André Figueiredo escreveu:Olá Ricardo,
Tenho um aquário igual ao teu e desde o inicio queria fazer essa adaptação com a AI Nano que você fez... Acredito que no mês que vem um cliente vá aos EUA e traga uma pra mim!!!
Controlo minha temperatura com coolers, mas por isso tenho que deixar a tampa de alimentação sempre aberta... pretendo instalar os coolers das lâmpadas pl em conjunto das que estão no meu para ver se consigo deixar tudo fechado!
Queria ver de perto como fez essa adaptação para a AI Nano e também a coloração, programações, etc...
Nem te conheço e nem fui convidado, mas aceitaria o convite para poder ver isso de perto em qualquer dia desses!!!
Parabéns pela montagem e adaptações, tudo muito bem feito!!!
Abs
Olá André,
A adaptação com o AI NANO eu fiz por 1 único motivo: me disseram que os LEDs duram uns 7 anos, enquanto que as lâmpadas PL eu teria que trocar a cada 6 meses.
O que percebi colocando o AI NANO dentro da tampa, e portanto muito próximo da água, é que deixou o faixo de luz ficou muito direcional... Tem muita luz concentrada no centro do aquário e várias áreas de sombra ao redor. Se a tampa ficasse pelo menos uns 20cm mais alta, a iluminação ficaria melhor distribuída, percebo isso quando abro a tampa para manutenção.
Então o problema de uso do AI NANO como eu fiz é: a abertura das lentes dos leds AI NANO, aliado à montagem à pouca distância do aquário e leds concentrados em uma pequena área da luminária criaram muita luz concentrada no centro do aquário e várias áreas de sombra.
Provavelmente hoje eu usaria o Kit da Rapid LED, já que poderia distribuir melhor os leds em uma área maior na tampa, podeira adicionar/retirar leds ao meu gosto, além de poder escolher a abertura de lente que eu quisesse.
Em relação ao resfriamento da água do aquário via coolers (ventoinhas), eu desconsiderei pois a evaporação iria ser alta e o barulho dos coolers iriam me incomodar. A solução que eu encontrei foi usar um Chiller Peltier pois é fácil e rápido de consertar caso der problema e é silencioso pois não tem compressor, motor, etc... O sistema é só tubulação por onde passa a água + célula de Peltier + dissipador + cooler + fonte de alimentação. Instalei o meu entre a bomba de recalque e a flauta de retorno de água pro display e ficou bom.
Não é fácil encontrar esse tipo de Chiller, muito menos modelos baratos. Existe um para nanos que vejo direto na net: o Resun CL150 Mini Chiller (
http://www.fish-street.com/resun_cl150_ ... ory_id=117 ). Ele também vem com aquecedor embutido nele, e portanto aquece além de resfriar. Mas se eu fosse você, eu desativaria o aquecedor dele pois já vi na net um caso de um Chiller desse que pegou fogo (problema com aquecedores em geral existem vários por aí...). Além disso, nesse mesmo caso, o autor elucidou o pessoal dizendo que o aparelho não vinha com fusível de proteção contra sobre-corrente, e portanto qualquer falha por curto-circuito dentro dele poderia gerar aquecimento derrentendo algo e eventualmente gerando fogo (problema de qualquer equipamento eletro-eletrônico sem proteção), logo eu colocaria ele em um filtro de linha com um fusível dimensionado corretamente para evitar dor de cabeça.
Aproveito também para dizer que seu aquário está muito bonito ! Parabéns !