🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#41 Mensagem por Alexandre Talarico »

Tem gente que não está entendendo o ponto de vista...
Vou tentar ser mais claro, ....... Alias eu vou trazer LED sim pois não da para ficar de fora desta tecnologia.
Já vi aquários, aquários e aquários e já testei varios LEDs, por exemplo eu tenho excelentes resultados no uso em refúgios e no estabelecimento de fotoperíodos e também na luz de penumbra ou luz da Lua (esta tecnologia eu lancei a oito anos junto com os primeiros refúgios no Brasil) então não acho os LEDs inúteis.
Mas no meu aquário por enquanto uso HQI e T5 com refletores Hi-Gloss Aluminium.
Quando eu entender que existe uma tecnologia melhor e já decantada eu troco, não tenho nenhuma resistência pelo contrario, sou pioneiro geralmente e entendo mais do que ninguém o que é caça as bruxas, já comprei até vassoura voadora para fugir mais rápido. :lol:

A discussão é para ser leve, de elevado nível, vamos manter. icon_joia

Abraços a todos.
Alexandre Talarico.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#42 Mensagem por Robson Sandrini »

Alexandre Talarico escreveu:Agora se tá de brincadeira, o gráfico não foi feito pelo Carl Strohmeyer, ele foi compilado por ele, a partir da informação de quem fabrica LED.

Concordo, o que não elimina a interpretação (ou o espectro). E se a exatidão da fonte dele pode ser questionada (e pode), temos curva similar no gráfico da outra empresa (e em outros gráficos pela net). Mas fontes de mesmo K podem ter curvas diferentes, fato comprovado pelo Sanjay nos trocentos gráficos disponibilizados na página dele pra HQI, mesma wattagem, mesmo K e curvas diferentes. Aí é que entra a qualidade.

Alexandre Talarico escreveu:PAR é uma medida de métodos produtivos, se usa em pesquisa de produtividade de massa vegetal, adaptar isso para aquário exige mais compreensão do que simplesmente mostrar o crescimento comparativo de erva de gato ou o efeito fototrópico do espectro de cores.

Acho o medidor de PAR uma ótima ferramenta pra quem tem coral: ele mede o quanto de luz pode virar comida (explicação simplista e obviamente há outra variáveis de limitação fotossíntética, mas não vejo complicação no uso pro aquarismo, tinha até um link com valores de PAR ideais pra alguns corais mas não achei).

Alexandre Talarico escreveu:Simplesmente privilegiar o crescimento vegetal?

Enquanto aquarista eu quero duas coisas com a iluminação: que ela seja agradável aos olhos e que ela estimule AO MÁXIMO o desenvolvimento do coral. Se, além disso, ela gastar menos energia elétrica (LED), não ferver minha água (LED) e não precisar de troca por alguns anos (LED), então... icon_iCo01

Alexandre Talarico escreveu:E o conceito de Luz Branca?

A luz branca engloba todos os espectros, certo?
Alexandre Talarico escreveu:Por que quando iniciamos a discussão a vinte anos atrás sobre as primeiras HQI Powerstar (Osran) só falávamos de temperatura de cor e índice de reprodução de cores? Por que? E agora só falamos de PAR? Por que o foco da discussão mudou?

Porque agora, graças a avanços na agricultura (de onde vem a esmagadora maioria dos estudos sobre evolução e aplicação de PAR), sabemos otimizar a iluminação, focando a fotossíntese. Há algum tempo atrás o conceito era de watt/litro, se falamos de corais o conceito fica incompleto e ultrapassado.
Alexandre Talarico escreveu:A luz do Sol ainda não mudou e nós aquaristas devemos sempre tentar imitar a natureza, ou não?

Concordo, pena que o Solartube seja tão caro icon_thumbsdownsmileyanim.
Alexandre Talarico escreveu:Bem, a resposta é porque LEDs são fontes luz dedicada, ainda estamos brincando de encontrar a melhor combinação, ou alguém vai me dizer que já chegamos ao resultado definitivo?

E espero que nunca cheguemos, ou a graça da evolução acaba. Mas evoluímos o suficiente em LEDs pra que eles sejam aplicados no aquarismo. Relatos neste mesmo tópico não faltam.

Alexandre Talarico escreveu:Muitas coisas ainda precisam ser respondidas a respeito do LEDs, por que será que todo este montão de informação que voce compilou se refere a plantas terrestres, estufas e plantas que geram inflorescências ou mesmo flores?

Porque LEDs de qualidade com aplicação no aquarismo são recentes (não inexistentes). E a aplicação na fotossíntese de plantas terrestres (leia-se interesse alimentício) não é mais novidade e há um investimento alto no assunto. Anualmente são produzidas e disponibilizadas centenas de teses no mundo da agronomia utilizando LEDs. Achamos muito material. Só porque apenas meia dúzia de aquaristas (como o Sanjay) se propuseram a realizar (e publicar) testes envolvendo LEDs e obtiveram ótimos resultados ou leituras (assim como aquaristas aqui, da RC e de outros fóruns) não significa que eu vá esperar centenas de testes pra usar os LEDs como iluminação. Mas os que quiserem esperar, e só puxar um banquinho. O banquinho é bom pra admirar o aquário, pra esquentar perto da iluminação de uma HQI potente, pra subir nele quando for trocar a HQI e pra colocar a conta de luz que chega no final do mês. icon_rotfl2

Alexandre Talarico escreveu:Aonde estão os testes feitos analisando o ambiente aquático, as algas, as macro algas, e em última análise as algas unicelulares dentro dos tecidos dos corais e outros invertebrados?

Verdade, estatisticamente há muito mais testes no ambiente terrestre, mas há inúmeros também na biologia marinha. Infelizmente pouquíssimos disponíveis na internet. É através deles que sabemos que as zoox são quimicamente atraídas pelos corais, que há vários tipos de zoox com limites diferentes de estresse pra temperatura, que se reproduzem tanto por meiose como sexuadamente etc. Testes com LEDs? É só colocar um LED bom no seu aquário e verificar a evolução (comparando com outras formas de iluminação então, seria perfeito). Mas se eu sei que a zoox otimiza fotossíntese no espectro X e há uma iluminação que consome menos, esquenta menos, demanda menos troca e atende as necessidades fisiológicas das zoox e as minhas necessidades estéticas... não preciso de muito teste não. Os dois postados nesse tópico e a opinião de quem está usando (só positivas) já me bastam.

Alexandre Talarico escreveu:a luz emitida por LEDs é altamente polarizada muitos resultados que obtemos no ar será diferente do obtido na água levando-se em consideração refração, absorção e principalmente depois de outras polarizações.

Assim como a penetração da luz emitida por HQI. E HQI é usada tranquilamente pra crescimento de plantas terrestres e pro aquarismo. Luz polarizada é luz focada, é isso? LEDs de qualidade não tem esse problema, a luz é distribuída de maneira apropriada (vide os gráficos do Sanjay).

Alexandre Talarico escreveu:Como você pode dizer que os outros espectros de cor não tem papel significativo na fotossíntese? Os outros espectros tem influencia no metabolismo celular, iniciam a cilclose que impede a queima dos cloroplastos.

Não sou eu que digo não, é a biofísica e a bioquímica. É só olhar os gráficos de absorção de espectros pela clorofila e outros acessórios do processo.

Alexandre Talarico escreveu:A vida não se faz em laboratório, o Sol não está restrito a emissão PAR ele emite Luz Branca que varia a sua temperatura de cor ao longo dia (alvorada até entardecer). As outras cores tem papel fundamental no metabolismo celular, de todos os seres vivos do seu aquário, ou ele só depende das zooxantelas.

Porque é tão difícil de aceitar que alguns espectros são mais utilizados pela fotossíntese e outros não? A luz branca emite todos os espectros e alguns são mais utilizados, outros são infimamente utilizados (ineficientes). Nem toda a luz é utilizada, assim como temos os espectros UV na luz solar, dos quais fugimos e tentamos bloquear, assim como outros organismos o fazem. Assim como UV não é utilizada na fotossíntese (sendo inclusive prejudicial), outros espectros não são necessários. O problema ainda é com o gráfico? Há um mais abaixo retirado de um artigo de biologia marinha de uma faculdade de Israel.

Alexandre Talarico escreveu: (...) você compilou um monte de material com análises corretas e incorretas, com comparativos sem metodologia que faça com que eu acredite no que está sendo exposto (nenhuma experiência demonstrou o padrão comparativo e algumas não tem materiais e métodos)

Concordo que nem todo mundo sabe aplicar metodologia a estudos, vemos muito viés metodológico. Mas não precisamos ter um cérebro de Albert Einstein pra botar uns vasos de margarida sob iluminação de cores diferentes e depois de um tempo verificar o resultado (mesmo não sabendo interpretá-lo) ou pra colocar semente em duas cumbucas e, sob tipos diferentes de iluminação, verificar germinação e crescimento depois de alguns dias. Se todas as outras variáveis são idênticas, a diferença de crescimento vem da única variável diferente: iluminação. O teste foi conseguido com uma HQI meia-boca (que encontramos em lojas de aquarismo) e a ultima geração de LEDs de qualidade? Se foi concordo que o resultado é dispensável. Pra saber se foi só existe um jeito: reproduzindo.

Alexandre Talarico escreveu:Quer ver eu provar facilmente? Não se pode comparar uma associação de vários leds dedicados cada um produzindo um espectro do PAR com uma única lâmpada HQI e ainda sendo uma HQI de baixa qualidade.

Obviamente não. Mas pra refutar o teste (do Carl) precisamos de LEDs e HQI de boa qualidade.

Alexandre Talarico escreveu:posso estar totalmente enganado mas o fato e que ainda não fui convencido.

E nem é essa a minha intenção. Mas achei que você foi injusto na sua análise do LED e simplesmente discuto a minha opinião a respeito.

Alexandre Talarico escreveu:Quando você fala em Clorofila, não existe análise simples, primeiro porque não existe clorofila e sim clorofilas e estas não estão reduzidas a apenas A e B a não ser nas plantas superiores que não é o caso. Aliás algas unicelulares apresentam algumas diferenciações nestes pigmentos.

Você está corretíssimo. As zoox, especificamente, apresentam clorofila A e C, além de outros pigmentos (esses dados são de um artigo da Reefkeeping, valores em parênteses são os picos de absorção em nm) Essa é uma análise das ZOOX:

Betacarotene (447, 449)
Chlorophyll A (662, 429)
Diadinoxanthin (476, 446)
Peridinin [64%] (480)
Chlorophyll C1, C2, C3 (461, 583, 644)
Unknown (464)
Dinoxanthin (470, 440)
Diatoxanthin (427, 454, 482)
Fucoxanthin (500)
Zeaxanthin (455)
P-457 (457)

Link do Artigo: Dinoflagellates - Predators, Pathogens, and Partners



Este outro gráfico é de um artigo publicado no Jornal de Biologia de uma faculdade de Israel:

Photobehavior of stony corals: responses to light spectra and intensity

Imagem

Observe que dos espectros entre 500 e 600 nm a atividade é desprezível. E não dá pra chamar o cara de tendencioso. Quanto ao único pigmento que tem uma faixa de absorção interessante na lacura 500/600 nm, o pico fica antes dessa faixa (a máxima absorção a 480 nm) e, supondo que o emissor não contemple essa faixa, há grande absorção (a maior parte, por sinal) nos outros espectros.

“The orange-red peridinin pigment absorbs very broadly, with a maximum at around 480nm and another small shoulder at 520nm”

“The primary absorption peaks are at 430nm and 663nm, and 434nm and 666nm for chl-a and chl-c, respectively, corresponding to the blue and red areas of the spectrum.”

O mesmo artigo ainda menciona outros tipos de clorofila:

“Dinoflagellates have both chlorophyll a (chl-a) and chlorophyll c (chl-c) whereas most plants and green algae contain mostly clorophyll a and, to a lesser degree chl-b. Chlorophylls d and e also exist in algae, the former mainly in some red algae.”

Lighting by Number: "Types" of Zooxanthellae and What They Tell Us



Outro estudo envolvendo Acropora sp.:

“The most distinct feature of the action spectrum of zooxanthellae photosynthesis in the tissue of Acropora sp. was the relatively broad maximum at 620 to 680 nm due to chl a (peak at 675 nm and shoulder at 620 nm) and chl c (small peak at 580 to 590 nm and shoulder at 640 to 650 nm) In the blue part of the spectrum, photosynthetic activity due to chl a absorption at 430 to 450 nm, chl c absorption at 460 to 470 nm, and peridinin absorption at 490 to 540 nm was found as shoulders or small peaks in the action spectrum.”

Ou seja, há uma lacuna de espectro insignificante para a fotossíntese.

O estudo: Microenvironment and photosynthesis of zooxanthellae in scleractinian corals studied with microsensors for 02p, H and light

Alexandre Talarico escreveu:Depois é importante saber que para a clorofila (da zooxantela) cumprir o seu papel a luz correta precisa alcançá-la, mas sem antes atravessar a água algum tecido epitelial, ser filtrada por pigmentos protetores, entrar na célula vegetal através de suas membranas e atingir o cloroplasto que contém a clorofila.

Isso vale pra LEDs, HQI, T5 e luz de velas. Tinha um estudo com medidas no tecido do coral (superfície) e 2mm abaixo, mas não achei nos meus favoritos. Quanto í água, acho que no artigo do Sanjay ele menciona a importância de usar carvão ativado (pra retirar fenol e não amarelar a água, diminuindo a penetração da luz) e ozonizador.

Alexandre Talarico escreveu:Agora quando eu for pensar na Cameron para relaxar....vou lembrar desta baranga.... P#@ troço feio meu!

Foi mal, to me redimindo (se vc usar como papel de parede acho que o cérebro apaga a outra imagem) icon_iCo01

Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#43 Mensagem por Robson Sandrini »


jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#44 Mensagem por jose Jorge »

Essa H. crispa.......tá me sacaneando.......... icon-aplauder

Cheio de Glitter Lines........gostei dessa parada................falando nisso.........e a Frequência ?

Alexandre.......naquela palestra voçê fez bons comentários sobre Iluminação......Angulo de Incidência.....Luminárias Móveis....e também falou sobre Frequência............dos Pulsos..............

Voçê poderia explicar esse assunto.......tanto a parte biológica quanto a parte eletrônica...........e se já existem aparelhos para promover essa Frequência.........ou é irrelevante ?

Há.......tem aquele lance da fotoinibição ao meio-dia...........caso em que muita luminosidade tem efeito contrário.......por isso a regulagem.......angulo de incidência e etc.......

High Out Put á 90 Graus.......pode causar branqueamento como foi exposto na palestra..........

Daí a vantagem dos mecanismos de regulagem como Dimmer.....PWM......Arduino........

Segundo o que tenho estudado...........(e eu não manjo nada de eletrônica).......o LED tem se destacado justamente na regulagem.......

Agora tem de aliar essa capacidade de regulagem com a Qualidade da Emissão.......que nesse caso são os Emitters.......que estão bem no início do desenvolvimento tecnolígico aplicado ao Aquarismo.........

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#45 Mensagem por Alexandre Talarico »

Robson, a Cameron nunca mais, ato de traição (propaganda enganosa), e voce foi cúmplice, não tem perdão :evil: !!!
Tente concertar as coisas agora e eleja outra musa.

Agora não sei aonde você encontra tempo para descarregar tanto material, eu não posso competir em volume com voce não tenho tempo para isso, então vou apelar para a qualidade e pelo meu conhecimento adquirido.
Olha que porcaria a analise espectral do ultimo link que voce forneceu..... so tem luz azul. E alem disso os caras sonegam que é 100% polarizada.
Eu não quero ter produtividade no meu aquário, eu quero ter um aquário que se assemelhe ao fundo do mar (a natureza).
Por que abandonar este conceito fundamental em detrimento da qualidade (qualidade é fundamental) e qualidade deve ser medida em comparação com os padrões naturais.
Eu não preconizo um efeito dopping no aquário, ou seja, cálcio acima de 420, altos índices de nutrientes, enzimas aceleradoras de metabolismo, iluminação 20K, bactérias nitrificantes sintéticas, e agora iluminação dedicada PAR. Só para ter "as cores bombando", cade a harmonia, cade a beleza?
Quando começamos a discussão sobre iluminação HQI muitos anos atrás, todos os comparativos eram feitos levando-se em comparação a luz solar e suas variações durante o dia em uma região equatorial e tropical. Por isso sempre foi fundamental entender, temperatura de cor e índice de reprodução de cores, PAR é apenas uma conseqüência da boa imitação da luz solar.
Agora querem me convencer apresentando comparativos de LEDs com HQI, e sem nenhum fundamento, pois estão comparando levando–se em consideração que PAR ou iluminação dedicada é melhor que iluminação completa.
Analisam o trabalho da clorofila e não analisam a fisiologia do animal, analisam o metabolismo celular da planta e esquecem a fisiologia dela.
Voce citou uma pesquisa sobre pigmentos produzidos pelas plantas, mas mais da metade não são fotosintetisantes, (são pró-vitaminas ex beta caroteno e astaxantina) mas dependem e muito da luz solar para exercerem o seu papel metabólico e isso não tem nada a ver com PAR.
Robson voce precisa entender o todo para justificar o seu ponto de vista. Quando quiser eu te explico um pouco sobre metabolismo celular foto dependente, um pouco sobre micro clima de aquários marinhos, pigmentos usados na fotossintese, pigmentos usados na construção celular, aminoácidos naturais e essenciais e polarização da luz.
Está convidado e só entrar em contato comigo.

Yuri a discussão chegou a um leque de opções que se estendermos vamos escrever um postulado completo e não era essa a minha intenção. Mas sem duvida nenhuma você tem razão em perguntar sobre estes outros aspectos da iluminação.
Lembra-se da conversa sobre angulo de incidencia e diferentes polarizações? Tempo de exposição e fotoinibição?
Agora sem duvida nenhuma o efeito dimmer vem para ficar com a facilidade de se dimerizar LEDs e Plasma.
Com uma noticia fantástica uma lâmpada plasma você dimeriza de 100 ate 30% sendo que em 30% ela alcança 20 mil K e a 100% ela alcança 6400K sempre com altíssimo IRC (CRI no ingles). Alguma semelhança com a luz solar?
Não é fantástico o perspectiva de poder ter um fotoperíodo completo com as variações naturais de temperatura de cor e intensidade (lumens), só fica faltando angulo de incidência, as gonioporas as blastomussas as cynarinas e as acantastreas vão adorar, não é mesmo?
Joga um pouco de nebulosidade nesta formula e pronto temos uma enorme evolução de qualidade.
Abraços a todos os foristas desta discussão.

Alexandre.
Editado pela última vez por Alexandre Talarico em 13 Jun 2010, 22:09, em um total de 1 vez.

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#46 Mensagem por Roberto Denadai »

Eu ainda vou de T5 pelo menos por mais uns 3 anos

Me dá resultado e ficou do meu gosto

Como não vi ainda nenhum reef de LED com resultado sequer parecido com os reef de T5, fico com as T5

Obviamente apenas led , t5 ou hqi não fazem milagre

Vamos aguardar os feras migrarem pra LED e ver o que eles conseguem

Abraços

Avatar do usuário
Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Mai 2010, 23:29
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
Cidade: RJ
País: BRA

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#47 Mensagem por Rodrigo RBG »

um grande problema que eu vejo é que boas calhas de leds com lampadas realmente boas são caras de mais ainda, mesmo lá fora são bem caras, então iluminar um aquário grande com elas é coisa pra poucos ainda, e como é coisa pra poucos teremos poucas pessoas testando os "bons leds", e como teremos poucas pessoas testando os bons leds teremos poucos resultados e com poucos resultados não da pra tirar muitas conclusões...

Basso e Denadai comentaram algo verdadeiro, de repente o LED ainda não chegou na mão dos feras.

Também sou muito fã das T5, dificil trocar o certo pelo o incerto, algo tão caro e tão importante em um aquário de SPS, pelo menos por agora, daqui uns anos quem sabe. Sempre aberto a boas mudanças.
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#48 Mensagem por Roberto Lopes »

Roberto Denadai escreveu:Eu ainda vou de T5 pelo menos por mais uns 3 anos

Me dá resultado e ficou do meu gosto

Como não vi ainda nenhum reef de LED com resultado sequer parecido com os reef de T5, fico com as T5

Obviamente apenas led , t5 ou hqi não fazem milagre

Vamos aguardar os feras migrarem pra LED e ver o que eles conseguem

Abraços


Xará, como assim nao viu nenhum reef com resultados melhores ou parecidos com T5 ? Tem foto de reef aqui mesmo no forum e em outros foruns í vontade para serem vistos. Me desculpe mas comparar T5 a boas calhas de LED não dá...

A questão é ainda a resistência. Compreensível pelo preço a pagar pela experiência mas, como disse em alguns posts atrás, não vi ainda NENHUM aquarista aqui ou lá fora que tenha trocado por LED e tenha resultados iguais ou piores que T5 + HQI. Os resultados são SEMPRE melhores.

Concordo com o Rodrigo quando diz que ainda é caro pra experimentar. Por isso peço a todos que pesquisem aqui e em outros foruns nacionais e internacionais. Temos aquarios grandes e pequenos ja com LEDs a bastante tempo, com corais super exigentes, onde a opinião dos seus proprietários, a meu ver, vale mais do que qualquer teoria.

O meu reef de 1m ja usa a algum tempo, tem corais exigentes, e o maior vai usar tb.

Como ja disse, a questão nao é mais se funciona ou nao. FUNCIONA. Mas custa caro ainda....infelizmente.

Quanto a questão dos "feras" ... acho muito errada essa colocação. Quer dizer que se os considerados "feras" nao usarem...não funciona ?

O que é ser fera em aquarismo ?

1) Ter um aquario bonito, colorido, saudavel e funcional ?

R: Bom, se for isso, temos milhares de feras por aí...e que usam LEDS.

2) Ter anos e anos de experiencia em aquarismo ?

R: Bom, a experiencia não é sinonimo de sabedoria. Então acho que de nada adianta ter anos e anos de aquarismo e cometer os mesmos erros de iniciantes. Aliás, ser iniciante não quer dizer que não seja fera.

3) Saber teorias a mais teorias ?

R: Uma imagem vale mais do que mil palavras. Sugiro que vejam antes e discutam depois.

Acho assim. Dizer que "não uso porque nao posso comprar" é uma atitude saudavel e correta. Não tenho uma ferrari pq nao posso comprar uma. Mas nem por isso ela é ruim.

Agora, dizer que nunca viu, ou que não funciona segundo a "teoria da relatividade absoluta das zooxantelas mutantes da america" aí já é demais....rsrsrs

Abraços a todos.

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#49 Mensagem por Roberto Denadai »

Lopes,

Para o meu padrão de exigência, nas fotos aqui do fórum ainda não tá legal. Lá fora tb não vi ainda.

Eu paguei por volta de 2 mil reais na minha calha e lampadas da ATI , poderia ter comprado calha de LED por 1200, mas como ainda nao vi resultados para o meu padrão de qualidade, não comprei. Simples assim.

Sobre resultado melhor acho dificil conseguir cores melhores de quem usa T5...pode ser similar ou igual...melhor eu ainda duvido.Até porque tudo tem limite.

Eu atualmente só foco em resultado, já não tenho tanto tempo para ficar discutindo teoria e elocubrações

Ser fera pra mim é mostrar resultado, só isso.O resto não importa.E ter um aquário como o abaixo e com as cores abaixo..esse usa T5

Imagem

Imagem

Abraços

Avatar do usuário
Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Mai 2010, 23:29
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
Cidade: RJ
País: BRA

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#50 Mensagem por Rodrigo RBG »

Roberto Lopes escreveu:não vi ainda NENHUM aquarista aqui ou lá fora que tenha trocado por LED e tenha resultados iguais ou piores que T5 + HQI. Os resultados são SEMPRE melhores.


:lol:

Roberto concordo com quase tudo que você falou, até acho válido você defender uma lampada com base em dados técnicos, experiencia e resultados (fotos). Mas dai dizer que os resultados são SEMPRE melhores vira piada, haha.. você esta querendo impor uma idéia sua... calma, sem exageros.. quem sabe um dia. A minha humilde percepção me faz discordar da sua. Ainda não vi nenhum aquário de LED que me faça acreditar nisso. Repito, AINDA.

Perfeito! uma imagem vale mais do que muito blá blá blá!

ta ai um monte de imagem pra derrubar todo o blá blá blá: viewtopic.php?f=2&t=3551

Sucesso, Paz e Amor! Brasil Hexa icon_joia
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#51 Mensagem por Roberto Lopes »

Roberto

Concordo com vc que com uma calha de LED que custe 1.200,00 vc nao conseguiria nunca chegar as cores desejadas. Agora, pega uma KR92 ou uma Aquaillumination pra vc ver. Eu nao tenho muita variedade de SPS, até pq meu aquario atual tem só 1m. Mas as cores melhoraram demais depois que coloquei a KR92. Foi nitido.

O Octavio da zooaquarium que tem um reef de 3m de comprimento lotado de SPS pode ser uma referencia em cores vobrantes com LED. Ele usa 04 KR92

Rodrigo

Eu falei em SEMPRE melhores baseados na minha experiencia propria e nos depoimentos e fotos de outros aquaristas aqui e no exterior que usavam HQI e T5 e quando colocaram LEDS se surpreenderam...mesmo os que ja tinham cores muito boas.

Avatar do usuário
Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Mai 2010, 23:29
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
Cidade: RJ
País: BRA

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#52 Mensagem por Rodrigo RBG »

Roberto Lopes escreveu:Roberto

Concordo com vc que com uma calha de LED que custe 1.200,00 vc nao conseguiria nunca chegar as cores desejadas. Agora, pega uma KR92 ou uma Aquaillumination pra vc ver.


poxa mais olha ai que absurdo! uma calha de 1.200 reais é porcaria? se for realmente Led é uma opção que ainda não serve pro Brasil. Aquarista brasileiro de T5 por exemplo mal tem dinheiro pra comprar uma lampada de qualidade, maioria usa philips e osram. :roll:
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#53 Mensagem por Roberto Denadai »

Lopez,

Vc teria essas fotos de aquario com T5 com cores boas e fotos comparativas do depois que mudou pra LED e melhorou ?

Se uma calha de 1200 é porcaria, então só corrobora o fato que o custo / beneficio do LED é muito ruim ainda.

Abraços

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#54 Mensagem por Roberto Lopes »

Denadai

Procura foto e posts do Otavio da Zooaquarium vc vai ver o que ele acha.

Num dos posts dele ele DIZ:

"Pessoal

só posso falar que as cores do corais estão incriveis, deixou minha 400w no chinelo...

Abraços"

Ele usava 5 HQI's de 400W Geiseman.

Vou tentar achar o link com as fotos dele e posto aqui.

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#55 Mensagem por Nilo Otaviano »

Roberto Lopes escreveu:Ele usava 5 HQI's de 400W Geiseman.


Roberto, ele usava 6 HQIS de 400w Geiseman kkkkkkkkkkkkkkkk. Trocou por 4 KR-92 de 250w.

Relato dele:
"O aspecto inicial dos led é fantastico, houve melhoras de cores do coral.

Mas o principal fato é a redução absurda do funcionamento do chiller, consequentemente a redução do gasto de energia.

O unico ponto que considero ruim a meu gosto é a tonalidade azul da iluminação, mas isso é meu gosto. Prefiro a cor das 400w de 10000k. Mas como o ganho até o momento é satisfatório ja nem ligo mais para a tonalidade azulada.

Ex:

montipora digidata azul -400w( marron) com led(azul)
Montipora super man - 400 w ( marron) com led (azul e vermelha)
palleta blue - 400w (marron com tons azuis com led ( azul)
e muito mais
sem contar os lps como acans....estão com cores bem definidas."

O tópico é esse: http://XXXXXXXX.org/content.asp?/foru ... hichpage=4 (ja na pagina onde ele colocou os LEDs)

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#56 Mensagem por Roberto Denadai »

Bom, pra mim as fotos do otávio só corroboram o que eu disse, ainda não vi aquário colorido de verdade com led

Compare a foto dele com as T5 que postei acima, mas como eu disse meu padrão de exigência é outro.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Mai 2010, 23:29
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
Cidade: RJ
País: BRA

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#57 Mensagem por Rodrigo RBG »

kkkk... eu já vi o aquário do Octávio.. na boa pessoal, o Octávio é o único exemplo que vocês tem até agora pra justificar tudo?

Pergunto isso porque até agora eu eu só vejo falar da bateria dele. Não to de forma alguma falando que a bateria dele não tem cores bonitas e não seja legal, sou fã do Octávio, já comprei milhares de mudas com ele. Mas vocês acham mesmo que o relato do Octávio já é suficiente pra concluir e ter certaza de que o Led funciona muito bem pra SPS? Po então é muito fácil convencer vocês! :lol:

Na minha humilde opinião o pensamento correto seria.. "parece que o Octavio esta conseguindo cores legais com Led, vamos aguardar, ainda é pouco para concluir alguma coisa".
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#58 Mensagem por Roberto Lopes »

Rodrigo, na boa. Eu mencionei o aquario dele (Octavio) porque, para a grande maioria só aquario grande de aquarista com varios anos de experiencia é que vale. Infelizmente esse raciocinio limitado existe.

Posso postar fotos dos meus corais, tem depoimentos de outros aquaristas daqui e que usam LED...

Tem aquarios autralianos, americanos e europeus com LEDS a quase um ano...e mais uma vez...os depoimentos mostram que os resultados são todos favoraveis...

As medições só corroboram a eficiencia...a eficácia depende de outros fatores que não só a iluminacao...

Roberto: Esse aquario das fotos é seu ? Se for , parabens...se colocar LED vai ficar melhor ainda....rsrsrsrs

Alguns corais com LED

Imagem

O Crescimento

03/04/2010
Imagem

16/05/2010
Imagem

Acho que sao resultados muito bons pra quem nao é fera nem nada...não acham ?

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 20 Jan 2010, 22:04
Apelido: denadai
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#59 Mensagem por Roberto Denadai »

Não, o meu é esse aqui :

Imagem

Imagem

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: LED informações úteis e novidades sobre nova tecnologia.

#60 Mensagem por Roberto Lopes »

Muito bonito...parabens...se colocar led melhora mais ainda ..hehehe icon_poke

No meu reef novo, grande, vou focar em SPS. Daí vou ter variedade de corais. Ja estou na busca pelas mudas...se tiver alguma pra vender...to comprando.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”