Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Apareceu bryopsis no meu aquário...
- Alexandre George
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Alexandre
- Recebeu Curtir: 6 vezes
Re: Apareceu bryopsis no meu aquário...
Oi Alexandre Talarico,
Quando a alga está na sua geração N (forma de bolha) existe algum predador natural?
Esta geração de valonias se for arrancadas começam a proliferar no reef correto? Soltam uma gosma que irá proliferar dentro do Reef, não é?
Um abraço e obrigado pela explicação!
Quando a alga está na sua geração N (forma de bolha) existe algum predador natural?
Esta geração de valonias se for arrancadas começam a proliferar no reef correto? Soltam uma gosma que irá proliferar dentro do Reef, não é?
Um abraço e obrigado pela explicação!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles
-
Fernando Duso
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Fernando
A minha experiencia com valônias, elas vieram em uma única rocha as primeiras retirei dentro da agua estourei algumas outras não, após ler alguns tópicos comecei a retirar a rocha fora da agua, valônias aparecem nesta rocha em pequenos pontos as vezes 1 ou duas bolhas apenas e vou retirando, durante 5 meses só existe nesta rochas não espalhou para nenhuma outra acredito eu que seja porque está é a única rocha que veio com vermes e o seu dejeto acaba por alimentar as valônias.
E após 5 meses apareceram as ditas bryopsis, nessa rocha e numa rocha ao lado mas não foram a plumosa.
Coincidência ou não a única rocha que tem cocô de vermes é onde cresce as valônias.
Abraço
Fernando
E após 5 meses apareceram as ditas bryopsis, nessa rocha e numa rocha ao lado mas não foram a plumosa.
Coincidência ou não a única rocha que tem cocô de vermes é onde cresce as valônias.
Abraço
Fernando
-
Nixon Cabeceira
- Acanthurus achilles

- Apelido: CABECEIRA
- Curtiu: 10 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
Aproveitando o tópico: Alguém sabe o que mata os esporos dessa alga? UV?
Abraço.
Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
-
Alexandre Talarico

- Recebeu Curtir: 3 vezes
Oi xará;
Na forma de bolha o predador natural é o mitracus (fale com o Matias) mas na forma plumosa , não funciona muito bem.
Na verdade Fernando, não é o escremento dos vermes que alimentam a alga, deve ser fosfato ou outro elemento químico que esta cristalizado com sais de cálcio na rocha, então a rocha é fonte pois a alga consegue retirar este nutriente dela. Note se nesta mesma rocha não aparece de vez em quando algas marrons, mesmo em pequena quantidade? É um sinal.
Nixon; UV tem um bom efeito sobre esporos de algas, e mata mesmo, o problema é que a UV não é capaz de matar 100% dos esporos pois existe o efeito residual, há sempre um resíduo de água do sistema que não passa pela UV, então sempre sobra alguma coisa. Então o que conseguimos com a UV é um bom controle, sem duvida nenhuma ajuda bastante, principalmente na hora de limpar o vidro.
Abs.
Na forma de bolha o predador natural é o mitracus (fale com o Matias) mas na forma plumosa , não funciona muito bem.
Na verdade Fernando, não é o escremento dos vermes que alimentam a alga, deve ser fosfato ou outro elemento químico que esta cristalizado com sais de cálcio na rocha, então a rocha é fonte pois a alga consegue retirar este nutriente dela. Note se nesta mesma rocha não aparece de vez em quando algas marrons, mesmo em pequena quantidade? É um sinal.
Nixon; UV tem um bom efeito sobre esporos de algas, e mata mesmo, o problema é que a UV não é capaz de matar 100% dos esporos pois existe o efeito residual, há sempre um resíduo de água do sistema que não passa pela UV, então sempre sobra alguma coisa. Então o que conseguimos com a UV é um bom controle, sem duvida nenhuma ajuda bastante, principalmente na hora de limpar o vidro.
Abs.
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- País: BRASIL
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
-
Alexandre Talarico

nem todos Fox face, depende da personalidade do nosso amigo.
.....
.....
Olha a estória....
Tive um faz muitos anos, que coloquei no aquário por este motivo. No começo ele comia alguma coisa, mas rapidamente resolveu preferir ração (é lógico), ficou lindo e cavou o seu espaço no aquário por muitos anos.
Um dia começou comer leather e resolvi tirar o peixe. Pedi ao meu funcionário que fizesse isso.
O Ancelmo tirou o peixe com a mão de tão manso e furou o dedo para não deixar o bicho escorregar.
Moral da estória , o fox face é tão ou mais venenoso que o Lion, o cara foi apara no hospital e ficou bem mal, teve febre alta ,a mão inchou bastante e eu vi um baita marmanjo chorar de dor que nem criancinha!!!!
hehehe
.....
.....
Olha a estória....
Tive um faz muitos anos, que coloquei no aquário por este motivo. No começo ele comia alguma coisa, mas rapidamente resolveu preferir ração (é lógico), ficou lindo e cavou o seu espaço no aquário por muitos anos.
Um dia começou comer leather e resolvi tirar o peixe. Pedi ao meu funcionário que fizesse isso.
O Ancelmo tirou o peixe com a mão de tão manso e furou o dedo para não deixar o bicho escorregar.
Moral da estória , o fox face é tão ou mais venenoso que o Lion, o cara foi apara no hospital e ficou bem mal, teve febre alta ,a mão inchou bastante e eu vi um baita marmanjo chorar de dor que nem criancinha!!!!
hehehe
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 22 Jun 2010, 10:50, em um total de 2 vezes.
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Não sabia disso não.
Obrigado pelas informações.
Obrigado pelas informações.
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
-
jose Jorge

Verdade............tá cheio de peixe perigoso...............eu pensava que ele era um dos poucos que comia essa alga............dizem que o hepatus e o palhaço maroon tem veneno também...................não sei.
É bem legal estudar bicho venenoso............agora se sabe também que os Varanídeos tem veneno........o que imaginava-se ser a baba cheia de bactérias na verdade é um tipo de veneno.................com glândula e tudo mais..........
É bem legal estudar bicho venenoso............agora se sabe também que os Varanídeos tem veneno........o que imaginava-se ser a baba cheia de bactérias na verdade é um tipo de veneno.................com glândula e tudo mais..........
- Alexandre George
- Pomacanthus imperator

- Recebeu Curtir: 6 vezes
Poxa Yuri será que o Hepatus tem veneno no ferrão da calda? (deve ser ali né?)
Bom se for realidade tem uma coisa legal nessa informação. A minha sogra se amarra na Doly aqui de casa e se tiver que tirá-la do Reef vocês já sabem a quem vou pedir.
Execelente este tópíco, já foi para os meus favoritos!
Bom se for realidade tem uma coisa legal nessa informação. A minha sogra se amarra na Doly aqui de casa e se tiver que tirá-la do Reef vocês já sabem a quem vou pedir.
Execelente este tópíco, já foi para os meus favoritos!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles
-
jose Jorge

Essa é boa............kkkkkkkk..........acho que é no ferrão mesmo.................já ouvi alguma coisa sobre Naso também...............em todo caso é sempre bom pegar os bichos com uma redinha legal ou na armadilha...................nunca com a mão...............
O exemplo que eu citei do Dragão de Komodo...........ilustra bem como ainda existem muitas coisas desconhecidas............principalmente no mar................
Eu tive uma reação alérgica com Xênia.....................minha mão ficou formigando por bastante tempo..........................me deu até ansia
..................
O Reef é cheio de animais perigosos.................o Matias mostrou uma foto do Verme de Fogo...........fez um buraco no dedo do cara..............
E as Algas também apresentam toxidade..................eu tive boa experiencia com Caulerpa............gerava muita vida............mas também uma negativa......quando de uma hora para outra começa a morrem................sem causa aparente............
Apesar de gostar muito de refúgio............ando repensando todos os conceitos na minha nova montagem............pra te falar a verdade eu gostei daquele lance do Zeovit................isso porque eu tô na onda dos sps.............iluminação experimental com LED...........etc............
O que o Talarico falou sobre as Caulerpas é bem interessante................
Essas Bryopsis e Valonia tem toxidade também...................quando morrem liberam alguma coisa na agua ???
O exemplo que eu citei do Dragão de Komodo...........ilustra bem como ainda existem muitas coisas desconhecidas............principalmente no mar................
Eu tive uma reação alérgica com Xênia.....................minha mão ficou formigando por bastante tempo..........................me deu até ansia
O Reef é cheio de animais perigosos.................o Matias mostrou uma foto do Verme de Fogo...........fez um buraco no dedo do cara..............
E as Algas também apresentam toxidade..................eu tive boa experiencia com Caulerpa............gerava muita vida............mas também uma negativa......quando de uma hora para outra começa a morrem................sem causa aparente............
Apesar de gostar muito de refúgio............ando repensando todos os conceitos na minha nova montagem............pra te falar a verdade eu gostei daquele lance do Zeovit................isso porque eu tô na onda dos sps.............iluminação experimental com LED...........etc............
O que o Talarico falou sobre as Caulerpas é bem interessante................
Essas Bryopsis e Valonia tem toxidade também...................quando morrem liberam alguma coisa na agua ???
-
Fabio Castanho
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Peixe
- Curtiu: 10 vezes
Oi Alexandre tudo bem?Obrigado pelas informações, eu estava desconfiando mesmo que a briopsia retira nutrientes das pedras pois depois que comecei a utilizar o reator de fosfato todas as algas que estavam no vidro desapareceram , ja as briopsia e as valonias quie estão nas rochas não desaparecem e estão em cada vez maior número!!!!!Agora vem a pergunta. Não tem jeito de acabar com essa praga só desmontando o aquario mesmo??
-
Alexandre Talarico

não precisa desmontar, retire manualmente e sistematicamente as algas, se voce tiver paciencia...pacieeeeennnnnciiiaa elas vão ceder.
Agora tem aquario que não tem jeito e o problema não é alga é má interpretação de quem cuida.
Abs
Agora tem aquario que não tem jeito e o problema não é alga é má interpretação de quem cuida.
Abs
-
Carlos Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Carlos
Eu acabei de me safar dessa desgraça...
Tenho um aquario secundário com 190 litros iluminado por LED e com corais raros/caros (para ficarem longe do meu imperator).
Nesse aquario, acabei colocando uma colonia de zoanthus que veio com essa alga... inicialmente eu controlei podando e retirando com a mão...mas logo tomou uma rocha e foi parar em alguns corais...
Resultado... retirei as rochas com a alga e raspei bem os corais...
Ainda assim adquiri um ouriço (dica do Mathias) que aparentemente se alimenta delas... assim naturalmente controlo.
Abraços.
Tenho um aquario secundário com 190 litros iluminado por LED e com corais raros/caros (para ficarem longe do meu imperator).
Nesse aquario, acabei colocando uma colonia de zoanthus que veio com essa alga... inicialmente eu controlei podando e retirando com a mão...mas logo tomou uma rocha e foi parar em alguns corais...
Resultado... retirei as rochas com a alga e raspei bem os corais...
Ainda assim adquiri um ouriço (dica do Mathias) que aparentemente se alimenta delas... assim naturalmente controlo.
Abraços.
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Eu fui o premiado agora...
Tem uns 2 meses que eu comprei umas mudas de uns zoanthus maravilhosos (eram importados).
Hoje (agora pouco....) eu fui dar uma geral no aqua, e olhei essas mudas, vi uns raminhos verdes, pouca coisa, ai olhei na lupa e vi aquela m* de pluma, peguei tudo e joguei fora (só os zoanthus) depois disso eu fui dar uma olhada na rv onde estavam as mudas, com a lupa, e tinham alguns focos minusculos. Resultado, peguei toda a rv com meia duzia de corais diferentes (alguns caros) e joguei fora, e agora eu to rezando pra não ter espalhado pelo resto do aqua
Agora olhem só em que mudas vieram essa praga:

F*da, né?
Tem uns 2 meses que eu comprei umas mudas de uns zoanthus maravilhosos (eram importados).
Hoje (agora pouco....) eu fui dar uma geral no aqua, e olhei essas mudas, vi uns raminhos verdes, pouca coisa, ai olhei na lupa e vi aquela m* de pluma, peguei tudo e joguei fora (só os zoanthus) depois disso eu fui dar uma olhada na rv onde estavam as mudas, com a lupa, e tinham alguns focos minusculos. Resultado, peguei toda a rv com meia duzia de corais diferentes (alguns caros) e joguei fora, e agora eu to rezando pra não ter espalhado pelo resto do aqua
Agora olhem só em que mudas vieram essa praga:

F*da, né?
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Matck
- Recebeu Curtir: 1 vez
Vc poderia ter cortado rente a uma boquinha desse terceiro zoanthus, ai vc ficaria sem a alga e com essa coisa maravilhosa !
Abraços !!!!
Abraços !!!!
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Matck escreveu:Vc poderia ter cortado rente a uma boquinha desse terceiro zoanthus, ai vc ficaria sem a alga e com essa coisa maravilhosa
Esse 3º nem é tão bonito assim, esses zoanthus são minusculos, cada pólipo deve ter coisa de 1mm ou 2mm, preferi não arriscar.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Matck
- Recebeu Curtir: 1 vez
A tá, pensei que eram maiores.
No meu aquario ele iam ficar lindos rsss
Esse 3º nem é tão bonito assim
No meu aquario ele iam ficar lindos rsss
-
Carlos Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Carlos
Deve ter algum predador... ate agora o ourico nao resolveu muito... Vamos ver
- Rodrigo RBG

- Apelido: RBG Reef Club
- Data de Nascimento: 01 Jan 2001
- País: BRA
Alexandre Talarico escreveu:UV tem um bom efeito sobre esporos de algas, e mata mesmo, o problema é que a UV não é capaz de matar 100% dos esporos pois existe o efeito residual, há sempre um resíduo de água do sistema que não passa pela UV, então sempre sobra alguma coisa. Então o que conseguimos com a UV é um bom controle, sem duvida nenhuma ajuda bastante, principalmente na hora de limpar o vidro.
Alexandre essa informação é uma experiência própria?
pergunto isso pois estou com medo de importar algum esporo para o meu proximo reef, seria a única forma, pois as rochas foram mortas no bleach e ácido.. e também não pego mais coral com base, arranco a base fora e faço outra estéril.. achei essa sua informação interessante pois poderia rodar um uv pelo menos sempre que um sps novo for introduzido..
em relação a nem toda água passar pelo uv, no caso de um aquário pequeno daria pra colocar o uv na queda do display, acho que assim aumenta a quantidade de água que passa..
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
-
Alexandre Talarico

Rodrigo , não existe forma de esterilizar o seu aquário, até pq significaria a morte do sistema.
Não ha como evitar esporos, bactérias e vírus, eles não estão no seu aquário ou na rocha do seu sistema, eles estão presentes no ambiente em que vivemos.
Para evitarmos uma gripe, não adianta tomar vitamina C, devemos cuidar da saúde. Cuidar da saúde é uma atitude que envolve consciência do próprio organismo.
Evitar surtos em um aquário é a mesma coisa, o uso de um equipamento ou um produto não adianta nada se os cuidados são tomados de forma equivocada.
A UV melhora o sistema globalmente, mas nunca vai eliminar por completo os esporos de algas de um aquário.
Rodrigo, não queira eliminar por completo os "problemas" do seu aquário...... é uma tarefa impossível, não existe força suficiente para contrariar os padrões da Natureza.
Abs
Não ha como evitar esporos, bactérias e vírus, eles não estão no seu aquário ou na rocha do seu sistema, eles estão presentes no ambiente em que vivemos.
Para evitarmos uma gripe, não adianta tomar vitamina C, devemos cuidar da saúde. Cuidar da saúde é uma atitude que envolve consciência do próprio organismo.
Evitar surtos em um aquário é a mesma coisa, o uso de um equipamento ou um produto não adianta nada se os cuidados são tomados de forma equivocada.
A UV melhora o sistema globalmente, mas nunca vai eliminar por completo os esporos de algas de um aquário.
Rodrigo, não queira eliminar por completo os "problemas" do seu aquário...... é uma tarefa impossível, não existe força suficiente para contrariar os padrões da Natureza.
Abs