🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CERAMICA X ROCHA VIVA

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#61 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ledo só tem uma coisa q me grila.... Se SIPORAX tem porosidade tão grande q dentro poderia ocorrer até denitrificação... o q impediria de haer um entupimento desses poros com o tempo ? Estou fazendo uma analogia as midias de zeolitos q tem exatamente o mesmo discurso e inclusive esse é o motivo alegado pra necesidade de suas trocas periodicas...

O Mauricio fez um estudo muito legal na reefforum sobre SIPORAX

http://www.reefforum.net/f8/siporax-nit ... cao-12762/
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#62 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Celso

Eu já conhecia esse tópico no reefforum, ele é relativamente antigo. Há uns dois anos eu estava em dúvida com o uso de pastilhas cerâmicas em aquário marinho e um dos lugares que eu pesquisei foi ali.

Uma observação interessante é que naquele tópico, um dos artigos do Denadai estava mencionado que "Bem interessante tudo isso...eu continuo nao acreditando que possa haver denitrificação de forma eficiente em aquários usando siporax, zeolitos ou similares"; mas na data de hoje, curiosamente o artigo foi editado pelo próprio autor; essa frase foi retirada e ficou apenas a palavra "legal".

Talvez o autor, justamente na data de hoje, tenha mudado de idéia.

Acontece.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#63 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Curioso, foi editado novamente hoje, pelo autor, agora com os seguintes dizeres:

"Interessante, mas eu ainda não acredito muito que zeolitos e siporax possam denitrificar"

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#64 Mensagem por Celso Suguimoto »

Agora eu fiquei confuso... Afinal acredita ou nao em SIPORAX ?

De qq forma minha duvida ainda permanece (outra).... ele entope como zeolitos ? Ou zeolitos nao entope ? Tostines é mais fresquinho pq vende mais ou vende mais pq é mais fresquinho ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 03 Set 2009, 23:14
Apelido: Ledo
Localização: Porto Alegre

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#65 Mensagem por Ledo »

Ricardo Bitencourt,

Obrigado pela importante contribuição a essa excelete discussão sobre a validade ou não do uso do Siporax em aquários marinhos.

Celso,

Eis um bom questionamento. Isso seria importante para a idéia do uso de siporax a longo prazo, não é?

Será que os poros dos zeólitos seriam menores ou maiores que os poros do Siporax?

O biofilme que se cria no substrato de fundo não atrapalharia da mesma forma?

Boas questões, vou dar uma procurada.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#66 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eu acho que qualquer um pode mudar de opinião com o tempo. Isso é um direito das pessoas.
Eu já mudei de opinião sobre um monte de coisas, depois de procurar aprender pontualmente sobre cada uma.
Não vejo problema nenhum com isso.
O que tenho certeza absoluta é sobre o processo que ocorre quando se coloca qualquer coisa dentro do aquário. Pode ser SIPORAX, Bioball, areia de qualquer composição, enfim; qualquer coisa:
O processo de nitrificação ocorre invariavelmente, e ele implica em colonização por bactérias que, invariavelmente e pela ordem são:
As várias espécies e cepas de bactérias pioneiras, que inevitavelmente gerarão amônia/amônio, depois outras espécies e cepas que com esses composos gerarão nitritos, e as que usam os nitritos para gerar nitratos. Se e apenas se, o aquário for montado de acordo com certos outros princípios, ocorerrá desnitrificação. As condições para que essa útlima etapa ocorra são bastante conhecidas para que eu as cite aqui.
Sobre isso, estou certo de que não pode haver discussão, e peço desculpas se o tom desta postagem parece muito impositivo, mas é conceito básico do ciclo de nitrogênio.

Agora, se o aquarista quer colocar Siporax, uma caveirinha de plástico, o famoso mergulhador que solta bolhinhas (a gente adaptava num compressorzinho, ou um barquinho daqueles de cerâmica (estes últimos dois eu vejo pelas lojas desde criança, quando os adorava) é problema de cada um.
Depois, vê-se no que dá, e pronto.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#67 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Dessa vez ganhei um abraço.

Agradeço o abraço e retribuo; nao é um desrespeito ou um desafio, ao contrário, tenho muita estima pelos colegas e sei que no fundo há um esforço de cada um para colocar a melhor opinião possível para os demais colegas.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#68 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Caro Ledo Daruy

Não seja por isso; mas continuaremos nos debruçando sobre o assunto, afinal, quanto mais pesquisarmos e nos aprofundarmos tentando buscar as melhores maneiras de praticar a aquariofilia, certamente atingiremos maior grau de excelência e, é claro, os habitantes de nossos sistemas (aquários) agradecem.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#69 Mensagem por RicardoMiozzo »

Bitencourt e amigos,
É justamente assim que acho que a coisa deve andar.
Procurando informação séria e baseada em fatos e conceitos verdadeiramente reais, o aquarismo evolui.
Pesquisa séria, embasada em fatos comprováveis.
Discussões sempre haverão, e isso é bom.
Mudanças de ponto de vista sempre haverão também, e isso é ótimo.
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 18 Out 2010, 08:18, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#70 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ledo escreveu:Celso,

Eis um bom questionamento. Isso seria importante para a idéia do uso de siporax a longo prazo, não é?

Será que os poros dos zeólitos seriam menores ou maiores que os poros do Siporax?

O biofilme que se cria no substrato de fundo não atrapalharia da mesma forma?

Boas questões, vou dar uma procurada.


Eu partiria do mesmo principio dos zeolitos... ou mesmo carvao ativado. Se uma limpeza bastasse apenas nao seria material poroso

Talvez seje dificil encontrar algum material especifico sobre SIPORAX nesse quesito, mas pensando em termos de porosidade acho q com o tempo entupiria a parte denitrificante... talvez o uso da vodka compense esse efeito...

Por isso eu digo q pra dizer se algo funciona teria q ter um experimento apenas com o uso do material. Um aquario é muito subjetivo, pois envolve outros fatores.

Da uma lida no link q postei da reefforum, o Mauricio fez um trabalho bem legal em relacao ao SIPORAX, mas nao encontrou nada especifico pra marinho.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#71 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eis minha questão fundamental.
O produto foi lançado no mercado pels SERA há muitos anos para aquários dulcícolas e nunca se imagibou desnitrificação nesses sistemas.
Há alguns anos, "inventou-se" o uso de SIPORAX para aquários de água salgada.
Nunca pude encontrar qualquer coisa confiável e séria (a não ser publicidade do próprio fabicante e revendedores) sobre uso desse material em aquários de água salgada.
Existem especulações a respeito da possibilidade desse material poder cumprir função de desnitrificação em aquários de água salgada, baseadas em teoria.
O que questiono é a utilidade do produto para qualquer fim que seja em aquários de água salgada, uma vez que um sistema marinho montado com o mínimo necessário (substrato de fundo e rochas, ambos de composição calcária) não precisa disso e nem de outros produtos do tipo.
Para que usar esses produtos, se nos aquários já existe o que basta para cumprir as funções que os produtos se propõem a cumprir?
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#72 Mensagem por Flavio Francisco »

RicardoMiozzo escreveu:Eis minha questão fundamental.
O produto foi lançado no mercado pels SERA há muitos anos para aquários dulcícolas e nunca se imagibou desnitrificação nesses sistemas.
Há alguns anos, "inventou-se" o uso de SIPORAX para aquários de água salgada.
Nunca pude encontrar qualquer coisa confiável e séria (a não ser publicidade do próprio fabicante e revendedores) sobre uso desse material em aquários de água salgada.
Existem especulações a respeito da possibilidade desse material poder cumprir função de desnitrificação em aquários de água salgada, baseadas em teoria.
O que questiono é a utilidade do produto para qualquer fim que seja em aquários de água salgada, uma vez que um sistema marinho montado com o mínimo necessário (substrato de fundo e rochas, ambos de composição calcária) não precisa disso e nem de outros produtos do tipo.
Para que usar esses produtos, se nos aquários já existe o que basta para cumprir as funções que os produtos se propõem a cumprir?


Mas como fica um aquário, com substrato estético (2cm a camada) e poucas rochas vivas?

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#73 Mensagem por RicardoMiozzo »

Limitado em muitos aspectos, mas notadamente limitado em relação í capacidade de desnitrificação do sistema (que será aproximadamente nula). Exatamente o que ocorria há cerca de vinte anos e não se conhecia ainda um modo natural de lidar com o excesso de nitratos. Naqula época, tentava-se de tudo, como vejo ocorrer hoje em dia, com muito pesar.
Antes, era por não sabermos ser possível. Hoje, me parece um retrocesso.
Não saber como resolver um problema por falta de conhecimento é uma coisa.
Saber como resolver e insistir apenas no aspecto estético, comprometendo a saúde e sobrevivências dos habitantes do aquário me parece algo muito estranho.
Para mim, a estética é muito importante, mas ao resvalar na qualidade de vida dos animais, deve ser relegada a segundo plano.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Flavio Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 294
Registrado em: 22 Jul 2009, 16:37
Apelido: Flavinho
Localização: São Paulo

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#74 Mensagem por Flavio Francisco »

Mas existem vários aquários montados dessa maneira e com animais saudáveis e parâmetros estáveis.

No link abaixo, tem um desses, que é o que eu considero o mais bonito. Cheguei até a postar um tópico aqui sobre a montagem.

Dê uma olhado como o dono é meticuloso no planejamento e na montagem.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1767159

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#75 Mensagem por RicardoMiozzo »

Flavio,
Que bom para esses aquaristas, não é?
Sinceramente, sou de outra corrente de pensamento.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#76 Mensagem por Celso Suguimoto »

Flavio Francisco escreveu:Mas existem vários aquários montados dessa maneira e com animais saudáveis e parâmetros estáveis.

No link abaixo, tem um desses, que é o que eu considero o mais bonito. Cheguei até a postar um tópico aqui sobre a montagem.

Dê uma olhado como o dono é meticuloso no planejamento e na montagem.

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1767159



Flavio isso é um Berlin .... da uma olhada no skimmer do cara e usando um reator de zeolitos...

Imagem

Eu ja tentei substrato raso.... nao funciona.... pelo menos pra mim o resultado foi nitrato.... Voltei pro DSB tradicional...

Dá até pra montar... mas o q vejo é uma parafernalia de equipamentos high tech e muita troca de água. Por isso q eu digo q nao basta olhar uma caracteristica de uma montagem... vc tem q ver o conjunto.... pra entender o resultado final.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#77 Mensagem por RicardoMiozzo »

É o que torno a afirmar.
No meu ponto de vista, isso é um retrocesso.
Se existe um meio notoriamente conhecido e mais próximo do que ocorre na Natureza, me pergunto porque essa insistência em usar produtos e mais produtos (que no final das contas, para piorar, costumam ter alto custo para o aquarista - já que está também tão em voga economizar em tudo...).
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#78 Mensagem por Matias Gomes »

Celso Suguimoto escreveu:mas pensando em termos de porosidade acho q com o tempo entupiria a parte denitrificante.

tb tenho essa duvida com as rvs, as algas calcareas não acabam vedando uma rv junto com toda a sujeira?

Miozzo vc não pode esquecer que atualmente as rvs estão proibidas, só temos as importadas, e os aquaristas acabam diminuindo a quantidade de rvs nos aquas por falta de grana, então se existe algo no mercado que pode ajudar esses novos aquaristas é ótimo.
Agora testar um produto sem toda uma serie de testes que comprovem a eficiencia ou não, é outra historia.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#79 Mensagem por Celso Suguimoto »

RVs nao tem área superficie total tao grande qto o substrato....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: CERAMICA X ROCHA VIVA

#80 Mensagem por Bernardo Berro »

Pessoal, fico muito feliz de ter criado este tema, que eu po ser iniciante, estou aprendendo horrores!!! Muito obrigado a todos! Parabens!
Meu aquario (HS-60) Chegou esse final de semana e ja esta montado com substrato ( 18kg de samoa pink e apenas 4kg de rocha viva que estava no meu aquario antigo) e com agua com o sistema todo já em funcionamento. Estarei comprando esta semana mais 15kg de rocha viva.

Miozzo e demais que defendem a ideia de uma boa camada de substrato e material "natural" denitrificadora:
Possuo uma duvida: Estou usando 2 sacos de samoa pink, que dao 18kg e meu aquario possui 128litros brutos. Essses 18kg de substrato colocado de forma super nivelada por toda a base do aquario, me dão 6.5 cm de altura. Esta pouco? Devo colocar mais? Mantendo a ideia que irei colocar cerca de 20kg de rocha viva e concebendo o volume bruto do meu aquario de 128 litros.
Outra duvida sobre o substrato, eu esteticamente acho bonito ter uma camada mais fina na area da frente do aquario e subindo a camada de substrato até o fundo, dando uma percepção de profundidade. Esta tecnica afeta a questao filtrante?

Outra duvida boba, oq seria a sigla que vcs usam: DSB?

Estou tirando fotos de todo o processo de montagem do aquario e no final desta semana quando as rochas vivas ja estiverem em sua totalidade dentro do aquario eu crio um topico para vcs opinarem.

Grande abraço a todos,
Prof Bernardo Berro
http://www.personaltrainers.com.br
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”