Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Um detalhe impressindível!!!
- Luis Ribeiro
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Luis Ribeiro
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Um detalhe impressindível!!!
Amigos, desde sempre eu venho alertando em todos tópicos em que surjem questões relacionadas í elétrica de nossos sistemas sobre a importância indiscutível do uso de disjuntores corretamente dimensionados e distribuidos. Pois bem, neste final de semana passado pude mais uma vez comprovar que de fato isso faz diferença!!! Com certeza se não todos aqui, pelo menos a maioria já viu ou ouviu falar de relatos de morte generalizada em reef's gráças í aquecedores que quebram e geram eletrólize na água, matando assim tudo o que está dentro do aquário. Á essa altura vocês já devem estar pensando que eu perdi tudo... pois é isso é o que TERIA acontecido se eu não tivesse seguido a regrinha citada acima! No sábado minha amada e única irmã se casou, me trazendo imensa alegria. Na noite deste dia estava eu então na festa do casamento de minha irmã, sem absolutamente nenhuma preocupação com meu aquario... lá por volta da meia noite saí da festa para levar meus avós que estavam hospedados em minha casa para descansarem, afinal eles já têem uma certa idade... quando entro em casa percebo que as bombas estão todas desligadas. Estranho pensei... fui então olhar os disjuntores para ver se algum estava desligado, de fato o par que alimenta as bombas estava desarmado. Ao ligá lo novamente este se desarmou instântaneamente! Caramba!!!! algo entrou em curto pensei! fui então desligando a tomada de bomba por bomba e religando o disjuntor e continuava desarmando! Por último, me lembrei que havia ligado um pequeno aquecedor( pequeno mesmo 10W apenas...) para dar uma complementada no aquecimento pois as últimas noites haviam sido beeeeem frias. BINGO!!!! Éra o próprio!!! foi só desligar ele que o disjuntor armou!!! Religuei todas as bombas e tudo ficou Ok. Quando retirei o aquecedor da água o mesmo estava estourado. Quando a areia do mesmo se esvaiu e a resistência entrou em contato com a água do aqua este feichou curto devido á condutibilidade da água salina levando o disjuntor a desarmar o sistema! Graças á Deus tomei o cuidado de instalá los! Agora imaginem se não o tivesse feito? Certamente este seria mais um relato de Crash total!!!! Bom, esse foi mais um relato comprovando a real nescessidade da utilização de disjuntores em nossos sistemas.
Aos amigos que não tiverem o conhecimento nescessário para tais calculos, deixo aqui mais uma vez minha disposição em ajudálos em tais assuntos, se não pessoalmente, ao menos aqui no fórum. A algum tempo atrás abri um tópico sobre o assunto. A quem possa interessar o tópico é este: viewtopic.php?f=36&t=629
Um abraço í todos!
Aos amigos que não tiverem o conhecimento nescessário para tais calculos, deixo aqui mais uma vez minha disposição em ajudálos em tais assuntos, se não pessoalmente, ao menos aqui no fórum. A algum tempo atrás abri um tópico sobre o assunto. A quem possa interessar o tópico é este: viewtopic.php?f=36&t=629
Um abraço í todos!
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Luiz Carlos Gonçalves
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Luiz Reef
- Recebeu Curtir: 3 vezes
Re: Um detalhe impressindível!!!
Fala Xará,
Obrigado pelo alerta .... será de grande valia
Eu não possuo disjuntores no meu sistema

Obrigado pelo alerta .... será de grande valia
Eu não possuo disjuntores no meu sistema
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Luiz eu tb não tenho, mas vc viu que a fiação aqui é tudo certinha rssssssssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Luis Ribeiro

Xará se precisar de ajuda com os calculos é só pedir!!!
MaGo, promessa é dívida!!! Eu prometi pra vc que dava uma arrumada nessa bagunça sua... estou pra ir aí, só estou esperando terminar a reforma da moto do meu irmão pra dar uma esticada na estrada, afinal o piloto de teste da turma sou eu uauhauhauha já falei com ele que vou até ilha bela pra testar a moto, já aproveito pra dar um jeito no teu sistema!
MaGo, promessa é dívida!!! Eu prometi pra vc que dava uma arrumada nessa bagunça sua... estou pra ir aí, só estou esperando terminar a reforma da moto do meu irmão pra dar uma esticada na estrada, afinal o piloto de teste da turma sou eu uauhauhauha já falei com ele que vou até ilha bela pra testar a moto, já aproveito pra dar um jeito no teu sistema!
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
- Jesse Barcelos
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: barcelo
Fala Luiz eu não sabia que isso resouvia assim eu já tive problemas aqui perdi quase tudo só não perdi tudo porque estava por perto
esse disjuntor é aquele usado nas caixas de força da torrinhas de casa?
esse disjuntor é aquele usado nas caixas de força da torrinhas de casa?
- Luis Ribeiro

Exatamente, só que pra cada aplicação tem um valor diferente: 1A,3A,5A,10A,15A,20A... Eu prefiro trabalhar com modelos DIN (branquinhos) mas os convencionais (pretos) também funcionam á contento.
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Hoje eu também não tenho disjuntores no meu sistema.
Baseado nos relatos de problemas de vários colegas, resolvi, para o meu novo projeto (espero que saia do papel em um mês, pois não aguento mais tantos problemas com construção da nova casa...), fazer um painel elétrico e usei para isso uma empresa que faz painéis industriais. Tudo muito bem dimensionado com disjuntores e comandos individuais para cada equipamento. Acho que exagerei, mas com certeza vai valer a pena.
Baseado nos relatos de problemas de vários colegas, resolvi, para o meu novo projeto (espero que saia do papel em um mês, pois não aguento mais tantos problemas com construção da nova casa...), fazer um painel elétrico e usei para isso uma empresa que faz painéis industriais. Tudo muito bem dimensionado com disjuntores e comandos individuais para cada equipamento. Acho que exagerei, mas com certeza vai valer a pena.
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Pois é....eu instalei disjuntores exclusivos para o aquário (São dois), só não sei se resolveriam este problema! O motivo da instalação aqui foi para não sobrecarregar o restante da casa...
Its not a hobby...its way of life- Luis Ribeiro

Júlio, não existe painel exagerado, o que existe são pessoas que não sabem o que fazer com os recursos dele.. uahuhauhauhauha mas tudo se aprende afinal de contas ninguém nasceu sabendo tudo...
Gabriel talvez sim, dependendo do valor dele mas não recomendo só um geral.
Gabriel talvez sim, dependendo do valor dele mas não recomendo só um geral.
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Carlos Biguzzi

- Apelido: Biguzzi
Pois eh pessoal levem a serio o conselho do Luis, pois quando isso acontece e vc não tem o disjuntor apropriado o reef morre mesmo e fica ainda fedendo agua de mangue......... passei por isso quando estava em viagem na argentina. Ao retornar..... que decepção..... tudo mortinho, fedido de podre, não de para aproveitar nada, as rochas para ter ideia tive que lavar em agua doce...... que desastre...... Mas aprendi minha lição..... hoje pode cair ate raio...rsrsrsrsrsrs
Abraços
Abraços
A DEUS toda a Gloria!
- Luis Ribeiro

Eu imagino o que não deve ter na sua instalação Carlos.... mas nunca é demais, com certeza vc viaja tranquilo agora!!
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Carlos Biguzzi

vale o ditado.....
gato escaldado tem medo de agua..... rsrsrsrsrsrs
gato escaldado tem medo de agua..... rsrsrsrsrsrs
A DEUS toda a Gloria!
- Luis Ribeiro

uhuhauha bem por aí... infelizmente o brasileiro só faz o certo depois que se dá mal... mas nós somos brasileiros e não dezistimos nunca!!!! uhauhauhauhauhau
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Gilson Franzoni

- Apelido: Franzoni
- Recebeu Curtir: 8 vezes
Luiz, talvez seja uma duvida descabida, estou com painel eletrico, ele tem fusivel de segurança , (tres), de certa forma este fusivel não substitue o disjuntor cortando a corrente caso haja um curto no aquecedor por exemplo, ou vai depender do dimensionamento do mesmo?
-
Carlos Biguzzi

Quando se fecha um curto a amperagem sobe fazendo o disjuntor desarmar, no caso de fusivel, se a amperagem gerada pelo curto for superior a sua capacidade ele queima..... quer um conselho Gilson...... deixa os fuziveis e poe Tb um disjuntor para toda a rede......
Abraços
Abraços
A DEUS toda a Gloria!
- Luis Ribeiro

Gilson, veja bem... a função do fusível e do disjuntor é parecida, mas não igual! No caso do fusível o impacto deve ser mais intenso para que ele queime, resumindo tem que ter um CURTO CIRCUITO. Já no caso do disjuntor se por exemplo, sua bomba travar ela não vai queimar imediatamente, ela vai primeiro aquecer, depois vai derreter o isolamento da bobina e só aí vai entrar em curto queimando. No momento que ela trava a bobina aumenta sensivelmente seu consumo o que pro disjuntor já é o suficiente para desarmar pois o mesmo funciona por dilatação térmica, já o fusível só irá queimar quando a bomba entrar em curto e uma fase der de encontro com a outra numa corrente superior ao que ele suporta. Nesse ponto vc já perdeu a bomba por um simples travamento... o que o disjuntor CORRETAMENTE DIMENSIONADO poderia ter evitado!
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)
-
Gilson Franzoni

- Apelido: Franzoni
- Recebeu Curtir: 8 vezes
-
Carlos Biguzzi

Luis, da uma luz para mim que agora eu fiquei meio preocupado.......
Se coloco aqueles fusiveis de vidro na fase que leva até o aparelho (seja ele qual for) e utilizo a amperagem descrita no produto (acho que é carga indutiva, sei lá) e depois coloco um disjuntor para essa fase somando as amperagens dos equipamentos não estou protegido contra essa queima "lenta" que voce sitou ????
Abraços
Se coloco aqueles fusiveis de vidro na fase que leva até o aparelho (seja ele qual for) e utilizo a amperagem descrita no produto (acho que é carga indutiva, sei lá) e depois coloco um disjuntor para essa fase somando as amperagens dos equipamentos não estou protegido contra essa queima "lenta" que voce sitou ????
Abraços
A DEUS toda a Gloria!
- Luis Ribeiro

soma a amperagem e acrescenta 20% depois usa o valor comercial aproximado... tipo vc tem em consumo 4A+20%=xA 4A+0,8A=4,8A em valores comerciais o disjuntor seria de 5A para 110V e dois de 2A para 220V pq se em 110 o consumo é 4A em 220 é próximo de 2A... mas aí o papo é outro....
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)
(Mario Quintana)