🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

27°C para SPS está muito alto???

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Italo
Recebeu Curtir: 1 vez

27°C para SPS está muito alto???

#1 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Olá pessoal!!!! Meu maior "inimigo" aqui no interior de SP é a temperatura!!! Meu reef é mais de SPS e está duro manter a temperatura,mesmo com um chiller novinho de 1HP(aquario de 1100Ltrs)...Para ficar em 25,5°C-26°C o chiller trabalha o dia todo!!! :? :? Em 27°C acho que vai dar uma folga!!! Acham essa temperatura muito alta!!!! Gostaria da opinião de vç!!!! abraços
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: 27°C para SPS está muito alto???

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Italo

Aqui em casa, mantemos o reef com temperatura constante entre 26 e 27º.

Temos alguns SPS, porém, bem mais LPS nesse reef, em montagens especificas para SPS, vejo sempre a temperatura constante em 25, 25 e 1/2, dificilmente mais que isso.

A questão é, a temperatura alta, é um fator de stress para o coral, conheço reefs com temperatura oscilando a beira dos 28º ou mais até, é, com SPS vistosos e com boa taxa de desenvolvimento, agora, um stress, o coral se adapta, mas, se forem mais itens incomodando o coral, ele vai sofrer, podendo ocorrer branqueamento e a morte do animal.

De qualquer forma, tudo tem que ser gradativo, caso resolva por elevar a temperatura, faça isso de maneira gradual, por exemplo, reprograme para 25,8 até 26,3, deixe uma semana, depois mais um pouco, até chegar no desejado.

Abraços

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Diego S Manoel

#3 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Duvida, vc não usa nada alem do chiller para refrigeração ? tipo mini ventiladores?

Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

#4 Mensagem por Júnio Melo »

27 graus tá bom, desde que a temperatura não oscile muito. A minha fica entre 26,5 e 27,5.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#5 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Renato...muito obrigado ,vou deixar então entre 26,5 e 27!!! Com o ciller regulado assim nãp vai haver variações!!!!
Diego,uso ventoinhas sim mas o problema e o aquario tbem fica em um lugar abafado!!!!
Julio ,é isso ai!! Vou tentar manter sem variações!!Acho que é o gde fator que mata os corais!!

Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Alex Correa
Contato:

#6 Mensagem por Alex Correa »

Oi
A temperatura entre 21°C e 27°C é aceitável.
Concordo...
26°C/27°C é uma ótima escolha para recifes com SPS e LPS.

Dependendo do sistema pode-se manter temperaturas mais altas, mas logicamente não é recomendável por causa dos riscos.
Quando o chiller está funcionando sem parar pode significar que esteja sub dimencionado para tal aquário.
Tenha certeza de que o chiller esteja num local relativamente arejado.

8-) Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#7 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Pessoal,regulei o chiller para ligar em 27° e desligar em 26,5°C e agora está ótimo....funciona alguns momentos do dia e nada a noite!!!! :D :D abraços

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#8 Mensagem por Matias Gomes »

Italo se já viu as fotos das minhas acroporas e eu mantenho o chiller ligando em 28 e desligando em 27,5, chiller de 1 hp só resolve nesse caso se for com serpentina dentro do sump, qual a marca do chiller? o meu de 1hp no verão fica ligado 2 horas para baixar 1/2° é um inferno.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Biguzzi

#9 Mensagem por Carlos Biguzzi »

Duvida ?????
A velocidade com que a agua passa pela tubulação do chileer influencia a redução de temperatura?

Quanto mais gelada a agua sair do chiler mais rapido ela vai resfriar o aquario.....

Qual a forma certa de fazer??????
A DEUS toda a Gloria!

Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Matias,hoje funcionou mais ou menos assin:30min para abaixar 1/2 °C de 3 em 3 hs .Acho que esta bom!!!!PS- suas acroporas estão ótimas aqui!!rrsrssrsr

Carlos ,existe uma velocidade ideal para cada chiller que normalmente vem especificada pelo frabicante!! Se passar muito devagar pode congelar,se passar muito rápido não esfria o suficiente,perde eficiencia(e energia)!!E sim,qto mais fria ela sair do chiller mais rápido esfria a água!! abraços

Luis Ribeiro
Apelido: Luis Ribeiro
Recebeu Curtir: 4 vezes

#11 Mensagem por Luis Ribeiro »

Italo, não lembro onde foi, mas lí em um artigo gringo que o ideal é que no final das contas a bomba do chiler seja de 1 a 3 vezes o valor do chiller variando de acordo com a potência do chiller, tipo pra chiller mais potente tem que passar mais água... se o chiller for de 700l a bomba tem que variar entre 700L/H até 2000L/H, pelo que entendi em chilers de baixa litragem o lance é 1x, de média 2x e de grande porte tipo 1000, 1500 litros 3x a litragem hora na bomba...
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

Alex Correa
Contato:

#12 Mensagem por Alex Correa »

A temperatura na natureza varia bastante (de hábitat para hábitat), dependendo de onde o coral se encontra. Em poças de marés por exemplo a temperatura aumenta tremendamente de maneira relativamente rápida por várias horas ao dia, chegando até mesmo aos 29°C / 30°C +!!
A temperatura também pode ser ainda maior que 30°C quando os corais estão expostos durante as trocas de marés. Quem já visitou os recifes em estação quente sabe do que estou falando. A temperatura do ar, além da ação dos raios solares não são capazes de matar os corais, por apresentarem proteção através da produção de muco.
No aquário (sistemas fechados) temos que manter o mais estável possível para que haja uma concordância de temperatura comum no sistema. A diferença entre o aquário e a natureza? Existem "mil" diferenças entre os dois. Todos os fatores químicos e físicos representados em nossos sistemas caseiros não podem nem ser comparados com os encontrados na natureza, logicamente.
Além disso, existem os ciclos de vida que pouco são notados e estudados, por não representarem aparente necessidade.

O chiller então vem como uma das melhores alternativas para mantermos a temperatura, apresentando maior estabilidade durante o dia. Seguir as instruções do fabricante quanto a litragem por hora de água pelo chiller seria o aconselhavel.
A variação de 1 ou 2 graus diários é perfeitamente aceitável para qualquer sistema tropical com organismos do Sul do Pacífico e similares.
Temperatura acima de 27°C representa o início de possibilidades dos problemas, aumentando a área de riscos, mas ainda não podemos taxar como impossível manutenção desses organismos, uma vez que a maioria apresenta capacidade suficiente de adaptação devido í natureza do hábitat donde vieram. Novamente, a natureza não pode ser reproduzida em nossos pequenos projetos, então não se deve abusar.
Eu prefiro manter meus sistemas entre 26°C / 27°C, pois se houver algo acontecer, existe maior margem de tempo para corrigir. É uma preferência pessoal.
As ventoinhas viradas para a superfície auxiliam bastante na troca de gases do sistema, e podem ser usadas sem problemas com chillers. Elas deveriam ser colocadas num ângulo de 45° em direção í superfície da água.
Temperatura estável auxilia muito quando ocorre algum problema no aquário devido um outro fator.

Al 8-) ha,
Alex Correa.

Meu site de aquarismo:

Luis Ribeiro

#13 Mensagem por Luis Ribeiro »

Aloha Alex!!!!
Depois do que vi, não discuto mais contigo.... uhauhauhauah
Vc não sabe brincar!!! uhauhauhauha
Show de bola as pesquisas em que vc está engajado!
Sobre os chillers, vou conversar com um amigo que trabalhei junto... ele é engenheiro e trabalha com refrigeração indústrial á 20 anos... trabalhamos juntos num projeto de water chiller de um shopping center... acredito que os calculos aplicados no sistema sejam os mesmos para o melhor desempenho do equipamento, afinal a formula não muda e sim os valores aplicados!
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)

Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Alex...muito boa sua explicação!!!muito obrigado abraços

Alex Correa
Contato:

#15 Mensagem por Alex Correa »

Luís Ribeiro escreveu:Aloha Alex!!!!
Depois do que vi, não discuto mais contigo.... uhauhauhauah
Vc não sabe brincar!!! uhauhauhauha
Show de bola as pesquisas em que vc está engajado!
Sobre os chillers, vou conversar com um amigo que trabalhei junto... ele é engenheiro e trabalha com refrigeração indústrial á 20 anos... trabalhamos juntos num projeto de water chiller de um shopping center... acredito que os calculos aplicados no sistema sejam os mesmos para o melhor desempenho do equipamento, afinal a formula não muda e sim os valores aplicados!

:D Eu sei brincar sim rapaz. :D

Os cálculos dos chillers fabricados por empresas são normalmente colocados como instrução ao aquarista.
Não há mistério não.
Seu amigo engenheiro provavelmente confirmará tais valores.

Grande abraço.
Alex Correa. 8-)

Meu site de aquarismo:

Luis Ribeiro

#16 Mensagem por Luis Ribeiro »

Creio que sim Alex, mas espero obter informações suficientes para montar um artigo sobre o assunto com dados CIENTIFICOS pra ajudar a galera(e eu também) que compra usado, já fez ou ainda pretende fazer um DIY ou até quem compra importado e vem tudo em MANDARIM uhauhauhauhuhauhauauha
Seus artigos me ajudaram e me ajudam muito até hoje! Há cerca de dois anos estou estudando para iniciar com marinho. Meu aqua marinho está montado a poucos meses, mas nesse período em que fiquei estudando aprendi muito com seus artigos e algumas informações foram decisivas em minha montagem. Fico impressionado pois mesmo estudando por tanto tempo, ainda tenho muuuuuuita coisa pra aprender.
Mahalo
"Veritas Lux Mea"
(Mario Quintana)

Alex Correa
Contato:

#17 Mensagem por Alex Correa »

Luís Ribeiro escreveu:Creio que sim Alex, mas espero obter informações suficientes para montar um artigo sobre o assunto com dados CIENTIFICOS pra ajudar a galera(e eu também) que compra usado, já fez ou ainda pretende fazer um DIY ou até quem compra importado e vem tudo em MANDARIM uhauhauhauhuhauhauauha
Seus artigos me ajudaram e me ajudam muito até hoje! Há cerca de dois anos estou estudando para iniciar com marinho. Meu aqua marinho está montado a poucos meses, mas nesse período em que fiquei estudando aprendi muito com seus artigos e algumas informações foram decisivas em minha montagem. Fico impressionado pois mesmo estudando por tanto tempo, ainda tenho muuuuuuita coisa pra aprender.
Mahalo

Obrigado pela força!!
Como sempre, é bem gratificante receber mensagens como essa.
Estás no caminho certo. Estudar primeiro, planejar o tipo de sistema e comprar o material básico da montagem...
Eu também estou impressionado, pois cada dia aprendo, e tenho muuuuuito o que aprender ainda.
E falta tempo no dia, não é verdade?
24 horas não são suficientes. ;)

Grande abraço.
Alex Correa.

Meu site de aquarismo:

Ronaldo Pinto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ronaldo Pinto
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

#18 Mensagem por Ronaldo Pinto »

Grande Italo,

No meu reef eu deixo a máxima em 28º e nunca tive problema algum, nem mesmo com cores dos animais.
Ronaldo Pinto
(11)940184784
ronaldojcp@gmail.com

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#19 Mensagem por Renato Vidal »

É, e considerando o reef do Ronaldo, posso garantir que as cores são espetaculares e o crescimento fantástico.

Ronaldo Pinto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ronaldo Pinto
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

#20 Mensagem por Ronaldo Pinto »

Fala Renato, agora está mais colorido ainda pois estou conseguindo melhorar a qualidade da água.

abração,
Ronaldo Pinto
(11)940184784
ronaldojcp@gmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”