🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nudibranquio - Compatibilidade Reef

Se quer identificar algum organismo marinho o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#1 Mensagem por Bernardo Berro »

Ola amigos, gostaria de saber se vocês sabem que especie de nudibranquio é esta da foto, e se o mesmo é compativel com um sistema de recife de coral. Quais os beneficios e maleficios os mesmos geram no sistema. Sua foto:
Imagem

Acho lindo este animal, mas antes de compra-lo, quero me certificar que o mesmo seja compativel com os demais habitantes do meu sistema de coral.

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Até onde sei este nudi não tem contra indicação como predador.

Oq sei é que vai (infelizmente) sumir, ou por falta de alimento, ou tragado por uma bomba/over flow.

Eu evitaria.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Mauro Becker escreveu:Oq sei é que vai (infelizmente) sumir, ou por falta de alimento, ou tragado por uma bomba/over flow.

exatamente, e eu evitaria tb.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Bernardo Berro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 325
Registrado em: 06 Out 2010, 23:48
Apelido: Berro
Cidade: rio de janeiro
País: brasil
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#4 Mensagem por Bernardo Berro »

Vcs sabem me dizer do que ele (essa especie em especifico) se alimenta? Assim poderia alimenta-lo.
Li que este da foto, não sei se o texto referia apenas a essa especie, ou em sua maioria, de que se alimentavam de algas e inclusive flocos de ração, confere?

Grande abraço
Prof. Bernardo Berro
http://WWW.PERSONALTRAINERS.COM.BR
Sua melhor forma e saúde so dependem de você!!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Bernardo cada um tem uma alimentação especifica, não tem como ser preciso nisso, já vi alguns em colonias de zoanthus, outros em esponjas, em todos os casos todos que coloquei no reef duraram apenas alguns dias, comprar isso é estimular a coleta de animais que não tem como se manter em cativeiro, eu não compraria.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Bernardo

Este camaradinha eu vi aos montes em Arraial do cabo(*), na região dos lagos RJ, famosa pelo efeito da resurgência (efeito em que aguas profundas afloram, trazendo alimento a temperaturas mais frias).

Como o Matias comentou, vi estes pequenos em colônias de zooanthus em carpetes de algas. Acredito que ainda ninguém abriu um pequeno destes para verificar seu aparelho digestivo oq ele comeu e depois divulgou abertamente. E também entendo que não vale a pena incentivar a coleta destes pequenos.

Falar que comem algas é muito genérico entende.

NOronha, Guarapari, abrolhos não vi nenhum, não igual a Arraial do cabo, se haviam estavam bem escondidos.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#7 Mensagem por Elder Luis »

Infezlismente não prosperam em aquário, vão morrer de fome. Na minha opinião, esses animais assim como Cavalo marinho, não devem ser retirados do mar em hipótese nenhuma.

Mesmo que apareça algum Forrest Gump dizendo que se alimentam fácil em aquário, que é isso, que é aquilo, pode esquecer. Não vinga.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#8 Mensagem por Mauro Becker »

MAs sempre pintam estes Forrest Gump

Cuidado sempre, se soluções mirabolantes fossem "tão" veridicas, seria algo fluente no conhecimento de manejo dos aquaristas.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#9 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Sem querer ser Forrest Gump... :-) Existe uma espécie de nudibrânquio, a Berghia verruccicornis, que é criada nos EUA para combater aiptasias. Ela se alimenta exclusivamente de aiptasias, e o pessoal mantém criação de aiptasias para sustentar a criação de berghias. Vejam este tópico no MOFIB: http://www.marinebreeder.org/forums/vie ... 61&p=82557

E, no final, é citado um site, o Berghia Direct, que vende regularmente (e legalmente) as berghias com a finalidade de controlar aiptasias.

Agora, o outro lado da história: elas morrem assim que acabam as aiptasias em um aquário, portanto é uma situação esquisita: você coloca berghia no seu aquário para acabar com as aiptasias, mas precisa manter uma pequena cultura delas para sustentar as berghias vivas, porque sempre podem aparecer mais aiptasias no display... um círculo vicioso que nunca termina (bem, termina quando você deixar a berghia morrer). Outro problema: nudibrânquios e bombas de circulação não combinam... fatalmente elas vão morrer na bomba, se existir alguma no display.

Porisso, endosso a recomendação geral: nudibrânquios não são para aquários de hobbistas; melhor deixá-los na natureza mesmo!
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#10 Mensagem por Elder Luis »

Walmyr, os Forrest Gump da vida são os comerciantes que prometem "mundos e fundos" para vender o animal a qualquer custo, se bobear tiram uma foto de dois juntos e dizem que são um "casal formado" que se alimentam de qualquer coisa, incluindo ração, pastel frito, dobradinha, torrada, migalha de pão, resto de arroz, bife acebolado ou qualquer coisa que possa ser mastigada.

Sobre essa espécie que se alimenta de Aiptasia, guardadas as devidas proporções, algo semelhante acontece com os bailarinos. Qdo tentamos manter somente com ração, não dura muito tempo!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#11 Mensagem por Mauro Becker »

kkk

Exatamente, a famosa questão de cada caso um caso, este é bem particular, há um correlato consistente e de uso fluente no meio, é conhecido, é praticado, é vivenciado. Walmyr certamente vocÊ não está nem de longe na clássica cena do "banco".

Também acho um contra senso usar um animal para acabar com uma infestação, mas que ao terminar a infestação ele morre de fome, e futuramente resurge a infestação, ou vc mantém a caixa de pandora disponível para manter o nudi vivo.

O Forrest Gump, é uma analogia de oposto muito feliz do Elder, e já discutimos pessoalmente. Diga se você nunca chegou em um lugar e escutou absurdismos fundamentados em castelos de areia (já né :lol: ). Oq mais me intriga é que algumas pessoas realmente acreditam no que estão falando e pior, acreditam que você está acreditando.

NA história Forrest narra eventos importantes onde participa de forma significativa porém casual e sem intenção. Os Forrest Gump do Elder, são aqueles que pensam estar participando de forma significativa, estão de intenção, mas não provocam nada de importante.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#12 Mensagem por Elder Luis »

Mauro Becker escreveu:Os Forrest Gump do Elder, são aqueles que pensam estar participando de forma significativa, estão de intenção, mas não provocam nada de importante.


Provocam algo importante sim: depredação ao meio, sofrimento e morte desnecessários a animais capturados sem nenhum controle, senso, responsabilidade e maturidade. E o pior que causam tudo isso conscientes e visando um lucro fútil.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Nudibranquio - Compatibilidade Reef

#13 Mensagem por Mauro Becker »

icon_iCo01

Forrest Jaisons
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Identificação Marinha”