🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

concha moida como substrato pode?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#21 Mensagem por RicardoMiozzo »

Felipe: É só fazer um teste de fosfato numa amostra do substrato de fundo.
Alex: Concordo com você. Já fiz teste de fosfato em muitos materiais granulados obtidos de "conchas" e todos, invariavelmente, apresentaram algum tipo ou alto grau de "contaminante". Substrato de concha = problema de fosfato e/ou outros nutrientes/poluentes.
Tenho percebido, com bastante insatisfação, que os problemas com aquários persistem desde muitos anos para cá por conta de montagem com materiais e equipamentos inadequados.
É uma pena, pois por não saber como fazer, aquaristas que estão entrando no hobby acabam por desistir após duas ou três tentativas...
Conheço muito mais ex-aquaristas do que aquaristas!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: concha moida como substrato pode?

#22 Mensagem por Felipe »

O problema é que to sem teste de fosfato.
Os testes da Red sea são bons?
Outra coisa. Queria trocar o substrato por samoa pink. Como faço a troca? Tres sacos de samoa pink seriam suficientes para um aquario de 100x40x50? Qual a galometria da samoa pink devo comprar? Mais uma ultima pergunta. Embaixo das conchas, tem um pouco de areia de filtro de piscina, posso deixar essa areia lá e colocar a samoa em cima?
ufa é isso!!!!!

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#23 Mensagem por antonio carvalho »

só para dar um idéia vejam este link http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... sca-de-ovo
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#24 Mensagem por RicardoMiozzo »

Felipe escreveu:O problema é que to sem teste de fosfato.
Os testes da Red sea são bons?
Outra coisa. Queria trocar o substrato por samoa pink. Como faço a troca? Tres sacos de samoa pink seriam suficientes para um aquario de 100x40x50? Qual a galometria da samoa pink devo comprar? Mais uma ultima pergunta. Embaixo das conchas, tem um pouco de areia de filtro de piscina, posso deixar essa areia lá e colocar a samoa em cima?
ufa é isso!!!!!

São muito bons para a finalidade a que se prppõem e oferecem excelente custo/benefício.
Como trocar:
1 - Pegue toda a samoa pink da granulometria que achar melhor e lave bem em água doce.
2 - Coloque toda a samoa pink num recipiente com água salgada e conecte-o ao aquário.
3 - Deixe tudo funcionando por no mínimo 30 dias, para que a samoa pink seja colonizada por bactérias.
4 - Tire todo o substrato de fundo do aquário, inlcuindo essa areia de piscina.
5 - Pegue toda a samoa pink e coloque no fundo do aquário.
6 - Faça trocas parciais grandes de água até tudo se normalizar, e depois retome a prática de trocas parciais que tem por hábito.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#25 Mensagem por Alex Correa »

RicardoMiozzo escreveu:...
Tenho percebido, com bastante insatisfação, que os problemas com aquários persistem desde muitos anos para cá por conta de montagem com materiais e equipamentos inadequados.
É uma pena, pois por não saber como fazer, aquaristas que estão entrando no hobby acabam por desistir após duas ou três tentativas...
Conheço muito mais ex-aquaristas do que aquaristas!

icon_comemorando
Sim Ricado, tenho notado também. icon_headstars
Realmente isso confunde os novatos, que acabam pensando que essas montagens estão 100% corretas e não entendem porque o sistema não funciona como deveria. icon_chair
Na verdade existem os problemas financeiros, obviamente, mas o planejamento correto do sistema pode ser feito a longo prazo para que os resultados sejam satisfatórios com a montagem usando os produtos e equipamentos que trabalham a favor do aquarista e dos organismos mantidos. Isso é aquariofilia. icon_joia
Quando o aquarista planeja, compra aos poucos e monta o sistema corretamente... icon_yes
Muitas vezes as informações são passadas com tanta certeza que quase me enganam. icon_rotfl2
Dessa forma, os mesmos pregam para outros, e acontecem as desistências. icon_bangin
Mas isso tudo basicamente acontece porque na maioria das vezes os aquaristas ignoram os princípios básicos, que não deveríam ser mudados. icon_frusty
Tecnologia e alternativas precisam estar a favor do aquarista. :idea:

A internet é um ótimo veículo de comunicação, mas também contém informações absurdas. Infelizmente. icon_thumbsdownsmileyanim

giveup

Logicamente que escrvi de maneira geral e essa mensagem não é nenhuma indireta a ninguém.
Mesmo porque não me sinto no direito de criticar, mas sim de aprender.
clapping_02
Grande abraço,
Alex Correa.
bye1
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: concha moida como substrato pode?

#26 Mensagem por ThiagoBG »

Some isso aos vendedores que dizem absurdos para empurrar produtos/animais....
Imagem

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#27 Mensagem por antonio carvalho »

eu daria um ano de vida para um vendedor de uma loja que tem aqui tentar empurar um skilter para o ricardo miozzo! foi só o que pensei na hora! o rapaz estava empurrando o troço para um cliente e falando que era muito melhor que a maioria dos skimmers comerciais, que tocava um tanque de 200 litros!
eu em meu canto olhando os palhaços e prestando atenção na venda! por isso que lojas de marinho está sumindo em salvador! (desculpa miozzo)
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#28 Mensagem por RicardoMiozzo »

Desculpas para mim porque?
O comércio como o de aquarismo depende completamente de credibilidade, pois envolve relacionamento de confiança entre o cliente e o lojista de uma forma muito específica.
Não é como, por exemplo, comprar um automóvel - a gente faz pesquisa, compra o modelo que deseja na concessionária que oferecer a melhor condição e acabou-se.
O aquário e os equipamentos são sugeridos para o cliente (que muitas vezes está lá para ser aconselhado por uma pessoa em quem confia - o lojista). A isso eu chamo de processo de fidúcia entre o comprador e vendedor. Do vendedor, espera-se conhecimento do assunto e ética.
Muitas vezes, noto que o que falta para muitos comerciantes é conhecimento.
Em algumas, falta ética, mesmo. Esses sobrevivem muito pouco tempo (existem, é claro, algumas exceções - como em tudo neste mundo).
Os primeiro podem aprender mais e adquirirem a capacidade de aconselhar melhor seus clientes.
Os produtos em sí, de maneira geral, já vem de fábrica com "promessas" pouco realísticas - especialmente skimmers. Se observarmos a informação promocional que vem na embalagem de um skilter (já que se tocou nesse produto específico), veremos que o aparelho é sugerido para um aquário de 200 litros.
Portanto, por desconhecimento, o comerciante pode sugerir a seu cliente algo assim.
Eu prefiro ver a coisa sob esse ponto de vista ao imaginar que todos os comerciantes estão de má-fé.
Já que se falou de porque as lojas de aquários estão "acabando" em Salvador, posso também comentar que as lojas estão-se acabando em tudo quanto é lugar, mas não por falta de bons profissionais.
As lojas passam por um momento terrível pois têm competição desleal do mercado paralelo que corre í solta na internet.
A coisa mais fácil do mundo é comprar produtos no exterior e "importá-los" para o Brasil, vendendo abaixo do preço de quem mantém uma loja, e para isso paga impostos, tributos, taxas, funcionários, energia elétrica, manutenção de seus aquários de display, e por aí afora.
A "culpa" do fim das lojas é de quem compra e só procura preço mais baixo.
Os aquaristas estão matando o aquarismo.
Em uma breve busca na internet, pode-se encontrar produtos e animais í venda por até metade do preço que se encontra em lojas.
Ou seja: senhores (as) aquaristas: Vocês estão se suicidando.
Isso vem de muito tempo para cá.
Compram peixes, corais e qualquer produto pela internet de "comerciantes de internet" visando apenas economizar no momento da compra.
Compram animais proibidos pelos órgãos reguladores.
Poderiam se associar, unirem-se em prol da causa que os defenderia contra o sufocamento que nosso hobby vem sofrendo há anos e anos.
Mas não o fazem, preferindo as antigas desculpas que as associações "não fazem nada". Se não fazem nada, é porque têm pouca representatividade, justamente porque os srs e sras não se associam, não se tornam uma classe.
É o famoso "cada um por si".
Os srs e sras têm o direito de comprar animais que no mundo todo se sabe que não sofrem qualquer ameaça de extinção, como no caso de tridacnas criadas em cativeiro, que têm comercialização proibida neste país por causa não sei de que.
Os srs e sras compram importabando porque é mais barato do que comprar com nota fiscal e garantia numa loja que tem CNPJ e emite nota fiscal.
Os srs e sras preferem comprar corais e outros animais propagados e criados em locais "escondidos" porque é mais barato.
Os srs e sras por favor me desculpem pela acidez que posso parecer demonstrar com estes cometários.
Não é essa minha intenção.
Por gentileza, não coloquem a "culpa" neste País e sua legislação tributária, pois a maioria dos srs e sras trabalha e trabalha muito, e fazem parte do mesíssimo sistema do qual fazem parte os comerciantes do ramo de aquarismo.
Portanto, não vale aqui dois pesos e duas medidas.
Todos estamos no mesmo barco.
A figura que muitas vezes me é atribuída de iconoclasta não me é confortável, e disso quero fazer questão.
Não estou aqui nem sou aquarista há mais de 30 anos para destruir, denegrir ou prejudicar ninguém ou qualquer empresa.
Eu penso no aquarismo e na qualidade de vida dos animais que cativamos.
Fazendo uma citação que deve ser mais batida do que bife de carne dura, Saint Exupèry no livrinho "O Pequeno Príncipe" tem uma frase lapidar:
És responsável por tudo aquilo que cativas".
Desculpem-me por favor pelo post longo.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#29 Mensagem por antonio carvalho »

icon-aplauder icon-aplauder clapping_02 clapping_02 concordo em genero e grau!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: concha moida como substrato pode?

#30 Mensagem por ThiagoBG »

Aplaudo o Miozzo nessa!

E ainda deixo uma ressalva: Não compro animais pela internet de jeito nenhum. Acho um absurdo esse envio de seres vivos por sedex, como se fossem um pacote inanimado.

Outro ponto que tenho que tocar é que, muitas vezes, não é nem que o vendedo quer empurrar... Mas simplesmente não sabe o que está falando. O que, aos meus olhos, está errado do mesmo jeito... Se não sabe, peça ajuda para outro vendedor e aprenda.

Compro alguns animais em uma conhecida loja aqui da zona leste (não vou citar nomes, pois acho desnecessário), sempre com o mesmo vendedor. Outro dia fui comprar um Apogon e alguns corais, como o vendedor que costuma me atender estava ocupado, acabei falando com outro e gostei muito da posição do vendedor. Explico: Estava comprando um Sun Coral e pedi infomações sobre o mesmo, já que sou iniciante e conheço muito pouco. Prontamente, o vendedor disse que não sabia direito e chamou outro mais experiente para auxiliá-lo na venda e ainda ficou ouvindo, para aprendar sobre o coral que estava me vendendo. Gostei muito dessa atitude do vendedor.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#31 Mensagem por RicardoMiozzo »

O problema não é comprar daqui, dali ou pela internet.
É buscar mais conhecimento antes de montar o aquário e comprar com a consciência e responsabilidade necessárias.
Comprar no mercado formal.
Pode ser por internet ou SEDEX. Mas com garatia e nota fiscal, de acordo com a Lei.
Em nome da "economia" na hora de comprar, a maior parte dos aquaristas acaba gastando duas ou três vezes na mesma coisa, ao invés de uma vez só em um produto adequado para seu aquário.
Coisas como lâmpada HQI de R$ 35 a 40, LED montado em casa usando solda, lâmpada PL genérica, lâmpada fluorescente azul genérica, carvão ativado baratinho (mas que tem fosfato), resina de troca iônica baratinha (mas que não filtra a água direito), etc, etc, etc, não deveriam ter lugar no aquarismo.
Não só em aquarismo marinho.
Em todo o hobby.
Milagre demais, o santo desconfia.
Ou não?
E depois dá um monte de problemas no aquário, o pessoal fica buscando "o culpado".
"O culpado" é quem compra esse tipo de produto achando que vai ter o mesmo resultado obtido com produtos de primeira linha.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#32 Mensagem por antonio carvalho »

eu estava parque mundo novo próximo da marginal pinheiros com um problema de garantia no caminhão!
e o dono da empresa que ia fazer a assistência uma pessoa bem legal sr. rômulo falou que ia demorar dois ou trés dias, e me perguntou se eu queria ir em algum lugar em sampa! se arrependeu na hora, ahahahaha eu falei que queria ir na jacu pessêgo ver a loja de aquario! ahahahahah ele me levou e esperou eu olhar tudo boquiaberto! ele também conhecia muito sobre reef!
nunca vi na bahia loja daquelas! o pessoal tarimbado, a loja muito bonita!
me senti na disney!
se o senhores já viu alguma loja de salvador sabe o que falo!
ahahahahahahah um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: concha moida como substrato pode?

#33 Mensagem por ThiagoBG »

Miozzo,

A questão é justamente sobre a legalidade. O envio de qualquer ser vivo por Sedex é crime ambiental e responde tanto o remetente quanto o destinatário. Só é legal o envio de animais de porte da GTA e autorização do Ibama... Sejamos realistas, quem envia animais corretamente!?

Sobre o exemplo que citei do vendedor, não é sobre essa ou aquela loja, mas sobre uma postura correta que o mesmo teve: Se não sabe a informação, peça ajuda ou, ao menos, informe o cliente que não pode ajudá-lo. Muitos simplesmente "inventam" uma resposta e pronto...

Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: concha moida como substrato pode?

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

Thiago pra ver a incoerencia. do vendedor.. o sun coral é um coral q apesar de nao endemico do Brasil tem sua comercializacao proibida pelo IBAMA
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: concha moida como substrato pode?

#35 Mensagem por ThiagoBG »

Celso, a maioria não sabe mesmo o que é proibido e o que não é... Tá na loja simplesmente pra ganhar seu sustento e vende o que tiver nas baterias.

Isso confunde muita gente, principalmente iniciantes (como eu). Quem tá começando e vê uma loja vendendo, imagina que é permitido, correto? Assim como o Neon Goby amarelo, que também tem comércio proibido e vemos aos montes por aí.

Eu citei esse caso mais pra exemplificar que muito vendedor não tem condições de orientar um cliente. Claro que para você, Celso, ou para o Miozzo que são feras e conhecem muito, não faz a menor diferença o conhecimento e preparo do vendedor, mas pra quem tá iniciando é um grande problema.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#36 Mensagem por RicardoMiozzo »

1 - Obrigado pelo "fera", mas não me considero nada disso.
2 - No meu ponto de vista, se uma coisa está numa loja para vender você, como consumidor, não teria a menor obrigação de saber por antecipação se é proibido ou permitido (porque parte-se do princípio aparentemente óbvio de que o que está em qualquer estabelecimento comercial foi adquirido com nota fiscal e será vendido com emissão de nota fiscal - Lei dos Diretos do Consumidor).
3 - A disposição dos organismos que são ou não permitidos de vender neste País é feita de forma única no mundo e de compreensão dificílima (além de "mudar" de um minuto para o outro pois os textos levam í possibilidade de interpretações pessoais - experimente ler a respeito sem dormir de tédio depois de 30 minutos ou achar que está ficando biruta se conseguir ler tudo até o fim - o mesmo serve para a questão de obrigatoriedade de quarentena para organismos importados).
4 - Quer "matar" a questão na hora de comprar qualquer organismo í venda em qualquer loja? Peça nota fiscal.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#37 Mensagem por antonio carvalho »

ai nesta região voçês chama de fera a pessoa que entende muito do assunto, na terra do oxente, é ruim em, aonde, se pirulita, capa o gato, ó paiò, bassoura, quando voçê quer falar que alguem é o cão chupando manga na galha podre e os filhotes em baixo gritando joga as casca pai, joga as casca! fala-se mala dos malas! ou seja expert no assunto e simpatico a bessa! leio todas as postagens dele! sou fã do homem! sir miozzo
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: concha moida como substrato pode?

#38 Mensagem por ThiagoBG »

Pra você ver, eu nem sabia que animais tinham que ter nota fiscal! Vou passar a exigir.

Só pra eu saber, tenho aqui no meu nano um Sargentinho e um Apogon. A comercialização deles é legal?
Imagem

Douglas Barddal
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 01 Nov 2009, 09:02
Apelido: Dbarddal

Re: concha moida como substrato pode?

#39 Mensagem por Douglas Barddal »

O meu apanhei conchas na praia, clorei, sequei no forno, quebrei com um martelo e coloquei, meu calcio ta sempre entre 500 e 520, bombaram as calcáreas, pra mim deu certo, boa sorte.

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: concha moida como substrato pode?

#40 Mensagem por Alex Correa »

Olá Douglas,
Além da possibilidade de liberação de nutrientes na água do sistema, conchas quebradas irão tornam os peixes vulneráveis, por causa das pontas expostas. doubledown_02
"Conchas de praia" normalmente não liberam cálcio na água.
Mais uma vez: conchas não apresentam nenhum tipo de benefício para qualquer sistema de reef caseiro tradicionalmente montado.
O uso de aragonita (verdadeira!) seria a melhor opção. Aconselho ao pessoal a juntar dinheiro e comprar o susbtrato mais adequado. clapping_02

Al 8-) ha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”