e não tenho a menor necessidade de me jactar por isso ou qualquer outra coisa que tenha feito em aquarismo.
Também não tenho a menor pretensão de provar nada para ninguém, e por essa afírmação peço novamente desculpas se pareço ofensivo.
Me sinto muito feliz e satisfeito com o que já realizei no aquarismo.
Neste exato momento, estou esperando meu próximo aquário chegar aqui em casa para montá-lo.
Desde que tinha seis ou sete anos de idade, passei os últimos quatro ou cinco sem manter um aquário. Foi um lapso de tempo razoável, mas estou muito contente por ter comprado um aquário novo!
Quanto ao comparativo de percentual em experiência que o Sr atribuiu, só posso comentar que me sinto lisonjeado, mas esse diferencial é certamente muito menor do que um por cento.
Apesar de não conhecê-lo, estou certo de que o Sr conhece aquarismo marinho e gosta do hobby tanto quanto eu!
Cordial abraço!
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 26 Set 2010, 22:11, em um total de 2 vezes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Marcelo_Bertalha
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 27 Mai 2010, 22:52
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 05 Out 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil BR
Localização: SP - zona leste
Curtiu: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#107 Mensagem por Marcelo_Bertalha »

O sistema de gotejamento que vou montar, baseado no sistema em que o Ciro fez no aquario dele e do Sr João Basso é um sistema que acredito ser o mais funcional, pois, além de repor a agua de evaporação repoe calcio.
Mas não é só isso, vou usar biocalcio da nutratec.

Alias por falar no aquario do Ciro e seus sistemas mirabolantes, só quem viu é que pode comentar sem sombra de dúvidas a dedicação e o carinho com que ele cuida.

Infelizmente, não tive oportunidade de ver o aquario do "DENADA" pessoalmente,mas conheço pessoas que ficaram maravilhadas com as cores deste aquario.

Em breve teremos mais um aquario para deslumbrar nossos olhos, o MIOZZO está retornando para o aquarismo com um nano JBJ e espero que seja tão bom ou melhor do que os que já vi, e se eu for convidado vou conferir pessoalmente.

Agora MIOZZO o que vc pretende manter em seu nano e como fará reposição de calcio e outros elemento?

Abs
aquarista desde 1993.
100C X 60L X 45A rimless 300 litros / Deltec 1000i / 2 x Vortech MP40wES / 2 x AI Sol Blue club / APEX Gold Neptune Systems

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#108 Mensagem por RicardoMiozzo »

Bertalha, como vai?
Sobre seu sistema, desejo muito boa sorte!
A respeito do Sr Ciro, acabo de postar para ele.
Sobre meu aquário novo, posso adiantar que vou montá-lo como sempre fiz e mantê-lo como sempre mantive e me satisfez bastante.
Leito profundo de substrato, reposição de água com kalkwasser, o skimmer de pedra porosa que me parece excelente, a iluminação por LED, que nunca usei...
Quero colocar uma anêmona e dois palhacinhos ocelaris, um ou dois corais sps (talvez uma Acropora e um outro que vou escolher), penso muito seriamente num Sarcophyton, mas acho que não vai dar porque eles crescem muito rápido e o aquário é pequeno, e se eu encontrar com nota fiscal, uma ou duas tridacnas. Vamos ver o que consigo.
A anêmona e os palhacinhos são definitivamente certeza absoluta.
Os outros animais, vou escolhê-los com muita calma.
Mesmo os palhacinhos e a anêmona vão demorar, pois o aquário nem chegou aqui, e pretendo fazer como sempre fiz.
Montar o substrato e colocar a rocha, encher de água salgada e começar as tpas sem acender a luz por uns dois meses, essas coisas...
Leva tempo, e hoje conto com ele a meu favor.
Obrigado pelo comentário de que ele vai maravilhar os olhos!
Com um incentivo como o seu e a clara energia positiva implícita, sinto que mesmo antes de começar a "viver" meu aquarinho novo já vem cheio de boas vibrações!
Abs e obrigado!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Ciro_Riskallah

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#109 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Ola Miozzo

Não sou tão formal assim, portanto prefiro tratamento na 1 pessoa OK.

Não me senti nem um pouco ofendido, de maneira nenhuma, e portanto você não tem do que se desculpar

Também você pode, deve, e quem sou eu para inibir de dar suas opiniões como quiser no aspectos de aquarismo e etc.

Mas o assunto é outro OK, e você entendeu plenamente o que falei OK.


Apenas pedi para........NíO MEXER COM QUEM ESTA QUIETO.....vamos deixar assim.


Muito grato pelos seus bons agouros, e parabéns pelos seus vários anos de vivência no aquarismo, e estou certo de que não necessite se jactar com estes predicados.

Como também, ninguém aqui esta a se jactar com seus feitos e demonstrações, e sim trocar prazeres, vivências, informações e exemplos.

E acredito que, exemplo, você apresentara a todos nós com seu novo aquário, que bom ! e parabéns.

E insisto, quanto ao comparativo de percentual, acredite, que nosso diferencial, não só no aquarismo, é enorme.....


Ciro

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#110 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ciro_Riskallah escreveu:Ola Miozzo
Não sou tão formal assim, portanto prefiro tratamento na 1 pessoa OK.
Não me senti nem um pouco ofendido, de maneira nenhuma, e portanto você não tem do que se desculpar
Também você pode, deve, e quem sou eu para inibir de dar suas opiniões como quiser no aspectos de aquarismo e etc.
Mas o assunto é outro OK, e você entendeu plenamente o que falei OK.
Apenas pedi para........NíO MEXER COM QUEM ESTA QUIETO.....vamos deixar assim.
Muito grato pelos seus bons agouros, e parabéns pelos seus vários anos de vivência no aquarismo, e estou certo de que não necessite se jactar com estes predicados.
Como também, ninguém aqui esta a se jactar com seus feitos e demonstrações, e sim trocar prazeres, vivências, informações e exemplos.
E acredito que, exemplo, você apresentara a todos nós com seu novo aquário, que bom ! e parabéns.
E insisto, quanto ao comparativo de percentual, acredite, que nosso diferencial, não só no aquarismo, é enorme.....
Ciro


Sr Ciro,
Tenho por hábito o tratamento na primeira pessoa, como tenho feito com todos, mas ís pessoas que não conheço, como o Sr., costumo usar o pronome de tratamento que considero adequado por respeito, pois fui educado dessa maneira.
Fico muito agradecido pelo Sr. me permitir continuar postando minhas opiniões aqui.
Não entendí ao que o Sr. se refere sobre o assunto ser outro e mexer com quem está quieto.
Certamente somos todos diferentes em diversos aspectos e estabelecer percentuais de diferença ao comparar pessoas é algo que pode ter por resultado enorme margem de erro.
Eu, particularmente, não tenho por hábito comparar seres humanos, também pela educação que recebí. Portanto, isso para mim é totalmente desimportante. Tenho muito respeito por todo e qualquer ser vivo para não me dar o direiro de comparar um ao outro em qualquer aspecto.
Reitero meus sinceros desejos de muito boa sorte ao Sr e a seu aquário!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Ciro_Riskallah

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#111 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Miozzo

Tendo em vista a primorosa educação que adquiriu, entendeu exactamente o que falei.

Como também não esta em mim cercear qualquer a liberdade de expressão que qualquer pessoa.

Apenas fiz um pedido a você.

Quanto ao comparativo, achei que voce tivesse gostado, pois :

RicardoMiozzo escreveu:Caro Sr Ciro,
Quanto ao comparativo de percentual em experiência que o Sr atribuiu, só posso comentar que me sinto lisonjeado, mas esse diferencial é certamente muito menor do que um por cento.


Não se pode nem elogiar, desculpe.

E,

RicardoMiozzo escreveu:Reitero meus sinceros desejos de muito boa sorte ao Sr e a seu aquário!


E diferentemente de você, eu desejo muita sorte, mas muita sorte mesmo com seu aquário, pois teoria e experiência você tem de sobra, vamos ver na pratica o que acontece.

Sei que voce vai dizer que não tem nada a provar, OK, OK, OK....

Mas boa sorte


Ciro

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#112 Mensagem por davidjneves »

Denadai,

Uma vez fui a casa de um colega do XXXX pegar umas mudas e vi um aquário com corais bem coloridos. O verde era bem verde, o azul bem azul, etc. Acho até que nas fotos fica bem pior do que ao vivo. Ao vivo as cores ficaram bem mais fortes.

Inclusive uma vez quando viajei ao exterior também vi um aquário bem colorido mesmo. Tirei umas fotos, mas minha máquina é um fiasco..rsrs...

Se um ou outro usa fotoshop eu não sei. Mas já vi ao vivo aquário bem colorido mesmo...

Uma das vezes que fui a casa do Basso, o aquário dele também tinha uns corais com cores bem legais também... mas lembro que ele falou mais ou menos assim “para mim assim tá bom.. mas para o Denadai está sem cor ainda...” rsrs icon_assobiando :-D

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#113 Mensagem por davidjneves »

Miozzo,

Estou usando o Balling sim. Na verdade faz uns 2 meses já. Está na dosadora, ou seja, no automático. No horário programado é feito a dosagem. Mas se não der certo. Com certeza virei aqui no fórum dizer que não deu certo.

Eu só acho que estamos batendo em teclas diferentes..rsrs...

Não estou usando o Balling por pensar ser uma técnica nova. Estou usando como uma opção mesmo.

Na verdade eu sei que quase nada que é usado em alguns aquários hoje em dia é novidade, a questão é: como é usado no conjunto.

Quando escrevi se não estamos montando um aquário mais custoso, também me referi mais custoso, não no sentido dos preços dos equipamentos, e sim em quais equipamentos estamos usando. Posso dar um exemplo?

No exemplo abaixo, não sei da diferença da eficiência e eficácia, principalmente a longo prazo, apenas a diferença.

Montei meu aquário com 2cm de Samoa Pink + areia (tinha um pouco de areia de uma sobra de um colega que ganhei). Se eu tivesse montado com os 12cm de substrato, eu “perderia” 10cm de coluna d´água. Então teria que construir o aquário com 10cm a mais de vidro, e com um vidro mais grosso devido í altura. Teria gasto também mais com substrato., já que usaria mais.

Percebeu a diferença. Para mim o substrato tipo Jauber teria que ter uma vantagem muito grande para montá-lo assim, já que gastaria mais na montagem do aquário. Montei com menos substrato, e pelo menos por enquanto, tudo anda normal. Os corais estão crescendo aos poucos, os parâmetros ok... ah.. não uso nenhum produto para colonizar bactérias não. Tenho as tradicionais rochas vivas e só.

Neste relato acima que eu pergunto. Por que não usar um substrato de 2 a 3cm? Tá, pode ter um ou vários motivos. Mas por enquanto anda tudo ok.

Veja só. Não estou defendendo o uso de pouco substrato. Até mesmo porque não tenho experiência e nem teoria suficiente para debater isso, porém se alguns aquários que acompanho na internet e de colegas usam assim, eu perguntei: Por que não?

Quanto ao custo aqui no Brasil, é um assunto que prefiro não estender... mas só para se ter uma ideia, vendiam um saquinho de purigen uma época aqui em algumas lojas on-line em torno de 120 reais. Em alguma lojas virtuais no exterior custava 7,99 dólares! Não preciso nem dizer que não aceitei essa afronta e comprei fora. Impostos, mão de obra, custos do site, etc, etc, etc, etc, tem aqui, mas tem lá também. E porque toda essa discrepância? Quando vejo isso, faço o simples para mim. Entro em sites de fora e importo.

Miozzo, como sou novato. Fiz muitos orçamentos em várias lojas. Acompanhei diversos desmontes. Uma grande parte dos lojistas não está atualizada não. Peça um vidro lapidado sem travas. Eu já ouvi cada absurdo de lojista...

Um exemplo básico:

Eu pedi alguns projetos para montar um aquário de SPS em algumas lojas conhecidas. Algumas palavras foram “aquário de SPS, só com HQI. Se tiver que usar T5, vai ter que colocar umas 10 enfileiradas.”
Um especialista de uma loja não sabia que T5 tem que ser refrigerada, tem temperatura certa para trabalhar. Ou seja, ele colocava mais T5 para compensar a perda, sem refletor mesmo. Isso é mais custoso. Neste caso teremos mais lâmpadas para trocar, maior consumo energético, etc, etc..
Talvez se esse especialista acompanhasse alguns aquários montados por ai, e por não, alguns TOTM, ele pesquisaria, compraria um simples luximetro e conseguiria tirar o máximo das T5. Simples. O problema talvez seja porque ele sempre fez assim, e nunca viu um aquário montado de outra forma e perguntou: por não assim? O aquário dele funciona? É obvio que funciona. Mas talvez seja mais custoso tanto na montagem, quanto na manutenção.

Quando disse do chiller. Falei que vi bastante comentário, em postagens antigas do fórum que coral, só com chiller. Sei que tem cidades que é impossível aquário sem chiller. Porém em outros casos, dá para manter só com ventiladores.

Uma historinha... Uma vez fui ver um desmonte para comprar. Um nano. O cara usava uma tampa fechada com uma HQI de 150w. O chiller trabalhava praticamente direto no calor. O quarto onde ficava o aquário estava a 33º, pois o chiller esquentava muito o quarto. Resultado: consumo elevado de energia elétrica, o quarto do apartamento ficava fervendo, e sem condições de alguém ficar no quarto apreciando o aquário em dias quentes. O aquário foi montado por uma loja especializada. O dono do aquário pagou caro nele. Eu vi o aquário e acabei não fazendo negócio. Mas precebi que o especialista da loja, não preveu algumas situações que o colega poderia passar no calor, ao fazer um aquário fechado com HQI, e com um chiller esquentando o ambiente. É nisso que eu falei que essa loja estava desatualizada, fazendo um projeto mais custoso, isso é claro, em minha opinião.... conheço lojas excelentes, porém parece que tem algumas lojas que têm especialistas que nunca se perguntam: por que não?

Esse “custoso” que disse, na verdade quem paga no final das contas mesmo é o dono do aquário... e muitas vezes pode até acelerar um desmonte por esse motivo...

Falei pra caramba.. aos poucos estou aprendendo... como disse, sou só um novato observador e curioso... :P

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#114 Mensagem por Alexandre Talarico »

Caros amigos, que tópico longo e cheio de asperezas.

Li e não consegui ficar de fora, mas prometi, antes, a mim mesmo que seria simples e sucinto.

Com relação as rusgas, conheço bem os contentores... mas do Miozzo eu sou amigo, e como sou um cão fiel, devo ficar quieto pois serei tendencioso.

Em matéria de aquarismo, imagino que já tenha idade para opinar, pois então lá vai;
Toda a discussão gira em torno de métodos e nomes e marcas de produtos e logo depois começam as comparações do é melhor e qual aquário é mais bonito.
E termina grosseiramente com fotos de cores inusitadas.
Para mim não tem coisa mais chata e quando chega neste ponto eu caio fora.

A discussão não traz nenhum beneficio, não esclarece, ao contrário, confunde quem está ávido por informação.
Confesso que escrevo pouco nos fóruns pois muitos querem discutir a panacéia do aquarismo. Isto não existe meus amigos, ainda não inventaram a gota do elixir milagroso e o dia que isso acontecer tudo perderá a graça.

Mas mesmo assim manter um aquário de sucesso é uma tarefa possível, fácil e prazerosa. A chave é equilíbrio e constância.

Então para ter Sucesso você deve ter equilíbrio e constancia climática no seu aquário.

No ambiente aquático natural a chave do sucesso em se manter pH, reserva alcalina ou dureza está em manter o equilíbrio e a constancia da taxa de gás carbônico dissolvida, por conseqüência as quantidades de íons carbonatos e bicarbonatos do sistema tamponador.
A massa aquática dos oceanos por si somente já justificam esta estabilidade. Não é mesmo? Os volumes incomensuráveis de água produzem este efeito de estabilidade.

No aquário isto não acontece, pois se tratando de um sistema fechado de dimensões reduzidas, sofre com as intempéries externas e internas.
Desta maneira cabe a nos aquaristas fazer as intervenções necessárias para atingir o ponto ideal.

Esquecendo, nomes, marcas métodos e vaidades existe uma verdade.............................agora vou por em letras maiúsculas, por que isto é conceito e é disto que deveríamos discutir para crescermos no aquarismo...............


QUEM SOUBER EQUILIBRAR AS CONCENTRAÇÕES DE CALCIO E GAS CARBONICO DISSOLVIDAS NA AGUA E O EQUILIBRIO ENTRE ELES RESOLVE O PROBLEMA DE pH E RESERVA ALCALINA DO AQUÁRIO.
E TAMBEM DISSOLVER CONTROLADAMENTE CO2 E REPOR CONTROLADAMENTE KALWASSER É O UNICO METODO QUE NíO PROMOVE A SALINIZAÇíO DO SISTEMA.
TODOS OS OUTROS METODOS SALINIZAM O SISTEMA PORTANTO PROMOVEM O SEU DESEQUILIBRIO, TANTO OSMOTICO QUANTO IONICO.


Explicando rapidamente o gás carbônico se dissolve na água e transita entre íons carbonato e bicarbonato gerando assim um efeito tamponador de 8,2 o excesso é consumido na fotossíntese ou ganha a atmosfera. Portando não acumula no aquário.
O hidróxido de cálcio (kalkwasser) quando dissolvido na água do seu aquário gera dois íons, cálcio e o outro hidroxila. O primeiro é elemento contrutor e como tal é consumido ou precipitado em formas insolúveis de carbonato de cálcio, o íon excedente (hidroxila) se transforma em água (H2O). Portando também não apresenta características de acumulação (Salinização da água do aquário).

Infelizmente tem gente que confunde antigo com desatualizado, fora de moda com inútil.
Não existe, conceito fora de moda, nem conceito ruim, nem conceito bom. Conceito simplesmente é conceito, você aprende e faz bom uso dele.

Então sou obrigado a dizer que controlar CO2 e repor Kalkwasser é a maneira correta, é a tentativa de imitarmos a natureza e como forma de imitação é simples e elegante.
Portanto concordo com meu amigo Ricardo Miozzo.
Que por sinal é meu amigo pelo simples fato de podermos discutir construtivamente temas como este.
Abraços.
Alexandre Talarico.

davidjneves
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 40
Registrado em: 20 Out 2009, 13:29
Apelido: David Neves
Localização: São Paulo - Zona Norte

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#115 Mensagem por davidjneves »

Talarico, obrigado pelo texto!

Aprendi mais coisas novas! :P

Valeu!

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#116 Mensagem por Flavio Francisco »

Marcelo_Bertalha escreveu:O sistema de gotejamento que vou montar, baseado no sistema em que o Ciro fez no aquario dele e do Sr João Basso é um sistema que acredito ser o mais funcional, pois, além de repor a agua de evaporação repoe calcio.
Mas não é só isso, vou usar biocalcio da nutratec.

Alias por falar no aquario do Ciro e seus sistemas mirabolantes, só quem viu é que pode comentar sem sombra de dúvidas a dedicação e o carinho com que ele cuida.

Infelizmente, não tive oportunidade de ver o aquario do "DENADA" pessoalmente,mas conheço pessoas que ficaram maravilhadas com as cores deste aquario.

Em breve teremos mais um aquario para deslumbrar nossos olhos, o MIOZZO está retornando para o aquarismo com um nano JBJ e espero que seja tão bom ou melhor do que os que já vi, e se eu for convidado vou conferir pessoalmente.

Agora MIOZZO o que vc pretende manter em seu nano e como fará reposição de calcio e outros elemento?

Abs


Como é feito esse sistema de gotejamento com o bio-calcio?

Embora tenha pouocs corais, está difícil manter o nível de calcio aqui.

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#117 Mensagem por Fernando Duso »

Seria correto dizer que o controle do CO2 se da através da circulação de água dentro do aquário, aumentando ou diminuindo a circulação seria um meio de controlar o CO2 dissolvido nela.

Então o equilíbrio entre circulação e a dosagem do hidróxido de cálcio seriam fatores importantes para mantermos o equilíbrio dos parâmetros.

Abraço
Fernando

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#118 Mensagem por Alexandre Talarico »

Não Fernando já que em um aquário marinho deve existir muita circulação de água, e fatalmente o CO2 será perdido.
No aquários marinhos estes eventos (controle do calcio e de ions carbonatos) tem relação intrínseca com a variação de pH.
Sistemas que evitam a variação de pH (dosadores controlados) são a melhor solução para evitar desperdício e manter o controle em níveis adequados. (níveis adequados são aqueles encontrados nos ambientes naturais)
Infelizmente os teóricos do mercado propalam que quanto mais melhor e simplesmente o que acontece é quanto maior forem os níveis mais difícil (ou mesmo impossível) manter o equilíbrio.
O que acaba acontecendo é sempre a mesma coisa, e por que é sempre a mesma coisa, porque o sistema de tamponamento marinho se baseia em íons bicarbonatos que em equilíbrio com íons cálcio e magnésio estabelecem um mecanismo de funcionamento (isto foi a natureza que criou e instituiu) não dá para caminhar fora da regra, é falta de conhecimento ou compreensão dos eventos.
Querer ter mais do que 430 de cálcio e alta reserva alcalina ao mesmo tempo indica um erro de compreensão ou um desequilíbrio ionico na água do seu aquário.
E quem possui estes parâmetros está andando no fio da navalha, alem de com certeza ter dissolvido mais íons cloretos e mais íons borato na água, ou seja, esta pessoa já não tem mais água do mar em seu aquário (processo de salinisação).
Estes eventos que eu acabei de relatar causam problemas osmóticos para toda a vida do aquário e são impressionantemente comuns no aquarismo mas infelizmente todo mundo acha que o motivo do problema é outra coisa e relacionam o insucesso a outros acontecimentos pontuais.
Fernando acho pertinente abrir um tópico sobre isso, vou chamar de Reserva alcalina, cálcio, CO2 dissolvido, variações de pH e o eterno dilema do aquarista.

Verifique!

Abraços
Alexandre Talarico

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#119 Mensagem por Fernando Duso »

Pra nós será de suma importância esse tópico, ficamos no aguardo dele.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#120 Mensagem por RicardoMiozzo »

Dá perfeitamente para perder menos CO2 para a atomsfera direcionanando as bombas para que formem menos movimento de superfície.
Tem outro tópico a respeito por aqui: acho que se escolher por menos área de superfície de troca de gases, mantém-se masi CO2 na água.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”