estou extremamente feliz com o nível dos ruídos. Como vcs sabem, tenho TOC e vivo caçando os ruídos desse sistema, e posso dizer de fato que a pesquisa e o planejamento são as chaves para fazer qualquer projeto.
em relação aos equipamentos, além do nível de ruído, levei em consideração o consumo energético e a transferência de calor para água - nesses quisitos, tanto a bomba de retorno (ATB) que não conhecia, quanto as do closed-loop (Reeflo) foram melhores que o esperado, agora as do skimmer atingiram a meta com louvor - impressionante como são silenciosas.
o sistema de overflow era o beananimal desde o início - vcs sabem o quanto gosto desse sistema, ele não é apenas silencioso, é praticamente imperceptível! Havia colocado o planejamento de como o tanque ficaria e como seria a furação para o overflow, a imagem era essa:
Planejado:

Realizado com foco no overflow - Perceba que o sistema está FUNCIONANDO, cadê a cachoeira??????:

Detalhe de como os canos foram "embutidos" no tampo do móvel:

detalhe dos registros que controlam o fluxo d'água, da caixa de oveflow para o sump:

Detalhe do sistema BeanAnimal - [COLOR="red"]MEGA, ULTRA, BLASTER SILENCIOSO[/COLOR]:

Detalhe da extensão da caixa de overflow, pega todo o coprimento do aquário:

A virada d'água foi calculada para ser a menor possível, nos meus cálculos seriam aproximadamente 15mm, no entanto é como na foto abaixo - isso também contribui para o silêncio:

E imagine que a virada é só de 6mm, e a agitação da água é desse jeito - essa foto é legal que dá para ver como o closed-loop agita a água e cria as ondas:

Vejam como ficou o retorno:

Caindo dentro d'água, usando esses loc lines - primeira saída do retorno:

Mesmo esquema que o anterior - segunda saída do retorno: