🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Finalizado Pag 9

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Varella
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS

#41 Mensagem por Andre Varella »

Pelo qu eli nos datashhets não fala nada a respeito da durabilidade de acirdo com a temperatura, mas acho que deve durar mais se usado mais frio. Pelo que vi ele pode funcionar até tempraturas superiores a 125 graus, mas vai perdendo eficiência. Pelo gráfico, trabalhando até 75 graus, temos uma queda de 10% de intensidade luminosa... mas como vc não vai chegar nisso, creio que deva perder uns 6%. Seria necessário trabalhar a 25 graus para ter 100%... quase impossível....

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: saraiva

#42 Mensagem por saraiva »

Imagemhttp://www.brascola.com.br/images/products/HR/brascoved_silicone_alta_temp.jpg

Usei uma parte da calha com esta cola mas ainda não estou usando a calha pois o aquario ainda não ficou pronto.

Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabricio Fonseca
País: brasil
Curtiu: 2 vezes

#43 Mensagem por Fabricio Fonseca »

saraiva escreveu:Imagemhttp://www.brascola.com.br/images/products/HR/brascoved_silicone_alta_temp.jpg

Usei uma parte da calha com esta cola mas ainda não estou usando a calha pois o aquario ainda não ficou pronto.

Vc usou essa cola onde? Nos leds?

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: saraiva

#44 Mensagem por saraiva »

Sim usei p colar os leds no dissipador (custou R$6,00) , eu deixei ligado durante um dia inteiro e tudo correu bem.
Eu tenho em cada dissipador uma ventuinha de micro que é de 12Vdc mas esta alimentada com 6Vdc e fica sobrando uma briza bem fraca no dissipador e não faz muito barulho não.

Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Varella

#45 Mensagem por Andre Varella »

E aí Fabrício... a quantas anda o projeto?

Fabricio Fonseca

#46 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Bom pessoal, estou progredindo no meu projeto das 5 calhas leds, acabei toda a fiação e Tb a fixação, hoje começarei a fixação definitiva passando a pasta térmica Arctic Silver 5.

Resolvi retirar a pasta térmica branca, até que não foi muito difícil, a superfície dos leds limpei com álcool isopropilico e sai normalmente sem grandes dificuldades, a calha de dissipação tirei o excesso com um pano depois meti embaixo da torneira com água e sabão, saiu tudo 100%.

Próximo passo, pensarei na instalação elétrica, parte estética de acrílico e modo de fixação.

Imagem
Arctic Silver 5

Imagem
Arctic Silver Thermal

Imagem
Imagem
5 Calhas montadas, falta fixar os leds definitivamente

Fabricio Fonseca

#47 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Andre Varella escreveu:E aí Fabrício... a quantas anda o projeto?

Opa, como andas, pois bem, postei a última mensagem ai hj... abs.

Fabricio Fonseca

#48 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Até que fim... ufaaaaaa.

Desmontei todas as calhas e remontei passando o Arctic Silver 5, hoje devo testar e ver se faz alguma diferença na transferência da temperatura para o dissipador.

Próximos passo: parte estética, alguém tem alguma sugestão de onde colocar esses DRIVERS para não ficar uma bagunçado? Sendo que são 5 luminárias e cada luminária usa 3 drivers sendo 2 para brancos e 1 para azul.

No total serão 15 drivers. Pensei em desmontar todos os drivers e embuti-los o conjunto de 3 drivers por luminária na própria calha de acrílico que vou fazer.
Pensei tb em colocar as conexões de energia de uma luminária para outra, evitando muitos fios amostra, penso tb no controle, como poderia fazer isso.

Aguardo sugestões..

Alguém tem alguma sugestão?

Imagem
Star com ARCTIC SILVER 5.

Imagem
Equipamentos utilizados para passar o arctic

Imagem
Comparativo de 2 star, esquerda sem, direita com.

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

#49 Mensagem por Marcio Gielfi »

Muito bom Fabrício ...

Não entendi sua dúvida ... desmontar os drivers, tirar da caixa plástica ? Se for tirar não recomendo, a caixa é vedada, o que ajuda a maresia do reef não acelerar a corrosão.

Coloca os drivers na parte de trás da luminária, não esqueça de prover alguma ventilação, não devem esquentar muito, mas não custa ventilar.
Quanto a interligar as luminárias, não vejo problema de prover AC com o mesmo fio para todas as calhas. Um fio 2,5 mm deve ser o suficiente para as 5 calhas. Mas recomendo voce passar 2 pares de fios, um para alimentar AC nos drivers brancos e outro para os drivers azuis, com isso, voce só precisa de 2 timers para ligar a calha toda.

Também não entendi o que voce chama de controle. Vou dizer o que eu faria, o que não quer dizer que é a melhor solução. Eu colocaria 3 botões por calha, cada botão liga-desliga para controlar um driver, com isso voce tem a flexibilidade de desligar manualmente qualquer dos arrais de leds, podendo deixar parte do aquário com menos branco, ou sem nada de branco, ou ainda deixar sem o azul. Bom para testar algumas alternativas de iluminação.

Seus drivers tem função dimmer, para tanto basta aplicar de 1 a 10 v na entrada respectiva, com isso voce tem a opção de regular intensidade de iluminação. Ai tem 4 opções ... 1 dimmer para todas as calhas, 2 drivers para todas as calhas ( branco e azul), 1 dimmer para cada calha e 2 dimmers para cada calha.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Fabricio Fonseca

#50 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:Muito bom Fabrício ...

Não entendi sua dúvida ... desmontar os drivers, tirar da caixa plástica ? Se for tirar não recomendo, a caixa é vedada, o que ajuda a maresia do reef não acelerar a corrosão.

Coloca os drivers na parte de trás da luminária, não esqueça de prover alguma ventilação, não devem esquentar muito, mas não custa ventilar.
Quanto a interligar as luminárias, não vejo problema de prover AC com o mesmo fio para todas as calhas. Um fio 2,5 mm deve ser o suficiente para as 5 calhas. Mas recomendo voce passar 2 pares de fios, um para alimentar AC nos drivers brancos e outro para os drivers azuis, com isso, voce só precisa de 2 timers para ligar a calha toda.

Também não entendi o que voce chama de controle. Vou dizer o que eu faria, o que não quer dizer que é a melhor solução. Eu colocaria 3 botões por calha, cada botão liga-desliga para controlar um driver, com isso voce tem a flexibilidade de desligar manualmente qualquer dos arrais de leds, podendo deixar parte do aquário com menos branco, ou sem nada de branco, ou ainda deixar sem o azul. Bom para testar algumas alternativas de iluminação.

Seus drivers tem função dimmer, para tanto basta aplicar de 1 a 10 v na entrada respectiva, com isso voce tem a opção de regular intensidade de iluminação. Ai tem 4 opções ... 1 dimmer para todas as calhas, 2 drivers para todas as calhas ( branco e azul), 1 dimmer para cada calha e 2 dimmers para cada calha.

Muito obrigado pelas dicas, na verdade oq digo controle é de alguma forma automatizar o amanhecer, anoitecer e quem sabe até as fases da lua. Estava querendo algum automatizador para isso, pronto ou realmente fazer do 0 conforme vários projetos já disponíveis na net com arduino. Realmente não sei como fazer ainda, mas como entrei nesse projeto creio que de alguma forma vou conseguir. rs...

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#51 Mensagem por Matias Gomes »

que topico chique
icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder
parabéns.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Nilo Neto
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: NETO

#52 Mensagem por Nilo Neto »

Muito obrigado pelas dicas, na verdade oq digo controle é de alguma forma automatizar o amanhecer, anoitecer e quem sabe até as fases da lua. Estava querendo algum automatizador para isso, pronto ou realmente fazer do 0 conforme vários projetos já disponíveis na net com arduino. Realmente não sei como fazer ainda, mas como entrei nesse projeto creio que de alguma forma vou conseguir. rs...[/quote]

Tenta ver aqueles botões utilizados em ventiladores,que vc gira e ele vai aumentando gradativamente a iluminação...
Acho que deve funcionar... se não me engano serve para lâmpadas de até 100wts.... soma os leds e veja quanto dá...

mas ele é manual.... automatizado nunca vi...

abraço

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#53 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Muito obrigado pelas dicas, na verdade oq digo controle é de alguma forma automatizar o amanhecer, anoitecer e quem sabe até as fases da lua. Estava querendo algum automatizador para isso, pronto ou realmente fazer do 0 conforme vários projetos já disponíveis na net com arduino. Realmente não sei como fazer ainda, mas como entrei nesse projeto creio que de alguma forma vou conseguir. rs...

Arduino é uma solução barata para voce ... tem projetos na net, a placa controladora voce pode comprar pronta, adiciona um RTC ( real time clock de 20 dolares na net) e usa um código pronto .... o Arduino tem 4 ou 8 saídas PMW de 1-10 que funcionará perfeitamente nos seus drivers ... da mesma forma que voce saiu do zero com seus leds, dá pra fazer o controlador ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Fabricio Fonseca

#54 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:

Arduino é uma solução barata para voce ... tem projetos na net, a placa controladora voce pode comprar pronta, adiciona um RTC ( real time clock de 20 dolares na net) e usa um código pronto .... o Arduino tem 4 ou 8 saídas PMW de 1-10 que funcionará perfeitamente nos seus drivers ... da mesma forma que voce saiu do zero com seus leds, dá pra fazer o controlador ...

N achei pwm de 0 a 10, os arduinos são de 0-5, e meus drivers de 0-10, por isso minha dificuldade.

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#55 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
N achei pwm de 0 a 10, os arduinos são de 0-5, e meus drivers de 0-10, por isso minha dificuldade.

Fui olhar com calma a especificação do seu driver e o seu modelo é o P , que significa que voce não precisa de 0-10V e sim de 100 hz a 3 Khz ... ou seja, o Arduino faz o controle. Ele controlará o LED entre 15% e 95% de acordo com as especificações no documento do pdf do driver. Na página 3 tem um gráfico que mostra a fórmula de cálculo para ajustar o driver.

Mesmo que seu driver fosse o modelo D, que é de 0-10 v dc, voce conseguiria fazer com o uso do Arduino, mas exigiria um circuito a parte.

Fabricio Fonseca

#56 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Marcio Gielfi escreveu:
FabricioDF escreveu:

Fui olhar com calma a especificação do seu driver e o seu modelo é o P , que significa que voce não precisa de 0-10V e sim de 100 hz a 3 Khz ... ou seja, o Arduino faz o controle. Ele controlará o LED entre 15% e 95% de acordo com as especificações no documento do pdf do driver. Na página 3 tem um gráfico que mostra a fórmula de cálculo para ajustar o driver.

Mesmo que seu driver fosse o modelo D, que é de 0-10 v dc, voce conseguiria fazer com o uso do Arduino, mas exigiria um circuito a parte.

Pois bem, realmente meu modelo é o P, fiz a compra do arduino ontem e estou esperando chegar, deve demorar por volta de 15 dias. Infelizmente não tenho muito conhecimento em eletrônica logo nem sei como fazer, sei que tentarei... Quando fala de 100 a 3khz será que isso é regulável no arduino? Tem alguma noção?

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#57 Mensagem por Marcio Gielfi »

FabricioDF escreveu:
Pois bem, realmente meu modelo é o P, fiz a compra do arduino ontem e estou esperando chegar, deve demorar por volta de 15 dias. Infelizmente não tenho muito conhecimento em eletrônica logo nem sei como fazer, sei que tentarei... Quando fala de 100 a 3khz será que isso é regulável no arduino? Tem alguma noção?

Sim, a frequência de saída é regulável, vai precisar escrever o código indicando o que você vai querer ... a programação poderá contemplar a função manual, aumentando ou diminuindo a intensidade e caso voce coloque um RTC junto com o arduino, você vai poder programar como se fosse um timer, só que gradual, por exemplo 7:00 da manha 15% e uma rotina de incremento para que atinja os 95% as 12:00 e depois começar a se reduzir até um determinado horário, simulando o que aconteçe durante o dia. Se minha memoria não me trai, você tem 4 saídas PWM disponíveis, o que vai te permitir controlar 4 situações diferentes .... eu recomendo que você use 2 saídas, uma para as azuis e outra para as brancas.

A melhor fonte de referencia é o próprio site e o fórum, lá você vai encontrar algumas funções já prontas, basta copiar o código e mudar o que você achar que precisa.

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

#58 Mensagem por Valter Pereira »

Fabricio, parabéns pelo tópico e a iniciativa de documentar tudo aqui.
To começando a me empolgar pra arriscar fazer algo assim no meu nano, acredito que teria muito menos trabalho, apenas uma calha serviria.
Da até vontade de desenferrujar minha eletrônica.

Dá uma curiosidade de saber como vai ficar esse monstro no reef.

Boa sorte no projeto.
Abráss

Fabricio Fonseca

#59 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Valter Pereira escreveu:Fabricio, parabéns pelo tópico e a iniciativa de documentar tudo aqui.
To começando a me empolgar pra arriscar fazer algo assim no meu nano, acredito que teria muito menos trabalho, apenas uma calha serviria.
Da até vontade de desenferrujar minha eletrônica.

Dá uma curiosidade de saber como vai ficar esse monstro no reef.

Boa sorte no projeto.
Abráss

Valeu pela força, na verdade a iniciativa partiu pela grande dificuldade que tenho e tive de entrar no HOBBY, tenho aquario desde criança sendo o meu maior de ciclídeos. Ia começar com os plantados mas quando vi os marinhos e comecei a olhar logo me deu mais vontade de arriscar a entrar no HOBBY.

Fui enganado por N... logistas, fui enrolado por n artigos, até que resolvi entrar nesse forum e em outro de portugal, onde fui mais bem recebido.
Pela falta de informações que pessoas que não sabem nada como eu sobre tal assunto se arrisca a começar é tão complicado da o pontapé incial. Por isso resolvi ajudar, para outros como eu que tenha vontade e coragem mais n tem informação possa arriscar em algo grande sem errar e lógico gastar muito $$ com os erros.

dletieri
Apelido: Daniel
País: Brasil

#60 Mensagem por dletieri »

Olá Fabricio!
O custo total de cada calha ficou em torno de quanto? Fiquei curiso!!! rs
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”